Como destaque da presente edição podem ser destacadas a realização do VI Congresso dos Pesquisadores Negros (COPENE), realizado na cidade do Rio de Janeiro, no final do mês de julho, bem como as atividades realizadas pelo LAESER naquele evento.
Igualmente, na presente edição, os leitores e leitoras poderão ver as desigualdades de cor ou raça dentro de cada uma das seis maiores Regiões Metropolitanas (RM) brasileiras que são captadas pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Como nota especialmente curiosa o fato de que seja para a população ocupada no seu conjunto, seja quando desagregado pelos grupos de sexo, a RM de Salvador é justamente onde as assimetrias de cor ou raça são maiores em termos dos rendimentos habituais médios. De qualquer modo, da análise das seis RMs, em todas os homens brancos percebiam as maiores remunerações, ao passo que as mulheres pretas & pardas percebiam as menores.
Mais uma vez ficamos contando com vossa leitura e sugestões no sentido do aprimoramento deste veículo de informação e análise totalmente dedicado ao estudo das assimetrias de cor ou raça e sexo ao longo dos ciclos da economia brasileira
Boa leitura!!
Marcelo Paixão
IE/UFRJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário