domingo, 18 de julho de 2010

Lançada nova edição do boletim Tempo em Curso

Prezado leitor e prezada leitora do “Tempo em Curso”.
Com satisfação informo que já se encontra disponível no portal do LAESERwww.laeser.ie.ufrj.br) a sexta edição, de 2010, do boletim eletrônico mensal de nosso Laboratório. (
O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. Os dados comentados nesta edição são os referentes ao mês de abril de 2010.
Como destaque do presente número, foi observado que no mês de abril ocorreu um movimento de continuidade da elevação das desigualdades de cor ou raça em termos dos rendimentos médios habituais do trabalho principal. Assim, entre fevereiro e abril do mesmo ano, estas assimetrias se elevaram 92,9%, para 94,3% favoravelmente aos trabalhadores de cor ou raça branca.
Nesta edição também pode ser comentado em especial que no interior de todos os setores de atividades econômicas os pretos & pardos percebem rendimentos inferiores aos brancos. Assim, as assimetrias, foram de 64,6%, no setor industrial; 86,3%, na construção civil; 78,1%, na administração pública; e, de 143,7%, no setor de serviços prestados às empresas.
O setor de atividade no qual a assimetria de rendimentos entre brancos e pretos & pardos era menor era o dos serviços domésticos, no qual os primeiros recebiam em média 9,6% a mais do que os segundos. Como ironia, a realidade de que este setor, tradicional campo de ocupação de mulheres pretas & pardas, era justamente o pior em termos de remuneração.
Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.
Boa leitura!
Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário