segunda-feira, 23 de abril de 2012

Defesa de mestrado "A Criação do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) e a Educação Infantil Indígena na Aldeia Crucutu", de Edna Ferreira - SP

Convido a tod@s para a defesa da minha dissertação de mestrado que ocorrerá nesta 6ª feira,dia 27 de abril às 14:00hs, no Programa EHPS ( Educação, História, Politica,Sociedade) na PUC/SP. 

Prof.orientador: Carlos Giovinazzo Junior (PUC/SP) 
Banca examinadora: Profª Carmem Junqueira - Titular (PUC/SP) 
Profª Marília de Godoy - Titular ( USM/SP) 
Profª Circe Bittencourt - Suplente (PUC/SP) 
Profª Maria Leticia Nascimento - Suplente ( USP)

Título: " A criação do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e a educação infantil indígena na aldeia Krukutu." 

RESUMO 
Esta pesquisa analisa a educação escolar infantil indígena na aldeia Krukutu, Guarani Mbya, localizada na região de Parelheiros, zona sul do município de São Paulo por meio da implantação do CECI (Centro de Educação e Cultura Indígena). Objetivou-se examinar os desafios presentes na busca por uma educação diferenciada e intercultural, bem como as possíveis contribuições para a educação escolar não indígena. A análise fundamenta-se na noção de “fronteira”, no campo social e pedagógico, entendendo-a como um espaço de contato e intercâmbio entre populações, em que conhecimentos e tradições têm a possibilidade de ser reforçados, repensados e ressignificados, bem como espaço em que a cultura oral e a linguagem escrita se encontram e se desencontram, com a possível evidenciação das diferenças étnicas e de modos de ser e viver. Para realizar tal análise foi situada a relação entre educação indígena e educação escolar, com enfoque na educação infantil, o processo histórico da criação dos CECIs, suas finalidades e organização, a construção de uma concepção curricular e as práticas pedagógicas realizadas no CEII (Centro de Educação Infantil Indígena), vinculado ao CECI Krukutu, bem como as concepções de criança, educação e educador do povo Guarani Mbya da aldeia Krukutu. Na pesquisa foram realizadas entrevistas com lideranças, pais, crianças e funcionários que trabalham no CECI Krukutu. Outras fontes selecionadas foram documentos relativos à educação escolar indígena, à educação escolar infantil indígena e não indígena, o projeto pedagógico e regimento do CECI. Por meio da análise das entrevistas foi possível observar a importância dada por todos à educação escolar infantil indígena, à escola, bem como o interesse que ela se fortaleça, com sugestões para que isso ocorra. 
Palavras-chave: Educação Escolar Infantil Indígena, CECI, Educação Guarani Mbya, Educação Intercultural, Fronteira étnica e cultural.

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