domingo, 20 de fevereiro de 2011

Colaborem com o Pré-vestibular Palmares - ES

Pessoal, boa noite.

Escrevo para pedir uma colaboração, na medida da possibilidade/vontade de cada um. Desde o ano passado, estou ajudando o Fórum da Juventude Negra do ES em algumas ações, como por exemplo o seminário que discutiu o funk como elemento da cultura negra contemporânea (no CCJE, em setembro de 2010), a passeata pelo fim do extermínio da juventude negra (no final de 2010) e, agora, em 2011, o Pré-vestibular Palmares, que ocorre em um espaço cedido pela escola pública estadual no bairro Maracanã, Cariacica, com a ação de professores voluntários (o bairro foi escolhido porque está nas imediações de Padre Gabriel, bairro que foi assim batizado em homenagem ao padre francês Gabriel Maire, assassinado por defender ideais de justiça social).

Eles têm uma série de limitações materiais, mas têm uma vontade fora de série de fazer diferença na construção de um mundo mais igualitário. Sensibilizada com a situação de quem não conseguiu uma vaga no PUPT ou não tem como bancar o deslocamento até uma de suas unidades e, mesmo assim, quer arrancar do chão sua chance de entrar na universidade, estou começando uma campanha, para conseguir duas coisas: 1) montar uma biblioteca de sala para uso do Palmares, com livros didáticos de diversas disciplinas escolares e com exemplares de livros de literatura, especialmente os que estão na lista do vestibular; 2) comprar um datashow com notebook, para auxiliar os professores nas aulas, evitando que percam tempo escrevendo certas coisas no quadro e tornando algumas aulas um pouco mais dinâmicas e/ou menos abstratas, pelo recurso a imagens, pela reprodução de textos para leitura integral etc.

Os livros didáticos são para que os estudantes possam estudar os conteúdos escolares (então, preferencialmente, livros do professor, que têm respostas, são bem-vindos), e os livros de literatura da lista do vestibular são para que possam ler as obras. Essa biblioteca é essencial porque, não sendo alunos regulares do sistema estadual, não podem ter acesso pleno às bibliotecas escolares. Quem tiver livros didáticos ou de literatura para doar, por favor, pode me dizer que a gente combina um jeito de fazer chegar até eles (deixa na Ufes e eu pego ou algo assim). E a campanha do datashow com notebook é uma utopia: quem puder doar qualquer quantidade em dinheiro ou quem sabe um desses equipamentos entre em contato, por favor: mariaameliadalvi@gmail.com.

Os livros do vestibular são os seguintes:

I.   O navio negreiro – Castro Alves; 
II.   O noviço – Martins Pena; 
III.   Poemas – Mário de Sá-Carneiro; 
IV.   Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles; 
V.   Vidas Secas – Graciliano Ramos; 
VI.  Ensaio sobre a cegueira – José Saramago; 
VII.  Boca do inferno – Ana Miranda; 
VIII.  Senhor branco ou o indesejado das gentes: poemas  – Paulo Roberto Sodré; 
IX.  Kitty aos 22: divertimento – Reinaldo Santos Neves

Se puderem repassar a campanha, que se inicia com este e-mail, eu agradeço.

Abraço a todos,

Maria Amélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário