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CALENDÁRIO NEGRO – DEZEMBRO
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quarta-feira, 4 de março de 2009
Programa Cultura Afrobrasileira recebe projetos
Portaria da Fundação Palmares disciplina regras e critérios para 2009
Brasília, 4/3/2009 – Está aberto o prazo para solicitação de apoio à Fundação Cultural Palmares a projetos de cultura afrobrasileira, por meio de convênios e contratos de repasse. A Portaria nº 21, publicada em 3 de março, no Diário Oficial da União (DOU), estabelece os critérios de seleção de projetos, disciplina e contrapartida de entidades privadas sem fins lucrativos. As propostas podem ser encaminhadas até 30 de outubro deste ano.
O Programa Cultura Afrobrasileira é desenvolvido pela Fundação Cultural Palmares por meio de seis ações finalísticas, assim denominadas por seu objetivo de proporcionar bens ou serviços que atendam diretamente às demandas sociais. São elas: Proteção aos Bens Culturais; Pesquisa sobre Cultura e Patrimônio; Rede Palmares de Comunicação; Fomento a Projetos de Cultura; Promoção de Intercâmbios Culturais; e Etnodesenvolvimento de Comunidades Remanescentes de Quilombos.
As ações visam a potencializar a participação da população afrodescendente no processo de desenvolvimento do Brasil. Para acessar a Portaria da Fundação Palmares, clique aqui. (Fonte: Fundação Cultural Palmares)
I Festival do Filme Etnográfico do Recife - PE
O Festival
O 1º Festival do Filme Etnográfico do Recife tem por objetivo premiar produções cinematográficas/videográficas, produzidas a partir de 2006, que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Poderão ser inscritas produções nacionais e internacionais de documentários, vídeos experimentais e de animação que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos abordando temas de interesse antropológico.
Eventos Paralelos
- III Jornada de Antropologia Visual
- Homenagem a Simião Martiniano
- E outras atividades a serem comunicadas em breve
Regulamento
1.1. Os filmes a serem incluídos no Festival serão selecionados por uma comissão composta por profissionais reconhecidos internacionalmente no campo da antropologia visual. A comissão de seleção tem o direito incontestável de incluir ou excluir qualquer obra inscrita.
1.2. Para participar da seleção é necessário mandar uma cópia do filme em DVD para o seguinte endereço:
Festival do Filme Etnográfico do Recife
Caixa Postal 500
53370-970 OLINDA-PE
1.3. As cópias para a mostra competitiva serão aceitas até 30 abril de 2009. Recomendamos conferir o bom funcionamento do DVD, pois o DVD que apresentar problemas técnicos será automaticamente eliminado do processo de seleção.
1.4. Os filmes realizados em uma língua diferente do português, deverão estar legendados ou acompanhados por um formato digital de tradução dos diálogos, títulos, e textos escritos ou falados inseridos no mesmo.
1.5. Os filmes devem estar acompanhados do seu formulário de inscrição devidamente preenchido. O formulário pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico http://www.ufpe.br/recife-etnodoc ou solicitados à Secretaria do Festival: recife-etnodoc@ufpe.br.
Inscritos deverão também enviar: 2 fotos retiradas do filme 1 foto do diretor (ou equipe) (todas as fotos devem estar no formato TIFF ou JPG, com comprimento não menor que 13 cm). A inscrição é gratuita.
1.6. Os diretores dos trabalhos selecionados para inclusão no Festival serão convidados para participar do mesmo pelos organizadores do evento, sendo que os custos não serão de responsabilidade da organização do festival.
2. Comissão Julgadora e Premiação
2.1. A Comissão Julgadora será composta por profissionais do meio do audiovisual e da cultura e serão anunciados com antecedência. Nenhum membro desta comissão poderá participar da mostra competitiva. Nenhum membro da Comissão Organizadora fará parte da Comissão Julgadora ou participará da mostra competitiva. A decisão da Comissão Julgadora é inapelável.
2.2. A Comissão Julgadora designará os seguintes prêmios:
- Melhor Filme Etnográfico
- Melhor Documentário
2.3. A Comissão Organizadora do I FFER se reserva o direito de sugerir recomendações especiais em concordância com as avaliações da Comissão Julgadora.
3. Cláusulas Adicionais
3.1. As cópias de vídeo ou DVD enviadas para seleção serão guardadas, sem taxa adicional, nos arquivos da FFER para fins institucionais e não comerciais.
3.2. Com a prévia autorização daqueles que possuem os Direitos de Propriedade, os filmes documentários contidos no programa oficial do Festival poderão ser inseridos na internet pelo website do I FFER.
3.3. O candidato saberá se seu filme foi selecionado para a mostra competitiva do I FFER até o dia 15 de maio de 2009. Se nenhuma notificação for recebida até esta data, o inscrito deverá considerar que seu filme não foi selecionado.
3.4. O ato de envio do formulário de inscrição implica na aceitação completa do regulamento acima, incluindo o uso de informações pessoais contidas no formulário de inscrição para uso não comercial.
Mais informações:
http://www.ufpe.br/recife-etnodoc/interna.php?id=ofestival
IX Acampamento Regional de Cultura Afro - RS
Principais objetivos:
Fomentar a integração Cultural entre os municípios da região.
“Nos últimos anos a luta dos afro-gaúchos pelo reconhecimento pleno de sua cidadania, cultura e religião avançou significativamente, graças à organização da comunidade afro, juntamente com seguimentos da sociedade que se somaram aos negros na luta contra a discriminação.
Resgatar a dignidade e a alegria de nossos afro-descendentes junto a sociedade, através da musica, dança, artes plásticas, artesanato, canto, capoeira, culinária, seminários, são maneiras mais adequadas de levar-nos à reflexão de nossa realidade, resistência de nossa luta”.
INFORMES:
2) A Programação será composta de música, dança, painéis, oficinas, apresentações artísticas, desfile afro, lazer e diversão;
3) Recepção e Credenciamento: dias 14 apartir das 16 horas.
4) Trazer: material p/ café, BARRACA, colchonete, prato, talher, roupa de cama;
5) Cada delegação deverá trazer também 2 bandeiras, sendo 1 do município e a outra da entidade;
6) Valores:
7) Durante o acampamento acontecerá a 9ª Edição do Concurso Perola Negra Região Sul/RS; Escolha da Musa do Acampamento e Mais Belo e Criativo Traje Afro;
8) Confirmação de Presença, Envio de Listagem e Ficha de Inscrição (concurso) até 15/03, pelos telefones, e-mail e endereços abaixo relacionados, a/c de Vera Duarte.
OBS: A AMOPOCUA não se responsabilizará por possíveis perdas de qualquer gênero.
Traje Afro.
Está vetada a utilização do Galpão Crioulo para alojamento, devendo todos providenciar barracas ou outro tipo de alojamento.
POR SUA PRESENÇA AGRADECEMOS BJK V
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Rubinei Silva Machado
telefone: 55 84020723
email: rubinei_53@gmail. com
mensagem:
Quando duas mãos se encontram refletem uma sombra da mesma cor.
segunda-feira, 2 de março de 2009
Aula Inaugural Pré-Vestibular Instituto Steve Biko - BA
Por ser parte importante desse processo de conquistas, gostaríamos de convidá-l@ para nossa Aula Inaugural 2009, a realizar-se no dia 07 de março, no auditório do Colégio Central, às 14h.
Sua presença é muito importante!
EVENTO: Aula Inaugural Pré-Vestibular Instituto Steve Biko
Revista Ethnos Brasil
O objetivo da revista é estimular a pesquisa, a extensão, o intercâmbio e o debate de idéias em caráter multidisciplinar e internacional no âmbito universitário.
A edição coloca em debate uma série de polêmicas científicas em curso na sociedade, como o tema da construção etnocêntrica do conceito de cidadania, abordado por Amauri Mendes Pereira, da Universidade Estadual da Zona Oeste (RJ).
A impossibilidade de se vivenciar a cultura negra sem recorrer às histórias dos antepassados é o tema do artigo de Alba Cleide Calado Wanderley e Mirian de Albuquerque Aquino, da Universidade Federal da Paraíba. Antônio Carlos dos Santos, mestre em história pela Unesp de Assis (SP), analisa as fontes iconográficas como contribuição para uma história da música no Brasil.
A prática pedagógica do Movimento Negro é o tema de Ana Beatriz Sousa Gomes, das Universidades Federais do Ceará e do Piauí, em parceria com o organizador da publicação, Henrique Cunha Junior, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A memória e visibilidade na poesia afrobrasileira é o tema de Moema Parente Augel (Alemanha). Dawn Duke (Estados Unidos) aborda o desenrolar de uma literatura afrobrasileira comprometida. A união dos homens de cor na década de 1940 no Brasil é o tema do artigo de Joselina da Silva (UFC).
A publicação conta ainda com cinco resumos de dissertações e teses, duas resenhas e quatro indicações de livros recentes sobre temas de interesse da população negra e da pesquisa sobre relações étnicas.
Mais informações: www.unesp.br/proex/nupe, ou pelo telefone (11) 5627-0551.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Bolsas para pequenos projetos
Con placer les informo que hemos podido redireccionar fondos en el Observatorio y que entregaremos tres becas individuales, de US $5,000 cada una, en 2009. La fecha límite para postular al programa de pequeñas becas individuales será el jueves, 30 de abril del 2009.
Para más información sobre el Observatorio, sobre los pasados recipientes de las pequeñas becas en 2007 y 2008, y sobre los documentos de trabajo entregados por los recipientes del 2007, visite nuestra página www.observatoryla. org<http://www.observat oryla.org/>
Instrucciones para postular
Las becas están abiertas a profesionales y académicos (incluyendo a estudiantes graduados) de cualquier país. Queremos atraer a individuos que estén intentando romper nuevo terreno en la lucha contra la desigualdad, preferentemente con enfoques interdisciplinarios , y con consideraciones de políticas públicas.
Alentamos a postular particularmente a individuos de instituciones latinoamericanas.
Las postulaciones pueden presentarse en inglés, en español o en portugués. Ud. puede mandar los documentos a través de correo electrónico o por correo postal. Para postular envíe su CV (máximo cuatro páginas), un plan de investigación (dos páginas) que incluya el titulo de su proyecto, una descripción amplia de sus proyectos de investigación y además como usted piensa emplear esta beca. También debe presentar un presupuesto detallado. Por favor solicite dos cartas de recomendación que deben ser enviadas separadamente.
Las becas deben utilizarse en el plazo de 12 meses desde su recibimiento. Se espera que los investigadores que reciban una beca entreguen un breve informe sobre las conclusiones de su investigación así como un documento de trabajo sobre los resultados que puedan ser publicados como documento de trabajo del observatorio.
Por favor también indíquenos si Ud. quiere formar parte de nuestra base de datos. Si esta de acuerdo en formar parte de nuestra base de datos incluiremos su nombre, el título de su proyecto, la afiliación institucional y su correo electrónico en nuestra base de datos de investigadores trabajando temas sobre la desigualdad en América Latina. Visite:
http://www.sitemaso n.com/files/ j2qZEs/Database2 0072008.pdf
Postulaciones por correo electrónico: por favor mande los materiales a observatoryla@ miami.edu (las cartas de referencia tienen que ser enviadas desde el correo electrónico del autor de la carta).
Postulaciones por correo postal: por favor mande los materiales al Observatory on Inequality, Center for Latin American Studies, Memorial Building 125 L, 1111 Memorial Drive, University of
Miami, Coral Gables, FL 33124-2302.
Si tiene cualquier pregunta, por favor comuníquese conmigo o con el Administrador del proyecto, José Flores, a observatoryla@ miami.edu
Sinceramente,
Merike Blofield
Directora, Observatorio sobre la Desigualdad en América Latina
Profesora Asistente, Dpto. de Ciencia Política
Universidad de Miami
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Show Carnaval Hip Hop: EUA, Bahia, Ceará - BA
A banda Simples Rap’ortagem, uma das precursoras do Movimento Hip-Hop organizado na Bahia, protagoniza o maior show de rap na história do carnaval de Salvador. No dia 22 de fevereiro, as 19h na Praça Tereza Batista, Pelourinho, o público baiano e demais turistas e visitantes da cidade, além do show inédito da Simples Rap'ortagem que abrirá temporada de eventos em comemoração dos seus 15 anos, poderão desfrutar da discotecagem do DJ Afrika Bambaataa (Nova York – Estados Unidos) considerado um dos grandes precursores do Hip-Hop mundial e do show da maior revelação do rap nacional, o MC Rapadura (Ceará - Brasil).
