(Clique na imagem para ampliá-la)
Etapa de Ensino a que se destina:
Educação
Básica
Natureza do Curso:
Extensão
Tipo de curso:
Atualização
Público:
Professores e Gestores
(coordenadores e diretores de unidades escolares) das redes públicas da
Educação Básica do Estado da Bahia.
Modalidade:
Educação
a distância
Carga Horária:
180 horas
Duração:
6(seis) meses
180 horas
Duração:
6(seis) meses
Objetivos:
a. Objetivo geral
Estimular a promoção da igualdade
étnico-racial na educação a partir formação de profissionais da educação para a
inclusão da História e Cultura Afro-brasileiras nos currículos escolares.
b. Objetivos Específicos:
-
Estimular
o conhecimento da história e cultura afro-brasileiras;
-
Fornecer
subsídios para a implementação da Lei n. 11.645/08, no que se refere à História
e Cultura Afro-brasileiras;
-
Consolidar
o Programa de Ações Afirmativas da UFBA.
Ementa:
Proporcionar o
conhecimento da história do continente africano a partir do estudo de temas e
períodos que guardam maior proximidade com a história brasileira e seus
problemas contemporâneos. Discutir como se davam as relações étnico-raciais no
passado e suas repercussões no presente, destacando a participação ativa da
população negra na formação do Brasil. Distinguir
as
literaturas africana, brasileira, negra e afro-brasileira, identificando os
antecessores da literatura negra e a influência exercida sobre a chamada
“literatura afro-brasileira”, bem como discutir o papel dos escritores
afro-brasileiros contemporâneos em suas produções. Discutir os impactos do racismo na educação em geral e na
escola em particular, apontando como alternativa uma pedagogia antirracista e
que contemple, de modo não-hierárquico, as contribuições civilizatórias dos distintos segmentos
envolvidos na formação da sociedade brasileira. Fornecer subsídios para a
elaboração de projeto pedagógico a ser desenvolvido nas escolas.
Metodologia
O Curso de Formação de Professores para o Ensino da
História e Cultura Afro-brasileiras prevê a realização de 3(três) encontros presenciais:
1º encontro presencial: apresentação do curso às/aos
participantes;
2º encontro presencial: avaliação escrita, ao final do Módulo
IV – Educação e Relações Étnico-raciais;
3º encontro presencial: apresentação dos projetos
pedagógicos e oficina de avaliação geral do curso.
Cada aluno(a) fará
parte de um grupo de 30(trinta) estudantes, orientado por um(a) professor(a)
tutor(a), que mediará o trabalho com os conteúdos propostos, prestará
informações sobre o ambiente virtual e sobre como organizar seus estudos.
Para identificação do
perfil do aluno e caracterização de suas trajetórias de aprendizagem, será
adotado o Moodle, software aberto, dotado de ferramentas para armazenamento e
análise dos logs, bem como de ferramentas de controle e retroalimentação
de aprendizagem. A garantia do acesso ao ambiente do curso ficará sob a
responsabilidade do aluno, que deverá dispor de computador conectado à
Internet.
O desenvolvimento do curso prevê a realização
das seguintes atividades:
1. Encontros
presenciais
2. Atividades no
ambiente virtual,
que consistirão em:
a)
Aulas virtuais - apresentação
de textos-sínteses elaborados por professoras(es) especialistas sobre os temas
programados para cada semana. Estes textos motivarão as discussões que
acontecerão nos fóruns semanais, mediadas pelas(os) docentes
facilitadoras(es).
b)
Fóruns de discussão – onde os conteúdos serão
discutidos/trabalhados;
c)
Exercícios de auto-avaliação – tarefas
constituídas por questões objetivas com gabarito, aplicadas ao final de cada
Módulo.
d)
Tarefas individuais e em
grupo
– produção de textos sobre a temática; elaboração de projetos para o trabalho
com os conteúdos;
e)
Avaliação geral do curso – questionário a ser
respondido por toda a equipe para avaliar fragilidades e pontos fortes da ação.
3.
Atividades de avaliação formativa, no decorrer do curso, e somativa, ao final de
cada Módulo e nos dois últimos encontros presenciais. A avaliação final obrigatória será a
apresentação de projeto pedagógico pelas(os) participantes no último encontro
presencial previsto no curso.
No decorrer do curso,
serão realizadas 4(quatro) videoconferências, no início de cada módulo, com
professores especialistas nas respectivas áreas temáticas de cada módulo.
Módulo
|
Carga horária
|
Modalidade
|
Apresentação do curso (presencial)
|
4 horas
|
Presencial
|
Ambientação
|
10 horas presenciais
8 horas a distância
|
Presencial e a distância
|
I – História da África
|
30 horas
|
À distância
|
II – História do Negro no Brasil
|
30 horas
|
À distância
|
III – Literatura Afro-brasileira
|
30 horas
|
À distância
|
IV – Educação e Relações étnico-raciais
|
40 horas
|
À distância
|
1ª avaliação
|
4 horas
|
Presencial
|
2ª avaliação
|
20 horas
|
Presencial
|
3ª avaliação
|
4 horas
|
Presencial
|
Material Didático
O material básico a ser utilizado no curso
será composto por 4(quatro) ebooks:
1. História da África
2. História do Negro no Brasil
3. Literatura Afro-brasileira
4. Educação das Relações Étnico-raciais
Os ebooks trarão textos, atividades e
indicação de material a ser utilizado pelo/a professor/a.
Avaliação
O
curso terá a duração de 6(seis) meses e será avaliado durante todo o seu
desenvolvimento, através de atividades de avaliação formativas (fóruns, tarefas
e projetos pedagógicos) e somativas (avaliação e projeto pedagógico). Ao final de cada Módulo e ao final do curso
será feita uma avaliação através do site, quando serão identificadas
fragilidades do sistema e adotadas medidas para aperfeiçoamento dos Módulos,
quando se tratar de curso ainda em andamento, e dos cursos subseqüentes.
A
avaliação da aprendizagem será realizada processualmente, a partir da
observação da participação da (o) aluna (o) nos fóruns e da realização das
atividades e avaliações on line, culminando com o projeto pedagógico
apresentado ao final do curso. Cada atividade prevista terá pontuação de 0 a 10 pontos.
Será obrigatório o cumprimento das
atividades relativas ao Módulo IV –
Educação e Relações Étnico-raciais. O certificado será emitido de acordo
com o número de horas cursadas pelo/a participante, considerando os Módulos em
que obteve aprovação, podendo variar de 120 (cento e vinte) a 180(cento e
oitenta) horas.
Equipe do Curso
Promoção:
Ministério
da Educação
Secretaria
de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade
Aberta do Brasil
Realização:
Universidade
Federal da Bahia
Faculdade
de Filosofia e Ciências Humanas
Programa
A Cor da Bahia
Endereço:
Faculdade de Filosofia e Ciências
Humanas
Programa A Cor da Bahia
Estrada de São Lázaro, 197, Salvador –
BA, CEP 40.210-730
e-mail: cursoensinoafro.ufba@gmail.com ou educacaoafrobahia2012@bol.com.br Blog do curso: http://cursoensinoafroufba.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário