A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras realizarão no período de 25 a 27 de maio de 2011, na cidade de Natal-RN, o II Colóquio de Culturas Africanas – Griots, dando assim continuidade à iniciativa que em 2009 organizou o I Colóquio de Culturas Africanas: Linguagem, Memória e Imaginário.
Esse evento oportuniza diálogos importantes entre professores, pesquisadores, discentes e escritores interessados em discutir questões envolvendo África, A segunda edição do Colóquio “Griots” traz novos desafios não apenas envolvendo questões voltadas à literatura africana, mas visa ampliar debates sobre a importância das mídias em torno da luta contra todo tipo de violência, preconceito e racismo.
O racismo evidencia as conseqüências da opressão exercida por uma cultura dominante, que atinge as comunidades afro-descendentes, atinge a cultura, mas também a política e o ser psíquico. Nesse sentido, o Griots 2011 analisa a violência excedente em um mundo que subverte e altera tanto as coletividades quanto os sujeitos em seu devir pessoal.
Ao abrigar um evento dessa natureza, estamos falando sobre a desigualdade e a redução do sujeito em objeto, da substituição do ser pelo ter, estamos falando sobre o apagamento de línguas marginalizadas, estamos falando sobre as conseqüências da modernidade em um mundo desprovido de seu maior luxo: as relações humanas.
Se é pela cultura que se dá a criação das fagulhas do imaginário racista, é pelo discurso que ele se estabelece no meio de nós. Nos sistemas capitalistas, entre o explorado e o poder, interpõe-se uma multidão de discursos sobre a moral humana. Quadros e giz a postos nos muros das escolas públicas e particulares. Muro convite. Muitas vezes discriminação e preconceito também começam dentro da sala de aula: silêncio. Cale-se. Eu sou a voz, você apenas o ouvido, você é o meu não; eu sou o seu sim. E ponto final na lição. Na hora da prova: d’escola a cola que não descola.
Em meio a tudo isso, quem faz uso da escopeta, das balas perdidas, dos meninos “aviõezinhos”? Onde se esconde a violência que se estatela dos guetos aos semáforos? Por quais luxos batem em rostos plugados no mundo virtual? Por quais terras invadem a noite dos travestis naufragando a igualdade? Nos espaços para abreviar grafites, novos poemas se picham: “No mundo, não há vencedor, não há perdedor, há vidas vazias, vidas intensas de poesia”.
Como devemos abrir a porta da poesia para novos canais humanos? Acaso o trinco da porta largou o poema no último verso da escadaria do morro onde não há poesia mais linda do que o silêncio? Nosso modelo de civilização é um fabulário, em meio ao tecnicismo, demarcando a “vaziez” de indivíduos que conhecem de cor e salteado o mundo da tela de um blog, no entanto são desconhecedores do abismo da alma humana. Não conseguimos mais nos conhecer, só conseguimos reconhecer nossa imagem irrefletida num solilóquio sonhador. O narcísico, que não deixa de olhar o lago. A imagem da imagem reflete várias imagens em um só espelho. Como diz Mia Couto [2008]: “Cura-me de sonhar, doutor”.
Conhecemos uma sobrecarga de informações, contudo não conhecemos o que há de nós em nós mesmos. A fome faz conhecer a Terra; a sede o mar. O grande desafio desse século é o de todos os séculos: “Conhece-te a ti mesmo”? Atualmente vivemos os reflexos da caverna de Platão, adoecemos das sombras de imagens que jamais tocaremos a valer. Adoecemos de conhecimento, adoecemos por não sabermos viver mais o desconhecido. Adoecemos da falta de encantamento. Adoecemos da escassez de alumbramentos, do que nunca saberemos revelar. Adoecemos da falta de doação humanitária. Adoecemos dos ideais humanizadores. E por não nos sabermos conhecedores de nossa alma, violentamo-nos uns aos outros como se fôssemos bichos primatas, bestializados.
Hannah Arendt [2009], no livro Sobre a violência, diz que temos um excedente de violência na atualidade porque temos um excesso de burocracia no mundo. Vivemos amarrados a um sistema burocrático que nos aprisiona a todos de uma falsa liberdade. Tudo existe em nome da burocracia. Segundo Arendt, não sabemos mais nos dias de hoje como destronar esse tirano.
Nessa perspectiva, o evento Griots analisa a linguagem que nos intoxica pelo discurso da violência, do preconceito, do racismo, pois como salienta Inocência Mata: “os discursos oficiais são sonhos ritualizados, expressões, estereótipos criminosos com que se pretendiam esconder a realidade e erguer respeitáveis fachadas [das figuras públicas] e terríveis máquinas de guerra, que num espaço de um só dia se desmoronou”.
Em verdade, somos sujeitos de nossa história, quando somos atores de nossa história política. “Oh, meu corpo, faça sempre em mim um homem que interroga.” [Frantz Fanon]. E quando eu não interrogar, vigiai-me para não esquecer o furo da canoazinha na maré das sereias-respostas.
Organizadores
Inscrições
Inscrições com apresentação de trabalho: 01/08/2010 a 31/03/2011
Clique aqui para abrir o formulário de inscrição.
Preencha e mande para o e-mail coloquioafricano@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Com apresentação de trabalhos
1.1 Enviar resumo e comprovante de pagamento (Scanneado) para e-mail do evento ou para o fax (84 3215-3581) da Secretaria da Coordenação de Letras UFRN (aos cuidados da profa. Tânia Lima ou da profa. Izabel Nascimento);
1.2 A responsabilidade da correção dos trabalhos é do próprio autor;
1.3 Os resumos e as inscrições para apresentação de trabalhos devem ser enviados até o dia 31 de maio de 2011;
1.4 Os textos completos devem ser enviados em arquivo anexado no formato doc ou docx, no máximo com 15 páginas ou entregues durante o evento, em CD.
Sem apresentação de trabalhos
Enviar comprovante de pagamento (scanneado) ou por fax para o telefone da coordenação de Letras aos cuidados da senhora Rossana, até o dia 25 maio de 2011.
Eixos temáticos
1) Arte de Rua: Instalações, Grafites, Artes Plásticas, Zines, Quadrinhos etc;
2) A Mitologia dos Orixás: Terreiros de Candomblé;
3) Cinema Contemporâneo: Da diversidade étnico-racial, cultural, política, religiosa e sexual;
4) Estudos Culturais, diáspora, afro-latino-americana;
5) Geografias Literárias: Cartografias Culturais;
6) Linguagem, Carnavalização, Dialogismo;
7) Linguagem, Oralidade, Memória;
8) História e África;
9) Literatura e Filosofia: da condição “pós-moderna”;
10) Literatura e Semiótica: poéticas contemporâneas;
11) Literatura e Sociologia: Cenário de Violência contra a Mulher;
12) Novas Tecnologias, outras mídias, blogs, orkuts, jornais etc;
13) Quilombos - Quilombolas;
14) Performance, Música, Poesia;
15) Práticas Discursivas, Alteridades, Etnias, Gênero, Sexualidade;
16) Teatro e Dança;
17) Infância, violência, pós-colonialismo.
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