SEGUIDORES DO BLOG

.

.

CALENDÁRIO NEGRO – DEZEMBRO

1 – O flautista Patápio Silva é contemplado com a medalha de ouro do Instituto Nacional de Música, prêmio até então nunca conferido a um negro (1901)
1 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Otto Henrique Trepte, o compositor Casquinha, integrante da Velha Guarda da Portela, parceiro de Candeia, autor de vários sambas de sucesso como: "Recado", "Sinal Aberto", "Preta Aloirada" (1922)
1 – O líder da Revolta da Chibata João Cândido após julgamento é absolvido (1912)
1 – Todas as unidades do Exército dos Estados Unidos (inclusive a Força Aérea, nesta época, uma parte do exército) passaram a admitir homens negros (1941)
1 – Rosa Parks recusa-se a ceder o seu lugar num ônibus de Montgomery (EUA) desafiando a lei local de segregação nos transportes públicos. Este fato deu início ao "milagre de Montgomery” (1955)
2 – Dia Nacional do Samba
2 – Nasce em Magé (RJ) Francisco de Paula Brito. Compôs as primeiras notícias deste que é hoje o mais antigo jornal do Brasil, o Jornal do Comércio (1809)
2 – Nasce em Salvador (BA) Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o sumo sacerdote do Axé Opô Afonjá, escritor e artista plástico, Mestre Didi (1917)
2 – Inicia-se na cidade de Santos (SP), o I Simpósio do Samba (1966)
2 – Fundação na cidade de Salvador (BA), do Ilê Asipa, terreiro do culto aos egugun, chefiado pelo sumo sacerdote do culto Alapini Ipekunoye Descoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi (1980)
2 – Começa em Valença (RJ), o 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras (1988)
3 – Frederick Douglas, escritor, eloquente orador em favor da causa abolicionista, e Martin R. Delaney fundam nos Estados Unidos o North Star, jornal antiescravagista (1847)
3 – Nasce em Valença(BA), Maria Balbina dos Santos, a líder religiosa da Comunidade Terreiro Caxuté, de matriz Banto-indígena, localizada no território do Baixo Sul da Bahia, Mãe Bárbara ou Mam’eto kwa Nkisi Kafurengá (1973)
3 – Numa tarde de chuva, em um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, é fundado o Coletivo de Escritores Negros do Rio de Janeiro (1988)
4 – Dia consagrado ao Orixá Oyá (Iansã)
4 – 22 marinheiros, revoltosos contra a chibata, castigo físico dado aos marinheiros, são presos pelo Governo brasileiro, acusados de conspiração (1910)
4 – Realizado em Valença (RJ), o I Encontro Nacional de Mulheres Negras, que serviu como um espaço de articulação política para as mais de 400(quatrocentas) mulheres negras eleitas como delegadas nos dezoito Estados brasileiros (1988)
5 – Depois de resistir de 1630 até 1695, é completamente destruído o Quilombo dos Palmares (1697)
5 – Nasce em Pinhal (SP) Otávio Henrique de Oliveira, o cantor Blecaute (1919)
5 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o compositor Rubem dos Santos, o radialista Rubem Confete (1937)
5 – O cantor jamaicano Bob Marley participa do show "Smile Jamaica Concert", no National Hero's Park, dois dias depois de sofrer um atentado provavelmente de origem política (1976)
6 – Edital proibia o porte de arma aos negros, escravos ou não e impunha-se a pena de 300 açoites aos cativos que infringissem a lei. (1816)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Jorge de Oliveira Veiga, o cantor Jorge Veiga (1910)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Emílio Vitalino Santiago, o cantor Emílio Santiago (1946)
6 – Realização em Goiás (GO) do Encontro Nacional de Mulheres Negras, com o tema “30 Anos contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil” (2018)
7 – Nasce Sir Milton Margai, Primeiro Ministro de Serra Leoa (1895)
7 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Luís Carlos Amaral Gomes, o poeta Éle Semog (1952)
7 – Clementina de Jesus, a "Mãe Quelé", aos 63 anos pisa o palco pela primeira vez como cantora profissional, no Teatro Jovem, primeiro show da série de espetáculos "Menestrel" sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho (1964)
8 – Nasce em Salvador(BA) o poeta e ativista do Movimento Negro Jônatas Conceição (1952)
8 – Fundação na Província do Ceará, da Sociedade Cearense Libertadora (1880)
8 – Nasce no Harlem, Nova Iorque (EUA), Sammy Davis Jr., um dos artistas mais versáteis de toda a história da música e do "show business" americano (1925)
8 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Alaíde Costa Silveira, a cantora Alaíde Costa (1933)
8 – Dia consagrado ao Orixá Oxum
9 – Nasce em São Paulo (SP) Erlon Vieira Chaves, o compositor e arranjador Erlon Chaves (1933)
9 – Nasce em Monte Santo, Minas Gerais, o ator e diretor Milton Gonçalves (1933)
9 – Nasce em Salvador/BA, a atriz Zeni Pereira, famosa por interpretar a cozinheira Januária na novela Escrava Isaura (1924)
10 – O líder sul-africano Nelson Mandela recebe em Oslo, Noruega o Prêmio Nobel da Paz (1993)
10 – O Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, assina a nova Constituição do país, instituindo legalmente a igualdade racial (1996)
10 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído pela ONU em 1948
10 – Fundação em Angola, do Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA (1975)
10 – Criação do Programa SOS Racismo, do IPCN (RJ), Direitos Humanos e Civis (1987)
11 – Nasce em Gary, condado de Lake, Indiana (EUA), Jermaine LaJaune Jackson, o cantor, baixista, compositor, dançarino e produtor musical Jermaine Jackson (1954)
11 – Festa Nacional de Alto Volta (1958)
11 – Surge no Rio de Janeiro, o Jornal Redenção (1950)
12 – O Presidente Geral do CNA, Cheif Albert Luthuli, recebe o Prêmio Nobel da Paz, o primeiro a ser concedido a um líder africano (1960)
12 – Nasce em Leopoldina (MG) Osvaldo Alves Pereira, o cantor e compositor Noca da Portela, autor de inúmeros sucessos como: "Portela na Avenida", "é preciso muito amor", "Vendaval da vida", "Virada", "Mil Réis" (1932)
12 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Wilson Moreira Serra, o compositor Wilson Moreira, autor de sucessos como "Gostoso Veneno", "Okolofé", "Candongueiro", "Coisa da Antiga" (1936)
12 – Independência do Quênia (1963)
13 – Dia consagrado a Oxum Apará ou Opará, a mais jovem entre todas as Oxuns, de gênio guerreiro
13 – Nasce em Exu (PE) Luiz Gonzaga do Nascimento, o cantor, compositor e acordeonista Luiz Gonzaga (1912)
14 – Rui Barbosa assina despacho ordenando a queima de registros do tráfico e da escravidão no Brasil (1890)
15 – Machado de Assis é proclamado o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (1896)
16 – Nasce na cidade do Rio Grande (RS) o político Elbert Madruga (1921)
16 – O Congresso Nacional Africano (CNA), já na clandestinidade, cria o seu braço armado (1961)
17 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Augusto Temístocles da Silva Costa, o humorista Tião Macalé (1926)
18 – Nasce em King William's Town, próximo a Cidade do Cabo, África do Sul, o líder africano Steve Biko (1946)
18 – A aviação sul-africana bombardeia uma aldeia angolana causando a morte dezenas de habitantes (1983)
19 – Nasce nos Estados Unidos, Carter G. Woodson, considerado o "Pai da História Negra" americana (1875)
19 – Nasce no bairro de São Cristóvão (RJ) Manuel da Conceição Chantre, o compositor e violonista Mão de Vaca (1930)
20 – Abolição da escravatura na Ilha Reunião (1848)
20 – Nasce em Salvador (BA) Carlos Alberto de Oliveira, advogado, jornalista, político e ativista do Movimento Negro, autor da Lei 7.716/1989 ou Lei Caó, que define os crimes em razão de preconceito e discriminação de raça ou cor (1941)
21 – Nasce em Los Angeles (EUA) Delorez Florence Griffith, a atleta Florence Griffith Joyner - Flo-Jo, recordista mundial dos 100m (1959)
22 – Criado o Museu da Abolição, através da Lei Federal nº 3.357, com sede na cidade do Recife, em homenagem a João Alfredo e Joaquim Nabuco (1957)
23 – Nasce em Louisiana (EUA) Sarah Breedlove, a empresária de cosméticos, filantropa, política e ativista social Madam C. J. Walker, primeira mulher a construir sua própria fortuna nos Estados Unidos ao criar e vender produtos de beleza para mulheres negras. Com sua Madam C.J. Walker Manufacturing Company, ela fez doações em dinheiro a várias organizações e projetos voltados à comunidade negra (1867)
23 – Criação no Rio de Janeiro, do Grupo Vissungo (1974)
23 - O senador americano Jesse Jackson recebe o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e o diploma de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro durante visita ao Brasil, por meio do Projeto de Resolução nº 554 de 1996, de autoria do Deputado Graça e Paz (1996)
24 – João Cândido, líder da Revolta da Chibata e mais 17 revoltosos são colocados na "solitária" do quartel-general da Marinha (1910)
25 – Parte do Rio de Janeiro, o navio Satélite, levando 105 ex-marinheiros participantes da Revolta da Chibata, 44 mulheres, 298 marginais e 50 praças do Exército, enviados sem julgamento para trabalhos forçados no Amazonas. 9 marujos foram fuzilados em alto-mar e os restantes deixados nas margens do Rio Amazonas (1910)
25 – Nasce no Município de Duque de Caxias, (RJ) Jair Ventura Filho, o jogador de futebol Jairzinho, "O Furacão da Copa de 1970" (1944)
26 – Primeiro dia do Kwanza, período religioso afro-americano
27 – Nasce em Natal (RN), o jogador Richarlyson (1982)
28 – O estado de São Paulo institui o Dia da Mãe Preta (1968)
28 – Nasce na Pensilvânia (EUA), Earl Kenneth Hines, o pianista Earl “Fatha” Hines, um dos maiores pianistas da história do jazz (1903)
29 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Édio Laurindo da Silva, o sambista Delegado, famoso mestre-sala da Estação Primeira de Mangueira (1922)
29 – Nasce em Diourbel, Senegal, Cheikh Anta Diop, historiador, antropólogo, físico e político (1923)
30 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Maria de Lourdes Mendes, a jongueira Tia Maria da Grota (1920)
30 – Nasce em Cypress, Califórnia (EUA), Eldrick Tont Woods, o jogador de golfe Tiger Woods, considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos (1975)
31 – Nasce no Morro da Serrinha, Madureira (RJ), Darcy Monteiro, músico profissional, compositor, percussionista, ritmista, jongueiro, criador do Grupo Bassam, nome artístico do Jongo da Serrinha (1932)
31 – Nasce na Virgínia (EUA), Gabrielle Christina Victoria Douglas, ou Gabby Douglas, a primeira pessoa afro-americana e a primeira de ascendência africana de qualquer nacionalidade na história olímpica a se tornar campeã individual e a primeira ginasta americana a ganhar medalha de ouro, tanto individualmente como em equipe, numa mesma Olimpíada, em 2012 (1995)
31 – Fundada pelo liberto Polydorio Antonio de Oliveira, na Rua General Lima e Silva nº 316, na cidade de Porto Alegre, a Sociedade Beneficente Floresta Aurora (1872)
31 – Dia dos Umbandistas



.

Pesquisa personalizada

domingo, 12 de setembro de 2010

Expansão terá de retirar quilombolas, diz coronel

Publicidade
CLAUDIO ANGELO
DO ENVIADO A ALCÂNTARA

 
O governo lançou ontem a pedra fundamental do sítio de lançamento do foguete ucraniano Cyclone-4 na base de Alcântara, já com um novo alvo em vista: a porção nordeste da península que forma o município, onde vivem 2.000 quilombolas.
A Aeronáutica e o MCT pleiteiam uma área de 12.645 hectares para expandir o Programa Espacial Brasileiro.
Os quilombolas, que tiveram suas terras reconhecidas pela Justiça mas ainda aguardam sua homologação, dizem que não vão ceder.
A resistência dos descendentes de escravos já fez com que as atividades da ACS (Alcântara Cyclone Space) fossem confinadas ao CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), da Aeronáutica.
Originalmente o sítio deveria ficar num local vizinho à base, terra quilombola.
Mas os quilombolas não acham que o conflito com as atividades espaciais esteja resolvido. "Vamos achar quando nossas terras estiverem tituladas" diz Samuel Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântara.
Três representantes de comunidades quilombolas ouviram ontem, ressabiados, o diretor brasileiro da empresa, Roberto Amaral, criticando-os veladamente pelos atrasos no programa.
"Não temos culpa se atrasou. Cada comunidades tem direito de garantir seu próprio território", diz Araújo.
A próxima briga quilombola é com o próprio CLA, que aguarda parecer da Advocacia Geral da União um pedido de cessão de 12.645 hectares para o programa.
Segundo o coronel-aviador Ricardo Rangel, diretor do CLA, a área é vital para projetos como os foguetes da família Cruzeiro do Sul, que devem substituir o VLS (Veículo Lançador de Satélites).
Rangel diz que os requisitos de segurança, como um raio de 10 km livres em volta do sítio de lançamento, tornam necessária a expansão.
"Hoje nós temos reservados 8.731 hectares para o CLA. Isso só permite o sítio do VLS e o da ACS", afirma.
Não é o suficiente para foguetes maiores, capazes de colocar em órbita satélites geoestacionários, ou lançamentos em órbita polar, diz.
"Um lançamento polar teria de passar por cima da cabeça das comunidades. Se perdermos o setor nordeste, fica muito difícil fazer lançamento polar", continua.
Para ele, "é preciso decidir entre o interesse de 2.000 pessoas que moram no setor Nordeste versus 190 milhões de brasileiros."

sábado, 11 de setembro de 2010

CEAO promove palestra "Construções de identidade no cruzamento de línguas e culturas" - BA

Palestrante: Profa. Dra. Karine Rouquet-Brutin (Université Paris 7- Denis Diderot)

Reflexão sobre as questões subjetivas, epistemológicas e políticas  implicadas no atravessamento de fronteiras, com foco nos percursos de estudantes que vão à França para realizar pesquisas acadêmicas e seus procedimentos no confronto com outra cultura, outra língua, outro regime de discurso. Serão, ainda, objeto desta comunicação escritores e pesquisadores, que, vindos de outros lugares, escolheram ficar na França e escrever em  francês: Julia Kristeva François Cheng Janine Altounian. É no deslocamento,  no atravessamento e fronteiras que emerge a questão da necessidade da língua e da cultura do outro para formular-se.


QUANDO:
DIA 13 DE SETEMBRO, Segunda, às 16hs.
ONDE:
AUDITORIO MILTON SANTOS*
CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS (CEAO)
Praça Inocêncio Galvão, Largo Dois de Julho, Centro
ceao@ufba.br       www.ceao.ufba.br *

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Encontro de candidatos Negros do Estado da Bahia - BA

As eleições se aproximam, a democracia brasileira está cada vez mais consolidada e o país experimenta uma fase de euforia econômica vigorosa. Esta é, sem dúvida, uma configuração oportuna para esclarecer problemas crônicos da nossa sociedade, a exemplo da questão racial que apresenta o negro brasileiro, infelizmente, ainda coadjuvante às situações de pobreza, sectarismo, crime e outras tantas qualificações pejorativas e, certamente, preconceituosas.
Emerge neste cenário uma iniciativa ímpar: o Encontro dos Candidatos Negros do Estado da Bahia, com a aspiração de fazer chegar à população negra a informação direcionada a realização de suas necessidades básicas. O Encontro, realizado pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, vai reunir candidatos negros ao pleito de 2010 e a comunidade negra, para ouvir dos postulantes suas propostas e seus projetos voltados para estes cidadãos que ocupam mais de 70% da população da cidade de Salvador.
O evento vai acontecer na Fundação Visconde de Cairu (R. do Salete, 50 – Barris), no dia 9 de setembro as 17:00h. Para participar, o candidato deve acessar o site www.negro1.com.br e proceder sua inscrição. Cada participante terá um tempo determinado para apresentar suas propostas e projetos à platéia.
Segundo o TRE, o Estado da Bahia possui 9 milhões de eleitores. Destes, 7 milhões são afrodescendentes. Levando-se em consideração que existe no Brasil, nos dias de hoje, entre 513 Deputados Federais apenas 18 negros, entre 63 Deputados Estaduais da Bahia 1 negro e, praticamente a ausência de Senadores, pode-se concluir que há uma sub-representação política da população que expressa o maior número de eleitores. O pensamento da inclusão social e de uma sociedade mais justa, passa, necessariamente, pela representação política proporcional, longe de hegemonias e valorizando a ênfase na inserção dos negros na formação da sociedade e do Estado brasileiro.
Para conhecer melhor o Encontro, acesse http://www.negro1.com.br/ ou envie sua mensagem para negroeleito@gmail.com.
Participe. Seu voto, sua voz.

Maíra Azevedo
Jornalista
Drt-Ba 2743
71 9919-4468

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Consultoria para mapeamento e análise da aplicação da Lei n. 10.639/03

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA

1.      Título do Projeto:
914BRZ1131 – Apoio ao Desenvolvimento do PDE

2.      Finalidade de Contratação:
Consultoria Especializada para realizar estudos e pesquisas, no sentido de subsidiar o Conselho Nacional de Educação(CNE) no acompanhamento e na avaliação da execução do Parecer CNE/CP n. 03/2004 e da Resolução CNE/CP n. 01/2004, que instituem Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana analisando o seu atual cenário de implementação pelo MEC e sistemas de ensino.

3.      Enquadramento das Ações no Projeto:
Resultado 1: Desenvolvimento de ações destinadas à melhoria da qualidade das políticas educacionais.
Meta 1.1: Formulação de ações e estudos, no âmbito das seis áreas finalísticas do MEC, em consonância com o PDE.
Atividade 1.1.1: Realização de estudos e de pesquisas para subsidiar a formulação de políticas educacionais.
Atividade 1.1.3: Desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados à melhoria da gestão das políticas educacionais.

4.      Justificativa
O exercício de suas funções e responsabilidades na formulação e avaliação da política nacional de educação e no assessoramento ao MEC para o aperfeiçoamento dos sistemas de ensino requer que o CNE esteja permanentemente sintonizado com a evolução do pensamento pedagógico e suas aplicações. Nesse sentido, para o acompanhamento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a  Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana será necessária a realização de estudos especializados para fundamentar o trabalho a Comissão Permanente do Conselho Pleno destinada para essa finalidade.
Tendo em vista a especificidade do assunto, faz-se necessária a contratação de serviços de consultoria para apoiar o CNE no trabalho de acompanhamento e avaliação da execução do Parecer CNE/CP n. 03/2004 e da Resolução CNE/CP n. 01/2004, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais supracitadas no MEC e nos sistemas de ensino.

5.      Atividades e Produtos:
5.1. Atividades:
a) Realizar mapeamento dos instrumentos de acompanhamento e avaliação da execução do Parecer CNE/CP n. 03/2004 e da Resolução CNE/CP n. 01/2004, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
b) Levantar e analisar as informações relativas legislação educacional e das diversas formas de regulamentação previstas no Parecer e na Resolução supra;

5.2. Produtos:
a) Documento Técnico "A", contendo mapeamento e análise do atual cenário da execução do Parecer CNE/CP n. 03/2004 e da Resolução CNE/CP n. 01/2004, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no MEC, nos sistemas de ensino público e nas IES brasileiras.

6.      Cronograma de entrega dos resultados previstos/remuneração:

PRODUTO
PRAZO DE ENTREGA
VALOR (EM R$) POR PRODUTO
Documento Técnico "A", contendo mapeamento e análise do atual cenário da execução do Parecer CNE/CP n. 03/2004 e da Resolução CNE/CP n. 01/2004, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no MEC, nos sistemas de ensino público e nas IES brasileiras.
75 dias após a assinatura do contrato
25.000,00
VALOR TOTAL

25.000,00

7.      Requisitos mínimos de qualificação
a. Formação:

Nível Superior, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, com especialização strictu senso na área de ciências humanas ou ciências sociais.

b. Exigências específicas:

Experiência mínima de 5 anos em atividades de pesquisa preferencialmente, na área de Educação Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

8.      Vigência do contrato
·  Início: 20 de setembro de 2010
·  Fim: 09 de dezembro de 2010
·  Vigência do contrato em meses: 2,5 meses

9.      Valor total do contrato: R$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil reais)

10.  Localidade de trabalho: Brasília-DF

11.  Observação: Despesas com viagens serão custeadas complementarmente, à parte dos valores acima indicados

Seminário Nacional: Liberdade de Crença e Diálogo Inter-religioso - o sacro e o místico nas Religiões Tradicionais de Matrizes Africanas - BA

PROGRAMAÇÃO

13/10/2010 - 4a feira - Dia de Xangó, Iansã e Oxum
8:00 -Mesa de Abertura: Reitor da UESB/Coordenador do Seminário/Sacerdotes/ Representantes dos Governos do Brasil/ Estado da Bahia/Prefeitura Municipal - a combinar
-Apresentação do Hino Nacional do Brasil - Movimento Cultural Ogun Xerokê
- Reverência aos Ancestrais
-Toque em saudação aos Orixás Xangó, Iansã e Oxum
-Instalação dos trabalhos acadêmicos

I EIXO TEMÁTICO:
Referências Históricas, Políticas e Jurídicas : a  diáspora africana,  suas representações e repercussões na sociedade brasileira.
1º PAINEL - 9:30h - 12:30h
1- Diáspora, escravidão e resistência dos negros no Brasil e Caribe ;
Expositor:  Ubiratan Castro Araújo (Fundação Pedro Calmon/SECULT/Ba)

2 - O Direito à reparação moral das populações negras e seqüelas da escravidão: história e memória ;
Expositor: Jorgeval Andrade Borges (UESB/Ba) 

3 - Políticas Públicas de Ações afirmativas, respeito às diversidades e valorização das heranças religiosas africanas;
Expositora: Graziele de Lourdes Novato Ferreira (UESB/Ba)

2º PAINEL 19:00h-22:00h
1 - Políticas Públicas de Ações Afirmativas: concretização e efetividade dos Direitos Fundamentais e realização da Dignidade da Pessoa Humana;
Expositor: Samuel Santana Vida (UFBa/Ba) 

2 -Liberdade de crença : direito fundamental e as garantias jurídicas do seu pleno exercício
Expositora: Luislinda Dias de Valois Santos (Magistrada/Ba)

3- Estatuto da Igualdade Racial: efetividade e alcance para a garantia da dignidade humana e valorização  e respeito às heranças africanas no Brasil.
Expositor: Dep. Luiz Alberto Silva dos Santos (PT/Ba) 

14/10/2010, - quinta-feira - Dia de Ogun, Oxossi e Ossaim8:00h -  Reinstalação dos Trabalhos Acadêmicos
Toque em saudação aos Orixás Ogun, Oxossi e Ossaim

II EIXO TEMÁTICO:
Referências Filosóficas, Sociais e Culturais: compreensão das formas rituais de organização social e a sua relação com as manifestações da natureza e da cultura
3º PAINEL -9:00-12:00h
1 - As religiões de matrizes africanas e as concepções de tempo, ser, saber e de autoridade
Expositora: Maria Helena Villas Bôas Concone (PUC/SP) 

2 - Dinâmica e atualidade das matrizes religiosas africanas no Brasil: a reafricanização simbólica, a diversidade de rituais e a dupla pertença
Expositor: Fábio Batista Lima (UFBa/Ba) 

 3 - Cultura e identidade - Brasil: africanismo, relações raciais e formações étnicas
Expositor: Jocélio Teles dos Santos (CEAO/UFBA/Ba)

4º PAINEL - 19:00-22:00h 
1. Sincretismo e resistência cultural: processo de inserção social, (re)construção de identidade e diversidade;
Expositora: Josildeth Gomes Consorte (PUC/SP) 

2. - Sincretismos, amálgamas e correspondências simbólicas;
Expositor :Sérgio Figueiredo Ferretti (UFMa/Ma) 

3. - Referências identitárias e construção social: africano, afro-brasileiro e afrodescendente
Expositor: Itamar Pereira Aguiar (UESB/Ba)

15/10/2010 - Dia de Oxalá8:00h - Reinstalação dos Trabalhos Acadêmicos
Toque em saudação ao Orixá Oxalá

III EIXO TEMÁTICO
Referências Religiosas: dimensões do místico e do sagrado nas religiões brasileiras de matrizes africanas
5º PAINEL - 9:00-12:00h
1. - Encontro e desencontro entre as matrizes religiosas judaico-cristã e as africanas: genealogia e ancestralidade;
Expositor: Erisvaldo Pereira dos Santos  (UFOP- Ouro Preto/Mariana/MG) 

2. -  As entidades e identidades das religiões brasileiras de matrizes africanas: os mitos e a sua multiplicidade - orixás, caboclos e encatados
Expositor: Ronaldo Salles de Senna (UESFS/Ba) ;

3. - Manuscrito seminal: oralidade e mídia 
 Expositor:  Júlio Santana Braga (UEFS/Ba)

6º PAINEL - 18:30-21:00h

1. Da incorporação ritual à reorientação cotidiana: identidade e internalização ;
 Expositora: José Flávio Pessoa de Barros (UFF/Cândido Mendes/RJ)

 2. - Mobilidade espacial e dinâmica simbólica nas religiões de matrizes africanas
Expositora : Valdina Oliveira Pinto  ( Makota Zimenwanga- Tanuri Jussara - Ba)

3. - Do místico ao sagrado: da interação à iniciação - sentido e experiência das religiões brasileiras de matrizes africanas.  Expositor: Ruddy Aquino Wanderley  (UESB/Ba)

- 21:00h - Mesa de Encerramento, com a participação do Reitor da UESB e das autoridades convidadas
- Sessão Especial de Homenagem aos Guardiões da Sabedoria(os detentores do acumulado das tradições e do patrimônio imaterial).

Maria Stella de Azevedo Santos - Stella de Oxossi - Axé Opô Afonjá; Beatriz Moreira Costa- Mãe Beata de Iemanjá- Ilé Omi Ojú Arô; Ialorixá ; Valdina Oliveira Pinto - Makota Zimenwanga - Tanuri Junsara; Lídia Queiroz dos Anjos - Ilé Axé Iyá Oman(Santo Amaro/Ba); Estelita Moreira da Silva - Centro de Ubanda Senhor do Bonfim - Vitória da Conquista; Gersonice Azevedo Brandão - Ebomi Sinha- Casa Branca - Ilé Axé Iyá Nassô; Laercio Messias do Sacramento - Tata Rya Nikisi Lembaraji - Terreiro de Jauá - Manso Kilembekweta Lemba Furaman; Anselmo José da Gama Santos - Tata Anselmo Santos Minatojy - Terreiro Mokambo - Nzo Nguzo Za Nkisi Dandaqlunda Ye Tempo; Zaildes Iracema de Mello - Mãe India - Terreiro do Bogum

- Reverência aos Ancestrais
- Toque em saudação aos Orixás

Programação Especial:15/10/2010-das14:00 às 17:30h
Caminhada pela Paz, Liberdade de Crença e Resistência à Intolerância Religiosa
Percurso:Do Centro de Cultura à Praça 9 de Novembro
Roteiro: Av. Siqueira Campos/Praça do Gil/Praça 9 de Novembro
Parada: Praça do Gil
Culminância: Praça 9 de Novembro- Apresentações de Samba de Roda e Capoeira

Concurso para obras inéditas está com inscrições abertas

Escritores brasileiros e de países africanos de língua portuguesa podem inscrever livros para a quarta edição do concurso Literatura para Todos que, neste ano, vai distribuir R$ 90 mil às nove melhores obras. As inscrições começam nesta sexta-feira, 27, e se estendem até 13 de outubro.

Para concorrer, os autores devem apresentar livros inéditos, dirigidos a neoleitores jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização e matriculados em turmas de educação de jovens e adultos nas redes públicas da educação básica. Conforme o edital do concurso, as obras literárias devem ter narrativa atraente, favorecer o envolvimento afetivo e apresentar uma leitura do mundo.

Reafirmar o valor da leitura e da palavra escrita e contribuir para a formação de uma comunidade leitora, capaz de compreender a função de ser e estar no mundo, além dos modos de produção social e cultural, são objetivos desta iniciativa do Ministério da Educação. Estreitar laços culturais com os países africanos de língua portuguesa é outra finalidade.

A quarta edição vai selecionar duas obras dos gêneros: prosa (conto, novela ou crônica), poesia, texto da tradição oral (em prosa ou em verso); e uma obra de perfil biográfico e dramaturgia. Os concorrentes dos países africanos – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – podem escolher uma das cinco modalidades.

As inscrições de autores brasileiros e africanos serão feitas com o envio dos originais. No Brasil, o livro deve ser enviado para o endereço: IV Concurso Literatura para Todos – Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 209. CEP 70047-900 – Brasília – DF. Os africanos encaminham as obras para as
embaixadas do Brasil em seus países.

Cada autor pode participar com um trabalho inédito, mas é admitida a co-autoria. Os originais devem ser apresentados em CD e em seis cópias impressas, em envelope único, lacrado e com pseudônimo. Está vedada a participação de servidores vinculados ao Ministério da Educação e de seus parentes. Professores das instituições federais, estaduais, confessionais e comunitárias de educação superior podem concorrer.

A
página eletrônica da Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e Diversidade (Secad) traz o Edital nº 5/2010 do Literatura para Todos.

Concurso - Criado em 2006, o concurso Literatura para Todos já selecionou 30 títulos nas edições de 2006 (dez livros), de 2007/2008 (nove, incluindo um livro que recebeu menção honrosa) e de 2009 (nove, incluindo uma menção honrosa. Desde 2008, a coleção integra o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) do Ministério da Educação.

Ionice Lorenzoni
Fonte: http://www.acheseucurso.com.br/news/anmviewer.asp?a=205&z=2

Espetáculo "Os nove pentes d´África" - RJ


Os nove pentes D´África
(ESPETÁCULO EM PROCESSO)
Entrada Gratuita
Dias 04, 05, 11 e 12 de setembro de 2010.
(sábados e domingos)
Às 15 horas
Sinopse:
 Baseado no livro Os Nove Pentes D’África, de Cidinha da Silva, o espetáculo  de mesmo nome, traz para a cena, a história da família de  Francisco Ayrá: marceneiro, escultor, negro,  que antes de morrer deixa de presente  para seus netos e netas,  pentes africanos. Cada pente é signo de vários sentidos, aponta caminhos e faz perguntas.
A encenação é costurada  por canções brasileiras e outras compostas especialmente para o espetáculo. Atabaques, tambores, pandeiros, cuícas, calimbas e marimbas conferem à trilha uma sonoridade que transita entre as músicas  brasileira e africana.
O cenário do espetáculo é composto por pentes africanos gigantes que se transformam em bancos e cadeiras de madeira e ferro. O figurino urbano investiga e absorve tecidos e adornos das culturas  de África.
Quatro atores e três músicos compõem o elenco deste espetáculo contemporâneo, que revela e  celebra as  reminiscências e ambiências das culturas de matriz africana reinventadas no Brasil.

Elenco:
Iléa Ferraz (direção/ cenografia e canto)
Luciana Lopes
Alexandre Firmino
Flávia dos Prazeres
Lincoln Oliveira

Figurino
Thaís Delgado

Músicos
Juninho Duvale ( arranjos)
Joás  dos Santos

Texto
Cidinha da Silva

Patrocínio: Vale
Apoio Institucional: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Espaço Tom  Jobim - Galpão das Artes
Rua Jardim Botânico, 1008 -  Jardim Botânico
Dias 04, 05, 11 e 12 de setembro de 2010
(sábados e domingos)
Horário: 15 horas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conferência "Construção de identidade no cruzamento de línguas e culturas", com Profa. Dra. Karine Rouquet-Brutin - BA

PÓS AFRO CONVIDA                                                                                                          

CONFERÊNCIA

Construções de identidade No cruzamento de línguas e culturas
Profa. Dra. Karine Rouquet-Brutin
Université Paris 7- Denis Diderot

Reflexão sobre as questões subjetivas, epistemológicas e políticas implicadas no atravessamento de fronteiras, com foco nos percursos de estudantes que vão à França para realizar pesquisas acadêmicas e seus procedimentos no confronto com outra cultura, outra língua, outro regime de discurso. Serão, ainda, objeto desta comunicação escritores e pesquisadores, que, vindos de outros lugares, escolheram ficar na França e escrever em francês: Julia Kristeva François Cheng Janine Altounian. É no deslocamento, no atravessamento e fronteiras que emerge a questão da necessidade da língua e da cultura do outro para formular-se.

ONDE:
CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS/CEAO
Praça General Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho, Salvador/BA
Auditório Milton Santos

QUANDO:
13 de setembro
Às 16 horas


Relançamento do Programa de Combate ao Racismo Institucional - BA

Prezadas(os),

A Prefeitura Municipal de Salvador através da Secretaria Municipal da Reparação tem o prazer de convidá-la(o) para o Relançamento do Programa de Combate ao Racismo Institucional que acontecerá dia 31/08 a partir das 14h no auditório da Fundação Cidade Mãe(localizada à Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, s/n Engenho Velho de Brotas.Saindo do  Engenho Velho de Brotas sentido Ogunjá.
O evento contará com uma Conferência Magna do Dr. Valter da Mata que é psicólogo,do Comitê de Saúde da População Negra,fez parte do Instituto Steve Biko e atuante nas causas da comunidade negra.A temática será "Impactos psicológicos do Racismo e sua subjetividade na formação da identidade étnicoracial".
 
Contamos com sua presença.

P.S.:Será fornecido certificado com carga horária de 04(quatro) horas para os participantes do evento.

Laina Crisóstomo
Coordenadora de Projetos e Politicas para Reparação
Secretaria Municipal da Reparação
Prefeitura Municipal de Salvador
Tel.:55 71 4009-2609
Email:lcsqueiroz@salvador.ba.gov.br
Site:http://www.reparacao.salvador.ba.gov.br

sábado, 28 de agosto de 2010

Contribua para os projetos do Steve Biko adquirindo seus produtos - BA

 (Clique na imagem para amplia-la)

Griots: II Colóquio Culturas Africanas - RN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras realizarão no período de 25 a 27 de maio de 2011, na cidade de Natal-RN, o II Colóquio de Culturas Africanas – Griots, dando assim continuidade à iniciativa que em 2009 organizou o I Colóquio de Culturas Africanas: Linguagem, Memória e Imaginário.
Esse evento oportuniza diálogos importantes entre professores, pesquisadores, discentes e escritores interessados em discutir questões envolvendo África, A segunda edição do Colóquio “Griots” traz novos desafios não apenas envolvendo questões voltadas à literatura africana, mas visa ampliar debates sobre a importância das mídias em torno da luta contra todo tipo de violência, preconceito e racismo.
O racismo evidencia as conseqüências da opressão exercida por uma cultura dominante, que atinge as comunidades afro-descendentes, atinge a cultura, mas também a política e o ser psíquico. Nesse sentido, o Griots 2011 analisa a violência excedente em um mundo que subverte e altera tanto as coletividades quanto os sujeitos em seu devir pessoal.
Ao abrigar um evento dessa natureza, estamos falando sobre a desigualdade e a redução do sujeito em objeto, da substituição do ser pelo ter, estamos falando sobre o apagamento de línguas marginalizadas, estamos falando sobre as conseqüências da modernidade em um mundo desprovido de seu maior luxo: as relações humanas.
Se é pela cultura que se dá a criação das fagulhas do imaginário racista, é pelo discurso que ele se estabelece no meio de nós. Nos sistemas capitalistas, entre o explorado e o poder, interpõe-se uma multidão de discursos sobre a moral humana. Quadros e giz a postos nos muros das escolas públicas e particulares. Muro convite. Muitas vezes discriminação e preconceito também começam dentro da sala de aula: silêncio. Cale-se. Eu sou a voz, você apenas o ouvido, você é o meu não; eu sou o seu sim. E ponto final na lição. Na hora da prova: d’escola a cola que não descola.
Em meio a tudo isso, quem faz uso da escopeta, das balas perdidas, dos meninos “aviõezinhos”? Onde se esconde a violência que se estatela dos guetos aos semáforos? Por quais luxos batem em rostos plugados no mundo virtual? Por quais terras invadem a noite dos travestis naufragando a igualdade? Nos espaços para abreviar grafites, novos poemas se picham: “No mundo, não há vencedor, não há perdedor, há vidas vazias, vidas intensas de poesia”.
Como devemos abrir a porta da poesia para novos canais humanos? Acaso o trinco da porta largou o poema no último verso da escadaria do morro onde não há poesia mais linda do que o silêncio?  Nosso modelo de civilização é um fabulário, em meio ao tecnicismo, demarcando a “vaziez” de indivíduos que conhecem de cor e salteado o mundo da tela de um blog,   no entanto são desconhecedores do abismo da alma humana. Não conseguimos mais nos conhecer, só conseguimos reconhecer nossa imagem irrefletida num solilóquio sonhador. O narcísico, que não deixa de olhar o lago. A imagem da imagem reflete várias imagens em um só espelho. Como diz Mia Couto [2008]: “Cura-me de sonhar, doutor”.
Conhecemos uma sobrecarga de informações, contudo não conhecemos o que há de nós em nós mesmos. A fome faz conhecer a Terra; a sede o mar. O grande desafio desse século é o de todos os séculos: “Conhece-te a ti mesmo”?  Atualmente vivemos os reflexos da caverna de Platão, adoecemos das sombras de imagens que jamais tocaremos a valer. Adoecemos de conhecimento, adoecemos por não sabermos viver mais o desconhecido. Adoecemos da falta de encantamento. Adoecemos da escassez de alumbramentos, do que nunca saberemos revelar. Adoecemos da falta de doação humanitária. Adoecemos dos ideais humanizadores. E por não nos sabermos conhecedores de nossa alma, violentamo-nos uns aos outros como se fôssemos bichos primatas, bestializados. 
Hannah Arendt [2009], no livro Sobre a violência, diz que temos um excedente de violência na atualidade porque temos um excesso de burocracia no mundo. Vivemos amarrados a um sistema burocrático que nos aprisiona a todos de uma falsa liberdade. Tudo existe em nome da burocracia. Segundo Arendt, não sabemos mais nos dias de hoje como destronar esse tirano.
Nessa perspectiva, o evento Griots analisa a linguagem que nos intoxica pelo discurso da violência, do preconceito, do racismo, pois como salienta Inocência Mata: “os discursos oficiais são sonhos ritualizados, expressões, estereótipos criminosos com que se pretendiam esconder a realidade e erguer respeitáveis fachadas [das figuras públicas] e terríveis máquinas de guerra, que num espaço de um só dia se desmoronou”. 
Em verdade, somos sujeitos de nossa história, quando somos atores de nossa história política. “Oh, meu corpo, faça sempre em mim um homem que interroga.” [Frantz Fanon]. E quando eu não interrogar, vigiai-me para não esquecer o furo da canoazinha na maré das sereias-respostas. 
Organizadores

Inscrições
Inscrições com apresentação de trabalho: 01/08/2010 a 31/03/2011
Clique aqui para abrir o formulário de inscrição.
Preencha e mande para o e-mail coloquioafricano@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 

Com apresentação de trabalhos
1.1 Enviar resumo e comprovante de pagamento (Scanneado) para e-mail do evento ou para o fax (84 3215-3581) da Secretaria da Coordenação de Letras UFRN (aos cuidados da profa. Tânia Lima ou da profa. Izabel Nascimento);
1.2 A responsabilidade da correção dos trabalhos é do próprio autor;
1.3 Os resumos e as inscrições para apresentação de trabalhos devem ser enviados até o dia 31 de maio de 2011;
1.4 Os textos completos devem ser enviados em arquivo anexado no formato doc ou docx, no máximo com 15 páginas ou entregues durante o evento, em CD.

Sem apresentação de trabalhos
Enviar comprovante de pagamento (scanneado) ou por fax para o telefone da coordenação de Letras aos cuidados da senhora Rossana, até o dia 25 maio de 2011.

Eixos temáticos
1) Arte de Rua: Instalações, Grafites, Artes Plásticas, Zines, Quadrinhos etc;
2) A Mitologia dos Orixás: Terreiros de Candomblé;
3) Cinema Contemporâneo: Da diversidade étnico-racial, cultural, política, religiosa e sexual;
4) Estudos Culturais, diáspora, afro-latino-americana;
5) Geografias Literárias: Cartografias Culturais;
6) Linguagem, Carnavalização, Dialogismo;
7) Linguagem, Oralidade, Memória;
8) História e África;
9) Literatura e Filosofia: da condição “pós-moderna”;
10) Literatura e Semiótica: poéticas contemporâneas;
11) Literatura e Sociologia: Cenário de Violência contra a Mulher;
12) Novas Tecnologias, outras mídias, blogs, orkuts, jornais etc;
13) Quilombos - Quilombolas;
14) Performance, Música, Poesia;
15) Práticas Discursivas, Alteridades, Etnias, Gênero, Sexualidade;
16) Teatro e Dança;
17) Infância, violência, pós-colonialismo.



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ANPED promove concurso de artigos sobre Educação e Diversidade

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd - torna público o lançamento do presente Edital e convida pesquisadores a apresentarem artigos científicos ou ensaios teóricos sobre educação para a diversidade e enfrentamento às desigualdades, valorizando a diversidade em suas múltiplas dimensões dentro e a partir da escola. O presente edital é decorrente de convênio firmado com a SECAD/MEC, no âmbito da meta 2 do Projeto “Educação para diversidade e enfrentamento às desigualdades no contexto brasileiro”. Os artigos científicos e os ensaios teóricos devem ser inéditos e apresentar como foco temáticas relacionadas à educação para a diversidade e enfrentamento às desigualdades, descritas em anexo, que possam contribuir para a redução das desigualdades sociais.

Palestra Ações Afirmativas no Ensino Superior nos EUA: avanços e retrocessos - GO


Prof. Dr. Edwin Dorn – Universidade do Texas

  • Ex-Vice-Reitor da Universidade de Texas, em Austin
  • Ex-sub secretário de Defesa do Governo Clinton
  • Autor de Rules and Racial Equality (Yale University Press) e Who Defends America?, ed. (Joint Center Press).

Coordenação: Profa. Dra. Olga Cabrera – IESA/UFG
18/10/2010 – 15h – Auditório do IESA – Campus 2 UFG

Tradução seqüencial                          Valendo horas curriculares (2h)
Realização: IESA/UFG
Apoio: Convênio CAPES/UT - IESA/UFG – NEAAD/UFG

Quadrinhos resgatam história da presença africana no Brasil

 O livro "AfroHQ: História e Cultura Afro-brasileira e Africana em Quadrinhos", produzido em parceria pelas alunas de Artes Plásticas da UFPE Danielle Jaimes e Roberta Cirne e o professor Amaro Braga, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), busca o resgate da história da presença africana no Brasil e suas contribuições para a formação da cultura brasileira. A obra de 90 páginas foi lançada em julho na. Ex-professor substituto da UFPE, Braga realizou o trabalho de pesquisa e redação do roteiro, enquanto o visual (desenhos e pintura) foi criado pelas alunas.
Narrada pelos orixás, a aventura inicia no surgimento do homem na África, passa pela escravidão e chega a não apenas pontuar, mas aprofundar as contribuições materiais e imateriais do povo afro no patrimônio brasileiro. Para elaborar o roteiro, Braga utilizou-se de uma vasta bibliografia sobre a presença negra no país, desde o clássico "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freyre a vários manuais publicados pelo Ministério da Educação (MEC) nos últimos anos. As prévias do roteiro e do desenho, criados a partir da discriminação das cenas, eram apresentadas aos consultores, que emitiam críticas para guiar a equipe a fim de propiciar ao trabalho uma transdisciplinaridade que não privilegiasse nenhuma das abordagens (História, Antropologia, Sociologia e Política).
Sobre a produção das imagens, Daniele revelou que cada uma das 3 tiras que compõem as páginas, com média de 2 quadrinhos cada, foram feitas em folhas A4 e depois juntadas, para aumentar a qualidade do trabalho. Há também páginas com uma única ilustração vertical; nesse caso, para não fracionar a gravura, ela foi desenhada em uma única folha. À medida que criaram as representações dos personagens, uma designer mostrava à outra para que ela copiasse quando necessário formando a sólida linha condutora da obra. Os traços são incrivelmente detalhados, com abundância de cores – característica da cultura afro – na maior parte das páginas.
De acordo com o Braga, a sintonia entre as alunas permitiu maior agilidade à etapa de arte do trabalho. Os traços, apesar de guardarem suas particularidades, são muito parecidos aos olhos do leitor desatento, proporcionando unicidade à obra. "As meninas têm um traço completamente especial, único; fazem um desenho muito realista e ao mesmo tempo leve e sinuoso, o que imprime um ar nostálgico ao trabalho. Quando descrevo uma cena e falo das características plásticas que quero impor ao material, elas entendem perfeitamente", elogiou Braga, que também escolheu o design das letras da HQ.
A publicação chega ao mercado no período da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial pelo Senado Federal (16 de junho), que aguarda apenas a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, desde 2003 existe a lei que prevê a obrigatoriedade do ensino de conteúdos curriculares sobre a História e a Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas. Os professores poderão, portanto, apresentar estes conteúdos em sala de aula com maior facilidade, atraindo a atenção dos alunos com o conteúdo visual de alta qualidade. A barreira do preconceito, no entanto, ainda persiste: muitas escolas religiosas não aprovam a presença dos orixás, pois é uma crença não-ortodoxa. Para Roberta, a utilização deste tipo de material "depende da abertura da escola, vai da cabeça de cada diretor". Há educadores que questionam, inclusive, se histórias em quadrinhos são uma forma legítima de arte.
O patrocínio do Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco, foi vital para a realização do projeto, pois permitiu que Roberta e Danielle se dedicassem quase exclusivamente à confecção dos desenhos. Além disso, o alto preço da parte gráfica foi custeado por esse investimento, que foi aprovado em dezembro de 2008. No total, o trabalho durou pouco mais de um ano. No lançamento da AfroHQ, estiveram presentes um grande número de yalorixás (mães-de-santo) e o mestre do quadrinho nacional Lailson de Holanda Cavalcanti, grande incentivador da produção de quadrinhos em Pernambuco. Os autores procuram uma editora que invista na expansão do produto, "já que esta primeira tiragem é praticamente exclusiva para bibliotecas de escolas públicas", contou Daniele.
Este é o sétimo álbum feito pelo professor em parceria com Danielle e Roberta. O primeiro volume da série de histórias em quadrinhos – "Passos Perdidos, História Desenhada: A Presença Judaica em Pernambuco no Século XX" – resultou da adaptação do livro "Passos Perdidos, História Recuperada: A Presença Judaica em Pernambuco", da professora Tânia Kaufman (UFPE). O penúltimo álbum, "Heróis da Restauração Pernambucana" (2009), foi uma adaptação dos livros do Professor José Antônio Gonçalves de Mello, professor de História emérito da UFPE. O próximo livro irá abordar as contribuições da cultura indígena para a formação do Brasil, enfatizando as dez nações indígenas de Pernambuco.

Mais informações
Professor Amaro Braga
(82) 3214.1323

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Órgão de Educação e Relações Étnicas da UESB abre inscrição para o II Encontro Estadual de Educação - BA

No período de 16 a 20 de novembro de 2010 acontecerá, na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, o II Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas, VI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e o I Encontro de Educação, Cultura Popular e Sustentabilidade.
Na oportunidade, estarão reunidos pesquisadores, educadores e pessoas interessadas pela temática Educação, Relações Étnicas e Culturas Afro-brasileiras a fim de fortalecer a implantação da lei 10639/2003 e 11645/2008; estabelecer contato com os NEAB's e órgãos correlatos no Estado da Bahia; reforçar as políticas de ações afirmativas no âmbito universitário; promover um espaço de reflexão sobre os dilemas e impasses para a abordagem da história e cultura afro-brasileira na educação básica; contribuir na formação inicial e continuada de educadores do ensino fundamental e médio; realizar intercâmbio de experiências sobre as práticas educativas envolvendo a temática em questão.
Estes eventos são organizados pelo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras da UESB. Para atingir os objetivos dessas atividades o ODEERE propôs uma programação com mesas redondas, conferências, mini-cursos, grupos de trabalhos, oficinas, palestras, apresentação de trabalhos desenvolvidos sobre a temática e atividades culturais.
Já se encontram abertas as inscrições para participação nos eventos, no valor de R$: 15,00 para estudantes e R$: 25,00 para profissionais. Também serão aceitos inscrição de trabalhos para serem apresentados na forma de comunicação oral ou pôster, assim como as inscrições para mesa-redonda, mini-curso, mostra de vídeos e fotografias. Lembrando que a data para envio de resumos foi prorrogada para 19/09/10. Minicursos, oficinas, mesa redondas e mostras de vídeo e fotografia até 05/09/10

Mais informações nos contatos do ODEERE: www.odeeresemana.webcindario.com. E-mail: encontroodeere@gmail.com, Telefones: (73) 3526-2669/3528-9713.

Prof. Dr. Marcos Lopes – Coordenação Geral do Evento
Prof. Esp. Antonio Argolo Silva Neto – Coordenação de Comunicação



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Curso gratuito de formação em Capoeira Escolar - BA

De 30/08 a 03/09/2010

 Componentes Curriculares:

-  Fisiologia da atividade física aplicada ao contexto escolar;
-  Organização e planejamento do ensino da capoeira escolar;
-  Capoeira, africanidades e lei 10.639;
-  Ética, postura e apresentação no ambiente profissional;
-  Capoeira infantil: Jogos e brincadeiras.

CARGA HORARIA – 20 h
Horário do Curso – de segunda a sexta das 18:30 as 22:00
Inscrições – Dia 30/08, no local, das 17:30 as 18:30
Local – Rua Marques de Quelus, n – 09, pituaçu – SSA/BA ( sede do GUETO )


REALIZAÇAO
Grupo GUETO – Ponto de Cultura / BA
71 33634568
71 81092550