terça-feira, 7 de janeiro de 2014

II SEMINÁRIO RESPEITEM NOSSO RESGUARDO: Pela defesa e Organização do Povo de Santo



Impulsionado pelo Núcleo Akofena, por lideranças comunitárias, estudantes/professores da UFRB adeptos do candomblé e por variados setores do povo de santo da cidade de Cachoeira-BA, surge no ano de 2012 o seminário Respeitem Nosso Resguardo.
 
O Espaço de organização e defesa o Povo de Santo nasce a partir de uma reação a um grave caso de racismo e ódio religioso contra as religiões africana, ocorrido no Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da UFRB, em que um estudante negro adepto do candomblé e em período de obrigações religiosas foi sumariamente desvinculado do programa de Pós Graduação a partir da pressão racista institucional de um coletivo de professores brancos.
 
No primeiro ano do seminário foi debatido como historicamente as instituições públicas e privadas de ensino superior tem agido de forma racista para com as religiões de matriz africana. Uma das formas mais concretas dessa violência racista é a maneira que tais instituições de ensino lidam com uma prática ancestral extremamente cara para o Povo de Santo: o Resguardo. Em nosso segundo ano, ampliamos o tema Respeite nosso resguardo, que se torna uma palavra de ordem para exigirmos que todos os setores da sociedade respeitem nosso resguardo, nossas crenças, tradições e cosmovisão.
 
Exigimos Respeito não apenas nas universidades, mas também nas escolas, nas empresas, nas fábricas, nos serviços públicos, nas instituições públicas e privadas. Em nosso processo de acúmulo também afirmamos que desrespeito religioso, violência religiosa ou intolerância religiosa são partes constituintes das engrenagens do racismo estrutural que organiza a sociedade brasileira, racismo esse, sofrido cotidianamente pelos adeptos das religiões de matriz africana.
 
A história do Povo de Santo caminha de mãos dadas com a História do Povo Negro, falar de um é falar do outro, somos um só povo. É nesse contexto que trazemos convidados/as de peso que compartilharão suas experiências de luta, organização e defesa do Povo de Santo, como Luiz Carlos Suica, Mãe Jaciara Ribeiro, Mãe Neci Santos Leite, Marcos Rezende, Mestre Jorge Rasta e Ricardo Andrade. No presente ano o Seminário Respeitem Nosso Resguardo se configura enquanto um espaço de organização e defesa do Povo de Santo.
 
Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário