quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pesquisadora do Instituto Steve Biko ganha Prêmio Jovem Cientista - BA

Atarde - 23/10/2008 às 13:49
| ATUALIZADA às 14:00 | COMENTÁRIO (0)

Parabéns Sheila!
Cleidiana Ramos
Roberto Stuckert

A vencedora do Prêmio Jovem Cientista 2007 é a baiana Sheila Regina dos Santos Pereira, 27 anos. O prêmio é um dos mais importantes da América Latina e existe desde 1981.
Graduada em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sheila é integrante da equipe pedagógica do Instituto Cultural Steve Biko e ganhou o prêmio devido à pesquisa de sua autoria intitulada Oguntec: uma experiência de ação afirmativa no fomento à iniciação científica. Sheila foi orientada pelo professor Abraão Felix da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e analisou a trajetória de 35 estudantes negras e negros no programa Oguntec.
Criado em 2002 pela Steve Biko, o programa busca difundir a ciência e tecnologia entre estudantes de escolas públicas. A estratégia usada pelo Oguntec é a elevação da escolaridade, popularização da ciência e da tecnologia, além da inclusão digital.
O Jovem Cientista é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Grupo Gerdau e Fundação Roberto Marinho. O objetivo do prêmio é revelar talentos científicos e estimular a pesquisa dedicada a encontrar soluções para problemas brasileiros.
Ontem, Sheila participou em Brasília da coletiva de imprensa para apresentação dos ganhadores do prêmio. Em novembro acontece a cerimônia onde ela vai receber o troféu do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
O prêmio dá destaque ao trabalho educacional que vem sendo feito pela Biko na batalha para auxiliar jovens negras e negros a ter educação de qualidade. O instituto foi um dos primeiros a implantar pré-vestibular para afrodescendentes em Salvador.

Mais informações sobre a conqusita de Sheila e, por extensão, da Steve Biko, estão na matéria de Luisa Torreão publicada hoje em A TARDE, na página 18 da editoria Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário