domingo, 7 de dezembro de 2008

Audiência pública Quilombo dos Alpes

Prezados Companheiros e Companheiras,

Em virtude dos acontecimentos no Quilombo dos Alpes, socializamos que o Quilombo em conjunto com o Movimento Negro está em Vigília nos dias 06 e 07 de dezembro, pois a Comunidade ainda ameaçada pelo assassino de suas duas lideranças quilombolas Joelma e Guinho, está com dificuldades de garantir sua segurança, seja pela Brigada Militar, Polícia Civil e a própria Polícia Federal, a qual competia a segurança do Quilombo , uma vez que, diante do processo de Titulação aberto no INCRA, deveria ter sua segurança garantida pelo Poder Público Federal.
Também chamamos as organizações e movimentos sociais para uma mobilização em Frente ao Palácio da Polícia Civil do Estado, na segunda feira , 08 de dezembro com concentração a partir das 8.30 da manhã , para um ATO DE PROTESTO CONTRA A VIOLÊNCIA NOS TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS E EM ESPECIAL, OS ASSASSINATOS DE JOELMA E GUINHO DIRIGENTES DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA DOS ALPES NO DIA 4 DEZEMBRO E CONTRA A NEGLIGÊNCIA DO ESTADO EM TODAS SUAS ESFERAS, SOBRETUDO COM RELAÇÃO A SEGURANÇA PÚBLICA.

Dia 11 de dezembro ocorrerá uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores , às 10 horas da manhã com o objetivo garantir a segurança da comunidade, apurar os fatos e fazer justiça social a partir da titulação imediata da comunidade.

ASSOCIAÇÃO DA COMINIDADE REMANESCENTE DOS ALPES D. EDWIRGES

Um comentário:

  1. É lamentável que,nós,negros ainda temos que pagar com vida o que é nosso por direito.É muito triste. Outras etnias quando vieram pro brasil( Alemães,italianos,japoneses,entre outrs)ganhavam do governo terras para moradia e sustento,tinham direito a educação e saúde na sua plenitude. Produziam e o governo da época comprometia-se em comprar a produção,e assim,esses povos cresceu e desenvolveu-se de tal forma que,nos dias de hoje todos estão incerido no seio da sociedade como cidadões bem sucedidos e abastados.PERGUNTO: E o negro,qual foi o incentivo que teve quando veio para o brasil? O que ele tinha direito? O que ganhamos da sociedade dominante aqui no brasil foi que homens,mulheres e crianças depois de imobilizados com correntes eram surrados(açoitados)a chicotadas, tinham marcas nas costas e as mãos calejadas ,sendo que as mulheres eram estrupadas de todas as formas,mesmo passando por tudo isso ajudamos a desbravar e contruir esse Paíz. O que ganhamos? Qual foi ou qual é a recompensa? Que outra etnia passou por isso? Tinhamos que fugir e viver no meio do mato,com os bichos pois era o lugar onde nos sentíamos livre. Ali nos estabelecíamos,fazíamos morada,ganhava nossos filhos. Éssa é a historia dos quilombos. A terra do quilombo é propriedade dos quilombolas(pois é herança de nossos antepassados) Os agregados chegaram ali depois que tudo estava "bonitinho" proprio para moradia,não passaram o que a negritude passou, tendo que matar onças no caminho para poder chegar na sua "maloca"(é essa palavra que a alta sociedade diz a nosso respeito-maloqueiros-). Não podemos calar nesse momento de dor onde dois irmãos do quilombo foram assassinados brutalmente na porta de casa e enfrente a família,isso é inadmissível,nos dias de hoje,nossos irmãos serem mortos da mesma forma que nosso antepassados de 200 anos atrás. É um absurdo. O quilombo dos alpes clama por JUSTIÇA. O que aconteceu foi uma chacina e os sobreviventes estão correndo risco de vida pois,o assassino ficou de voltar ao local. Porque não o prenderam ainda? a prisão preventiva foi decretada. Sabemos que crimes que envolve as classes mais abastadas e influentes da sociedade são desvendados como um passe de mágica. Poeque não tratam as pessoas de etnia negra da mesma forma. A raça é só uma: HUMANA (ISSO É O MEU DESABAFO. RICARDO- Afro Descendente).

    ResponderExcluir