sexta-feira, 6 de abril de 2012

Etnomídia lança site para divulgação de pesquisas

O Grupo de Pesquisa em Mídia e Etnicidades (Etnomídia), do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Pós-Cultura/Ufba), acaba de lançar, no início deste mês de abril, um novo site para a divulgação das suas atividades. A página, que será atualizada com as novidades sobre os trabalhos do grupo por uma equipe de bolsistas, pode ser encontrada no endereço www.etnomidia.ufba.br.

Os principais objetivos para a criação do site são os de disponibilizar informações sobre o andamento e resultados dos estudos, além de prestar contas à comunidade acadêmica e sociedade em geral sobre as atividades das equipes de bolsistas. Atualmente o grupo está dividido na realização de duas pesquisas, ambas coordenadas pelo professor doutor em Comunicação Fernando Conceição.

A pesquisa Faces do Brasil, realizada em parceria com o AFIRME-SE - Centro de Práticas e de Estudos de Diversidades Culturais e com patrocínio da Fundação Ford, já está na sua segunda fase e atua em duas frentes: a primeira estuda a representação dos grupos sociais historicamente discriminados (negros, índios e ciganos) nos principais veículos impressos do país; a segunda verifica se o mercado, na área das Comunicações, tem acompanhado a implantação das políticas de ação afirmativa nas universidades de todo o Brasil. Ou seja, se tem absorvido os profissionais alcançados por estas políticas.

A outra atividade executada pelo grupo resultará na produção e publicação da biografia autorizada do intelectual e geógrafo Milton Santos. O projeto “Milton Santos do Brasil nas Encruzilhadas do Mundo: uma metabiografia”, também conta com a parceria do AFIRME-SE e tem patrocínio da Petrobrás.

No site, poderão ser encontradas informações sobre estas pesquisas e sobre as demais atividades do grupo, como reuniões de estudo, realizações de eventos, vídeos e artigos sobre os temas estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário