terça-feira, 30 de abril de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Mãe Stella de Oxóssi é eleita 'imortal' da Academia de Letras da Bahia

Foto: Reprodução / A Tarde
Stella de Azevedo dos Santos, mais conhecida como "Mãe Stella de Oxóssi" acaba de ser escolhida para ocupar a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia. A Ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá recebeu 22 votos dos acadêmicos em sessão realizada nesta quinta-feira (25) e irá ocupar a vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro. "Acredito que é a primeira vez que uma mãe-de-santo entra em uma Academia de Letras. Representa o reconhecimento de uma cultura, de uma raça e da história de um povo. É uma figura notável", declarou o presidente da Academia, Aranis Ribeiro Costa, em entrevista ao G1.
Com seis livros publicados e uma coluna fixa no jornal A Tarde sobre cultura e identidade negra, Mãe Stella irá ocupar a cadeira que tem como patrono o poeta abolicionista Castro Alves.
FONTE: Metro1
FONTE: Metro1
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Curso "Formação Docente e Educação Antirracista: Currículo e Diversidade Cultural" - PB
Disseminar uma cultura ausente de discriminações é uma maneira de mudar o meio social do qual você faz parte. Para tanto, é necessário ter uma formação que lhe dê suporte e embasamento no combate à políticas e ações preconceituosas.
Quer sair do universo do senso comum e conhecer a rica diversidade cultural que o nosso país possui, além de contribuir no combate ao racismo? Então participe do II Curso de Extensão Formação Docente e Educação Antirracista do NEABI.
II Curso de Extensão.
Formação Docente e Educação Antirracista: Currículo e Diversidade Cultural.
Périodo do Curso: 15 de Maio a 20 de Novembro de 2013
Todas as Quartas-Feiras, das 14:00 ás 18:00, no Auditório do CCHLA/UFPB
Para fazer a sua inscrição, clique AQUI
quarta-feira, 24 de abril de 2013
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Estão abertas as inscrições para o III Curso de Extensão História e Cultura Negra - RJ
LOCAL: UERJ, CAMPUS MARACANÃ - RIO DE JANEIRO - RJ
Valor: GRATUITO
Público alvo: Estudantes de Licenciatura e Professores da Educação Básica.
OBJETIVO: Fomentar espaços de formação sobre a história e cultura negra a fim de contribuir para construção de práticas educativas amparadas no respeito à diferença e na valorização da diversidade.
Sexta (10/05/2013) 18h
Conferência de Abertura com o Prof.º. Dr.º. Lívio Sansone e Lançamento de Livros!
Local: UERJ, 11º andar, auditório 113.
Período do Curso: 11/05/2013 A 29/06/2013
AULA AOS SÁBADOS (09H AS 13H30)
LOCAL: UERJ, CAMPUS MARACANÃ.
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 06/05/2013 ATRAVÉS DO LINK: https://docs.google.com/forms/ d/1KXf530unvNbDIjfeihPYu0a3of7 MyhlwsBzG-W9FBPo/viewform?sid= 605ef4bb478ca827&token= Iy1qEz4BAAA.nYsgGpErNvZiq7yzHA o4mA._oUn7enDJOVG0CODaw1beg
ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ (NEAB-UERJ)
Contato: cursohistoriaeculturanegra@gma il.com
sexta-feira, 19 de abril de 2013
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Seminário Virtual Nacional sobre a Lei n. 10.639/03
As inscrições para o Seminário Virtual estão abertas no site da FUNDAJ
O seminário objetiva realizar uma comemoração reflexiva dos 10 anos da Lei 10.639/03 em rede, na Plataforma "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment"- Moodle, no portal da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. A idéia de realização do Seminário nasceu em Florianópolis, no último Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. A proposta é que ele seja realizado pelo Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros - CONNEABs, pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, pelo GT 21, “Educação e Relações Étnico-Raciais”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED, pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT. O Seminário pretende realizar uma discussão sobre diferentes aspectos relacionados às conquistas e aos desafios presentes nos processos de implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais nas redes de Ensino.
OBJETIVOS
1. Debater de forma ampla as conquistas e desafios vividos nos processos de implementação da lei no10.639/03 a partir das experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, das Redes de Ensino e dos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação e Diversidade Étnico-Racial.
2. Socializar experiências desenvolvidas pelas redes de ensino nas diferentes regiões do país.
3. Refletir sobre os temas fundamentais que envolvem a Educação das Relações étnico-Raciais.
4. Publicar um livro que contemple os resultados do Seminário.
5. Produzir um Documentário a partir de depoimentos sobre os 10 anos da Lei 10.639/03.
sábado, 13 de abril de 2013
sexta-feira, 12 de abril de 2013
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Curso Básico de Idioma Fon - RJ
(Clique na imagem para ampliá-la)
O Brasil é o segundo país do mundo em número de populações negras vindas de diversos países do Continente Africano como, por exemplo, do Benin. Entre os povos africanos escravizados, os da etnia Fon estão entre os que mais aportaram no Brasil Colonial trazendo como única bagagem permitida a sua cultura, suas memórias e suas práticas religiosas milenares.
PROGRAMA
I. História dos grandes povos africanos;
II. A etnia Fon (Jeje): sociedade e cultura;
III. Expansão do idioma para a América do Sul;
IV. Mecanismos de resistência;
V. Cantigas: tradição e significado
VI. O comércio de produtos litúrgicos;
VI. O aprendizado da língua: a escuta, a fala e a escrita
Professor: Príncipe Aboubakar Traore; falante Fon, graduando em Ciências Políticas/UNIRIO.
Duração do curso:
Módulo I: 13 de abril a 25 de maio;
Módulo II: 1 de junho a 13 de julho
Horário: SEMPRE AOS SÁBADOS de 14h às 17h
Será conferido certificado
Local: Horto Botânico
Museu Nacional-UFRJ
Quinta da Boa Vista, s∕ nº – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20.940-040 - Tel.: (0xx21) 2254-4320
coordextmn@mn.ufrj.br
Investimento:
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Módulo I: R$ 100,00
Módulo II: R$ 100,00
Para fazer a inscrição no curso primeiramente o interessado deve efetuar o pagamento do primeiro módulo no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) ou através de Guia de Recolhimento – GRU ou via TFT. Para pagamento via GRU deve-se inicialmente entrar no site do Tesouro Nacional: https:// consulta.tesouro.fazenda.go v.br/gru/gru_simples.asp e preencher os campos obrigatórios da GRU com os seguintes dados:
UG: 153115
Gestão: 15236
Código de Recolhimento: 28830-6
CPF do contribuinte: Informar o CPF do depositante
Nome do contribuinte:
Valor principal: R$ 150,00
Valor total: R$ 150,00
O pagamento da GRU só pode ser feito no Banco do Brasil
Se optar pelo recolhimento via TFT, que permite o pagamento nos caixas físicos, nos caixas eletrônicos ou pela internet, deverá utilizar os identificados abaixo:
ID1: 1531151523628830-6
ID2: CPF do depositante
Feito o pagamento, o interessado deverá comparecer na Coordenação de Extensão do Museu Nacional/UFRJ, localizada no terceiro andar do prédio principal do Museu, trazendo o comprovante de depósito original para concluir a inscrição.
O pagamento do módulo II poderá ser feito no final de maio, seguindo o mesmo procedimento acima citado.
Museu Nacional - Quinta da Boa Vista
Rio de Janeiro
quinta-feira, 4 de abril de 2013
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Rede Ação Afirmativa lança segundo livro sobre cotas nas universidades brasileiras

Depois de publicado o primeiro livro em que mostrou o processo de decisão das cotas em 11 universidades (UEMS, UFBA, UEL, UFJF, UNIFESP, UESC, UFMA, UFRGS, UFSM, UFSC e UFG), o projeto Rede Ação Afirmativa acaba de lançar em seu site O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Este volume apresenta uma avaliação histórica da implantação de políticas de ações afirmativas em universidades públicas brasileiras. O registro dessas experiências culmina com o reconhecimento constitucional do sistema de cotas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a sanção da Lei 12.711 que estabelece a reserva de metade das vagas em instituições federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A constituição da rede, do site e a edição do livro tiveram o apoio da Fundação Ford.Clique aqui para ter acesso ao livro na íntegra
Exibição do Documentário dirigido por Gabriela Watson e Danielle Almeida: "Nosotros, afroperuanos"
(Clique na imagem para ampliá-la)
Será dia 6 de abril no Memorial da América Latina, às 18h30.
Depois da exibição, haverá um debate com o Prof. Julio Moracen, Gabriela Watson e Danielle Almeida, e um recital afroperuano de Danielle Almeida e Coletivo NSOROMA, com a apresentação de dança afro-peruana de Carmen Watson
Entrada gratuita!!!
VII Semana da África: chamada para comunicações - BA
Estão abertas, até o dia 05 de maio, as inscrições para as sessões de comunicações coordenadas da VII Semana da África, a ser realizada “de 20 a 25 de maio em Salvador, com o tema geral “Identidades africanas na produção audiovisual em África e na sua diáspora”.
Serão aceitos trabalhos que apresentem reflexões e resultados, finais ou parciais, de pesquisa original sobre os mais diversos aspectos da produção cultural, na África e na diáspora, com particular interesse pela produção audiovisual. Serão contemplados ainda trabalhos sobre o ensino da história, culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e universidades do Brasil e da África. De modo a obter um diálogo interdisciplinar no grande campo das ciências humanas, as sessões serão compostas levando-se em conta a proximidade de temas e não a filiação a uma disciplina específica. Trabalhos em antropologia, sociologia, ciência política, história, economia, direito, relações internacionais, comunicação social, artes, literatura e linguística serão privilegiados, desde que estejam vinculadas à temática do evento
Instruções para submissão de proposta
Para submeter uma proposta, favor informar os dados de identificação e contato, bem como o título da comunicação e um resumo de no máximo 250 palavras através do formulário eletrônico abaixo:
Os/as autores/as que tiverem trabalhos aceitos serão informados em tempo hábil por correio eletrônico.
Os/as autores/as selecionados/as terão 15 minutos cada para sua apresentação oral (o equivalente a um texto entre 2.000 e 2.500 palavras). Após o término das apresentações, um/a coordenador/a designado pela organização do evento mediará o debate.
Os textos completos das comunicações apresentadas deverão ser enviados através do e-mailsemanadaafricasalvador@gmail.com para publicação no site do evento, até o dia 26 de maio.
Normas para formatação do texto completo
O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicáveis, em espacial as NBR 14724:2011, NBR 10520:2002 e NBR 6023:2002.
As citações devem ser em formato autor-data.
Um arquivo-modelo, em formato Open Document (.odt), com todas as formatações já aplicadas, está disponível no endereço abaixo:
Serão aceitos textos finais nos formatos Open Document (.odt), ou Microsoft Word (.doc).
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Revista Educar lança dossiê "Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas"
O dossiê "Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas", da Revista Educar, n. 47, tem artigos com resultados da pesquisa nacional Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003.
Conta também com contribuições de colaboradores internacionais do Centro de Estudo Sociais - Portugal (Profas. Marta Araújo e Silvia Rodrigues Maeso); da Associación Latino Americana de Estudios del Discurso - ALED (Prof.a Sandra Soller Castilho); na sessão traduções com artigo de Foé Nkolo (Universidade de Yaoundé - Camarões) e finalmente com resenha sobre a obra "A mão Afro-Brasileira" de Emanuel Araújo.
Vol. 47, No 1 (2013): Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas
Sumário
Dossiê Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas
Editorial | |
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
Apresentação | |
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Nilma Lino Gomes, Débora Cristina de Araujo |
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil | |
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Gizele de Souza |
Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalços | |
Florentina da Silva Souza, Leticia Maria da Souza Pereira |
Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso | |
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho |
A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores | |
Elânia de Oliveira |
Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003 | |
Moisés de Melo Santana, Itacir Marques da Luz, Auxiliadora Maria Martins da Silva |
Entre negro oscuro y moreno claro: discursos e identidades étnicas en niños y niñas afrodescendientes en contexto escolar en Bogotá | |
Sandra Soller Castilho |
A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre História, “Portugal” e (pós-)colonialismo | |
Marta Araújo, Silvia Rodríguez Maeso |