NORMAS E ORIENTAÇÕES XI EDUCON
Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade 2017 – XI EDUCON
INSCRIÇÃO
Para realização da inscrição no XI EDUCON é necessário ler cuidadosamente as normas e orientações, pois o não atendimento a uma norma levará ao cancelamento da inscrição ou da emissão dos certificados.
Norma I. Apresentação do colóquio
1. O colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade na sua XI edição, oferecerá mesas redondas e conferências. A inscrição no colóquio para participação em todos esses eventos é gratuita.
2. Só poderá participar no colóquio quem fizer uma inscrição eletrônica, nas datas definidas e divulgadas pela Comissão de Organização. Essa norma aplicar-se-á ao próprio colóquio e a cada um dos eventos que ele oferecer (conferências e mesas redondas)
3. O participante não receberá no momento do colóquio programa, pasta, kit ou outro item. Ele deverá acessar o site e imprimir o programa.
4. A Comissão disponibilizará informações para todos no F.A.Q. do site (Dúvidas-FAQ), acerca das perguntas mais frequentes que ela recebe. Além disso, ela tentará responder às mensagens que ela recebe, seja por atendente virtual, seja de forma individualizada, de acordo com suas possibilidades. É necessário verificar estas Normas e o FAQ-Dúvidas antes de enviar uma mensagem à Comissão de Organização. Só serão respondidos os pedidos de informação se o caso levantado não foi previsto por estas Normas ou o Dúvidas do site.
5. A Comissão de Organização do colóquio só divulgará o nome de um palestrante (conferência, mesa-redonda) após acordo deste. Contudo, poderá acontecer um imprevisto que levará esse palestrante a desistir da sua intervenção. Caso isso ocorra os participantes não poderão pedir qualquer indenização ou reembolso.
Norma II. Inscrição ao colóquio e certificados
1. A inscrição é eletrônica e deverá ser feita no site do colóquio. Não existirá outra forma de se inscrever. O site / sistema funcionará nos principais navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla, Firefox, Opera, Safari).
2. Não será possível fracionar a inscrição no colóquio, que deverá ser realizada de uma só vez. Todos os campos obrigatórios da ficha de inscrição deverão ser preenchidos. A ficha que apresentar campos obrigatórios em branco será automaticamente recusada pelo sistema. Antes de iniciar o processo de inscrição, o autor deverá preparar os dados solicitados na ficha: nome completo, CPF, número de telefone, e-mail, titulação mais elevada e situação profissional.
3. O participante deverá se inscrever também nos eventos (conferências e mesas-redondas). Só poderá se inscrever num evento quem já preencheu a ficha de inscrição no colóquio. Contudo, a inscrição nos eventos poderá ser feita mais tarde, desde que respeite as datas informadas no Dúvidas-F.A.Q. Quem não se inscreveu em um evento só poderá entrar se ainda houver vagas na sala e não receberá certificado por esse evento (só receberá certificado para o conjunto do colóquio, estando inscrito).
4. A Comissão não se responsabilizará pelos fracassos oriundos de uma tentativa tardia de inscrição, nem por eventuais erros no ato da inscrição (em particular, erros no e-mail ou no CPF).
5. Quem preencheu sua ficha de inscrição terá acesso a seu dossiê no sistema (na barra: Login, no sistema). Nele encontrará a confirmação de sua inscrição e poderá baixar os Certificados a que tem direito.
6. Depois de entrar no seu dossiê no sistema, o participante poderá, se for necessário, corrigir na sua ficha erros no seu nome e em informações digitadas (informações escolhidas em uma lista proposta pelo sistema não poderão ser corrigidas). O CPF deverá ser digitado com apenas os números, sem pontos nem hífen. Se o e-mail ou o CPF (que são chaves para entrar no sistema) forem digitados de forma errada, a inscrição ficará perdida, a pessoa não conseguirá ter acesso a seu dossiê, a seus atestados e a seus certificados. A Comissão não se responsabilizará pelas consequências desses erros do participante.
7. Quem se inscreveu e participou do colóquio, de forma atestada pelo cadastramento no próprio evento, tem direito a um certificado de participação (24 horas). Só serão liberados os certificados de participação de quem se cadastrou no local do próprio evento.
8. A Comissão disponibilizará além do certificado de participação no colóquio (se a pessoa fez o seu cadastramento no próprio local do colóquio, no momento previsto pela programação) certificados específicos por cada evento em que a pessoa participará (se essa pessoa se inscreveu no site para esse evento). Quem não se inscreveu no site para um evento não receberá certificado por esse evento, mesmo que dele tenha participado.
9. Os certificados, seja qual for sua natureza, deverão ser baixados pelo próprio participante, a partir do seu dossiê no sistema. Serão liberados depois do evento, em um prazo que não poderá ultrapassar 48 horas. O participante que informar o e-mail ou o CPF errado no momento da inscrição não conseguirá entrar no seu dossiê e baixar seus certificados. A Comissão de organização descartará qualquer responsabilidade em tal situação. O participante tem um prazo de dois meses a partir do último dia do colóquio para baixar seus certificados e fazer contato com a Comissão caso encontre algum problema. Ultrapassado esse prazo, os certificados permanecerão disponíveis por um ano (a partir da data do colóquio), mas a Comissão não responderá às mensagens e não assumirá responsabilidade alguma, caso aconteça um problema para baixar um certificado.
Norma III. Participação especial com Apresentação de Trabalho
1. O próprio Colóquio não incluirá a apresentação de trabalho. Entretanto, a Comissão abrirá, depois do colóquio, um dispositivo de participação especial (com contribuição), para apresentação de trabalho (s) ( máximo de três). A contribuição é igual seja qual for o número de trabalhos. Encontra-se no site a indicação do valor para essa participação especial, de acordo com a situação universitária e profissional. O participante especial deverá prestar atenção no valor que corresponderá a sua categoria e à data de envio do trabalho. Essa participação especial dará direito a uma pasta no momento do cadastramento e a um certificado de apresentação de trabalho por cada trabalho apresentado.
2. Por definição, a participação especial não é obrigatória. Quem quiser poderá participar gratuitamente do colóquio normal, sem apresentação de trabalho. Essa participação especial é destinada a pesquisadores ou aprendizes-pesquisadores (de graduandos a pós-doutores) e não a professores; contudo, o professor que quiser poderá apresentar um trabalho de pesquisa, ou pesquisa-ação; em tal caso, ele apresentará o trabalho como pesquisador e não como professor.
A inscrição no colóquio e a participação especial com trabalho são duas coisas diferentes e, portanto, o autor do trabalho deverá preencher duas fichas: uma para se inscrever no colóquio e outra enquanto ficha do trabalho. 1- Fazer inscrição no site do colóquio (inscrição gratuita). 2- Acessar seu dossiê no sistema, clicar em Trabalho/submeter um trabalho, preencher a ficha, anexar o comprovante de pagamento (que corresponderá ao período de envio efetivo do trabalho) e os dos seus coautores e enviará o trabalho conforme as indicações do sistema. Para apresentação de um trabalho (ou vários) os coautores também deverão efetuar pagamento. O envio de um trabalho sem comprovantes de pagamento dos coautores (ou usando o mesmo comprovante do autor para os coautores) será automaticamente descartado, sem reembolso do autor.
3. Poderá escolher a participação especial como autor ou/e coautor.
Um participante poderá contribuir, no máximo, para 3(três) trabalhos (como autor ou coautor).
Um trabalho poderá ser assinado, no máximo, por 3(três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2(dois) coautores.
Ao tentarem se inscrever além dos limites estabelecidos nesta Norma, as pessoas terão as inscrições dos seus trabalhos excedentes recusadas pelo sistema de inscrição.
Não existirá no colóquio o status de "orientador". Seja o orientador de um participante é coautor (com certificado), seja ele só pode aparecer numa nota de rodapé (sem certificado).
4. O trabalho é apresentado pelo autor. Só poderá ser autor quem preencheu uma ficha de inscrição no colóquio. O autor preencherá sua ficha, com informações sobre ele mesmo e sobre os eventuais coautores. Assim, não será necessário que os coautores preencham uma ficha, uma vez que as informações a respeito deles serão fornecidas pelo autor (mas se um coautor é também autor de outro trabalho, ele deverá, obviamente, preencher a ficha de autor desse outro trabalho). Caberá a cada coautor informar os seus dados ao (s) autor (es) dos trabalhos em que irão participar. Chamamos a atenção dos participantes para o fato de que o nome que aparecerá no certificado é o que for declarado pelo autor na ficha, e o CPF que permitirá ao coautor ter acesso a seus certificados é também o que for declarado pelo autor na ficha. A Comissão não se responsabilizará pelas consequências dos erros cometidos na ficha a respeito dos dados dos coautores.
O autor disponibilizará o trabalho ao mesmo tempo que ele enviar sua ficha de autor, sendo o trabalho copiado/colado, por fragmentos, a partir de um arquivo Word - o trabalho não será "anexado". O autor, de acordo com o que lhe pede o sistema, deverá copiar/colar seu trabalho "por fragmentos". Com efeito, o trabalho será avaliado "às cegas" (sem que o parecerista conheça o nome do autor e dos eventuais coautores), mas ele será publicado no CD de Atas com todas as informações sobre autor e coautores. Para evitar um duplo envio (sem nomes de autores nem informações sobre eles e, novamente, com essas indicações), o sistema será organizado para recolher a informação por fragmentos e gerir as duas versões (anônima e com nomes). Esse dispositivo permitirá também preservar a formatação do texto Word preparado pelo autor (inclusive quando a bibliografia incluir links compridos, que tendem a mudar as margens e desfazer a formatação inicial). Cabe simplesmente ao autor atender aos pedidos do sistema, copiando o que for pedido, onde for pedido; na prática, ficará muito simples. O sistema pedirá ao autor que ele copie, sucessivamente (em três etapas) e a partir do seu arquivo Word:
1. Nome de autor e coautores.
2. Eixo, Título, Resumo/abstract, O próprio trabalho, sem as demais informações.
3. Referências bibliográficas, Notas de rodapé relacionadas ao trabalho, Notas de rodapé informando quem são autor e coautores.
ATENÇÃO: esses fragmentos deverão ser colados usando o ícone disponibilizado pelo sistema no processo de inscrição (o ícone Colar do Word, que é o terceiro na barra proposta), não deverão ser colados diretamente na tela. Se forem colados diretamente na tela, o autor terá a ilusão de que seu texto foi colado, mas, na verdade, o texto perderá a sua formatação no sistema e, mais tarde, no CD de Atas. Repetimos: o processo é simples, mas deverá absolutamente ser respeitado: o autor copiará o fragmento no seu arquivo Word (com CTRL+C), voltará a sua ficha de envio do trabalho no sistema, clicará no ícone Colar do Word localizado na barra de ferramentas, então aparecerá uma janela em que o autor colará (CTRL+V) o fragmento, a seguir clicará em OK e em Continuar, embaixo, para passar para a etapa seguinte. A Comissão não se responsabilizará pelas consequências (formatação do texto perdida) se o autor não colar seu texto conforme o processo aqui explicado. O autor não deverá se preocupar se a formatação que aparecer na sua tela for um pouco diferente do seu texto Word; se ele respeitou as indicações para colar seu texto, este aparecerá com a formatação correta no CD de Atas.
O parecerista terá acesso a um exemplar sem identificação (sem o nome dos autor/coautores e sem as Notas de rodapé informando quem eles são), para uma avaliação "às cegas". Contudo, serão constituídas três categorias, de acordo com a situação do autor: 1/ Graduando 2/ Doutor 3/ Outras situações, intermediárias - para que o parecerista possa adaptar seu nível de exigência. O autor deverá prestar atenção aos pedidos de informação a esse respeito - em caso de omissão ou erros, nenhuma correção será possível e a Comissão não se responsabilizará pelas consequências.
O trabalho não poderá ser enviado por um coautor. Caberá aos autores e coautores decidirem, antes do envio, quem é autor e quem é coautor. Não caberá à Comissão de organização do colóquio, mas à Justiça, tratar de eventuais queixas a esse respeito.
Não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção de nomes de autores e coautores após a inscrição no site, inclusive se todos os autor e coautores concordarem com essas modificações (por razões técnicas). Repetimos, com insistência: por razões técnicas, não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção ou supressão de nomes de autores e coautores após a inscrição no site.
5. O trabalho só poderá ser enviado uma vez. Não serão aceitos (nem respondidos), seja qual for o motivo (envio sem querer do rascunho, erro no nome ou na lista dos autores ou coautores, etc.), pedidos de troca do trabalho, ou pedidos de modificação enviados por um autor ou um coautor. O autor deverá verificar todas as informações antes do envio do trabalho. Para que não haja dúvida alguma, repetimos: não será aceito, nem respondido, pedido algum de modificação/correção de um texto já enviado ou de modificação na lista de autor e coautores.
O autor deverá enviar (copiar/colar) o trabalho completo e não apenas o resumo.
6. O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.
Os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos no XI Colóquio Educação e Contemporaneidade serão: a) Vinculação com o eixo temático; b) Fundamentação teórica; c) Coerência e coesão na argumentação; d) Apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída; e). Referencial bibliográfico ou informático pertinente à temática abordada.
A aprovação depende do conteúdo do trabalho apresentado. Contudo, em referência aos colóquios EDUCON anteriores, podemos dar algumas orientações acerca de dúvidas expressas nos anos anteriores:
- Um simples projeto de pesquisa, que ainda não coletou dados, terá poucas chances de ser aprovado - a não ser que seja MUITO original em sua problemática ou sua metodologia;
- Um trabalho de tipo filosófico, com esclarecimento e desenvolvimento de conceitos, poderá ser aprovado (embora não apresente dados empíricos); mas um texto de opiniões pessoais sobre a vida, o mundo e a gente não será aprovado;
- Um trabalho de revisão bibliográfica poderá ser aceito (em particular quando apresentado por um graduando) se houver um esforço importante de análise conceitual e teórica; se for apenas um inventário do tipo "O Fulano disse que...", será reprovado; de forma mais geral, um trabalho de validação de disciplina de graduação raramente tem o nível de uma comunicação para um colóquio internacional e, portanto, poderá ser um ponto de partida, mas requererá um sólido trabalho de aprofundamento;
- Uma análise de práticas pedagógicas por professores/pesquisadores poderá ser aceita se houver um esforço importante de distanciamento crítico e analítico; se for apenas "fiz isso e tudo mundo gostou", será reprovado;
- Um trabalho elaborado às pressas por copiar-colar com base em um trabalho anterior (mestrado, doutorado) correrá o risco de ser reprovado, uma vez que trecho de um bom trabalho raramente constitui em si, um bom trabalho; deve-se cuidar da coerência do trabalho apresentado;
- Não será possível aceitar em um colóquio internacional um trabalho com muitos erros de ortografia ou de gramática, ou com um visível desprezo para as normas da ABNT, embora a Comissão científica não goste de reprovar trabalhos por motivos formais - mas a tolerância tem limites, o autor deverá verificar ou mandar verificar para que não haja erros de ortografia e gramática no seu texto e que as normas básicas da ABNT sejam respeitadas.
7. O trabalho deverá, obrigatoriamente, pertencer a um dos eixos do colóquio (a ser indicado na ficha). A ausência de indicação do Eixo impedirá a avaliação ocorrendo a recusa do trabalho. A lista dos Eixos encontra-se no site do colóquio. A escolha de um eixo é da responsabilidade do autor que enviar o trabalho; a postura da Comissão é confiar na escolha do autor.
8. O trabalho deverá ter a forma de artigo, com mínimo de 08 páginas e máximo de 15, incluindo as referências (na sua versão original Word, no computador). Deverá ser digitado em formato A4.
9. Na primeira página o trabalho deverá conter os elementos abaixo na ordem que se segue:
a) - Título do trabalho em maiúscula, centralizado, negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman ou Arial;
b) - O nome completo do autor e coautores sem abreviaturas, alinhados à direita e sem nota de rodapé informando quem são os autores/coautores; depois dos nomes são digitados * (autor) e eventualmente ** e *** (coautores 1 e 2), anunciando as notas digitadas no fim do documento informando quem são autor/coautores (ver adiante: 12);
c) - Indicação do eixo temático ao qual se vincula o trabalho;
d) - Dois Resumos de 10 linhas (um em português e um em língua estrangeira: inglês ou francês ou espanhol, a critério do autor) contendo três palavras-chaves. Os resumos deverão ser digitados em espaço simples, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e são de responsabilidade dos autores.
10. O corpo do artigo deverá ser digitado em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, com as páginas numeradas. Para todas as margens usar 2,5 cm.
As citações a partir de 4 linhas deverão ser destacadas do texto e conter: espaço simples, recuo à esquerda 4 (quatro) cm e fonte 11.
11. As notas deverão estar no final do texto, com numeração automática pelo Word.
12. No final do texto, depois das Referências bibliográficas, deverão aparecer as notas informando quem são os autores/coautores. Esses dados de identificação do autor e coautores (titulação, grupo de pesquisa, curso e e-mail) deverão ser digitados no fim do texto, anunciados depois dos nomes dos autores/coautores (na primeira página) por um asterisco (* autor), dois pelo coautor 1 (**), três pelo coautor 2 (***). Não deverão ser utilizadas a numeração automática das Notas de rodapé para informar esses dados. Nesse lugar é que poderão aparecer também informações sobre orientador, instituições de financiamento e ajuda, etc. - informações que podem levar à identificação dos autor/coautores.
13. Por motivos técnicos, o sistema não aceita fotografias, imagens e gráficos (mas aceita tabelas, desde que não sejam imagens; todavia, não poderá ter espaço em branco na tabela; é preciso preencher os espaços em branco com o número 0 - zero - para que o sistema não desloque as colunas ou linhas). As tabelas não podem usar um espaço da margem. Essa norma deverá imperativamente ser respeitada; com efeito, se aparecer imagem, fotografia, tabela na margem etc., o sistema cortará o texto automaticamente, sem avisar, quando ela aparecer.
14. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.
As referências deverão respeitar as Normas da ABNT, em vigor.
15. Os trabalhos serão avaliados por um parecerista. Se o trabalho for aprovado, o autor receberá, no seu endereço e-mail, aviso dessa aprovação, sem motivos. Se for reprovado, o autor receberá aviso, com indicação dos motivos. O aviso de aprovação ou reprovação será enviado apenas para o endereço e-mail do autor, cabendo-lhe a responsabilidade de transmitir a informação aos seus eventuais coautores. Se o trabalho for aprovado, uma carta de aceite será disponibilizada no dossiê do autor e dos coautores, que poderão baixá-la.
16. Os prazos para receber o aviso de aprovação ou reprovação dependerá do período em que o trabalho for enviado. Os trabalhos enviados no início do período de inscrição receberão uma resposta rápida. Quem enviar o seu trabalho nos últimos dias, deverá ter consciência de que esse trabalho chegará com centenas de outros trabalhos e que a resposta irá demorar.
17. Se um trabalho for reprovado, o autor e os coautores permanecerão participantes no próprio colóquio, já que são duas coisas diferentes.
Ao propor um trabalho, e, portanto, aceitar estas Normas, autores e coautores assumirão o compromisso de aceitar a decisão do parecerista, como de praxe e de forma bem-educada.
18. Um trabalho só será avaliado se recebido com a ficha de participação especial, acompanhada pelo(s) comprovante(s) de contribuição do autor e de eventuais coautores. Ressalta-se que coautores também pagam. Portanto, não é possível saber, antes da contribuição, se o trabalho será aprovado. No caso de reprovação do trabalho não haverá reembolso da contribuição.
19. Só receberão certificados os trabalhos que forem devidamente apresentados durante o evento. Os trabalhos serão apresentados no dia e nos horários previstos pela organização, não haverá mudança no dia e horários estabelecidos na programação, seja qual for o motivo alegado.
20. Os trabalhos só poderão ser apresentados, durante o evento, por seus respectivos autores ou coautores. Contudo, não é obrigatória a presença de todos os autores e coautores, embora seja desejável. Um trabalho poderá ser apresentado por um só autor ou coautor.
21. Um trabalho reprovado não poderá ser apresentado, inclusive se acontecer um eventual erro de programação informática. Só poderá ser apresentado um trabalho aprovado. Só poderá receber certificado, um trabalho aprovado e apresentado.
22. Todos os trabalhos aprovados serão publicados integralmente no site do EDUCON, para leitura e download gratuitos. Serão publicados em um CD virtual de Atas, com ISSN.
23. Certificado de participação no colóquio e certificado(s) de apresentação de trabalho são diferentes e acumuláveis, uma vez que se trata de dois dispositivos diferentes.
24. Os certificados de apresentação de trabalho deverão ser baixados pelos próprios autores, on-line, a partir do seu dossiê no sistema - e encaminhados por eles para seus eventuais coautores. Eles serão liberados pela Comissão de Organização após verificação que os trabalhos foram mesmo apresentados no evento, em um prazo que não poderá ultrapassar 48 horas a partir do fim do evento. Se o autor informar o CPF errado no momento da inscrição (o seu ou o de um coautor), ele não conseguirá entrar no seu dossiê e baixar seu certificado. A Comissão de organização descartará qualquer responsabilidade em tal situação. Autor e coautores tem um prazo de dois meses a partir do último dia do colóquio para baixar os certificados de apresentação de trabalho e fazer contato com a Comissão caso encontrar algum problema. Ultrapassado esse prazo, os certificados permanecerão disponíveis por um ano (a partir da data do colóquio), mas a Comissão não responderá às mensagens e não assumirá responsabilidade alguma no caso de acontecer um problema para baixar um certificado.
25. A Comissão não se responsabilizará pelos fracassos oriundos de uma tentativa tardia de cadastro (em particular no último dia), nem por eventuais erros no ato da inscrição. Esses problemas, que decorrem do comportamento do próprio autor, não abrirão direito a reembolso da participação especial do autor ou dos coautores.
Site do evento: http://educonse.com.br/xicoloquio/default.asp?ac=
Nenhum comentário:
Postar um comentário