Afrika Bambaataa é o pseudônimo de Kevin Donovan (Bronx, Nova York), DJ estado-unidense líder da Zulu Nation, maior organização hip-hop de todos os tempos, com representação em mais de 50 países. Bambaataa é reconhecido oficialmente como um dos fundadores do Hip-Hop. Usando sons, que iam desde James Brown (o mestre da Soul Music) até o som eletrônico da música “Trans-Europe Express” (da banda européia Kraftwerk), e misturando ao canto falado trazido pelo Dj jamaicano Kool Herc, Bambaataa criou a música “Planet Rock”, que hoje é um clássico. Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre da Soul Music estava preso e, anos depois, foi o primeiro ‘Hip-Hopper’ a trabalhar com James Brown, gravando “Peace, Love & Unity”. Bambaataa criou as bases para surgimento do Miami Bass, Freestyle (gênero musical), ritmos que influeciam Dj’s em todo mundo.
Francisco Igor Almeida do Santos, mais conhecido como RAPadura Xique Chico, nasceu em Lagoa Seca no Ceará, desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado. Uma mistura arrojada de Rap com a tradição da cultura popular brasileira, que tem suas raízes matriciais com a Embolada e o Repente. O MC (Mestre de Cerimônias) também mistura seus versos com jazz, funk, soul, valsa, marchinha de carnaval, bossa nova, samba rock e outros ritmos urbanos. Suas letras são contundentes e exalam uma linguagem poética sem perder a identificação com o povo. A intimidade de RAPadura com a música é natural. Prova disto foi sua conquista em 2007 do Prêmio Hútuz (RJ) como melhor artista do Norte-Nordeste.
A Simples Rap’ortagem é um das precursoras do Movimento Hip-Hop organizado na Bahia, e completará 15 anos em 22 de abril de 2009. Integra a banda o único representante da organização Zulu Nation no estado. Incorporando elementos regionais da cultura afro-baiana e nordestina a Simples, como é conhecida, vem se destacando no gênero pelo profissionalismo e pela produção musical que valoriza a criatividade poética. A arte do asfalto dialoga com a arte do campo onde o canto falado revive a força da oralidade africana. Traz canções que ressaltam o respeito aos valores regionais nordestinos, o fortalecimento dos referenciais de negritude, a valorização de um hip-hop brasileiro e a necessidade de emancipação feminina. Ritmo com poder de sensibilização, aliado a um conteúdo forte, reflexivo, agraciado com a irreverência, eis a Simples Rap’ortagem.
O quê: SHOW CARNAVAL HIP-HOP: EUA, BAHIA e CEARÁ
Data: 22/02/09 – Domingo de Carnaval
Horário: das 19h às 23h
Local: Praça Tereza Batista - Pelourinho
Obs.: aberto ao público
Carnaval de Salvador terá serviço para denúncias de racismo e violência
O projeto, uma iniciativa implementada pela Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), da Prefeitura de Salvador, tem o objetivo de receber denúncias sobre atos de racismo ou de violência e, dessa forma, aumentar o acesso aos serviços disponíveis para a população da cidade.
“O enfrentamento da discriminação racial e da violência contra mulheres é um compromisso de toda a sociedade. Iniciativas como a do observatório ajudam a subsidiar e aperfeiçoar as políticas públicas nessas questões, daí a importância de se estender essa iniciativa para além do período de carnaval”, afirmou Fernanda Lopes, responsável pela área de direitos no UNFPA.
O observatório surgiu em 2005, a partir da constatação de que, no carnaval do ano anterior na capital baiana, das quase quatro mil vítimas de violência por causas externas (agressões físicas, armas brancas e de fogo), mais de 70% eram negras. Além de ser a maior cidade negra fora da África, Salvador é predominantemente feminina, com uma população de 52% de mulheres.
Para colocar o trabalho em prática, a Semur conta com parceria da Defensoria Pública da Bahia, da Fundação Cultural Palmares, da Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade (SEPROMI) e do Fundo de População das Nações Unidas, UNFPA, entre outras instituições. Em 2009, como parte do projeto de cooperação entre o governo local e o UNFPA, foi incluído o tema “saúde sexual e reprodutiva e direitos” na capacitação dos profissionais que vão atuar durante o carnaval.
Serviço
A partir do dia 17 de fevereiro, se presenciar algum ato de racismo ou violência, denuncie pelo Disque 156 ou um dos postos do Observatório da Discriminação Racial e da Violência contra a Mulher, cuja sede fica no prédio da Secretaria Municipal de Reparação, Ladeira de São Bento, nº 74.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Calendário Negro - Fevereiro
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
"Amêsa ou a canção do desespero" - BA
Dias 13 e 14 de fevereiro, às 20:00hs estará sendo apresentado o monólogo Amêsa, que tem como atriz interprete a angolana Heloísa Jorge, e direção de Suelma Costa.
"Amêsa ou a canção do desespero" é um texto de José Mena Abrantes, escritor angolano que viveu alguns anos da guerra pela independência de Angola e toda a guerra civil que se iniciou logo após a independência. Por isso, é impossível pensar esse texto distinto da história de Angola, assim como não dá para separá-lo da história do próprio autor.
O texto trata da personagem Amêsa narrando sua própria história. Sua narrativa parte, não dos fatos, mas das marcas que ficaram em seu corpo e em sua alma,.que simbolicamente revela as marcas e lembranças de uma Angola que ainda grita e sente na pele de seus filhos a dor da guerra.
Amêsa (personagem) embarca em um rio de lembranças e numa intensa busca pela sua própria identidade. Ao longo dessa busca ela vai se deparando com as cicatrizes que ficaram tatuadas em sua pele, e também com a sua força, suas fraquezas e fantasias. Rasga suas próprias máscaras e se encara na sua condição humana e limitada.
A proposta de montar o texto neste formato surgiu do diálogo existente entre o próprio texto, a história da atriz, que também é de Angola, e o desejo da diretora de partir do sensorial para o racional, o que numa linguagem teatral podemos dizer: do dionisíaco para o apolíneo.
O espetáculo, que se prepara para participar do Festival Internacional de Curitiba em março deste ano, trás na sonoplastia o cantor e compositor angolano Wiza. A cenografia é assinada pela diretora Suelma Costa e a iluminação é de Everton Machado.
O espetáculo é uma realização da Cia de Teatro Gente.http://br.youtube.com/watch?v=RdmQzqmpkZ0
Onde? Teatro Gamboa Nova
Produção: Cia de Teatro Gente
contato@ciadeteatrogente.com.br
www.ciadeteatrogente.com.br
55 (71) 8804-1667
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Ilê Aiyê abre inscrição para cursos gratuitos - BA
Baile da Solidariedade Negra - BA
Pensando nisso o Kwanza surge em primeiro momento como uma festa política com fins de arrecadar fundo financeiro para garantir a matricula de algumas lideranças estudantis. Esse mesmo grupo se propõe a discutir a questão d@s outr@s muit@s estudantes que por motivo financeiro foram obrigad@s a se afastar da universidade. Não sabemos precisamente o número de estudantes que estão de fora da universidade, até porque a mesma não disponibiliza estes dados, mas acreditamos que nós últimos três anos esse número se aproxima a mil estudantes. Entendemos este fato como uma política racista dessa instituição no seu pleno exercício de linchamento étnico-racial.
Kwanzaa é uma palavra swahili - língua Bantu oficial no Quênia e na Tanzânia. Significa "os primeiros frutos" e pertence às antigas tradições de celebrações de colheitas na África. Os sete princípios da Kwanza são: UMOJA (unidade), KUJICHAGULIA (autodeterminação), UJIMA (trabalho coletivo e responsabilidade), UJAMAA (economia cooperativa), NIA (finalidade), KUUMBA (criatividade) e IMANI (fé). Inspiradas nestes princípios e entendendo que “estamos por nossa própria conta” pedimos o apoio de todas irmãs e irmãos; para que possamos vencer essa batalha e dar seguimento às nossas jornadas.
O quê: KWANZA - Baile da Solidariedade Negra
Quando: Sábado, 14 de fevereiro de 2009
Onde: Sitoc, Rua do Passo, n. 40, Pelourinho
Entrada: 5,00 R$