MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
Curso de Formação de Professores na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas
Inscrições até 24 de fevereiro de 2014
Curso grátis, com material didático fornecido pela UFPE
Número de vagas: 140, sendo 80% para professores de escolas públicas (Estado e municípios) e 20% para professores de escolas privadas
Modalidade: à distância
Nível: aperfeiçoamento (formação continuada)
Objetivo:
Formar professores do ensino fundamental e médio, atuando no Estado de Pernambuco, com vistas a qualificar a abordagem das temáticas das culturas e história dos povos indígenas nas propostas pedagógicas e curriculares, contribuindo, deste modo, para a implementação qualificada da Lei 11.645/2008.
Carga Horária:
A carga horária do curso é de 240 horas, sendo 70% à distância e 30% de encontros presenciais.
Metodologia:
Os cursistas terão acesso aos conteúdos dos módulos via internet, através da plataforma Moodle, com apoio dos tutores e professores formadores. Os alunos também terão acesso ao material digitalizado e impresso, em forma de apostilas, com os mesmos conteúdos dos módulos e sub-módulos.
A formação dos participantes estará assentada em um percurso individual de aprendizagem, apoiada no diálogo entre estes e os tutores e na interatividade com as demais produções, em rede. Ao final do curso, os alunos apresentarão um projeto pedagógico, por eles desenvolvido, sobre as temáticas da Cultura e História dos povos indígenas. Este será apresentado no último módulo, em um encontro presencial, em forma de seminário.
Módulos
Módulo
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Qt. de Horas
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Sub-Módulos
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Módulo 1 - Conceitual EAD e Ferramenta Moodle.
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20 hs
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*16 horas – Presenciais (EAD + Introdução à Educação para a Diversidade).
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4 horas – A distância (Moodle).
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Módulo 2 – Conhecendo os povos indígenas no Brasil Contemporâneo.
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80hs
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A sociodiversidade indígena no Brasil - onde estão e quais são os povos indígenas.
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A emergência dos povos indígenas do Nordeste.
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Territorialidade e povos indígenas - Dados gerais sobre a demografia indígena.
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Classificação dos povos indígenas pela diversidade linguística - troncos e famílias linguísticas.
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Direitos dos povos indígenas.
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Módulo 3 – Reconhecendo preconceitos sobre os povos indígenas.
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30 hs
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Análise das concepções e pré-conceitos referentes aos povos indígenas – noções errôneas do senso comum sobre a diversidade sociocultural; imaginário do índio amazônico.
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Terminologias utilizadas para conhecer os povos indígenas –povos/tribos/comunidades/etnias;
primitivo/aculturado/integrado; branco/índio puro/índio misturado etc.
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Módulo 4 - Marcos conceituais referentes à diversidade sociocultural.
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70 hs
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Conceitos de cultura - dinâmicas sociais em contexto de relações interétnicas.
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Poder e desigualdade - assimetria nas relações interétnicas.
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História e Histórias dos Povos Indígenas.
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Movimentos Indígena e Indigenista - lutas dos povos indígenas na defesas dos seus direitos.
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Práticas socioculturais dos povos indígenas – processos próprios de aprendizagem; a oralidade como recursos de transmissão, produção / reprodução cultural; organização social e práticas socioculturais.
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Módulo 5 – Transformando a realidade: Projeto Pedagógico de Abordagem das Culturas e História dos Povos Indígenas.
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20h
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Construção de um projeto pedagógico sobre os conteúdos do curso pelos participantes.
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Módulo 6 (Presencial).
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20h
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Seminários Locais de avaliação ao longo do curso
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Total 240h
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20+16
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Material do curso:
Além do acesso aos conteúdos dos módulos via internet, os cursistas receberão o mesmo material em formato digital e impresso (em forma de apostilas).
Informações e inscrições:
Tel: 9892-4410
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