Sextas-Feiras Negras
Tema: "Existe um privilégio branco na sociedade brasileira?"
Se liga aí! A partir desta sexta, dia 07 de maio, a Educafro realiza uma série de debates semanais sobre a condição negra e o privilégio branco na sociedade brasileira. O evento, que marca o "Maio Negro" na Educafro, contará com a presença de pesquisadores e militantes negros de diversas áreas do conhecimento. O evento também faz parte das aulas de cidadania da Educafro e é requisito fundamental para alunos do projeto.
- 07 de maio - "OLHOS AZUIS", exibição do filme, seguido de debate com a professora Lucília Santos (Mestre em Ciências Sociais, Universidade Metodista de São Paulo)
- 14 de maio - “O privilégio branco e a construção social da tragédia: racismo ambiental e geografias racializadas”. (Lia Lopes, Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco, Jaime Amparo-Alves / Doutorando em Antropologia Social / Universidade do Texas, em Austin EUA).
- 16 de maio – “Existe um privilégio branco na sociedade brasileira?” Debate com Augusto Werneck (Procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) e Cláudio Lembo (ex-governador do Estado de São Paulo) [Reunião geral]
- 21 de maio - “Ações afirmativas e privilégio branco: um olhar a partir dos Estados Unidos e do Brasil” (Tianna S. Paschel, Doutoranda em Sociologia e estudos de raça e de gênero, Universidade da California – Berkeley & Flávio José dos Passos, Bolsista do International Fellowship Program - Fundação Ford, Mestrando em Ciências Sociais - Antropologia, na PUC-SP).
- 28 de maio – “Provincializando o branco: estudos raciais na academia brasileira” (Lourenço Cardoso, Doutorando em Antropologia Social, Universidade de Coimbra, Portugal & Eduardo Antônio Estevam Santos, Doutorando em História Social/PUC-SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário