CEERT lança em outubro a publicação Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil
Orientar programas e ações capazes de promover direitos, incidindo efetivamente na vida das crianças é o principal objetivo do livro Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil, lançado no mês de outubro pelo CEERT.
O livro faz parte do projeto “Educar para a igualdade racial: institucionalizando práticas e implementando normas para uma educação livre do racismo”, resultado de uma parceria entre o MEC/CODEI, o CEERT e o UNICEF, com o apoio logístico da SECADI na etapa final.
A ideia para a realização do livro surgiu a partir da avaliação das experiências de Educação Infantil do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. A publicação, organizada pelos diretores do CEERT Maria Aparecida Silva Bento e Hédio Silva Jr, contou com a colaboração de especialistas que consolidaram e reuniram práticas que traduzem o universo da Educação Infantil, como revela Cida Bento. “O livro conta com um estudo de caso de uma prefeitura que tem desenvolvido um bom trabalho da implementação da LDB alterada pela Lei 10.639. A partir dos resultados dessas ações, iniciou-se um processo de discussão coletiva que envolveu ativistas dos fóruns de Educação Infantil e especialistas no tema.”
A apresentação do livro, assinada por Cida e Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica, ressalta as contribuições que o material oferece para a implementação de políticas de valorização da diversidade étnico-racial na Educação Infantil. Para Angela Mello, uma das autoras do livro, a construção do pensamento e identidade racial ocorre nesta etapa da vida. “Embora muitos acreditem que as crianças são puras e livres de preconceito, já foi comprovado que elas podem manifestar o racismo desde muito cedo. Há vários estudos que demonstram que elas escolhem pela cor os coleguinhas com quem brincarão, ou que emprestaram o brinquedo. Em situações de conflitos, essas crianças apelam para xingamentos que depreciem a cor das outras”.
A publicação apresenta inicialmente os marcos legais da Educação Infantil e valorização da diversidade. Ao mostrar a criança como sujeito histórico, social e cultural, o livro expõe como a pedagogia pode reforçar o preconceito com o silenciamento ou frases de efeito, expondo aos leitores a diversidade e as desigualdades presentes na vida escolar, principalmente em suas estruturas e singularidades.
A publicação descreve ainda metodologias para a valorização da diversidade étnico-racial na Educação Infantil e como a gestão escolar pode ser comprometida com a igualdade étnico-racial, como ressalta Angela Mello. “Além de elucidar juridicamente as questões envolvidas na LDB alterada especialmente pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, a publicação também traz relatos de professores e gestores que presenciaram situações de preconceito e discriminação em sala de aula. Com certeza os professores e gestores encontrarão um forte aliado nessa luta tão importante em prol da igualdade racial,” considera.
De modo geral, a publicação traz subsídios teóricos e experiências práticas, com comentários de especialistas das cinco regiões do Brasil. Para Angela, o objetivo é que o livro fomente a discussão e promova práticas pedagógicas efetivas que possam contribuir para uma educação mais igualitária. A expectativa é que o projeto se consolide com a finalização em novembro, com o Seminário Nacional “Educação infantil a diversidade étnico-racial”, conta Cida Bento. “O objetivo é disseminar os produtos e articular os parceiros da Rede de Promoção da Igualdade Racial na Educação Infantil para traçar planos de avanço na abordagem deste desafio”, concluiu.
Os interessados em obter gratuitamente o livro Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil podem entrar em contato com o CEERT através do link “Fale Conosco”
Serviço:
Livro: Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil
Organizadores: Hédio Silva Jr.
Maria Aparecida Silva Bento
Autores: Angela Barbosa Cardoso Loureiro de Mello
Prof. Ms. Antonio Carlos Malachias
Profª Ms. Carolina de Paula Teles Duarte
Daniela Martins Pereira Fernandes
Prof. Dr. Hédio Silva Jr.
Profª Dra. Lucimar Rosa Dias
Márcio José da Silva
Profª Dra. Marly de Jesus Silveira
Profª Ms. Waldete Tristão Farias Oliveira
Fique de olho: A partir de quinta-feira (03/11) estarão abertas as inscrições para o Seminário Nacional “Educação infantil e diversidade étnico-racial”, a ser realizado em São Paulo. Trata-se do encerramento dos seminários regionais realizados nas cinco regiões do país, que fazem parte do Plano de Cooperação Técnica estabelecido entre UFSCar e MEC e executado pelo CEERT. O encontro trará discussões sobre educação igualitária e apresentação de práticas e experiências pedagógicas inovadoras voltadas à promoção da igualdade étnico-racial.
Orientar programas e ações capazes de promover direitos, incidindo efetivamente na vida das crianças é o principal objetivo do livro Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil, lançado no mês de outubro pelo CEERT.
O livro faz parte do projeto “Educar para a igualdade racial: institucionalizando práticas e implementando normas para uma educação livre do racismo”, resultado de uma parceria entre o MEC/CODEI, o CEERT e o UNICEF, com o apoio logístico da SECADI na etapa final.
A ideia para a realização do livro surgiu a partir da avaliação das experiências de Educação Infantil do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. A publicação, organizada pelos diretores do CEERT Maria Aparecida Silva Bento e Hédio Silva Jr, contou com a colaboração de especialistas que consolidaram e reuniram práticas que traduzem o universo da Educação Infantil, como revela Cida Bento. “O livro conta com um estudo de caso de uma prefeitura que tem desenvolvido um bom trabalho da implementação da LDB alterada pela Lei 10.639. A partir dos resultados dessas ações, iniciou-se um processo de discussão coletiva que envolveu ativistas dos fóruns de Educação Infantil e especialistas no tema.”
A apresentação do livro, assinada por Cida e Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária de Educação Básica, ressalta as contribuições que o material oferece para a implementação de políticas de valorização da diversidade étnico-racial na Educação Infantil. Para Angela Mello, uma das autoras do livro, a construção do pensamento e identidade racial ocorre nesta etapa da vida. “Embora muitos acreditem que as crianças são puras e livres de preconceito, já foi comprovado que elas podem manifestar o racismo desde muito cedo. Há vários estudos que demonstram que elas escolhem pela cor os coleguinhas com quem brincarão, ou que emprestaram o brinquedo. Em situações de conflitos, essas crianças apelam para xingamentos que depreciem a cor das outras”.
A publicação apresenta inicialmente os marcos legais da Educação Infantil e valorização da diversidade. Ao mostrar a criança como sujeito histórico, social e cultural, o livro expõe como a pedagogia pode reforçar o preconceito com o silenciamento ou frases de efeito, expondo aos leitores a diversidade e as desigualdades presentes na vida escolar, principalmente em suas estruturas e singularidades.
A publicação descreve ainda metodologias para a valorização da diversidade étnico-racial na Educação Infantil e como a gestão escolar pode ser comprometida com a igualdade étnico-racial, como ressalta Angela Mello. “Além de elucidar juridicamente as questões envolvidas na LDB alterada especialmente pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, a publicação também traz relatos de professores e gestores que presenciaram situações de preconceito e discriminação em sala de aula. Com certeza os professores e gestores encontrarão um forte aliado nessa luta tão importante em prol da igualdade racial,” considera.
De modo geral, a publicação traz subsídios teóricos e experiências práticas, com comentários de especialistas das cinco regiões do Brasil. Para Angela, o objetivo é que o livro fomente a discussão e promova práticas pedagógicas efetivas que possam contribuir para uma educação mais igualitária. A expectativa é que o projeto se consolide com a finalização em novembro, com o Seminário Nacional “Educação infantil a diversidade étnico-racial”, conta Cida Bento. “O objetivo é disseminar os produtos e articular os parceiros da Rede de Promoção da Igualdade Racial na Educação Infantil para traçar planos de avanço na abordagem deste desafio”, concluiu.
Os interessados em obter gratuitamente o livro Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil podem entrar em contato com o CEERT através do link “Fale Conosco”
Serviço:
Livro: Práticas Pedagógicas para a Igualdade Racial na Educação Infantil
Organizadores: Hédio Silva Jr.
Maria Aparecida Silva Bento
Autores: Angela Barbosa Cardoso Loureiro de Mello
Prof. Ms. Antonio Carlos Malachias
Profª Ms. Carolina de Paula Teles Duarte
Daniela Martins Pereira Fernandes
Prof. Dr. Hédio Silva Jr.
Profª Dra. Lucimar Rosa Dias
Márcio José da Silva
Profª Dra. Marly de Jesus Silveira
Profª Ms. Waldete Tristão Farias Oliveira
Fique de olho: A partir de quinta-feira (03/11) estarão abertas as inscrições para o Seminário Nacional “Educação infantil e diversidade étnico-racial”, a ser realizado em São Paulo. Trata-se do encerramento dos seminários regionais realizados nas cinco regiões do país, que fazem parte do Plano de Cooperação Técnica estabelecido entre UFSCar e MEC e executado pelo CEERT. O encontro trará discussões sobre educação igualitária e apresentação de práticas e experiências pedagógicas inovadoras voltadas à promoção da igualdade étnico-racial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário