segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fundação KELLOG e CEAFRO mapeiam iniciativas para Igualdade Racial, em Alagoas

Nos dias 06 e 07 de julho pesquisadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO da Universidade Federal da Bahia (UFBA e representante da Fundação Kellog participarão do Encontro Etnicidades Nordeste: “Promoção da Igualdade Racial, em Alagoas - Teoria e Prática”, das 08 às 16 horas, tendo como objetivo mobilizar lideranças, representantes de organizações, movimento negro, governo, universidades, financiadores que atuam na região, visando à troca de saberes e o mapeamento dos programas e projetos desenvolvidos em Alagoas.

O mapeamento envolve a necessidade de agregar contribuições e identificar as iniciativas de promoção da igualdade racial existentes, gerando novas referências para o fortalecimento das políticas públicas no Estado.

Esta ação possibilita a troca entre os grupos, além de criar espaços de diálogos para discutir a missão das instituições governamentais e não-governamentais dedicadas à temática da etnicidade negra centrando suas ações em projetos concretos e integrados, incorporando a participação efetiva da população negra na gestão social, como também subsidiar o trabalho de pesquisadores interessados no tema da promoção de políticas para a igualdade racial e transformação social e também atrair a atenção de institutos, fundações e empresas que atuam nesta área.

“A realização do Encontro Etnicidades Nordeste: ‘Promoção da Igualdade Racial, em Alagoas: Teoria e Prática” é fruto de uma parceria do Projeto Raízes de Áfricas (ONG Mara Mariá) articulador da ação no estado, com o CEAFRO sob a coordenação de Maria Nazaré Mota de Lima que coordenará o processo de mapeamento financiado pela Fundação Kellog.

O Encontro Etnicidades conta ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e a Prefeitura de Viçosa, entre outros parceiros.


A Fundação Kellog

Criada nos Estados Unidos pelo pioneiro da indústria de cereais Will Keith Kellogg, a Fundação W.K. Kellogg é hoje uma das maiores financiadoras privadas do mundo, com

doações nos Estados Unidos, América Latina e Caribe, e sul da África, entre outras regiões.

Sua missão é ajudar as pessoas a ajudarem a si mesmas, por meio da aplicação prática de conhecimentos e recursos para melhorar a qualidade de vida das atuais e das futuras gerações.Atualmente, em sua programação para os Estados Unidos, a Fundação prioriza saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural; juventude e educação; filantropia e voluntariado.

No sul da África, os esforços estão centrados em fazer mudanças no contexto socioeconômico local. Participam da programação África do Sul, Botsuana, Lesoto, Malavi, Moçambique, Suazilândia e Zimbábue. A estratégia usada na região segue os seguintes objetivos: capacitar lideranças; incrementar a capacidade das comunidades; promover o desenvolvimento e a transformação de organizações e instituições continuar apoiando aquelas ações que pretendem fortalecer os mecanismos de coordenação.


O CEAFRO

O CEAFRO é um programa do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de educação e profissionalização para a igualdade racial e de gênero, em desenvolvimento desde 1995.

Fundado sob três princípios básicos da existência negra na Diáspora - Ancestralidade, Identidade e Resistência -, em sua trajetória político-pedagógica, o CEAFRO tem investido numa construção teórico-metodológica baseada nos referenciais identitários dos sujeitos nela envolvidos.

Em todos os projetos desenvolvidos, teoria e prática caminham juntas, e o Programa vem contribuindo para as ações afirmativas e políticas públicas focadas em raça e gênero, com repercussão não só em Salvador e no Estado da Bahia, mas em outros municípios, estados, regiões do Brasil.


Serviço: Encontro Etnicidades Nordeste: ‘Promoção da Igualdade Racial, em Alagoas: Teoria e Prática”

Dias: 06 e 07 de julho de 2009

07 de julho- Dia Nacional de Luta contra o Racismo”

Local: Federação das Indústrias ( a confirmar)

Informações e inscrições: (82)8815-5794

Nenhum comentário:

Postar um comentário