A UNESCO-IESALC convida pesquisadores, acadêmicos, professores, estudantes, autoridades e todos os demais interessados a participar do novo Observatório de Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior.
O Observatório está enfocado principalmente nas experiências de Educação Superior destinadas aos povos indígenas e afro-descendentes. Este interesse responde tanto à relevância histórica e demográfica destes grupos nas sociedades latino-americanas, como a importância destas iniciativas para a construção de sociedades mais equitativas e democráticas.
A diversidade cultural é um elemento intrínseco de nossas sociedades; nelas existem múltiplas “visões de mundo”, formas de compreender e interpretar a realidade, de se relacionar com os outros e orientar nossas ações. Os desafios que a diversidade cultural apresenta exigem compreender essas diferenças como algo em potencial e não como ameaças.
Na América Latina e no Caribe é prioritário que a Educação Superior responda aos desafios e problemas globais e que, ao mesmo tempo, esteja baseada nas realidades e necessidades locais. Para o sucesso de uma Educação Superior intercultural é necessário recriar as academias e as ciências e que as universidades fortaleçam seu compromisso com a produção de ciência, tecnologia e conhecimentos incorporando culturas e diversos saberes.
Neste sentido, um dos propósitos do Observatório é contribuir para o progresso, aprofundamento e crescimento das experiências de Educação Superior Intercultural existentes nos países da América Latina e do Caribe. Da mesma forma, busca apoiar debates e reformas para conseguir que a Educação Superior leve em conta a diversidade cultural e, com isto, avance na construção não só de entornos interculturais.
Como surge?
O Observatório foi criado seguindo as recomendações da Conferência Regional de Educação Superior (CRES) realizada em Cartagena de Índias, Colômbia, nos dias 4 a 6 de junho de 2008, e as da Oficina Regional sobre Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior na América Latina (Belo Horizonte, Brasil, 6 e 7 de agosto de 2009).
A Declaração Final da CRES incluiu duas recomendações fundamentais em matéria de diversidade cultural. A primeira delas determina:
“Devem promover a diversidade cultural e a interculturalidade em condições equitativas e mutuamente respeitosas. O desafio não é apenas incluir indígenas, afro-descendentes e outras pessoas culturalmente diferentes nas instituições tais quais existem atualmente, mas transformá-las para que sejam mais pertinentes com a diversidade cultural. É necessário incorporar o diálogo de saberes e o reconhecimento da diversidade de valores e modos de aprendizado como elementos centrais das políticas, planos e programas do setor”.
A segunda recomendação agrega que “a Educação Superior, em todos os âmbitos de sua função, deve reafirmar e fortalecer o caráter pluricultural, multietnico e multilíngüe de nossos países e de nossa região”.
Por sua vez, as recomendações formuladas pelos 43 participantes da Oficina e aderidas por outros 14 colaboradores doProjeto Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior na América Latina, incluíram a necessidade de criar um Fórum para a Diversidade Cultural e Promoção da Interculturalidade com Equidade em Educação Superior na América Latina e Caribe.
A partir dessas recomendações e da Declaração de Belo Horizonte, o Observatório se propõe como um espaço aberto e permanente de diálogo, análise e debate, voltado para a promoção do desenvolvimento de uma Educação Superior intercultural com equidade, da mesma forma que o encontro e a viabilização de atores vinculados com este processo.
O ponto de partida do Observatório são as experiências, preocupações e interesses comuns expressados pelos representantes de mais de 50 iniciativas neste campo que colaboram com o Projeto Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior na América Latina desde seu início. Tais interesses estiveram destinados a compreender e intervir em contextos políticos e sociais complexos, através do estabelecimento de vínculos e conexões com projetos, organizações e instituições próprias dos povos indígenas e afro-descendentes e/ou que trabalham com eles.
O que se espera alcançar?
O Observatório visa ser um espaço virtual de referência na matéria, de acompanhamento e promoção da interculturalidade com equidade em Educação Superior, no qual confluam pesquisadores, representantes das comunidades indígenas e afro-descendentes, tomadores de decisões e outros interessados na atenção de necessidades, demandas e propostas de Educação Superior destas comunidades. Com isto espera-se avançar em estratégias de colaboração institucional, cooperação acadêmica, estudo e monitoria de experiências, gestão do conhecimento e recursos compartilhados, diálogo regional e mobilização institucional.
Como participar?
Os interessados poderão participar do novo Observatório através do registro de iniciativas no Portal ENLACES, plataforma virtual dedicada ao intercâmbio de experiências e projetos que sejam de interesse para a região em Educação Superior. Para fazer seu registro, acesse www.iesalc.unesco.org.ve/iniciativas. Os usuários do portal poderão participar do fórum trocando opiniões através de um serviço de mensagens estruturado para este fim.
Os leitores também poderão enviar colaborações: documentos, estudos, publicações, recursos de aprendizado, eventos e chamadas para ampliar a informação pertinente com a diversidade cultural da região. Para isto envie uma mensagem para:obs_interculturalidad@unesco.org.ve
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