terça-feira, 29 de julho de 2008

UNEB promove ciclo de palestras "África contemporânea: artes, culturas e mídias" - BA

Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB inicia ciclo de palestras África Contemporânea: Artes, Culturas e Mídias - Iniciativa busca aproximar a comunidade acadêmica das matrizes africanas - De 4 a 26/agosto, em Salvador.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realiza, entre os dias 4 e 26 de agosto, o ciclo de palestras África Contemporânea: Artes, Culturas e Mídias.
O evento vai ser sediado no Teatro UNEB, no Campus I, em Salvador. A programação, em ambos os dias, começa às 9h, com entrada franqueada ao público.
A primeira palestra, que ocorre no dia 4, Mídias locais na África do Oeste, discute as mídias locais africanas num contexto urbanizado e globalizado, a partir do surgimento das mídias eletrônicas. O palestrante, Mamadou Diawara, é professor da Universidade de Johann Wolfgang Goethe, na Alemanha, e preocupa-se com a dimensão colonial da descentralização na ex-África Ocidental Francesa - atualmente, Estado do Mali.
A segunda palestrante é Karin Barber, catedrática de Antropologia Cultural Africana no Centre of West African Studies, da Universidade de Birmingham, e o tema em questão é O teatro popular iorubá e sua concepção da modernidade. Barber recebeu os prêmios Amaury Talbot (1991), do Royal Anthropological Institute, e o Herskovits Award (2000), oferecido pela African Studies Association.
De acordo com o Pró-Reitor da PPG, Wilson Mattos, esta é uma iniciativa que busca reflexões, numa tentativa de aproximar a comunidade acadêmica das matrizes africanas. “O ciclo de palestras terá continuidade e estaremos buscando intelectuais de prestígio para discutir questões relacionadas ao tema”, assegura Mattos.
Informações: PPG - Tel.: (71) 3117-2324

Um comentário:

  1. Olá, Zelinda, gostei muito do teu blog, várias indicações de artigos, livros, etc; li no teu currículo a coordenação de um curso de especialização à distância sobra História Afro-brasileira da UFBA, então gostaria que me informasse se há algum curso desse tipo para que eu possa participar? Sou militante da causa da inclusão de afro=descendentes e indígenas nos segmentos brasileiros fechados para esses irmãos.
    Grande abraço; Renato
    geoambi@gmail.com

    ResponderExcluir