Datas:
· Sextas-feiras, 20, 27 de setembro, 4, 11, 25 de outubro, 8 de novembro das 18h30 às 21h
· Sábado, 19 de outubro das 9 às 13h
Local: Sede-Centro – Rua Pedro Lessa, 35/ 3ºandar – Centro
Contatos: 3262-3440 - Fax: 3262-3433 - escola@sinpro-rio.org.br
Público alvo: profissionais da educação, ativistas de movimentos sociais e interessados em geral.
Objetivos:
· Possibilitar a construção de ferramentas teórico-práticas, voltadas para intervenções pedagógicas no campo das relações étnico-raciais.
· Fomentar a construção de projetos pedagógicos de enfrentamento das desigualdades étnico-raciais nos territórios educativos.
· Mapear as marcas das desigualdades étnico-raciais e do racismo impressas nos corpos e sentimentos, com intuito de constatar para enfrentar, incentivar a reflexão e debate sobre como os mapas das relações raciais são construídos e ao mesmo tempo, como podemos construir novos mapas que priorizem o respeito à diversidade, tendo como referência uma sociedade mais equânime.
Conteúdos:
1. Conceitos: racismo, discriminação, cartografias, territórios, cotidiano, corporeidade, indicadores sociais, educação/escola, espaços educativos.
2. Análise de conjuntura: tendo como referência os indicadores sociais, e que estes são consequências das escolhas sociais, políticas e econômicas. Entender que os indicadores sociais mapeiam as desigualdades. Neste contexto, apresentam-se enquanto ferramentas de constatação (de conjuntura, questões sociais, econômicas, etc.), assim como também podem contribuir para uma análise qualificada objetivando a superação.
3. Articulando conceitos: racismo, discriminação, cartografias, territórios, cotidiano, corporeidade, indicadores sociais, educação/escola, espaços educativos.
4. Mapeamento das relações e territórios (intrapessoal, interpessoal, grupal, comunitário e social).
5. Diário de bordo: exercitar a observação dos territórios tendo em vista um mapeamento das cartografias: aprendendo a mapear.
5.1. O diário de bordo como instrumento de registro de acontecimentos e sentimentos que se incidem nos territórios das relações étnico-raciais: aprendendo a intervir.
5.2. Exercícios de mapeamento e levantamento de acontecimentos e sentimentos para reflexão e elaboração de propostas de intervenção.
Carga horária: 19h
Valor:
· Sindicalizado e dependente, estudante e sindicatos filiados à CUT: R$ 20
· Outros interessados: R$ 50
· Associado de outra entidade de professor ou professor maior de 60 anos: R$ 40
Azoilda Loretto da Trindade - Doutora em Comunicação e Cultura.
Sandra Regina Ribeiro - consultoria em elaboração e gestão de projetos e docente de Sociologia e História.