Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco 2012
Prezados (as) senhores (as),
Venho informá-los sobre o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco, que contempla a Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia. O Instituto Rio Branco é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros. Anualmente, procede-se à execução do CACD (Concurso de Admissão à Carreira Diplomática).
Dada a necessidade de se refletir, nos quadros da Diplomacia brasileira, a diversidade de tradições e fenótipos que compõem a sociedade brasileira e dado o histórico de falta de acesso de negros e negras aos bens e aos equipamentos públicos, o Ministério das Relações Exteriores incumbiu o Instituto Rio Branco de executar o mencionado Programa de Ação Afirmativa, que em 2012 completa dez anos.
O concurso para a Bolsa Prêmio de Vocação para Diplomacia também é executado anualmente. Seu público alvo é negros e pardos, segundo nomenclatura do IBGE, que tenham-se graduado em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC, ou que, na prática, ainda faltem cursar os três últimos semestres. O valor atual da Bolsa e outras especificidades do Programa podem ser lidos no anexo.
Peço divulgar a informação entre as pessoas que os senhores (as) conheçam e que façam jus às prerrogativas do concurso para a Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia, executado pelo Instituto Rio Branco.
Cordialmente,
Amintas Angel Cardoso Santos Silva
Diplomata e ex-bolsista do Program de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário