Local: Uberlândia-MG, UFU-Campus Santa Mônica
• O NEAB da Universidade Federal de Uberlândia tem a honra de convidá-los para participar de mais uma edição dos Seminários Racismo e Educação & Gênero, Raça e Etnia que irá ocorrer no período de 06 a 08/10/2011 de acordo com a programação seguinte, sendo que nos dias 09 e 10 de outubro ocorre a tradicional Festa de Congado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. As inscrições para o seminário devem ser realizadas através do site: http://www.fau.ufu.br/new/web/2011/neabr/
• Outras informações podem ser obtidas na página do NEAB-UFU: www.neab.ufu.br ou pelo telefone: 34-32394543 ou pelo email:neabufu@yahoo.com.br
PROGRAMAÇÃO
06/10/2011
15h às 18h - Credenciamento
18h às 18h30 - Lançamento do Livro Racismo e Educação – NEAB-UFU, EDUFU/2011
18h30 - Abertura solene do evento
19h - Conferência de aberta: Políticas Públicas e Educação Quilombola
Conferencista: Profa. Ms. Leonor Franco de Araujo –SEPPIR
07/10/2011
17h – Conferência: Políticas Públicas e Povos Indígenas
Conferencista: Ms. Pollyana Mendonça - Centro de Trabalho Indigenísta-DF
18h - Apresentação Cultural - Prof. Dra. Mara Leal -Instituto de Arte-UFU:
Qual é minha Cor ?
Local- Laboratório de encenações bloco 3M, campus Santa Mônica.
19h- Apresentação Cultural - Ms. Antônio Jr.: Performace de Dança Afro Brasileira
Local:Saguão do bloco 3Q, campus Santa Mônica.
19h30 - Conferência: Filosofia de Matriz Africana
Conferencista: Prof. Ms. Ivo Pereira de Queiroz – UTFP-PR
08/10/2011
8h às 12h - Apresentações de Trabalhos
13h30 às 18h - Mini - cursos - Inscrições no credenciamento em 06/10/2011
1 - Mini-curso: História, Literatura, Rap e a lei 10.639/03
Ministrante: Everton Rafael Ferreira - Pesquisador associado do Núcleo de Estudos Afro
Brasileiros – UFU e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência pela
CAPES
Vagas ofertadas: 50
A importância deste mini-curso está na questão de educar para as relações étnico-raciais. Tendo o Brasil uma grande diversidade étnica, faz-se necessário estimular a valorização dos três povos basilares de nossa formação étnica, a saber: índios, negros e brancos. Essa tríade é o que entendemos como sendo base da identidade nacional, assim o intuito deste projeto é romper com estigmatizações e racismos que é transmitido por vezes em sala de aula, e reproduzido na sociedade. Nesse sentido é que propomos trabalhar e discutir a literatura, o rap e a história, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto introduziremos nesta análise autores da literatura nacional, da história e literatura africana, e grupos e mc´s de rap como, Racionais Mc´s, Emicida e Z´Africa Brasil, que através de discursos por vezes entendidos como o sendo violento para alguns, e sendo o discurso da realidade das periferias pelos que lá vivem, é também uma forma de literatura
oral, que não deixa de ter sua poesia.
2 - Mini-curso: A Capoeira como possibilidade de prática pedagógica na Educação
Infantil
Ministrantes: Kelly Cristina Caetano Silva; Helenice Christina Lima Silva; Vanesca Tomé Paulino - Curso de Especialização em História e Cultura Africana e afro-brasileira - NEAB da Universidade Federal de Uberlândia
Vagas ofertadas: 50
O referido Mini-curso visa articular reflexões e discussões no plano de ação que tenha como princípio a socialização e visibilidade da cultura negro-africana, valorização da Capoeira que é considerada um elemento da cultura afro-brasileira, dos diversos saberes, das identidades presentes nas escolas. Daí incorporar a importância da capoeira como atividade intra e extracurricular dentro da temática étnicorracial e referências que redirecionam a educação étnicorracial na educação infantil.
3 - Mini curso: História do Benin: subsídios para a implementação da lei 10.639/03
nas escolas e o reconhecimento das africanidades no Brasil de ontem e hoje.
Ministrante: Abiola Akande YAYI - Universidade Federal de Uberlândia
Vagas ofertadas: 40
A história do Benin liga-se com o Brasil em seu passado e presente. Historicamente, a região que hoje constitui-se a Republica do Benin representa um dos pontos mais importantes da chamada “Roda dos escravos” da UNESCO, que são aquelas regiões de especial importância na diáspora africana. Entretanto, é necessário resignificar a escravização que é ensinada das escolas brasileiras e demonstrar como hoje o Brasil é formado de africanidades, com sua raiz neste momento histórico, mas também suas devidas transformações, entendendo que resgatar a história desse país africano e seus reinos, é resgatar a história do Brasil.
4 -Mini-curso: Resgatando raízes: possibilidades de aplicação da Lei 10639/2003 e
da Lei 11645/2008 da alfabetização ao ensino superior nas três grandes áreas do
conhecimento
Ministrantes: Jaqueline Vilas Boas Talga; Eliete Antônia da Silva; Flaviane dos Santos Malaquias; Glaúcia Domingues Silverio; Leandra Domingues Silvério; Marcelo Messias Ponchio; Marcia David; Maria Luzia Santos Silva - Curso de Especialização em História e Cultura Africana e afro-brasileira – NEAB-UFU
Vagas ofertadas: 40
As idéias centrais desse mini-curso foram gestadas pelas vivencias de cada educador envolvido em suas realidades escolares, mas foram instigadas principalmente pelos módulos ministrados no curso de especialização em História e Cultura da África oferecido pelo NEAB/UFU, via Instituto de Química, de 2009 a 2011, prioritariamente para professores e pessoas ligadas diretamente as questões étnica. Apresentaremos nesse mini-curso atividades já implementadas em nossos cotidianos escolares em diferentes níveis de ensino, como é o caso do projeto “Resgatando Nossas Raízes” e “Beleza Negra”, a oficina de máscaras e silhuetas africanas, apreciação e reflexão de mitos africanos, a oficina de desenhos corporais indígenas, oficina de pigmentos naturais. E outras possibilidades elaboradas em fase de execução.
5 -Mini-curso: Comunidades negras e a luta pela cidadania: experiências e cotidiano dos Amaros de Paracatu
Ministrantes: Paulo Sérgio Moreira da Silva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE
UBERLANDIA - Doutorando INHIS –UFU. Bolsista Capes.
Tadeu Pereira dos Santos – Mestre em História; Curso de Especialização em História e Cultura Africana e afro-brasileira - NEAB da Universidade Federal de Uberlândia
Vagas ofertadas: 20
Esse mini-curso intitulado Comunidades negras e a luta pela cidadania: experiências e cotidiano dos Amaros de Paracatu têm o objetivo de estabelecer um diálogo entre o cotidiano e as várias ações políticas utilizadas por esta comunidade como forma de enfrentar, a ausência das políticas públicas de reparação do programa Brasil Quilombola. Neste processo político se evidência a persistência dos valores e tradições inscritos numa memória afrodescendentes que mesmo sendo deslocada para a periferia urbana e privada de seus direitos, eles recriam suas culturas, suas formas de viver, aglutinando as famílias em torno de suas festas, sociabilidades, atividades artesanais e artes de viver como forma de manter sua identidade cultural. Nesta perspectiva, o mini-curso irá estabelecer reflexões entre as práticas políticas e culturais vivenciadas por esta comunidade negra e a lei 10639.
6 -Mini-curso: Tramas, teias e identidade: possibilidades de Implementação da Lei 10.639
Ministrantes: Isabel Cristina da Costa Silva - Formação inicial do Núcleo de Estudo Afro
Brasileiros/Bolsista MEC/SESU/SECADI do Programa de Educação Tutorial - PET (Re)
conectando saberes fazeres e práticas: rumo á cidadania consciente - FACIP/UFU
Rafaela Rodrigues Nogueira - Bolsista MEC/SESU/SECADI do Programa de Educação Tutorial - PET (Re) conectando saberes fazeres e práticas: rumo á cidadania consciente - FACIP/UFU
Cairo Mohamad Ibrahim Katrib - Tutor MEC/SESU/SECADI do Programa de Educação
Tutorial - PET (Re) conectando saberes fazeres e práticas: rumo á cidadania consciente, docente do curso de História – FACIP/UFU/NEAB
Vagas ofertadas: 20
Esse mini-curso intitulado Tecendo histórias: oralidade e memória como possibilidades de implementação da Lei 10.639, tem como intuito propiciar aos seus participantes dialogar com práticas educativas exitosas como caminho de se implementar a Lei 10.639, utilizando do lúdico com a finalidade de trazer um novo olhar sobre o tema, visando a superação do racismo e preconceito na perspectiva de trabalhar a identidade, sua construção e as relações de alteridade entre o eu e o outro. Para tanto a conscientização permeia todo esse processo, no qual o reforço identitário será a culminância que possibilitará o sujeito trabalhar todas as questões de negação e aceitação, dentro de uma sociedade excludente onde os espaços são predeterminados e limitam sua inserção. Sendo assim, o mini-curso trará reflexões a cerca da construção de identidade, valores, encontros e desencontros, caminhos e trajetórias.
7-Mini-curso: Conversa com Congadeiras ao redor do fogão de lenha
Ministrante: Antônia Aparecida Rosa – Capitã do Terno Marinheiro Nossa Senhora do
Rosário
Vagas ofertadas: 20
Esse mini-curso trata da interação e troca de experiências e tem como proposta refletir sobre os saberes, fazeres e práticas das mulheres congadeiras de Uberlândia, a partir da relação tecida com a identidade negra e as pertenças culturais afro-brasileiras. O mini-curso promoverá a interlocução entre os saberes herdados e conhecimentos acadêmicos promovendo um diálogo com o congado e sua importância como prática cultural que é recriada a cada dia pelos seus praticantes. O mini-curso será ministrado no Quartel do Terno Marinheiro Nossa Senhora do Rosário.
8 -Mini-curso: O poder das ervas
Ministrante: Maria Irene de Nanã
Zeladora da Casa de Umbanda Tenda Coração de Jesus – Uberlândia-MG
Vagas ofertadas: 20
O mini-curso tem como proposta destacar a importância do uso das ervas na Umbanda, dialogando com a mística sagrada que envolve seu preparo e usos nos cultos afro-brasileiros, desvelando olhares acerca da ritualística de coleta, preparo e manipulação, além do uso sagrado das ervas.
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