CODESRIA
Rede de Pesquisa Comparativa (RPC) do CODESRIA: Apelo a propostas para 2010
No âmbito das iniciativas que estão a ser levadas a cabo através dos seus novos programas, o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA), lança um apelo a propostas para a constituição de uma Rede de Pesquisa Comparativa (RPC) com o objectivo de realizar estudos sobre ou em torno dos temas que foram identificados como prioritários para o ciclo programático 2007-2011 do CODESRIA. O primeiro objectivo das RPC é encorajar o desenvolvimento e a consolidação de uma perspectiva de análise comparativa em trabalhos realizados por investigadores sociais africanos. Isto irá sem dúvida contribuir para a constituição de um importante corpo de estudos comparativos produzidos por investigadores e intelectuais africanos, ajudando a melhorar o conhecimento e o debate teóricos. Entre os temas prioritários sobre os quais poderão ser constituídos Redes de Pesquisa Comparativa, encontram-se os seguintes:
I. Repensar o desenvolvimento (africano);
II. Repensar a democracia (em África);
III. O género na democracia e no desenvolvimento;
IV. As transições no ensino superior africano;
V. A reforma do sector público africano: análise retrospectiva e perspectiva
VI. As mutações na economia política dos recursos naturais africanos;
VII. Encontros africanos com o sistema mundial;
VIII. Artes populares, identidade e cultura na Africa contemporânea;
IX. Saúde, política e sociedade na Africa contemporânea;
X. Dinâmicas das migrações e formação de novas comunidades diaspóricas;
XI. Dinâmicas da relação urbano-rural;
XII. As novas vagas de regionalismo em África;
XIII. As novas instituições de justiça de transição;
XIV. Conflito e reconstrução em África;
XV. Direito, política e sociedade;
XVI. Estado, identidade e violências políticas;
XVII. Pluralismo político e gestão da diversidade;
XVIII. Água e recursos haliéuticos na economia política do desenvolvimento e da cidadania;
XIX. Ecologia, clima e perenidade ecológica em Africa; e
XX. Transportes e sistemas de transporte em Africa;
XXI. A África face aos países ditos “emergentes” (a China, a Índia, o Brasil)
XXII. Religião, espiritualidade e poder na África contemporânea.
Para o efeito, pede-se aos investigadores interessados que, nas suas propostas, apresentem claramente a questão comparativa que desejam abordar. Cada proposta deve incluir: uma introdução, a problemática, uma revista da literatura, os objectivos do estudo, a metodologia de pesquisa, os resultados esperados, as grandes linhas do orçamento e um plano de trabalho.
Cada proposta terá de indicar claramente os membros do grupo, assim como o coordenador do mesmo; os dados biográficos e afiliações institucionais, uma cópia do curriculum vitae dos membros e do coordenador. O prazo para a realização da pesquisa é de 18 meses. Os autores destas propostas devem prestar especial atenção à metodologia comparativa que irão aplicar e devem também ter consciência dos desafios ligados aos estudos comparativos. Todas as propostas que não mencionarem a questão comparativa a ser investigada, bem como a metodologia a ser usada, serão eliminadas pelo Comité de selecção independente, que terá a missão de avaliar as mesmas. Também serão eliminadas as propostas que demonstrem um conhecimento inadequado dos desafios da investigação comparativa.
Cada RPC terá a responsabilidade de organizar três seminários durante o período de trabalho, para além daquele organizado pelo CODESRIA para todas as redes seleccionadas: um primeiro atelier de lançamento, um a meio percurso e um final. Apesar do orçamento a ser aprovado para as RPC poder variar de grupo para grupo, informa-se que no passado o Conselho atribuiu subsídios que rondavam os USD 10.000 e os USD 35.000.
Apesar de não ser exigido nenhum formato específico para a apresentação do orçamento, o financiamento atribuído pelo Conselho deverá cobrir as seguintes despesas:
(I) Um seminário metodológico para os membros da RPC;
(II) Um seminário de avaliação na qual será mostrado o progresso alcançado pelos membros da RPC;
(III) O trabalho de campo a ser realizado pelos membros da Rede;
(IV) Documentação a ser utilizada para o trabalho da RPC
(V) Honorários a pagar aos membros da RPC pelo trabalho realizado;
(VI) Um atelier final de avaliação.
O tamanho de uma RPC pode variar, mas a maioria dos grupos patrocinados pelo CODESRIA no passado tiveram cerca de 5 a 7 membros. Convém lembrar que uma RPC candidata deve ser multidisciplinar na sua composição, sensível à questão dos sexos, e envolva investigadores mais jovens.
Para a sessão de 2010, o CODESRIA aceita propostas até 30 de Junho de 2010. Os resultados do processo de selecção serão tornados público a 31 de Julho de 2010.
As propostas para a constituição das RPC deverão ser enviadas para:
Rede de Pesquisa Comparativa do
CODESRIA,
BP 3304, CP 18524
Dakar, Senegal.
Tel.: +221-33 825 9822/23
Fax: +221-33 824 1289
E-mail: crn@codesria.sn
Website: http://:www.codesria.org>
Nenhum comentário:
Postar um comentário