segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Truculência Policial destrói a sede da ONG Grupo Cultural Jongo da Serrinha - RJ

A indignação tomou conta de todos e todas na cidade do Rio de Janeiro: a sede da ONG, na Serrinha foi destruída pela polícia em operação

O Dr. Siro Darlan de Oliveira – Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente fez pronunciamento imediato:

O Rio de Janeiro está sediando o 3º Congresso Internacional de Combate às Violências sexuais contra crianças e adolescentes. E, paralelamente, a menos de 50 quilômetros do Rio Centro, a polícia dá mais uma demonstração de despreparo e desrespeito às populações mais carentes.

Assim como fizeram na ocupação violenta do Complexo do Alemão, quando deixaram todas as crianças fora das escolas por mais de 60 dias, acabam de destruir um dos raros espaços culturais e educacionais existentes em comunidades empobrecidas, ao atacarem com fúria e violência a população da Serrinha sob o pretexto, aplaudidas por alguns desavisados cidadãos, de combater os comerciantes de drogas, que por incompetência da policia de fronteiras e falta de políticas públicas, obrigação dos governos estaduais e municipais, ocupam o lugar que deveria ter sido preenchido pelo Estado.

O Jongo da Serrinha é um dos mais tradicionais grupos de cultura do país tendo recebido diversos prêmios por seu trabalho artístico e social. Com 40 anos de história, o grupo de Madureira foi fundado por Mestre Darcy e sua mãe, Vovó Maria Joana Rezadeira que, preocupados com a extinção do jongo na cidade, transformaram a antiga dança praticada nos quintais da Serrinha num espetáculo.

... para ler a íntegra do pronunciamento do Dr. Siro Darlan

O Grupo Cultural Jongo da Serrinha está situado à Rua Balaiada – Madureira
- Rio de Janeiro - RJ, CEP 21360-36021-2437-5546

FONTE: Memória Lélia Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário