CONCURSO DE REDAÇÃO SOBRE O TEMA “MULHERES NEGRAS DA BAHIA: FAZENDO A DIFERENÇA, CONSTRUINDO NO COTIDIANO A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE”.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Secretaria de Promoção da Igualdade - SEPROMI, com o apoio do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher - UNIFEM, tornam público o Concurso de Redação “Mulheres negras da Bahia: fazendo a diferença, construindo no cotidiano a transformação da sociedade.
1. DO OBJETO
1.1 O concurso será regido por este Edital e tem por objeto a seleção e a premiação de textos sobre o tema:“Mulheres negras da Bahia: fazendo a diferença, construindo no cotidiano a transformação da sociedade”, produzidos por estudantes regularmente matriculados no 1° ao 3° ano do Ensino Médio das escolas da Rede Pública estadual.
2. DO OBJETIVO
2.1 O Concurso de Redação regido por este edital tem por finalidade incentivar, entre estudantes do ensino médio das escolas públicas do Estado, a reflexão crítica e o interesse pela pesquisa sobre gênero e raça destacando a contribuição de mulheres negras para a inclusão social e o aperfeiçoamento da democracia; resgatando a história de mulheres que contribuíram com seu trabalho e exemplo para a vida de suas comunidades e para a transformação da sociedade, em especial:
2.1.1 no âmbito dos movimentos sociais ou em organizações populares;
2.1.2 no desenvolvimento de ações nas comunidades;
2.1.3 com trabalhos nas áreas da educação, da saúde, da política, da economia local, das artes, da cultura, das ciências ou dos esportes.
3 DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
3.1 Não será cobrada taxa de inscrição para o concurso.
3.2 A inscrição será realizada, no período de 01 de julho a 23 de agosto de 2010, pelos Correios, mediante a apresentação dos seguintes documentos:
3.2.1 formulário de inscrição devidamente preenchido;
3.2.2 cópia de atestado de matrícula;
3.2.3 redação transcrita em folha oficial;
3.2.4 as redações devem ser enviadas pelos Correios, em envelope lacrado e Aviso de Recebimento (AR) para o endereço da Secretaria de Promoção da Igualdade SEPROMI – Av. Luiz Viana Filho, 2ª Avenida, 250 – Complexo da SEPLAN, Bloco B, CAB – 41746-900, Salvador/Ba.
3.2.5 a documentação postada após o dia 11 de junho de 2010 não será aceita, valendo a como data da postagem a apresentada no carimbo dos correios.
3.3 Os documentos para inscrição estão disponíveis no site www.sepromi. ba.gov.br e nas secretarias das escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual.
3.4 As redações devem conter a identificação do (a) estudante somente com o número da Carteira de Identidade, a série, o nome da escola e do município.
3.5 As inscrições com os dados ou informações incompletas não serão aceitas.
4. DA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS - REDAÇÃO
4.1 A redação consiste em um texto dissertativo de no mínimo 03 (três) e no máximo 05 (cinco) páginas sobre o tema “Mulheres negras da Bahia: fazendo a diferença, construindo no cotidiano a transformação da sociedade”.
4.2 Serão aceitas apenas redações manuscritas em tinta azul ou preta e com caligrafia legível.
4.3 Cada candidato (a) poderá inscrever somente um trabalho e este deverá ser individual, sob pena de desclassificaçã o no concurso.
5. DA COMISSÃO AVALIADORA
5.1 A seleção dos trabalhos inscritos será realizada por uma Comissão Avaliadora composta professores (as) de português, literatura ou história designados (as) por ato conjunto da Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI e Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
6 DOS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO
6.1. Os trabalhos serão classificados segundo os seguintes critérios de avaliação:
6.1.1 adequação ao tema proposto;
6.1.2 tipologia textual dissertativa;
6.1.3 coerência: clareza, organização das idéias, progressão temática;
6.1.4 coesão: conexão das idéias, substituição e paragrafação;
6.1.5 adequação gramatical;
6.1.6 observância das novas regras ortográficas.
6.2. Será considerada desclassificada a redação que:
6.2.1 não tenha observado o tema e a tipologia textual “dissertativa” exigida neste edital;
6.2.2 apresente dados incompletos, rasurados ou ilegíveis na Folha de Redação;
6.2.3 contenha cópia parcial ou total de trechos de trabalhos já editados em qualquer tipo de mídia;
6.2.4 apresentada por estudantes de outras séries que as não mencionadas no item 1;
6.2.5 apresentada por estudantes que não estejam matriculados ou que não consigam comprovar sua matrícula em escola de Ensino Médio da Rede Pública estadual da Bahia;
6.3. É vedada a participação, neste concurso, de familiares até 2° grau dos membros da Comissão Julgadora.
7. DO RESULTADO
7.1 O resultado do Concurso de Redação será divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia, no site da SEPROMI (www.sepromi. ba.gov.br), e nas secretarias das Escolas Públicas de Ensino Médio.
8. DOS RECURSOS
8.1 Cabe ao requerente apresentar uma exposição de motivos detalhada da situação que provocou a discordância com o julgamento, e apresentar à SEPROMI, item 3.2.4, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação do resultado que está sendo impugnado.
8.2 A Comissão Avaliadora terá o prazo de 72 (setenta e duas) horas para julgamento de eventual recurso.
9. DA PREMIAÇÃO
9.1 As 10 (dez) melhores redações serão premiadas e seus autores e autoras receberão como prêmio um Notebook.
9.2 Serão selecionadas outras 10 (dez) redações para publicação.
9.3As 20 (vinte) melhores redações serão publicadas em meio impresso e eletrônico a serem distribuídos nas Escolas e Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia.
9.4 Em caso de comprovação de inveracidade das informações prestadas, ou de falsa autoria atribuída à redação vencedora, a Comissão Avaliadora poderá, em qualquer momento, impugnar a premiação, cabendo ao vencedor (a) a devolução do prêmio recebido.
10. DO CRONOGRAMA DO CONCURSO
Período | Atividade |
01/07 | Divulgação do Concurso: Diário Oficial e sites da SEPROMI e Secretaria da Educação do Estado da Bahia Secretarias das Escolas e Bibliotecas Públicas |
01/07 até 23/08 | Inscrição de candidatos/as |
01/09 até 30/09 | Processo de Avaliação das Redações |
08/11 | Divulgação dos resultados: Diário Oficial do Estado da Bahia e sites da SEPROMI e Secretaria da Educação do Estado da Bahia Secretarias das Escolas e Bibliotecas Públicas |
08/11 a 12/11 | Prazo para recursos |
19/11 | Publicação resultado análise dos recursos |
26/11 | Solenidade de Premiação |
13/12 | Publicação com as 20 (vinte) melhores redações em meio impresso e eletrônico para distribuição na Rede de Escolas e Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia |
11. DA VEICULAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS
11.1. Os trabalhos selecionados poderão vir a ser veiculados na mídia tradicional (rádio, televisão), como também nos sites e publicações de quaisquer órgãos, estritamente para fins educativos.
11.2. Para os trabalhos que, eventualmente, forem publicados, ficará vedado ao (à) autor(a) a possibilidade de reclamar quaisquer bens a título de remuneração e/ou indenização.
12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
12.1 A Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI e a Secretaria da Educação arcarão com as despesas de traslado, alimentação e hospedagem dos/as estudantes premiados/as e seus/suas acompanhantes, oriundos de municípios do interior da Bahia.
12.2 Os promotores do Concurso “Mulheres negras da Bahia: fazendo a diferença, construindo no cotidiano a transformação da sociedade” não divulgarão notas, não estabelecerão ranking ou classificação dos (as) candidatos (as).
12.3 Os trabalhos e documentos encaminhados para o Concurso não serão devolvidos aos (as) candidatos (as).
12.4 A inscrição no Concurso de Redação constitui-se em instrumento de plena aceitação por parte do (a) concorrente, das normas estabelecidas neste edital.
12.5 Fica eleito o foro da Cidade do Salvador como competente para dirimir quaisquer omissões ou dúvidas relativas a este Edital.
Salvador, 30 de junho de 2010
Osvaldo Barreto Filho Secretário da Educação | Luiza Bairros Secretária de Promoção da Igualdade |
Secretário da Educação - SEC
Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI
Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – UNIFEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário