segunda-feira, 1 de abril de 2013

Revista Educar lança dossiê "Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas"


O dossiê "Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas", da Revista Educar, n. 47, tem artigos com resultados da  pesquisa nacional Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003.

Conta também com contribuições de colaboradores internacionais do Centro de Estudo Sociais - Portugal (Profas. Marta Araújo e Silvia Rodrigues Maeso); da Associación Latino Americana de Estudios del Discurso - ALED (Prof.a Sandra Soller Castilho); na sessão traduções com artigo de Foé Nkolo (Universidade de Yaoundé - Camarões) e finalmente com resenha sobre  a obra "A mão Afro-Brasileira" de Emanuel Araújo.


Vol. 47, No 1 (2013): Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas

Sumário

Dossiê Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas

EditorialPDF
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
ApresentaçãoPDF
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Nilma Lino Gomes, Débora Cristina de Araujo
As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisaPDF
Nilma Lino Gomes, Rodrigo Ednilson de Jesus
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação InfantilPDF
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Gizele de Souza
Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalçosPDF
Florentina da Silva Souza, Leticia Maria da Souza Pereira
Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em cursoPDF
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professoresPDF
Elânia de Oliveira
Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003PDF
Moisés de Melo Santana, Itacir Marques da Luz, Auxiliadora Maria Martins da Silva
Entre negro oscuro y moreno claro: discursos e identidades étnicas en niños y niñas afrodescendientes en contexto escolar en BogotáPDF
Sandra Soller Castilho
A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre História, “Portugal” e (pós-)colonialismoPDF
Marta Araújo, Silvia Rodríguez Maeso

Tradução

Afrique en dialogue, Afrique en auto-questionnement: universalisme ou provincialisme? “Compromis d’Atlanta” ou initiative historique? África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo? “Acomodação de Atlanta” ou iniciativaPDF
Foe Nkolo. Tradução de Roberto Jardim da Silva

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