segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Feministas realizam um "cabelaço" em protesto contra o racismo - BA

Diante do caso de racismo ocorrido abaixo - infelizmente, mais um, -feministas de Salvador resolveram protestar e reivindicar o respeito aos direitos de homens e mulheres negros.
Será realizado um "Cabelaço" hoje, 05.10.2009, às 17 horas, em frente ao Ondina Apart Hotel, em Ondina.
Compareça e contribua no movimento de repúdio público ao racismo.

--------------------------------------------
Isso que vocês vão ler aí embaixo aconteceu ontem, sábado, 26, véspera da festa tão alegre de Cosme e Damião, aqui em Salvador, com nossa amiga Isabel. Estou repassando a mensagem que ela me enviou. Ao contrário do que canta Gerônimo, nesta cidade  nem todo mundo é D'Oxum. Somos mesmo uma cidade negra, mas, infelizmente, ainda, e muito, racista.  Pra quem não sabe, o email de Bel é isabel.riber@ gmail.com. Agora, leiam e pensem o que podemos fazer pra que esta história possa servir pra mostrar  o quanto esse racismo que  escondemos ainda maltrata tanto nossos irmãos...



Aconteceu ontem, sábado, no Ondina Apart Hotel: estávamos eu, Isabel Ribeiro, Maria Lúcia Silva e Maria Helena Santos, ambas psicológas do Instituto Amma Psique, São Paulo, numa reunião de trabalho, no restaurante do referido hotel. Já estávamos de saída quando uma mulher branca acompanhada de um homem começou a falar em alto e bom som o quanto achava nojento e o quanto detestava o meu cabelo. Voltei, perguntei se falava comigo, e ela respondeu: "É com voce mesmo", repetindo tudo com raiva. Nessa altura, Lúcia e Helena, que estavam um pouco à frente, voltaram pra perguntar o que acontecia. Expliquei e, diante da perplexidade delas, a mulher repetiu mais uma vez, dessa vez acrescentando: "E saiam daqui!". Bom, esse é o resumo do evento. Fomos para a delegacia, fizemos Boletim de Ocorrencia, e a audiencia está marcada para domingo, dia 4 de outubro, às 15h.

Diante do acontecido, fico pensando no tamanho do mal que enfrentamos cotidianamente e da forma com que tentamos nos proteger. A informação que essa mulher traz é o lixo racista acumulado embaixo/em cima desta cidade. Fizemos o que tinha que ser feito. Reagimos! Acionamos a Lei. Eu espero que esse ato possa ajudar a municiar outras pessoas e que tenha um significado maior... essa dor que nos é impingida... .

Isabel Ribeiro - isabel.riber@ gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário