No dia 1º de novembro, será lançado nos Estados Unidos o livro de memórias de Carlos Moore, PICHÓN, esperado por longo tempo por muitos dentre nós.
Nele, Moore narra o grande conflito que surgiu, desde cedo, no seio da Revolução Cubana: a raiz da destruição, pelo regime revolucionário castrista, do Movimento Negro Cubano que, na época, era dirigido por grandes intelectuais do nível de Walterio Carbonell e de Juán José Betancourt Bencomo.
O Professor Carbonell (que passou oito anos nos campos de trabalho e nos manicômios cubanos) faleceu no mês de abril passado, em Cuba, completamente esquecido. O Professor Betancourt Bencomo teve de fugir para o estrangeiro e morreu pouco depois na cidade de Nova Iorque. Os outros militantes foram internados nos campos de trabalho forçado. Trata-se de uma página brutal e desconhecida da Revolução cubana.
PICHÓN é um documento-testemunho histórico sem igual! Como um gesto de solidariedade com essa obra -- que será publicada sem o apoio das grandes redes de distribuição multinacionais, como explica o próprio autor
Além da importância de Carlos Moore, como intelectual negro, pensador e militante da causa negra com atuação e reconhecimento internacional, nosso movimento no acesso a “amazon” e aquisição da obra é a expressão de um gesto de solidariedade de militantes afro-brasileiros com o povo, também majoritariamente negro, de Cuba e uma homenagem à memória daqueles que sofreram, ou morreram, para defender as reivindicações sócio-raciais que temos levantado como bandeira.
O livro PICHÓN não deve ser silenciado.
Além de toda história de vida, Carlos Moore tem demonstrado seu interesse em distribuir a verdade quando, por mais de uma vez, ofereceu livro de sua autoria
Muitas são as formas de marcarmos posição e de reivindicar o poder negro.
Façamos nossa parte!
O vídeo clip de PICHÓN está no Youtube e mesmo quem não compreende inglês pode rever ali a história universal de luta de nosso povo negro. http://www.youtube.com/watch?v=4HavT4uD-MM
Memória Lélia Gonzalez assume essa posição.
___________________________________
My dear friends all over the world:
Please read the letter sent here as an attachment. There is nothing that I can add to it, except to say: I am counting on your help.
The Pichón video clip went on the YouTube on October 15th. Here are the links to it both on YouTube and for downloading on Sendspace.
1. Link for YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=4HavT4uD-MM
2. Link for Sendspace:
http://www.sendspace.com/file/m23txe
I am asking you to please forward these three items (the Open Letter, plus the two links to the video clip to those who are in your database.
My heart thanks you.
Carlos Moore
Nenhum comentário:
Postar um comentário