Raça, Direitos e Rebelião
Responsável: Dr. Keisha-Khan Y. Perry,
Professora Universitária Assistente de Estudos Africanos, Brown University
Como é que os problemas de reconhecimento cultural que os negros enfrentam se relacionam com a desconstrução quotidiana de formas institucionais de racismo baseado em gênero e classe social e com o acesso a recursos materiais vitais? Porquê e como é que mulheres negras, as quais incluem uma vasta maioria no grupo de trabalhadores pobres, lideram movimentos sociais? Estas são apenas duas das questões sobre cultura brasileira negra e política que tentaremos responder neste seminário. Através desta exploração, compreenderemos como é que a educação de brasileiros negros, a produção cultural e o ativismo social se tornaram simultaneamente fundados no pensamento nacionalista, consciência de diáspora Africana, identificação racial e política de classes trabalhadoras.
O Seminário terá lugar em Salvador, cidade capital do estado nordeste da Bahia. A população negra constitui a maioria da população urbana, uma das maiores do mundo, logo seguida de Lagos, Nigéria. Apesar desta impressionante presença negra, os negros representam apenas uma pequena minoria no governo, na educação superior e na elite da cidade. Desde a escravatura, os negros sempre tiveram de enfrentar adversidades árduas relativas à utilização, controlo e propriedade do espaço urbano. Este seminário se centrará em problemas estruturados no passado e nos dias presentes, protestos sociais, revoltas e rebeliões tal como elas se inter-relacionam com questões de raça, cultura e direitos. Desde revoltas antiesclavagistas até problemas com os direitos das terras, ação afirmativa e tolerância religiosa, este seminário enfatizará como pessoas de descendência africana na Bahia, e no Brasil, têm aplicado noções de direitos de cidadania e recursos socioletais fundados na diferença cultural. Além disso, a transformação da forma como a sociedade brasileira vê os negros culturalmente, socialmente e intelectualmente representa um aspeto muito significante dos movimentos sociais negros relativos à reclamação de direitos de cidadania, tais como terras, saúde, habitação, educação, liberdade religiosa e um ambiente limpo.
Nesta perspetiva, o seminário dará muita atenção à educação dos negros Baianos e à liderança política, assim como ao ativismo de gênero, particularmente em organizações de movimentos sociais. Estas questões não só iluminarão a forma como as mulheres negras são atoras de movimentos sociais em lutas locais relacionadas com terra, direitos de habitação, contra o abuso da polícia e violência, etc., mas também permitirá uma compreensão mais profunda de como o trabalho politico e cultural das mulheres negras tem melhorado historicamente as condições sociais de comunidades negras coletivamente. Um objetivo central de nosso trabalho, em parte, envolve trazer vozes negras, especialmente as de mulheres negras, para a liderança de debates acadêmicos e discursos sobre ativismo negro na Bahia, assim como explorar as relações teóricas entre raça, gênero, classe social, cultura, poder e política. Desta forma, as leituras do seminário e as discussões serão desenhadas com base numa diversidade interdisciplinar de pesquisa crítica em antropologia, história, pensamento feminista, teoria crítica de raça, música e literatura. Os oradores convidados incluirão acadêmicos feministas reconhecidos, investigadores da Bahia, defensores de justiça social, artistas e líderes religiosos. Por último, um exame da organização cultural e política grupal de brasileiros negros alargará nosso conhecimento sobre problemas globais de liberação e cidadania, bem como localizará devidamente a história e a cultura da Bahia dentro do contexto de luta diaspórica por direitos.
DATA DO SEMINÁRIO DE PROFESSORES MELLON: 5-15 JULHO, 2012
ELIGIBILIDADE
Os Seminários de Professores Mellon foram concebidos como oportunidades de enriquecimento para professores universitários que ensinam em faculdades e universidades membros do United Negro College Fund (UNCF). O Comitê de Seleção convida professores universitários ou professores qualificados em disciplinas ou áreas Mellon a se candidatar. Os Seminários de Professores Mellon serão compostos por investigadores juniores e seniores que estejam a trabalhar ou desenvolvam atividade em instituições pertencentes à UNCF e professores universitários juniores e seniores de Salvador, Bahia.
Os projetos dos professores podem contribuir para o conhecimento acadêmico na disciplina ou área específicas, ou para a compreensão do público geral do que é a investigação no meio acadêmico. O trabalho dos vencedores deverá resultar em publicação, exibição, reforma curricular ou qualquer outro produto concreto. Assim como os Seminários de Professores, os projetos devem ser baseados em áreas acadêmicas e disciplinas apoiadas por Mellon. Estas áreas e disciplinas são: Antropologia, Estudos de Área, História de Arte, Culturas Clássicas, Informática, Demografia, Ciências da Terra, Ecologia, Inglês, Etnomusicologia, Línguas Estrangeiras, Geologia, História, Literatura, Matemática, Musicologia, Filosofia, Física, Teoria Política, Religião, Sociologia, Estudos de Mulheres e outros campos que apliquem métodos históricos e filosóficos.
O Prémio
O prêmio cobre as despesas associadas com a participação no Seminário de Professores Mellon. O prêmio inclui o seguinte para cada participante no seminário:
Um quarto privado e alimentação durante o período de seminário de professores
$500.00 para compra de livros para o desenvolvimento do curso e pesquisa
(Livros obrigatórios para o Seminário serão dados)
Se selecionados, professores membros são obrigados a participar em todas as atividades associadas com o Seminário de Professores Mellon, incluindo excursões a lugares históricos.
Para estimular a disseminação e exploração de temas e questões centrais para os Seminários de Professores Mellon, os participantes nos seminários são obrigados a apresentar sua pesquisa apoiada por Mellon em colóquios e conferências em suas instituições de origem.
REQUERIDO PARA CANDIDATURA
Os Programas da UNCF/Mellon têm parceria com as seguintes instituições brasileiras:
CEAO
Oficial de Nomeação: Paula Barreto
Instituto Steve Biko/ The Steve Biko Institute
Oficial de Nomeação: Sílvio Humberto
ABPN
Oficial de Nomeação: Nilo Rosa
Necessita de ser nomeado pelo oficial de nomeação em sua instituição. Candidaturas enviadas diretamente para os Programas UNCF/Mellon não serão aceites.
Candidaturas devem ser escritas a computador e devem consistir dos seguintes materiais:
v Um formulário de candidatura completo
v Um abstract de uma página que sumarize o propósito do projeto, seus objetivos e finalidades
v Uma página detalhada com a descrição do projeto que contenha menção da importância do mesmo para o campo de pesquisa disciplinar do candidato, assim como o impacto do projeto na pedagogia
v Uma discussão completa de como a proposta de projeto do candidato está relacionada com o tema e com o conteúdo do seminário (2 páginas no mínimo)
v O curriculum vitae
v Duas cartas de recomendação
PRAZO DE CANDIDATURA
O prazo para o Seminário de Professores Mellon 2012 é 13 de Fevereiro de 2012. As candidaturas são consideradas uma vez cada ano. Cada instituição brasileira parceira pode nomear três (3) professores participantes. Pelo menos um (1) professor membro representante de cada uma das instituições parceiras brasileiras será selecionado. Os oficiais de nomeação enviarão candidaturas completas para Dr. Keisha-Khan Perry em keisha-khan_perry@brown.edu. Para mais informação, os candidatos devem contatar Dr. Cynthia Neal Spence em cspence@spelman.edu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário