MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Gabinete do Ministro
Esplanada dos Ministérios, Bloco “L” - 8º andar - Gabinete.
70047-900 - Brasília - DF - BRASIL
Brasília, 06 de julho de 2009.
Assunto urgente: inscrição dos professores em exercício nos cursos gratuitos de formação inicial para o segundo semestre de 2009 – acesso a Plataforma Freire
Prezado(a) Professor(a),
A Rede de Ensino a qual você pertence aderiu ao Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e elaborou seu Plano de Ações Articuladas (PAR), onde demonstrou as necessidades relacionadas à formação de seus professores, para assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a todos os educadores que nela atuam.
A Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem a finalidade de organizar – em regime de colaboração da União com os estados, Distrito Federal e municípios – a formação inicial e continuada desses profissionais.
Por meio desse Plano, se você ainda não possui graduação ou possui graduação em área distinta da que atua, poderá efetuar sua pré-inscrição em cursos de primeira licenciatura, de segunda licenciatura e de formação pedagógica (para bacharéis sem licenciatura). Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão oferecidas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância. A pré-inscrição nos cursos será feita por você no sitio do MEC, no espaço denominado Plataforma Paulo Freire (http://freire.mec.gov.br), onde você também poderá cadastrar ou atualizar seu currículo.
A partir da sua pré-inscrição e da oferta de formação pelas Instituições de Educação Superior (IES), as secretarias estaduais e municipais de educação deverão validar as inscrições na Plataforma Freire, com base em seu planejamento estratégico, visando adequar a oferta das IES à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. As inscrições validadas serão submetidas às IES que após processo seletivo, caso necessário, procederão à matrícula nos cursos.
Caso você já possua a formação adequada, incentive e mobilize os seus colegas da rede a se inscreverem. Qualquer informação adicional pode ser acessada pelo sítio do MEC (www.mec.gov.br) ou solicitada pelo endereço eletrônico plataformafreire@capes.gov.br
Atenciosamente,
Ministro de Estado da Educação
Não estou conseguindo acessar a pág de inscrição. O q/ devo fazer, neste caso?
ResponderExcluirWellinghton
Wellington,
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Clique no link abaixo
http://freire.mec.gov.br/ssd/index/
Abç,
Zelinda
desde de 2ª feira que não consigo fazer minha pré-inscrição, hoje já é o úçtimo fia e não estou conseguindo, já fiz o meu cadastro , mas não consigo me inscrever!
ResponderExcluirAcho injusto que só o prófessor que já está na área possa usufruir do beneéfisio da plataforma freire.
ResponderExcluirEduardo, na minha cidade, Portel, é muito pior, pois é a Secretária de Educação que escolhe quem deve ficar com uma das poucas e restritas vagas oferecidas pela Plataforma Freire. Esta deveria mesmo ser dedicada à professores da rede pública municipal, especialmente àqueles que são efetivos, mas os temporários são privilegiados e muitos concursados ficam de fora.
ResponderExcluir