quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prof. Indígena Isaias Sales Hunikui Ibã ministra aula inaugural no PPGMUS/UFBA - BA


Programação inaugural do semestre 2013.1 do PPGMUS UFBA:
 
Às 9h30, na Sala de defesas da Pós-graduação EMUS:
 
"Pesquisa sobre cultura indígena por índios", com Ibã, Isaias Sales Hunikui, índio hunikuin da aldeia Xiku Kurumi, terra indígena do Alto Rio Jordão, Acre. É artista, educador e presidente da MAHKU - Movimento dos artistas hunikuin
 
Mediadores: Ricardo Pamfilio/ Angela Lühning
Ibã Isaias Sales  - professor-pesquisador do Espírito da Floresta com as ervas medicinais.
Professor indígena
85FAZENDOFITAIBANEEMERSON_1.jpgIsaías Sales Ibã (45 anos), do Rio Jordão aldeia Chico Curumim. Ibã, além de atuar como professor e pesquisador em sua terra, no rio Jordão, tem distribuído, para parentes de outras terras, sementes de conhecimento e de sabedoria que, ao longo de sua formação, tem recolhido junto aos velhos Huni Kui, principalmente a seu pai, o txana Romão Sales Tui. 
Um exemplo disso é o trabalho de revitalização que vem fazendo entre as famílias da TI Kaxinawá do Rio Humaitá. Segundo Ninawa, jovem professor dessa terra, Ibã é considerado por essas famílias como a “planta Ibã”. Esse título lhe foi atribuído como reconhecimento por seu trabalho, ao replantar sementes tão importantes. Seguindo o exemplo das sementes da “planta Ibã”, os produtos que resultarão desse projeto, um livro e dois Cds, contendo os mais importantes cantos de cada tema do ritual do Nixi Pae, serão distribuídos para todas as doze terras indígenas Kaxinawá no Estado do Acre. Espera-se, assim, que, por meio das escolas indígenas e do seguimento desse trabalho conjunto das várias gerações dos Huni Kui, continuem a rebrotar mais sementes e a se fortalecer conhecimentos e tradições dessa cultural ancestral, que, devido à secular inserção dos Kaxinawá no mundo dos seringais, correram, outrora, sério perigo de se perder. (texto Dede Maia Comissão pró Índio)

Às 14 horas, no Auditório da EMUS:
 
Apresentação do Duo Robatto
Palestra sobre Pesquisa em Música
Palestrante: Prof. Silvio Ferraz (UNICAMP)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário