domingo, 23 de outubro de 2011

Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras

O auditório Gilberto Freyre, no Palácio da Cultura Gustavo Capanema, localizado na Rua da Imprensa, centro do Rio de Janeiro, foi o palco do lançamento da 2ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, no dia 28/09. Realizado pela Fundação Cultural Palmares (FCP) em parceria com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), o prêmio tem como objetivo estimular e incentivar as expressões artísticas de estética negra.A premiação é dividida em três categorias: artes visuais, dança e teatro. Poderão se inscrever pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, que trabalhem com a temática cultural negra.
Serão contemplados 20 projetos, quatro por região do País, inéditos ou não, a serem concretizados em 2012, totalizando assim um investimento de R$1,1 milhões de reais em prêmios.As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, no período de 10 de outubro a 24 de novembro de 2011 e poderão ser preenchidas diretamente na página do Prêmio: www.premioafro.org.PrêmioA edição 2011 do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras é dedicada às comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. Coordenado pelo Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira (DEP) da FCP, a ação é uma forma de reconhecimento às expressões artísticas e culturais, contribuindo para a continuidade de suas atividades.A cerimônia de lançamento, promovida pela FCP, reuniu 300 convidados e contou com uma apresentação cênico-musical da atriz Iléa Ferraz, com uma adaptação especial, para ocasião, de A Botija de Ouro, de Joel Rufino. A cerimônia contou com as presenças do presidente da Fundação Cultural Palmares Eloi Ferreira de Araujo, da presidente do Cadon, Ruth Pinheiro, além de representantes da Petrobras que apóia o prêmio. 

Edição de 2010
A primeira edição do Prêmio, realizada em 2010, foi elaborada a partir do contato com os grupos, artistas e companhias, que trabalham com a produção artística de matriz africana, e em atendimento à demanda do Fórum de Performance Negra. Foram contemplados vinte projetos das cinco regiões brasileiras, totalizando mais de  R$ 1 milhão de reais em prêmios.Os projetos inscritos à edição de 2010 serão avaliados por uma comissão de membros indicados, e serão considerados os critérios de excelência artística, histórica e efetiva contribuição artística para a cultura afro-brasileira, pertinência do conteúdo à questão afro-brasileira, qualificação dos profissionais e viabilidade técnica de execução. Após a divulgação dos resultados, será realizada uma cerimônia de premiação para os vinte projetos vencedores. 

FONTE: http://www.cultura.gov.br/site/2011/09/27/premio-nacional-de-expressoes-culturais-afro-brasileiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário