Montagem da Cia Teatral Abdias Nascimento, que recebeu 6 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro, mostra como caos social é reflexo do passado colonial e escravagista. Com dramaturgia primorosa e elenco vigoroso, peça toca em assuntos inquietantes.
A premiada Cia de Teatro Abdias do Nascimento (CAN), dirigida pelo ator e diretor Ângelo Flávio, integrará a programação cultural da 6ª Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes/UNE, que acontece em Salvador até o dia 25 de janeiro. O espetáculo “O Dia 14” será apresentado na sexta-feira, dia 23 de janeiro, às 20h, no Teatro Vila Velha (Passeio Público – Campo Grande).
A 6ª edição da Bienal vai comemorar o 10º aniversário do Festival e também marcará a volta do evento a Salvador, já que em 1999 aconteceu na capital baiana a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, vinte anos após a UNE ter sido colocada na clandestinidade pela ditadura militar.
Outro fator marcante desta Bienal será a importância da cidade-sede em relação ao tema "Raízes do Brasil – formação e sentido do povo brasileiro", que pretende discutir a formação do povo brasileiro de um ponto de vista contemporâneo.
A montagem - Através de uma encenação poética e vigorosa, o espetáculo conta de forma atemporal a trajetória da diáspora negra do Brasil-Colônia até os dias atuais, tendo como eixo dramatúrgico o antes e o após o dia 13 de maio de 1888, data da assinatura da Lei Aurea. O espetáculo dirigido por Ângelo Flávio recebeu 6 indicações ao Prêmio Brasken de Teatro de 2008, incluindo melhor espetáculo, direção, dramaturgia, atriz, ator e Revelação. A montagem garantiu o Prêmio de Revelação do Ano para o CAN. 0 Dia 14 traz o mesmo vigor e inovação presente no espetáculo “A Casa dos Espectros” (2006), texto de Adrienne Kennedy, dirigido pelo mesmo diretor e sucesso de crítica e público, que teve duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro em 2007.
Depois de causar desconforto com o texto da norte-americana Adrienne Kennedy, o diretor mergulha na desigualdade social brasileira e mostra a trajetória dos negros do navio negreiro à invisibilidade social, além das freqüentes chacinas que têm violentado a periferia da cidade. O espetáculo é intercalado por trechos de entrevistas que analisam a questão racial no Brasil.
“Acho que o espetáculo foi selecionado porque além do mérito artístico, ele propõe ao publico arte e reflexão, assumindo um compromisso ideológico sem prostituição estatal onde através do mecanismo artístico que toca e emociona, o espectador é conduzido a pensar sua parcela de responsabilidade na construção deste País, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.” explica o diretor, ressaltando a adequação deste espetáculo a um encontro como a Bienal da UNE. “Nada melhor do que uma platéia como esta, de estudantes de todo o país. Cidadãos e cidadãs que possuem a missão de conduzir este país, corrigindo erros passados e possibilitando novos olhares para esta nação e seu povo”, afirma Ângelo Flávio.
De forma não cronológica, sete atores interpretam personagens que retratam questões relacionadas à nossa formação étnico-racial e a desigualdades brasileiras. Corpos tensos, atemporalidade e movimentação são as marcas desse ditirambo negro. São temas do espetáculo os conflitos do dia-a-dia e a história do país marcado muitas vezes por uma política de embranquecimento, como ressaltam alguns historiadores, quando comentam a importação de mão-de-obra branca com a vinda dos imigrantes italianos para o sul do país.
O espetáculo conta com sonoplastia do cantor Dão e do DJ Cláudio Manoel - Angelis Sanctus. A dramaturgia e direção são de Ângelo Flávio. Formado em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA, Ângelo Flávio é um dos novos talentos da direção baiana. Sua trajetória está ligada à militância política em defesa dos direito humanos, através de um arte engajada e repleta de experimentações estéticas.
A Cia de Teatro Abdias do Nascimento (CAN) nasceu na Escola de Teatro da UFBA em 2002 e é formado por estudantes negros e negras. Eles passaram a discutir a constante ausência do negro em cena e em papéis principais, o inexistente estudo da Dramaturgia escrita por negros e sua aplicação na grade obrigatória curricular da instituição, além de debater o eurocentrismo que, até hoje, é cânone epistemológico nas universidades. O CAN, além das montagens sempre bem sucedidas e elogiadas pela crítica especializada e público em geral, vem realizando constantes atividades onde discutem ações de políticas afirmativas e democratização da cultura. Em seu currículo o grupo trás cinco montagens com a direção de Ângelo Flávio, seu fundador.
Serviço
Espetáculo “O Dia 14”
Dia 23 de janeiro, sexta-feira, às 20h
Local: Teatro Vila Velha (Passeio Público – Campo Grande).
Ficha técnica
“O DIA 14”
Direção e dramaturgia: Ângelo Flávio (As Irmãs de Brecht / A Casa dos Espectros).
Assistente de direção: Camila Bonifácio (PSICOSE / As Conjuradas).
Com o “Coletivo de Atores Negros Abdias do Nascimento”: Ive Carvalho (PSICOSE/ Sonho de Uma Noite de Verão), Vitória Bispo (Atores do Tempo Encarnado/ A Casa dos Espectros), Cleiton Luz (O Cid), Heloisa Machado (O Dia 14, indicação de Melhor Atriz), Léo Santys (O Dia 14, indicação de Melhor ator) e Fernando Neves (filme Eu me Lembro).
Cenografia: Aloísio Antônio & Marcos Costa (A Casa dos Espectros).
Coreografia: Liu Árison.
Produção: CAN e Daniele Borges
Design Gráfico: Cristiano Borges
Divulgação: Maíra Azevedo, Instituto de Mídia Étnica & Marcelo de Trói.
Trilha sonora: Dão & Cláudio Manoel.
Operador de Som: Ismael Fagundes
Iluminação: José Carlos N´gão
Operação de Luz: Felix.
Preparação corporal, figurino e maquiagem: Ângelo Flávio.
Mais informações:
Ângelo Flávio - Diretor
(71) 9114-4825 / 8882 4601 – angeloflavio@hotmail.com
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