De 29 de outubro a 1º de novembro, especialistas discutem políticas públicas com enfoque na formação de professores e desenvolvimento curricular
Apresentar as iniciativas bem-sucedidas no Brasil, na área de educação para as relações étnico-raciais, bem como os respectivos indicadores sociais, e ampliar as discussões sobre as políticas públicas voltadas para este campo, com enfoque na formação de professores e de desenvolvimento curricular, são alguns dos principais objetivos do seminário internacional do projeto “Teaching Respect For All”, que a SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a UNESCO realizam, de 29 de outubro a 1º de novembro, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. O evento será aberto ao público no primeiro dia.
O seminário, que é realizado em parceria com os ministérios das Relações Exteriores e da Educação, e Fundação Cultural Palmares, visa contribuir para o trabalho que está sendo desenvolvido por um grupo consultivo composto por especialistas dos Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, República da Coréia, Uganda, Cisjordânia, África do Sul, Rússia, Suíça e Brasil. Serão apresentados os marcos legais da questão étnico-racial no Brasil e as experiências sobre elaboração de materiais pedagógicos sobre história e cultura africana e afro-brasileira para professores envolvidos com a educação básica.
As apresentações serão centradas em temas voltados à educação e à formação para o trato com a diversidade cultural e étnico-racial, à medida em que se tornam obrigatórios no Brasil o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena, estabelecendo que as escolas, professoras (es) e demais profissionais envolvidos na educação de estudantes e os recursos pedagógicos utilizados sejam revistos e problematizados em função do redimensionamento e da reorientação dos estudos sobre a formação da sociedade brasileira.
Entre os marcos legais referentes ao tema, destacam-se as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, Leis nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, assim como o Plano Nacional de Implementação destas diretrizes, publicado pelo Ministério da Educação.
O projeto UNESCO-EUA-Brasil “Teaching Respect for All” tem por objetivo desenhar uma estrutura curricular que promova a tolerância, que os países possam adaptar para os seus contextos e necessidades.
Serviço
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROJETO “TEACHING RESPECT FOR ALL”
Quando: 29 de outubro a 1º de novembro de 2012.
Onde: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
Endereço: SGAS – 902, Bloco C, CET – Centro de Eventos e Treinamentos Brasília (DF).
Acesso: O evento será aberto ao público apenas no primeiro dia.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROJETO “TEACHING RESPECT FOR ALL”
Quando: 29 de outubro a 1º de novembro de 2012.
Onde: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
Endereço: SGAS – 902, Bloco C, CET – Centro de Eventos e Treinamentos Brasília (DF).
Acesso: O evento será aberto ao público apenas no primeiro dia.
PROGRAMAÇÃO
29 de outubro de 2012 (segunda-feira)
9h Acolhimento
9h30 Abertura Oficial
Mário Lisboa Theodoro, Secretário-Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR/PR.
Macaé Maria Evaristo, Diretora de Políticas de Educação no Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Ministra Gláucia Silveira Gauch, Diretora do Departamento de Diretos Humanos e
Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores.
Lisa N. Blonder, Estados Unidos da América.
Eloi Ferreira de Araújo, Presidente da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura.
Maria Rebeca Otero Gomes, Coordenadora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil.
10h Apresentação do Estado da Arte do Projeto “Teaching Respect For All”
10h30 Coffee Break
10h45 Discussão sobre o Projeto “Teaching Respect For All”
12h30 Almoço
14h Marcos legais com relação à Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil Macaé Maria Evaristo, Diretora de Políticas de Educação no Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
Nilma Lino Gomes, Conselheira do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação
Maria Rebeca Otero Gomes, Coordenadora da Área de Educação da UNESCO no Brasil.
15h Discussão
16h Coffee Break
16h15 Panorama sobre Experiências Exitosas no Brasil
Maria Aparecida da Silva Bento, Diretora Executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT.
Moisés de Melo Santana, Titular da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros – CADARA.
17h Discussão
18h Encerramento
30 de outubro de 2012 (terça-feira)
9h Apresentação dos resultados do mapeamento de políticas relacionadas ao
Projeto “ Teaching Respect For All” (Práticas e Materiais)
10h30 Coffee Break
10h45 Apresentação e revisão do manuscrito do projeto (1) A set of “Key principles”
for policy makers
12h30 Almoço
14h Revisão do manuscrito do projeto (2) Head teacher’s and manager’s kit
15h30 Discussão
16h Coffee Break
16h20 Deslocamento dos Especialistas – Visita Técnica
Escola Classe 47, Escola da rede pública do Distrito Federal, localizada no Setor P Sul, em Ceilândia- DF
Acolhimento:
Josefina Serra dos Santos, Secretária da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal.
Ana José Marques, Diretora de Diversidade da Secretaria de Educação de Estado do Distrito Federal.
18h Encerramento
31 de outubro de 2012 (quarta-feira)
9h Revisão do manuscrito do projeto (3) A pedagogical tool – clarification of concepts
10h30 Coffee Break
10h45 Revisão do manuscrito do projeto (4) A guide for teachers and educators
12h30 Almoço
14h Discussão sobre o teste-piloto: termos de referência para os países parceiros e entidades
16h Roda de Conversa (Troca de Experiências)
Zélia Amador de Deus, UDESC
Ana Lúcia Silva Souza, Ação Educativa
Clara Suassuna Fernandes, “Apresentação do Plano Juventude Viva em Alagoas”
18h Encerramento
1º de novembro de 2012 (quinta-feira)
9h Apresentação dos Grupos (Resultado das discussões sobre o teste-piloto)
10h30 Coffee Break
10h45 Encerramento e encaminhamentos
12h30 Almoço
Fonte Seppir
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