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CALENDÁRIO NEGRO – DEZEMBRO

1 – O flautista Patápio Silva é contemplado com a medalha de ouro do Instituto Nacional de Música, prêmio até então nunca conferido a um negro (1901)
1 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Otto Henrique Trepte, o compositor Casquinha, integrante da Velha Guarda da Portela, parceiro de Candeia, autor de vários sambas de sucesso como: "Recado", "Sinal Aberto", "Preta Aloirada" (1922)
1 – O líder da Revolta da Chibata João Cândido após julgamento é absolvido (1912)
1 – Todas as unidades do Exército dos Estados Unidos (inclusive a Força Aérea, nesta época, uma parte do exército) passaram a admitir homens negros (1941)
1 – Rosa Parks recusa-se a ceder o seu lugar num ônibus de Montgomery (EUA) desafiando a lei local de segregação nos transportes públicos. Este fato deu início ao "milagre de Montgomery” (1955)
2 – Dia Nacional do Samba
2 – Nasce em Magé (RJ) Francisco de Paula Brito. Compôs as primeiras notícias deste que é hoje o mais antigo jornal do Brasil, o Jornal do Comércio (1809)
2 – Nasce em Salvador (BA) Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o sumo sacerdote do Axé Opô Afonjá, escritor e artista plástico, Mestre Didi (1917)
2 – Inicia-se na cidade de Santos (SP), o I Simpósio do Samba (1966)
2 – Fundação na cidade de Salvador (BA), do Ilê Asipa, terreiro do culto aos egugun, chefiado pelo sumo sacerdote do culto Alapini Ipekunoye Descoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi (1980)
2 – Começa em Valença (RJ), o 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras (1988)
3 – Frederick Douglas, escritor, eloquente orador em favor da causa abolicionista, e Martin R. Delaney fundam nos Estados Unidos o North Star, jornal antiescravagista (1847)
3 – Nasce em Valença(BA), Maria Balbina dos Santos, a líder religiosa da Comunidade Terreiro Caxuté, de matriz Banto-indígena, localizada no território do Baixo Sul da Bahia, Mãe Bárbara ou Mam’eto kwa Nkisi Kafurengá (1973)
3 – Numa tarde de chuva, em um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, é fundado o Coletivo de Escritores Negros do Rio de Janeiro (1988)
4 – Dia consagrado ao Orixá Oyá (Iansã)
4 – 22 marinheiros, revoltosos contra a chibata, castigo físico dado aos marinheiros, são presos pelo Governo brasileiro, acusados de conspiração (1910)
4 – Realizado em Valença (RJ), o I Encontro Nacional de Mulheres Negras, que serviu como um espaço de articulação política para as mais de 400(quatrocentas) mulheres negras eleitas como delegadas nos dezoito Estados brasileiros (1988)
5 – Depois de resistir de 1630 até 1695, é completamente destruído o Quilombo dos Palmares (1697)
5 – Nasce em Pinhal (SP) Otávio Henrique de Oliveira, o cantor Blecaute (1919)
5 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o compositor Rubem dos Santos, o radialista Rubem Confete (1937)
5 – O cantor jamaicano Bob Marley participa do show "Smile Jamaica Concert", no National Hero's Park, dois dias depois de sofrer um atentado provavelmente de origem política (1976)
6 – Edital proibia o porte de arma aos negros, escravos ou não e impunha-se a pena de 300 açoites aos cativos que infringissem a lei. (1816)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Jorge de Oliveira Veiga, o cantor Jorge Veiga (1910)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Emílio Vitalino Santiago, o cantor Emílio Santiago (1946)
6 – Realização em Goiás (GO) do Encontro Nacional de Mulheres Negras, com o tema “30 Anos contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil” (2018)
7 – Nasce Sir Milton Margai, Primeiro Ministro de Serra Leoa (1895)
7 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Luís Carlos Amaral Gomes, o poeta Éle Semog (1952)
7 – Clementina de Jesus, a "Mãe Quelé", aos 63 anos pisa o palco pela primeira vez como cantora profissional, no Teatro Jovem, primeiro show da série de espetáculos "Menestrel" sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho (1964)
8 – Nasce em Salvador(BA) o poeta e ativista do Movimento Negro Jônatas Conceição (1952)
8 – Fundação na Província do Ceará, da Sociedade Cearense Libertadora (1880)
8 – Nasce no Harlem, Nova Iorque (EUA), Sammy Davis Jr., um dos artistas mais versáteis de toda a história da música e do "show business" americano (1925)
8 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Alaíde Costa Silveira, a cantora Alaíde Costa (1933)
8 – Dia consagrado ao Orixá Oxum
9 – Nasce em São Paulo (SP) Erlon Vieira Chaves, o compositor e arranjador Erlon Chaves (1933)
9 – Nasce em Monte Santo, Minas Gerais, o ator e diretor Milton Gonçalves (1933)
9 – Nasce em Salvador/BA, a atriz Zeni Pereira, famosa por interpretar a cozinheira Januária na novela Escrava Isaura (1924)
10 – O líder sul-africano Nelson Mandela recebe em Oslo, Noruega o Prêmio Nobel da Paz (1993)
10 – O Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, assina a nova Constituição do país, instituindo legalmente a igualdade racial (1996)
10 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído pela ONU em 1948
10 – Fundação em Angola, do Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA (1975)
10 – Criação do Programa SOS Racismo, do IPCN (RJ), Direitos Humanos e Civis (1987)
11 – Nasce em Gary, condado de Lake, Indiana (EUA), Jermaine LaJaune Jackson, o cantor, baixista, compositor, dançarino e produtor musical Jermaine Jackson (1954)
11 – Festa Nacional de Alto Volta (1958)
11 – Surge no Rio de Janeiro, o Jornal Redenção (1950)
12 – O Presidente Geral do CNA, Cheif Albert Luthuli, recebe o Prêmio Nobel da Paz, o primeiro a ser concedido a um líder africano (1960)
12 – Nasce em Leopoldina (MG) Osvaldo Alves Pereira, o cantor e compositor Noca da Portela, autor de inúmeros sucessos como: "Portela na Avenida", "é preciso muito amor", "Vendaval da vida", "Virada", "Mil Réis" (1932)
12 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Wilson Moreira Serra, o compositor Wilson Moreira, autor de sucessos como "Gostoso Veneno", "Okolofé", "Candongueiro", "Coisa da Antiga" (1936)
12 – Independência do Quênia (1963)
13 – Dia consagrado a Oxum Apará ou Opará, a mais jovem entre todas as Oxuns, de gênio guerreiro
13 – Nasce em Exu (PE) Luiz Gonzaga do Nascimento, o cantor, compositor e acordeonista Luiz Gonzaga (1912)
14 – Rui Barbosa assina despacho ordenando a queima de registros do tráfico e da escravidão no Brasil (1890)
15 – Machado de Assis é proclamado o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (1896)
16 – Nasce na cidade do Rio Grande (RS) o político Elbert Madruga (1921)
16 – O Congresso Nacional Africano (CNA), já na clandestinidade, cria o seu braço armado (1961)
17 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Augusto Temístocles da Silva Costa, o humorista Tião Macalé (1926)
18 – Nasce em King William's Town, próximo a Cidade do Cabo, África do Sul, o líder africano Steve Biko (1946)
18 – A aviação sul-africana bombardeia uma aldeia angolana causando a morte dezenas de habitantes (1983)
19 – Nasce nos Estados Unidos, Carter G. Woodson, considerado o "Pai da História Negra" americana (1875)
19 – Nasce no bairro de São Cristóvão (RJ) Manuel da Conceição Chantre, o compositor e violonista Mão de Vaca (1930)
20 – Abolição da escravatura na Ilha Reunião (1848)
20 – Nasce em Salvador (BA) Carlos Alberto de Oliveira, advogado, jornalista, político e ativista do Movimento Negro, autor da Lei 7.716/1989 ou Lei Caó, que define os crimes em razão de preconceito e discriminação de raça ou cor (1941)
21 – Nasce em Los Angeles (EUA) Delorez Florence Griffith, a atleta Florence Griffith Joyner - Flo-Jo, recordista mundial dos 100m (1959)
22 – Criado o Museu da Abolição, através da Lei Federal nº 3.357, com sede na cidade do Recife, em homenagem a João Alfredo e Joaquim Nabuco (1957)
23 – Nasce em Louisiana (EUA) Sarah Breedlove, a empresária de cosméticos, filantropa, política e ativista social Madam C. J. Walker, primeira mulher a construir sua própria fortuna nos Estados Unidos ao criar e vender produtos de beleza para mulheres negras. Com sua Madam C.J. Walker Manufacturing Company, ela fez doações em dinheiro a várias organizações e projetos voltados à comunidade negra (1867)
23 – Criação no Rio de Janeiro, do Grupo Vissungo (1974)
23 - O senador americano Jesse Jackson recebe o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e o diploma de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro durante visita ao Brasil, por meio do Projeto de Resolução nº 554 de 1996, de autoria do Deputado Graça e Paz (1996)
24 – João Cândido, líder da Revolta da Chibata e mais 17 revoltosos são colocados na "solitária" do quartel-general da Marinha (1910)
25 – Parte do Rio de Janeiro, o navio Satélite, levando 105 ex-marinheiros participantes da Revolta da Chibata, 44 mulheres, 298 marginais e 50 praças do Exército, enviados sem julgamento para trabalhos forçados no Amazonas. 9 marujos foram fuzilados em alto-mar e os restantes deixados nas margens do Rio Amazonas (1910)
25 – Nasce no Município de Duque de Caxias, (RJ) Jair Ventura Filho, o jogador de futebol Jairzinho, "O Furacão da Copa de 1970" (1944)
26 – Primeiro dia do Kwanza, período religioso afro-americano
27 – Nasce em Natal (RN), o jogador Richarlyson (1982)
28 – O estado de São Paulo institui o Dia da Mãe Preta (1968)
28 – Nasce na Pensilvânia (EUA), Earl Kenneth Hines, o pianista Earl “Fatha” Hines, um dos maiores pianistas da história do jazz (1903)
29 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Édio Laurindo da Silva, o sambista Delegado, famoso mestre-sala da Estação Primeira de Mangueira (1922)
29 – Nasce em Diourbel, Senegal, Cheikh Anta Diop, historiador, antropólogo, físico e político (1923)
30 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Maria de Lourdes Mendes, a jongueira Tia Maria da Grota (1920)
30 – Nasce em Cypress, Califórnia (EUA), Eldrick Tont Woods, o jogador de golfe Tiger Woods, considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos (1975)
31 – Nasce no Morro da Serrinha, Madureira (RJ), Darcy Monteiro, músico profissional, compositor, percussionista, ritmista, jongueiro, criador do Grupo Bassam, nome artístico do Jongo da Serrinha (1932)
31 – Nasce na Virgínia (EUA), Gabrielle Christina Victoria Douglas, ou Gabby Douglas, a primeira pessoa afro-americana e a primeira de ascendência africana de qualquer nacionalidade na história olímpica a se tornar campeã individual e a primeira ginasta americana a ganhar medalha de ouro, tanto individualmente como em equipe, numa mesma Olimpíada, em 2012 (1995)
31 – Fundada pelo liberto Polydorio Antonio de Oliveira, na Rua General Lima e Silva nº 316, na cidade de Porto Alegre, a Sociedade Beneficente Floresta Aurora (1872)
31 – Dia dos Umbandistas



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quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Show Carnaval Hip Hop: EUA, Bahia, Ceará - BA

A banda Simples Rap’ortagem, uma das precursoras do Movimento Hip-Hop organizado na Bahia, protagoniza o maior show de rap na história do carnaval de Salvador. No dia 22 de fevereiro, as 19h na Praça Tereza Batista, Pelourinho, o público baiano e demais turistas e visitantes da cidade, além do show inédito da Simples Rap'ortagem que abrirá temporada de eventos em comemoração dos seus 15 anos, poderão desfrutar da discotecagem do DJ Afrika Bambaataa (Nova York – Estados Unidos) considerado um dos grandes precursores do Hip-Hop mundial e do show da maior revelação do rap nacional, o MC Rapadura (Ceará - Brasil).

Afrika Bambaataa é o pseudônimo de Kevin Donovan (Bronx, Nova York), DJ estado-unidense líder da Zulu Nation, maior organização hip-hop de todos os tempos, com representação em mais de 50 países. Bambaataa é reconhecido oficialmente como um dos fundadores do Hip-Hop. Usando sons, que iam desde James Brown (o mestre da Soul Music) até o som eletrônico da música “Trans-Europe Express” (da banda européia Kraftwerk), e misturando ao canto falado trazido pelo Dj jamaicano Kool Herc, Bambaataa criou a música “Planet Rock”, que hoje é um clássico. Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre da Soul Music estava preso e, anos depois, foi o primeiro ‘Hip-Hopper’ a trabalhar com James Brown, gravando “Peace, Love & Unity”. Bambaataa criou as bases para surgimento do Miami Bass, Freestyle (gênero musical), ritmos que influeciam Dj’s em todo mundo.

Francisco Igor Almeida do Santos, mais conhecido como RAPadura Xique Chico, nasceu em Lagoa Seca no Ceará, desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado. Uma mistura arrojada de Rap com a tradição da cultura popular brasileira, que tem suas raízes matriciais com a Embolada e o Repente. O MC (Mestre de Cerimônias) também mistura seus versos com jazz, funk, soul, valsa, marchinha de carnaval, bossa nova, samba rock e outros ritmos urbanos. Suas letras são contundentes e exalam uma linguagem poética sem perder a identificação com o povo. A intimidade de RAPadura com a música é natural. Prova disto foi sua conquista em 2007 do Prêmio Hútuz (RJ) como melhor artista do Norte-Nordeste.

A Simples Rap’ortagem é um das precursoras do Movimento Hip-Hop organizado na Bahia, e completará 15 anos em 22 de abril de 2009. Integra a banda o único representante da organização Zulu Nation no estado. Incorporando elementos regionais da cultura afro-baiana e nordestina a Simples, como é conhecida, vem se destacando no gênero pelo profissionalismo e pela produção musical que valoriza a criatividade poética. A arte do asfalto dialoga com a arte do campo onde o canto falado revive a força da oralidade africana. Traz canções que ressaltam o respeito aos valores regionais nordestinos, o fortalecimento dos referenciais de negritude, a valorização de um hip-hop brasileiro e a necessidade de emancipação feminina. Ritmo com poder de sensibilização, aliado a um conteúdo forte, reflexivo, agraciado com a irreverência, eis a Simples Rap’ortagem.

O quê: SHOW CARNAVAL HIP-HOP: EUA, BAHIA e CEARÁ

Data: 22/02/09 – Domingo de Carnaval

Horário: das 19h às 23h

Local: Praça Tereza Batista - Pelourinho

Obs.: aberto ao público


Carnaval de Salvador terá serviço para denúncias de racismo e violência

A uma semana do carnaval, as cidades brasileiras estão a todo vapor com os preparativos para a festa. Salvador, cidade que sedia uma das maiores comemorações da data no Brasil, aproveita a oportunidade para promover a igualdade de raça e gênero entre a população. Para isso, o governo local vai disponibilizar aos foliões, pelo quarto ano consecutivo, o Observatório da Discriminação Racial e da Violência contra a Mulher.

O projeto, uma iniciativa implementada pela Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), da Prefeitura de Salvador, tem o objetivo de receber denúncias sobre atos de racismo ou de violência e, dessa forma, aumentar o acesso aos serviços disponíveis para a população da cidade.

“O enfrentamento da discriminação racial e da violência contra mulheres é um compromisso de toda a sociedade. Iniciativas como a do observatório ajudam a subsidiar e aperfeiçoar as políticas públicas nessas questões, daí a importância de se estender essa iniciativa para além do período de carnaval”, afirmou Fernanda Lopes, responsável pela área de direitos no UNFPA.

O observatório surgiu em 2005, a partir da constatação de que, no carnaval do ano anterior na capital baiana, das quase quatro mil vítimas de violência por causas externas (agressões físicas, armas brancas e de fogo), mais de 70% eram negras. Além de ser a maior cidade negra fora da África, Salvador é predominantemente feminina, com uma população de 52% de mulheres.

Para colocar o trabalho em prática, a Semur conta com parceria da Defensoria Pública da Bahia, da Fundação Cultural Palmares, da Secretaria de Estado de Promoção da Igualdade (SEPROMI) e do Fundo de População das Nações Unidas, UNFPA, entre outras instituições. Em 2009, como parte do projeto de cooperação entre o governo local e o UNFPA, foi incluído o tema “saúde sexual e reprodutiva e direitos” na capacitação dos profissionais que vão atuar durante o carnaval.

Serviço
A partir do dia 17 de fevereiro, se presenciar algum ato de racismo ou violência, denuncie pelo Disque 156 ou um dos postos do Observatório da Discriminação Racial e da Violência contra a Mulher, cuja sede fica no prédio da Secretaria Municipal de Reparação, Ladeira de São Bento, nº 74.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pós-graduação em Estudos Africanos e Afro-brasileiros - MG

(Clique na imagem para ampliá-la)

Calendário Negro - Fevereiro

01 - Nascimento, em Minas Gerais, da antropóloga e filósofa Lélia Gonzalez, intelectual e militante / 1935
02 - Dia de Iemanjá
06 - Nasce o cantor e compositor Bob Marley / 1945
07 - Nascimento de Clementina de Jesus da Silva, Valença/RJ /1902
09 - Nasce a escritora Alice Walker, na Geórgia, EUA / 1944
11 - Libertado Nelson Mandela, depois de 27 anos de prisão, na África do Sul /1990
12 - Nascimento de Arlindo Veiga dos Santos, acadêmico e primeiro Presidente da Frente Negra Brasileira (ver 16/9) / 1902
12 - Admitido o primeiro universitário negro na Universidade de Alabama - EUA /1956
13 - Assassinato de Patrice Lumumba - Congo /1961
14 - Morre a escritora Carolina Maria de Jesus, autora, dentre outros livros, de Quarto de Despejo
18 - Morre o poeta, compositor, ator e teatrólogo Solano Trindade / 1974
19 - W.E.B. Dubois organiza o Primeiro Congresso Pan-africano em Paris / 1919
19 - Carter G. Woodson cria, nos EUA, a "Negro History Week", atualmente o "Black History Month" (Mês da História Negra) / 1926
21 - Morre assassinado Malcom X / 1965
23 - Nasce William Edward Burghardt Dubois, doutor em Filosofia e pai do pan-africanismo contemporâneo
26 - As potências européias repartem o continente africano /1885
28 - Criação do Quilombhoje Literatura / 1980

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"Amêsa ou a canção do desespero" - BA

"AMÊSA" Dramaturgia angolana interpretada por atriz angolana estréia no Teatro Gamboa Nova
Dias 13 e 14 de fevereiro, às 20:00hs estará sendo apresentado o monólogo Amêsa, que tem como atriz interprete a angolana Heloísa Jorge, e direção de Suelma Costa.

"Amêsa ou a canção do desespero" é um texto de José Mena Abrantes, escritor angolano que viveu alguns anos da guerra pela independência de Angola e toda a guerra civil que se iniciou logo após a independência. Por isso, é impossível pensar esse texto distinto da história de Angola, assim como não dá para separá-lo da história do próprio autor.

O texto trata da personagem Amêsa narrando sua própria história. Sua narrativa parte, não dos fatos, mas das marcas que ficaram em seu corpo e em sua alma,.que simbolicamente revela as marcas e lembranças de uma Angola que ainda grita e sente na pele de seus filhos a dor da guerra.

Amêsa (personagem) embarca em um rio de lembranças e numa intensa busca pela sua própria identidade. Ao longo dessa busca ela vai se deparando com as cicatrizes que ficaram tatuadas em sua pele, e também com a sua força, suas fraquezas e fantasias. Rasga suas próprias máscaras e se encara na sua condição humana e limitada.

A proposta de montar o texto neste formato surgiu do diálogo existente entre o próprio texto, a história da atriz, que também é de Angola, e o desejo da diretora de partir do sensorial para o racional, o que numa linguagem teatral podemos dizer: do dionisíaco para o apolíneo.

O espetáculo, que se prepara para participar do Festival Internacional de Curitiba em março deste ano, trás na sonoplastia o cantor e compositor angolano Wiza. A cenografia é assinada pela diretora Suelma Costa e a iluminação é de Everton Machado.

O espetáculo é uma realização da Cia de Teatro Gente.http://br.youtube.com/watch?v=RdmQzqmpkZ0
SERVIÇO: O Que? AMÊSA
Onde? Teatro Gamboa Nova
Quando? 13 e 14 de fevereiro, 20:00hs
R$? 5,00(preço único)
Produção: Cia de Teatro Gente
contato@ciadeteatrogente.com.br
www.ciadeteatrogente.com.br
55 (71) 8804-1667

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ilê Aiyê abre inscrição para cursos gratuitos - BA

O Ilê Aiyê em parceria com a Petrobras, informa à comunidade do Curuzu/Liberdade e demais bairros de Salvador, que encontram-se abertas as inscrições para os seguintes cursos profissionalizantes:
· Informática
· Ajudante de Cozinha
· Operador de Telemarketing
· Eletricidade Predial
· Dança
Escolaridade: Ensino Médio completo ou Fundamental a partir da 7ª série.
Idade: 17 a 25 anos
Período de Inscrições: 21 de janeiro de 2009 à 27 de fevereiro de 2009
Seleção: 2 e 3 de março de 2009
Início dos Cursos: 9 de março de 2009
Documentação: RG, CPF, COMP. DE RESIDÊNCIA, ATESTADO DE ESCOLARIDADE, DUAS FOTOS 3X4
Obs: (Original e Xerox), que devem ser apresentados no ato da inscrição

Baile da Solidariedade Negra - BA

O KWANZA - Baile da Solidariedade Negra surge da necessidade de organização de um grupo de estudantes negras da universidade Católica do Salvador que vêem semestralmente a sua permanência ameaçada por não possuir condição financeira para dar continuidade à graduação.

Pensando nisso o Kwanza surge em primeiro momento como uma festa política com fins de arrecadar fundo financeiro para garantir a matricula de algumas lideranças estudantis. Esse mesmo grupo se propõe a discutir a questão d@s outr@s muit@s estudantes que por motivo financeiro foram obrigad@s a se afastar da universidade. Não sabemos precisamente o número de estudantes que estão de fora da universidade, até porque a mesma não disponibiliza estes dados, mas acreditamos que nós últimos três anos esse número se aproxima a mil estudantes. Entendemos este fato como uma política racista dessa instituição no seu pleno exercício de linchamento étnico-racial.

Kwanzaa é uma palavra swahili - língua Bantu oficial no Quênia e na Tanzânia. Significa "os primeiros frutos" e pertence às antigas tradições de celebrações de colheitas na África. Os sete princípios da Kwanza são: UMOJA (unidade), KUJICHAGULIA (autodeterminação), UJIMA (trabalho coletivo e responsabilidade), UJAMAA (economia cooperativa), NIA (finalidade), KUUMBA (criatividade) e IMANI (fé). Inspiradas nestes princípios e entendendo que “estamos por nossa própria conta” pedimos o apoio de todas irmãs e irmãos; para que possamos vencer essa batalha e dar seguimento às nossas jornadas.

O quê: KWANZA - Baile da Solidariedade Negra
Quando: Sábado, 14 de fevereiro de 2009
Onde: Sitoc, Rua do Passo, n. 40, Pelourinho
Entrada: 5,00 R$

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sessão Especial para discutir Intolerância Religiosa - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

Núcleo Omi-Dudu inscreve para cursos profissionalizantes - BA

O Núcleo Omi-Dudu está lançando a partir do próximo dia 09/02 o Edital de Inscrições para Cursos Profissionalizantes, 1ª etapa 2009.
Atendendo às diretrizes do Programa Jovens Baianos - da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza – SEDES, o Núcleo Omi-Dudu está abrindo o Edital de inscrições para cursos profissionalizantes da 1ª etapa de 2009 do PROJETO DIDÁ ALAMOJÚ II: Escola da Sabedoria - A continuidade de uma experiência voltada para o desenvolvimento sócio-econômico, tecnológico e formação profissional da juventude negra baiana.
O projeto DIDÁ ALAMOJÚ pretende contribuir para o crescimento pessoal e para o enriquecimento das experiências de ações comunitárias de jovens da comunidade negra baiana. Com metodologia focada na preservação dos valores da Cultura Afro-brasileira o projeto irá beneficiar diretamente 600 jovens, de várias comunidades de Salvador, em 05 modalidades de cursos profissionalizantes no período de 03/2009 a 05/2010.
um dos cincos cursos contempla 720h, de formação, divididos em 80% no Módulo de Apreensão e 20% no Módulo de Produção, este ultimo, incluindo a Vivência Prática. Os cursos serão realizados nos dias de segunda, quarta e sexta-feira nos turnos matutino das 07:30h as 11:30h e vespertinos das 13:30h as 17:30h. Os dias de terça, quinta-feira e sábado serão utilizados para atividades extraclasses. Para participar de um dos cursos do projeto Didá Alamojú devem ser levados em conta alguns critérios combinados:
- Ser afrodescendente ou encaminhado pela comunidade negra de Salvador
- Idade de 16 a 24 anos de ambos os gêneros.
- Estudantes da Rede Publica de ensino com escolaridade mínima 8ª serie e máxima 2º Grau em curso.
- Não ter experiência anterior de trabalho formal (carteira assinada).
- Não ter sido beneficiado por algum programa social de capacitação.
- Comprovar renda mínima familiar de 02 salário mínimo (Pesquisa socioeconômica).
- Xerox de todos os documentos básicos exigidos para matriculas (Rg, CPF, Carteira de Trabalho, Atestado de residência, comprovante de matricula escolar, 02 fotos 3X4.
- Possuir cartão Salvador Card.VIII
CURSOS E LOCAIS DE INSCRIÇÕESCURSO
N. 01: ESTÉTICA NEGRA - Beleza com os nossos conceitos - 80 VAGAS
Centro Social Urbano da Liberdade – Rua Lima e Silva S/N, próximo ao Shopping Liberdade. Das 08:hs as 18Hs de 09 a 16/02/2009.
CURSO N. 02: CONFECÇÃO E MODA AFRO - Inovação e habilidades para o mercado de consumo - 80 VAGAS
Centro Integrado de Apoio a criança e ao Adolescente – CIAC/ONDINA – Alto de Ondina S/N, próximo a Policia Militar.
Das 08Hs as 18hs, de 09 a 16/02/2009.
CURSO N. 03 RECEPCIONISTA AFRO - Beleza e profissionalismo em atendimento80 VAGASCentro Social Urbano do Nordeste de Amaralina – Beco da Cultura S/N, Nordeste.
Das 08:hs as 18:hs de 09 a 16/02/2009.
CURSO N. 04 JOVENS EM MOBILIZAÇÃO - Formação de Agentes Socioculturais Comunitários - 30 VAGAS (Encaminhados por organizações)Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, Rua do Paço S/N, Pelourinho/Centro Histórico.
Das 08:hs as 18:hs, de 09 a 16/02/2009.
CURSO N. 05 ETNOMIDIA - Cultura e tecnologia para juventude Negra baiana30 VAGAS (Encaminhados por organizações do movimento negro)Biblioteca Publica dos Barris 3º andar, sala n. 06.
Das 08:hs as 18:hs de 09 a 16/02/2009
IX PROCEDIMENTOS NAS INSCRIÇÕES, SELEÇÃO E MATRICULASOs candidatos devem se apresentar nos locais de inscrição munidos dos documentos exigidos.Haverá entrevistas e pesquisa do perfil socioeconômico do (a) jovem pré-selecionado (a).O resultado da pesquisa implicará na efetivação ou não da matricula.Se ficar comprovado a participação de algum jovem em outro projeto social a inscrição será anulada e a vaga preenchida por outro (a) candidato (a).
X RESULTADO DA SELEÇÃOO resultado com a lista dos jovens selecionados será publicado no dia 27/02/2009 pagina do site da Omi-Dudu e parceiros, bem como nos locais de inscrição.Os jovens selecionados serão chamados para se submeterem a pesquisa do perfil socioeconômico e posterior efetivação da matricula.
CONTATOS:
(71) 3334-2948 / 5982

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Governo convoca a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho convocou, nesta quarta-feira, por meio do Diário Oficial do Estado, a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (II COEPIR), a ser realizada no dia 21 de maio deste ano, sob a coordenação da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.O encontro tem o objetivo de estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano Estadual e avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, incluindo princípios e diretrizes aprovados na I Conferência Estadual e Nacional de Promoção, que aconteceu em Alagoas em fevereiro de 2005.De acordo com o texto do decreto, a Conferência adotará as temáticas da análise da realidade brasileira a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, além da análise dos impactos das políticas de igualdade racial implementadas no Estado e municípios alagoanos.O tema central da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial será: "Avanços e Desafios Étnico-Social". Durante o evento, também serão discutidos alguns assuntos prioritários da Segurança Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: Quilombos, Educação, Trabalho e Renda, Segurança Pública e Saúde. O compartilhamento da Agência Nacional com Plano de Ação de Durban e a discussão a respeito do poder de decisão sobre participação e controle social também estão na pauta.A comissão organizadora da Conferência deverá ser coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) e será formada ainda por representantes a serem indicados por cada um dos seguintes órgãos: Gabinete Civil, secretarias de Estado da Educação e do Esporte; do Trabalho, Emprego e Renda; da Saúde; da Cultura; da Assistência e do Desenvolvimento Social e da Defesa Social; Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e, ainda, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).Para completar a comissão, a Secretaria da Mulher deverá ainda convidar representantes dos segmentos e de movimentos negros de Alagoas para participar do processo. Como coordenadora, a secretaria deverá também expedir o regimento do encontro, direcionar o processo democrático de escolha dos delegados, além das demais deliberações inerentes à sua função.Segundo representantes do órgão, o evento é voltado ao público afrodescendente, praticantes de religiões de matriz africana, indígenas, quilombolas, ciganos, judeus, palestinos, juventude negra, gestores públicos, parlamentares, além de outros agentes de organizações da sociedade civil vinculadas ao tema.Conferências Regionais - Antes de acontecer a Conferência com representantes de todo o Estado, já estão marcadas conferências regionais com o objetivo de avançar na discussão de problemáticas locais antecipadamente. Para facilitar a discussão, Alagoas foi dividido em quatro grandes regiões, todas com uma cidade-sede, onde acontecerá a reunião no dia pré-determinado.A primeira cidade onde vai acontecer a Conferência Regional é Delmiro Gouveia, que vai abrigar representantes de mais 27 municípios circunvizinhos no dia 16 de abril. Em seguida, a discussão acontecerá em União dos Palmares, que receberá representantes de 29 municípios em 23 de abril. Logo após, Arapiraca e mais 32 municípios poderão discutir sua pauta no dia 30 de abril; e finalmente, no dia 7 de maio, Maceió receberá mais 10 municípios para realização da Conferência Regional.Todos os municípios do Estado irão participar, levar suas propostas para a Conferência Estadual e, finalmente, para a Conferência Nacional, que acontecerá de 25 a 28 de junho de 2009, em Brasília (DF). Lá, será montado o Plano Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.Para que a comissão de organização do encontro fique completa, a Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos convoca a sociedade civil organizada que tenha participação ativa acerca deste tema, e os representantes das secretarias que compõem a comissão, para participarem de uma reunião no dia 9 de fevereiro, às 14h, no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), para que se faça a eleição dos representantes da sociedade civil que farão parte da comissão organizadora estadual.Para esclarecimentos e mais informações a respeito do evento, o contato da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos é (82) 3315-1792 ou pelo email conferencia.coepir.alagoas@hotmail.com. Seguem as cidades do Estado e suas respectivas cidades sede para realização das conferências regionais.CONFERÊNCIAIS REGIONAIS- Município Sede - Delmiro Gouveia - 28 municípios: 16 de abril - Cidades inclusas no grupo: Delmiro Gouveia, Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D´Água das Flores, Olho D´Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira.- Município Sede - União dos Palmares - 30 municípios: 23 de abril Cidades inclusas no grupo: União dos Palmares, Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Mar Vermelho, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Quebrangulo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Viçosa.- Município Sede - Arapiraca - 33 municípios: 30 de abrilCidades inclusas no grupo: Arapiraca, Anadia, Belém, Boca da Mata, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Nóia, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Olho D´Água Grande, Palmeira dos Índios, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Tanque D´Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipú.- Município Sede - Maceió - 11 municípios: 07 de maio de 2009Cidades inclusas no grupo: Maceió, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba.

Disciplina obrigatória no ensino fundamental e médio já tem livro específico

Chegou ao mercado o primeiro livro que contempla integralmente a Lei 11.645, em vigor desde março de 2008, que obriga a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena como disciplina no currículo oficial das redes pública e particular de ensino. Trata-se de dois livros em um só volume: Sociedade em Construção - História e Cultura Afro-Brasileira - O negro na formação da Sociedade Brasileira e Sociedade em Construção - História e Cultura Indígena Brasileira - O índio na formação da Sociedade Brasileira, ambos de autoria do jornalista e sociólogo J. A. Tiradentes, em parceria com a mestre em Educação pela USP, Denise Rampazzo da Silva. A nova disciplina deverá ser ministrada em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História, no ensino fundamental e médio, como foi estabelecido. "Nós escrevemos com a lei à nossa frente e sob consulta o tempo todo", disse Tiradentes. Segundo ele, os livros atendem a uma reivindicação do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. "Gil dizia que só a Fundação Palmares havia se preocupado em produzir conteúdos sobre o tema, tanto que o nosso livro tem o aval de Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura", afirmou.
De acordo com a editora Direção Cultural, que comprou os direitos dos autores e é a responsável pela impressão e distribuição, a proposta de confeccionar dois livros em um único volume leva em consideração a redução do preço final, de armazenamento e de transporte, cuja economia permite vender dois livros pelo preço de um. Para Tiradentes, esse formato beneficia o planeta duplamente: primeiro, porque economiza milhares de árvores para a impressão de dois livros num só exemplar, já que reduz a quantidade de papel na capa. Em segundo lugar, porque o livro é impresso com papel reciclado. Dividida em 14 capítulos a edição segue rigorosamente o que estabelece a lei, quanto ao conteúdo programático. Eles tratam dos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil. Também resgata a contribuição das etnias nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.A capacitação dos professores é feita por meio de recurso digital. Ou seja, através do método EAD - Ensino a Distância, tendo em vista a parceria firmada entre o editor e o Instituto de Tecnologia, Pesquisa, Gestão e Educação Virtual do Brasil (ITGVBR), que tem como associadas algumas das mais tradicionais instituições de ensino a distância do Brasil. Consulte o site www.livroafrobrasileiro.com.br para outras informações.
Conteúdo
A parte afro-brasileira do volume tem 114 páginas e a indígena 71 páginas. A primeira é composta de oito capítulos e aborda temas como: O Continente Africano; A história da África e dos africanos; O contato entre o europeu e o africano e a chegada do negro ao Brasil; Escravidão no Brasil: formas e tipos diversos; A luta dos negros no Brasil, uma história de resistências; Abolicionismo, a luta pela liberdade; A cultura negra e a sua influência no Brasil e O negro na formação da sociedade nacional. Vinte dos principais grandes personagens afro-descendentes brasileiros são destacados nesta parte. Já o livro sobre os povos indígenas brasileiros está dividido em seis capítulos: A presença do homem no continente americano; O contato entre os europeus e os indígenas; Escambo e escravidão nos primeiros anos de colonização; Os índios do Brasil; A cultura indígena e a sua influência na formação da sociedade nacional e As contribuições dos povos indígenas ao Brasil e ao mundo.
Fonte: Fundação Palmares, 27/01/2009

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ACUA e FIDA convidam projetos de Etnoeducação a trocarem experiências

El Programa Regional de Apoyo a las Poblaciones Rurales de Ascendencia Africana de América Latina –ACUA– el Fondo Internacional de Desarrollo Agrícola –FIDA-y el Convenio Andrés Bello SECAB invitan a postular experiencias en etnoeducación que den respuesta a necesidades y características culturales de su comunidad.

Considerando su interés en el desarrollo de los pueblos afro de la región lo (a) invitamos a conocer y a difundir, entre las comunidades y organizaciones afrodescendientes que viven en zonas rurales de estos países la Convocatoria Internacional de Etnoeducación, cuyo objetivo es identificar diversos escenarios e iniciativas innovadoras en materia de etnoeducación que estén siendo desarrollados por líderes, grupos y organizaciones comunitarias afrodescendientes.

Serán hasta diez (10) las experiencias seleccionadas que podrán participar en el evento "Etnoeducació n para el desarrollo: una visión desde lo afro" que se llevará a cabo en Guayaquil Ecuador, los días 13, 14 y 15 de Abril de 2009.

El Programa otorgará a cada una de las experiencias ganadoras quinientos dólares (USD $500) para la preparación y elaboración del material necesario para su presentación en dicho evento. Adicionalmente, serán cubiertos los costos de traslado y alojamiento de un representante de cada experiencia.

La información de la convocatoria también está disponible en la página Web del Programa: www.programaacua. org en el link "documentos de interés" y del Convenio Andrés Bello www.convenioandresb ello.org
Adjuntamos los siguientes documentos:
· ABC de la Convocatoria
· Formulario de postulación

Saludos Cordiales, -- Unidad Técnica Programa Activos Culturales Afro - ACUA Ava Cra 20 # 85 - 60Tel: 57-1-644 9292 ext 148Bogotá, Colombia

Bienal Afro-Brasileira do Livro será lançada em Salvador

(Clique na imagem para ampliá-la)

Acontece no dia 07 de fevereiro de 2009 (sábado), às 10h, na Câmara Municipal de Salvador – Pça. Tomé de Souza, o lançamento da Bienal Afro-Brasileira do Livro - Educar para a Diversidade. O evento traz à tona, com grande ênfase, a cultura afro-brasileira situando, além do foco nas produções literárias independentes, produções literárias do mercado editorial com prioridade no corte racial e outras manifestações culturais resultantes da trajetória de resistência dos afro-descendentes.

Durante a Bienal, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC, faz lançamento do edital para seleção publica de material didático em Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico Raciais para professores e alunos da rede estadual de educação. A programação do evento conta com: Colóquio Intelectual, mesas temáticas, exposição de artes plásticas e livros temáticos.

CONCEITO - Foi compreendendo que é necessário valorizar, sem disfarces, a luta e a história do povo negro na formação da identidade e cultura da sociedade brasileira que a Bienal Afro chega à conclusão que contribuir para ajudar a minimizar a desigualdade racial não é apenas resolver seus aspectos puramente econômicos, plasmar leis, mas é também educar a família, a comunidade, o professor e, nessa educação, reconstruir a educação nos parâmetros edificados pelos seus principais protagonistas.

Para que a pessoa, indistintamente, não seja só um ente social, mas que seja também capaz de viver, difundir e contribuir para o desenvolvimento da cidadania plena, esse caminho é, portanto, a preparação das novas gerações para a vida em sociedade plenamente democrática, justa e conhecedora da sua formação histórica, e, consequentemente transformadora, para que, de fato, sejamos gigantes pela própria natureza humana, rica em sabedoria.

A Bienal Afro-Brasileira vem de encontro às políticas públicas que visam o combate à discriminação racial, à igualdade de oportunidades e às reparações.

“A história é um processo, prossegue, e todos nós, conscientes ou inconscientemente, por atos ou omissões, participamos dela”.

OBJETIVOS

- Dar visibilidade às produções independentes, cujos conteúdos editoriais valorizem a História da África e a Cultura Afro-Brasileira, aproximando-os do mercado editorial e/ou auxiliando-os na criação de Cooperativa Editorial para concretizar as suas produções literárias.
- Oferecer essas produções aos Educadores de todos os níveis, cada um ao seu turno, para suprir a ausência de material didático para ser difundido nas salas de aula.

- Auxiliar as instituições de ensino na construção da identidade étnica dos alunos, pais, funcionários e comunidade.

- Fazer a discussão e tornar visível a temática racial para o conjunto da sociedade, através das manifestações culturais resultantes da trajetória de resistência: capoeira, samba, tambor de criola, ciranda, música, congada, reisado, boi-bumbá, etc.; além dos instrumentos musicais: atabaque, agogô, caxixi, cabaça, chocalho, etc.; exibição de vídeos e filmes; culinária de origem africana de todas as regiões do Brasil; moda; beleza; exposições artísticas; exposições fotográficas; artesanato; religiosidade de matriz africana e outras intervenções culturais relacionadas ao tema do evento.

- Introduzir a comparação do sistema brasileiro de inclusão racial e social, no contexto de uma economia transacional , com outros países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos, demonstrando o impacto de diferentes ambientes culturais, político-econômicos e normativos sobre a natureza da diversidade.

Serviço

O quê? Lançamento da Bienal Afro-Brasileira do Livro - Educar para a Diversidade
Quando? 07 de fevereiro de 20009 (sábado), a parti das 10h.
Onde? Câmara Municipal de Salvador – Pça. Tomé de Souza - Salvador/Ba.
Quanto? GRATUITO

PROGRAMAÇÃO:

Manhã:

-10h, Abertura

Mesas Temáticas
- Invisibilidade do Negro na Literatura Afro-brasileira
- Impacto da lei 10.639 no combate as desigualdades
- Lançamento do edital para seleção publica de material didático em Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico Raciais para professores e alunos da rede estadual de educação

Almoço

Tarde:
- Apresentação do Conselho Consultivo da Bienal Afro-BrasileirA do Livro
-Visitação Publica ao pôr-do-sol no Forte São Marcelo
-Show intimista com artistas locais

Noite:
- Noite da Beleza Negra no Ilê Aiyê

Mais informações:
Samuel Azevedo
(71) 87090312 - http://br.mc315.mail.yahoo.com/mc/compose?to=aseydou@hotmail.com

Hamilton Oliveira (Dj Branco) – Assessor de Comunicação
(71) 9151-0631 – cmahiphop@hotmail.com


FONTE: CMA Hip Hop

Lélia Gonzalez (01/02/1935 - 10/07/1994)


Seus escritos, simultaneamente permeados pelos cenários da ditadura política e da emergência dos movimentos sociais, são reveladores das múltiplas inserções e identificam sua constante preocupação em articular as lutas mais amplas da sociedade com a demanda específica dos negros e, em especial das mulheres negras. Os livros produzidos foram “Lugar de Negro”, Editora Marco Zero, 1982 (com Carlos Hasenbalg), “Festas Populares no Brasil”, premiado na Feira de Frankfurt. As demais referências da produção de Lélia Gonzalez são papers, comunicações, seminários, panfletos político-sociais, partidários, engajados, sempre de muita reflexão.

Atuação
A preocupação com os excluídos das condições de vida dígna - nos planos social, político, econômico, educacional, habitacional, de trabalho, de lazer - norteou suas campanhas para cargos públicos, em 1982 (PT) e 1986 (PDT), tendo como principais referências as liberdades individuais e as transformações sociais. Lélia sempre acreditou na possibilidade de se construir uma sociedade solidária e fraterna e que, para tal, é preciso, além do engajamento na luta política mais ampla, que os grupos não dominantes produzam seu próprio conhecimento. É em razão disso que dedicou-se ao estudo das culturas humanas, especialmente da cultura negra. Graduada em História e em Filosofia, aprofundou estudos nas áreas da Antropologia, da Sociologia, da Literatura, da Psicanálise, da teoria da Estética, da Cultura Brasileira, além de ter-se dedicado profundamente à Ciência, Cultura e História africanas.
Seus escritos e palestras, atuando contra o racismo e outras formas de discriminação, contribuíram para a formação acadêmica e cidadã de muitos dos que com ela conviveram, considerando que atuou nas universidades brasileiras por mais de 30 anos, até seu falecimento. Em seus últimos dias, foi eleita, por reconhecimento de sua competência, chefe do Departamento de Sociologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Quando faleceu, aos 59 anos, ainda tinha muito o que fazer, o que escrever, o que falar/comunicar/ensinar.
Sua busca permanente e irrestrita na direção do conhecimento é identificada pela capacidade de interpretação que mostrou na crítica às ideologias e à hegemonia de dominação (de lógica machista, branca e européia) que sempre forçou o povo negro ao lugar de submissão, de menor condição e capacidade. A capacidade transformadora de Lélia Gonzalez sempre foi colocada na palavra, seguindo a oralidade ancestral feminina negra.
Lélia Gonzalez é fundadora (juntamente com outras/outros companheiras/os) do Movimento Negro Unificado (MNU); do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro (IPCN-RJ)); do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras; do Olodum (Salvador). Participou da primeira composição do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), de 1985 a 1989.

Pensamento
"Fato da maior importância (comumente “esquecido” pelo próprio Movimento Negro), era justamente o da atuação das mulheres negras que, ao que parece, antes mesmo da existência de organizações do Movimento de Mulheres, reuniam-se para discutir o seu cotidiano marcado, por um lado, pela discriminação racial e, por outro, pelo machismo não só dos homens brancos, mas dos próprios negros.... Nesse sentido, o feminismo negro possui sua diferença específica em face do ocidental: a da solidariedade, fundada numa experiência histórica comum". (1984)
FONTE: Wikipédia

Brasil e Senegal se reúnem para planejar III FesmanBrasil e Senegal se reúnem para planejar III Festival Mundial de Artes Negras

III Festival Mundial de Artes Negras terá o Brasil como convidado de honra

Brasília - O III Festival Mundial de Artes Negras (Fesman) foi pauta de reunião entre os ministérios da Cultura de Brasil e Senegal em Brasília, no último dia 22 de janeiro. Marcado para o dia 1º de dezembro, o III Fesman será realizado em Dacar, no Senegal, até o dia 21 do mesmo mês. O Brasil será convidado de honra do evento, que contará com a participação de mais de 80 países.
Estavam presentes à reunião, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Zulu Araújo e o ministro da Cultura interino, Roberto Nascimento, além do ministro da Cultura senegalês, Mame Birame Diouf. O ministro Juca Ferreira e Zulu Araújo coordenam a comitiva brasileira do III Fesman.
Na reunião, as delegações definiram o dia 25 de maio como a data de lançamento oficial do evento no Brasil. O lançamento contará com as presenças dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Senegal, Abdulaye Wade. Além disso, foi definida a data da reunião do Comitê Internacional, nos dias 1º, 2 e 3 de março, com a presença do ministro Juca Ferreira e do presidente da FCP, Zulu Araújo.
O ministro senegalês ressaltou que a reunião foi muito importante por ter sido realizada em um país escolhido para ser homenageado e com um papel relevante no Festival. "O Brasil tem uma liderança muito grande na América Latina e na Comunidade Negra, por isso esse encontro de hoje é primordial. O povo senegalês espera ansiosamente pelos brasileiros", disse.
O presidente da Fundação Palmares declarou que o MinC está cumprindo rigorosamente o cronograma já acordado em outras reuniões. Segundo Zulu Araújo, já foram criados os Comitês MinC e Comitê Nacional para o Fesman, além da primeira disponibilidade financeira, da ordem de R$ 3 milhões. Zulu Araújo relatou ainda a previsão de dois grandes eventos pré-Fesman: o 1° Fórum Nacional de Performance Negra para a Dança e Teatro, a ser realizado em Salvador, com previsão para maio, e o 2° Encontro sobre Renascimento Africano, previsto para acontecer no Rio de Janeiro, em junho.
O Festival Mundial das Artes Negras é a maior reunião das artes e da cultura negra do mundo. Foi idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, na década de 1960, com o tema "Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo". O segundo foi realizado na Nigéria, em 1977, com o tema "Civilização Negra e Educação". Este ano, vai homenagear o Brasil, com o tema o "Renascimento Africano". A homenagem se deve principalmente ao fato de o Brasil abrigar a segunda maior população negra mundial depois da Nigéria. Mais de 80 países vão participar do III Fesman. Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe.

Programa internacional seleciona projetos na área de Etnoeducação

O Programa Regional de Apoio às Populações Rurais de Ascendência Africana da América Latina (Acua), o Fundo Internacional de Desenvolvimento (FIDA) e o Convênio Andrés Bello (CAB) lançaram um edital para identificar estratégias e trabalhos realizados na matéria de etnoeducação que estejam sendo desenvolvidos por líderes, grupos e organizações comunitárias afro-descendentes, que estejam funcionando e que dêem respostas às necessidades e características de suas comunidades.

No total, serão selecionadas 10 experiências para participarem do evento "Etnoeducação para o desenvolvimento: uma visão a partir do afro" que será realizada em Guayaquil - Equador, nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2009.

O Programa apoiará as experiências ganhadoras com quinhentos dólares (USD $500) a cada uma das selecionadas, destinados à preparação e elaboração do material necessário para sua apresentação no referido evento. De forma complementar, serão cobertos todos os custos de deslocamento e alojamento de um representante de cada projeto.

Podem participar da seleção líderes, comunidades rurais e territórios tradicionais afro-descendentes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela - que estejam realizando trabalhos relacionados com etnoeducação. Podem ser instâncias educativas formais nos diferentes graus, trabalhos extracurriculares, iniciativas comunitárias que envolvam mulheres e jovens, entre outras. As propostas etnoeducativas apresentadas deverão ser inovadoras, apresentar novos conhecimentos e contribuir para a geração de novas alternativas educacionais.

Confira aqui o edital.

Formulário de inscrição.

No ano passado, outro projeto do Programa Acua contemplou três comunidades quilombolas no Brasil com um aporte financeiro de 20 mil dólares, durante um período de dois anos, pela sua relevância em ações de sustentabilidade, desenvolvidos para a melhoria da qualidade de vida nessas comunidades. Os projetos brasileiros contemplados foram:

Espaço Cultural Vovó Conceição (Aso Orisa; Roupas de Santo - confecção);
Associação da Comunidade Quilombola de Cocalinho (A arte do saber, saberes e fazeres de uma comunidade quilombola - artesanato);
Sociedade Beneficente de Defesa do Terreiro Sogboadã (Cabeça de Negra; Ensino da cultura dos trançados e turbantes, costumes e tradições de beleza e auto-estima).
A informação do edital também está disponível no site do Programa: www.programaacua.org - no link "documentos de interesse" - ou na página do Convênio Andrés Bello: www.convenioandresbello.org.


Marcus Bennett - ACS/FCP/MinC

sábado, 31 de janeiro de 2009

Ciclo de Conferências do PPGEduC / UNEB - BA

Palestra:
Biografias educativas, interculturalidade e identidade
Prof. Dr. Christian Leray (Universidade de Rennes – França)

Dia 09/02, às 19 h
Local: Auditório do DEDC-Campus I

Oficina:
Escritura e Biografia

Prof. Dr. Christian Leray (Universidade de Rennes – França)
Pesquisador do Centro de Pesquisa em Sociolingüística na Universidade de RENNES (CREDILIF)
Rita de Cassia Fereira
Pesquisadora da Rede RECIT

Dia 10/02, as 9 horas
Local: Sala de Aula 1 do PPGEduC
Organização:
Coordenação PPGEduC
GRAFHO/PPGEduC/UNEB

Cronologia das abolições da escravidão

1791, agosto - Rebelião dos escravos da parte francesa da Ilha de Santo Domingo (atual Haiti)
1793 - Abolição da escravidão na parte francesa da Ilha de Santo Domingo (atual Haiti)
1794, 4 de fevereiro - Promulgação do decreto da Convenção do 16 chuvoso do Ano II da República Francesa, que abolia a escravidão
1802, 20 de maio - Promulgação da lei do 30 floreal do Ano X da República Francesa pelo qual se restaurava a escravidão nas colônias ultramarinas francesas de acordo com a legislação anterior a 1789.
1803 - Dinamarca proíbe o tráfico negreiro.
1807 - A Grã-Bretanha proíbe o tráfico negreiro, assim como a importação de cativos e escravos por parte dos EUA.
1814 - Os países baixos proíbem o tráfico negreiro.
1815, fevereiro - As potências européias (Áustria, França, Grã-Bretanha, Portugal, Prussia, Rússia e Suécia) se comprometem a proibir o tráfico negreiro no Congresso de Viena. Em 29 de março, Napoleão I promulga um decreto de abolição do tráfico negreiro durante os "Cem Dias" que duraram a efêmera restauração do Império Francês.
1818, 15 de abril - Promulgação na França da primeira lei de proibição do tráfico negreiro.
1821 - Fundação, em Paris, da Sociedade da Moral Cristã, seguida um ano mais tarde pela criação de seu Comitê para a Abolição do Tráfico e da Escrvidão.
1822 - Abolição da escravidão em Santo Domingo (Haiti).
1823 - Abolição da escravidão no Chile.
1826 - Abolição da escravidão na Bolívia
1827, 25 de abril - Promulgação na França da segunda lei de proibição do tráfico negreiro.
1829 - Abolição da escravidão no México.
1831, 22 de fevereiro - Promulgação na França da terceira lei de proibição do tráfico negreiro.
1833 a 1838 - Abolição da escravidão nas colônias britânicas das Índias Ocidentais, Guiana e Maurício.
1834 - Fundação em Paris da Sociedade Francesa para a Abolição da Escravidão.
1839 - Fundação em Londres da Sociedade Anti-escravista Britânica e Estrangeira que começou a publicar o boletim Repórter Anti-Escravidão. Esta sociedade prosseguiu suas atividades com o nome de Anti-Escravidão Internacional e seguiu publicando seu boletim.
1846 a 1848 - Abolição da escravidão nas colônias dinamarquesas das Ilhas Virgens.
1846 - Abolição da escravidão em Túnez.
1847 - Abolição da escravidão na colônia sueca de São Bartolomeu.
1848 - Abolição da escravidão nas colônias francesas.
1851 - Abolição da escravidão na Colômbia.
1852, fevereiro - Promulgação na França dos primeiros decretos relativos À contratação de trabalhadores livres na África e Índia com destino às colônias do Caribe.
1853 - Abolição da escravidão na Argentina.
1854 - Abolição da escravidão na Venezuela.
1855 - Abolição da escravidão no Peru.
1863 - Abolição da escravidão nas colônias holandesas do Caribe e Insulíndia.
1863 a 1865 - Abolição da escravidão nos EUA.
1866 - Promulgação na Espanha de um decreto que abolia o tráfico negreiro.
1873 - Abolição da escravidão na colônia espanhola de Porto Rico.
1876 - Abolição da escravidão na Turquia.
1885 - Adoção na Conferência de Berlim de medidas para reprimir a prática da escravidão na África.
1880 a 1886 - Abolição progressiva da escravidão na colônia espanhola de Cuba.
1888 - Abolição da escravidão no Brasil.
1890 - Celebração da Conferência de Bruxelas sobre a Escravidão na África.
1896 - Abolição da escravidão em Madagascar.
1924, junho - Criação da Comissão Temporária sobre a Escravidão pelo Conselho da Sociedade das Nações (SDN)
1926, 26 de setembro - Aprovação da Convenção relativa à Escravidão pela SDN.
1930 - Acordo sobre o Trabalho Forçado da Oficina Internacional do Trabalho (OIT).
1948 - Aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU.
1949, dezembro - Aprovação do Acordo para Repressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição pela Organização das Nações Unidas (ONU).
1956, setembro - Aprovação da Convenção Suplementar sobre a Abolição da Escravidão, do Tráfico de Escravos e das Institutições e Práticas Análogas à Escravidão pela ONU.
1957 - Acordo sobre a Abolição do Trabalho Forçado da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
1974 - Criação do Grupo de Trabalho sobre as Formas Contemporâneas da Escravidão na Comissão de Direitos Humanos da ONU.
1980 - Abolição da escravidão na Mauritânia.
1989, novembro - Aprovação da Convenção sobre os Direitos da Criança pela ONU.
2000, novembro - Entrada em vigor do Acordo 182 sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil e da ação imediata para sua eliminação da OIT.
2000, dezembro - Proibição da escravidão, do trabalho forçado e do tráfico de seres humanos na Carta dos Direitos Fundamentais da União Européia.
2001, maio - Promulgação na França de uma lei que reconhece que "o tráfico negreiro e a escravidão praticadas do século XV ao XIX constituiram um crime contra a humanidade."
2001, setembro - Reconhecimento da natureza de "crime contra a humanidade" da escravidão e do tráfico negreiro pela Conferência Mundial das Nações Unidades contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Conexas de Intolerância, celebrada em Durban (África do Sul).
FONTE: UNESCO. As lutas contra a escravidão. 2004

Quilombo educacional Santa Bakhita abre inscrições para pré-vestibular - BA

O lugar certo para quem quer ingressar na Faculdade!!!

INSCRIÇÕES ABERTAS

VAGAS LIMITADAS

HORÁRIO: Das 15:00hs ás 21:00hs

LOCAL: CENPAH (Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor)

VALOR DA MATRÍCULA: 15,00*

1ª MENSALIDADE: 60,00*

INÍCIO DAS AULAS: 02 de Março de 2009 (Noturno)

INFORMAÇÕES:

CENPAH – CENTRO DE PASTORAL AFRO PE. HEITOR FRISOTTI

Rua Albino Fernandes, Nº 59-C, Novo Horizonte – Sussuarana

FONE: 3306-3498//3306-2428

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Encontro discute Violência e Segurança Pública - BA

O JUSPOPULI e as ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS DO ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO, PALESTINA E CALABAR convidam moradores dessas comunidades e outros interessados para o encontro com o objetivo de pensar a VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA nos bairros populares de Salvador.

DIA: 31/01/2009 (SÁBADO)

HORÁRIO: 8h30min às 12h30min

LOCAL: Associação de Moradores do Engenho Velho da Federação - Rua Apolinario Santana, n. 154.

TEMA CENTRAL: "PENSAR CONJUNTO" VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA NAS COMUNIDADES POPULARES DE SALVADOR: (RE) PENSANDO MITOS, ENFRENTANDO DESAFIOS.

EXPOSITORA: DRa. Marília Lomanto Veloso
(Dra. em Direito Penal, Membro do Conselho Penitenciario do Estado da Bahia, Profa. da Universidade Estadual de Feira de Santana, Presidente do JUSPOPULI)

Sua presença é fundamental importancia para (re)pensar conjunto um mundo melhor!!!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lançado o blog Avaliação de Durban - Genebra 2009

O blog Avaliação de Durban - Genebra 2009 é um espaço interativo, cujo objetivo é fornecer à sociedade civil brasileira as mais variadas informações sobre o Processo de Revisão da Declaração e do Plano de Ação da Conferência Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância.
A Conferência de Revisão ocorrerá entre 20 e 24 de abril, em Genebra, Suíça. Até o evento, estão previstos encontros de negociação entre representantes dos governos dos Estados-Membros, bem como a participação da sociedade civil. Acompanhar e monitorar essas negociações são procedimentos indispensáveis para que não haja retrocesso nas conquistas alcançadas na Conferência de Durban, em 2001.
É preciso garantir que os Estados, em nível mundial, ratifiquem seu compromisso com o cumprimento da Declaração e do Plano de Ação de Durban e para que os Estados da América Latina e Caribe definam ações que lhes permitam avançar no cumprimento dos compromissos assumidos mediante o estabelecimento de metas para 5 e 10 anos, no sentido de superar o racismo, o sexismo, a homofobia, a discriminação racial e as formas correlatas de intolerância.
Assim é que, em resposta a este quadro, um conjunto de organizações da sociedade civil brasileira - Ágere, Cfemea Criola e Geledés - decidiu criar este blog, a fim de estimular e potencializar a incidência e a participação da sociedade civil e dos movimentos sociais no processo de revisão, propriamente dito. Além de notícias atualizadas, você encontra os principais documentos relacionados à Conferência, análises do processo de revisão, e ainda tem a possibilidade de apresentar suas opiniões.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Debate sobre políticas públicas afirmativas no Fórum Social Mundial - PA

(Clique na imagem para ampliá-la)

Quilombo Educacional Semear abre inscrições para o Pré-vestibular 2009 - BA

Período de inscrição de 06 a 17 de fevereiro de 2009
Horário da inscrição: 08 as 12 horas e das 14 as 17 horas
Local :Comunidade Católica Paixão do Senhor-
Rua Direita da Baixa de Santo Antônio-São Gonçalo .
Valor da inscrição:20,00 reais
Documentos necessários:
Cópia do RG e CPF
Maiores informações : (71)3257-0891
(Procurar Fernanda)

Curso popular de pré-vestibular Quilombo do Orobu reabre as inscrições

As inscrições serão nos dias 02, 03, 04, 05 e 06 de fevereiro, às 19 horas, na Casa do Sol, em Cajazeiras V, ao lado da Igreja Católica. No ato das inscrições será cobrada uma taxa de R$ 2,00 (dois reais) para custear os materiais da seleção.

O quê: Inscrição cursinho pré-vestibular do Quilombo do Orobu
Quando: De 02 a 06 de fevereiro de 2009
Onde: Casa do Sol, em Cajazeiras V (ao lado da Igreja Católica)
Horário: 19 horas

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prorrogadas as inscrições para o Pré-Vestibular Steve Biko - BA

As inscrições para o Pré-Vestibular Steve Biko foram prorrogadas até o dia 30 de janeiro, e continuam sendo feitas na sede do Instituto que fica na rua do Paço, nº 04, Largo do Carmo, 2º andar, Pelourinho - Salvador. O horário de atendimento é das 14 às 18h, de segunda a sexta feira.
O valor da taxa é de R$20,00 e no ato da inscrição o candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:
- Original do comprovante de conclusão do ensino médio ou que está em vias de conclusão ainda no ano de 2009;
- Original do RG e do CPF;
- Comprovante de Residência;
- 01 foto 3x4 atual.

Odun promove curso a distância "Produção Cientifica de Mulheres Negras"

O curso Produção Cientifica de Mulheres Negras, oferecido gratuitamente pela ODUN FORMAÇÃO & PRODUÇÃO, montado na plataforma moodle (Software Livre), totalmente à distancia, é uma possibilidade de conhecermos a produção e contribuição cientifica dessas grandes mulheres, filósofas, empregadas domésticas, médicas, camelôs, poetas, matemáticas, engenheiras, pedagogas, militantes, e suas perspectivas sobre o mundo em que vivemos.
As inscrições estão abertas do dia 23 ao dia 31 de janeiro de 2009, através do link:
www.cursos.educacaoadistancia.org.br Não perca tempo, as vagas são limitadas, apenas 100 para todo o Brasil, 75% das vagas reservadas para as mulheres e 25% reservadas para os homens.
ACESSE O SITE E FAÇA JÀ A SUA INSCRIÇÃO
Para a pergunta: Você realizará o curso DH e MC dia 10/11? Responda NÃO.

A Odun Formação & Produção junto com toda equipe do Curso Produção Cientifica de Mulheres Negras desejam-lhe boa sorte e aguardam sua inscrição!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

domingo, 25 de janeiro de 2009

Cartilha em defesa da liberdade de crença religiosa disponível aqui para download

A liberdade de crença é um direito assegurado na Constituição Federal. É com base nesta lei, que o CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - em parceria com o SESC SP e INTECAB - Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Coordenação São Paulo) - com o apoio de lideranças religiosas, lançou em 2004 a campanha Em defesa da liberdade de crença e contra a intolerância religiosa.O Estado brasileiro é laico, não sendo autorizado a eleger qualquer manifestação religiosa como verdadeira ou falsa. A constituição vigente, de 1988, diz que todas as crenças e religiões são iguais perante a lei e devem ser tratadas com igual respeito e consideração.Com base nestes direitos impressos na Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos a Campanha tem como ação principal a divulgação e conscientização das pessoas, e da sociedade, acerca destes direitos. O lançamento de uma cartilha cujo conteúdo é baseado numa reconstrução da história das leis brasileiras sobre intolerância religiosa - além de um anexo com indicações das leis mencionadas -, é o primeiro passo deste projeto.Embora a Constituição Brasileira assegure os direitos de expressão das diversas confissões religiosas, práticas intolerantes ainda estão presentes no cotidiano brasileiro, sobretudo, quanto às religiões afro-brasileiras. Nesse sentido, é importante esclarecer que a discriminação religiosa é crime e que o respeito para com a diversidade religiosa é também um exercício de respeito para com a diversidade étnico cultural, que caracteriza o povo brasileiro.
Clique aqui para fazer o download e imprimir a cartilha da campanha Em defesa da liberdade de crença e contra a intolerância religiosa.

Fonte: Sesc/SP - Blog do CEN

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Discurso de posse de Barack Obama

Meus caros concidadãosEstou aqui hoje humildemente diante da tarefa que temos pela frente, grato pela confiança que vocês depositaram em mim, ciente dos sacrifícios suportados por nossos ancestrais. Agradeço ao presidente Bush pelos serviços que prestou à nação, assim como pela generosidade e a cooperação que ele demonstrou durante esta transição.
Quarenta e quatro americanos já fizeram o juramento presidencial. As palavras foram pronunciadas durante marés ascendentes de prosperidade e nas águas plácidas da paz. Mas de vez em quando o juramento é feito entre nuvens carregadas e tempestades violentas. Nesses momentos, a América seguiu em frente não apenas por causa da visão ou da habilidade dos que ocupavam os altos cargos, mas porque nós, o povo, permanecemos fiéis aos ideais de nossos antepassados e leais aos nossos documentos fundamentais.
Assim foi. Assim deve ser para esta geração de americanos.
Que estamos em meio a uma crise hoje é bem sabido. Nossa nação está em guerra, contra uma ampla rede de violência e ódio. Nossa economia está gravemente enfraquecida, uma consequência da cobiça e da irresponsabilidade de alguns, mas também de nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis e preparar o país para uma nova era. Lares foram perdidos; empregos, cortados; empresas, fechadas. Nosso sistema de saúde é caro demais; nossas escolas falham para muitos; e cada dia traz novas evidências de que os modos como usamos a energia reforçam nossos adversários e ameaçam nosso planeta.
Esses são indicadores de crise, sujeitos a dados e estatísticas. Menos mensurável, mas não menos profundo, é o desgaste da confiança em todo o nosso país -- um temor persistente de que o declínio da América é inevitável, e que a próxima geração deve reduzir suas perspectivas.
Hoje eu lhes digo que os desafios que enfrentamos são reais. São sérios e são muitos. Eles não serão resolvidos facilmente ou em um curto período de tempo. Mas saiba disto, América -- eles serão resolvidos.
Neste dia, estamos reunidos porque escolhemos a esperança acima do medo, a unidade de objetivos acima do conflito e da discórdia.
Neste dia, viemos proclamar o fim dos sentimentos mesquinhos e das falsas promessas, das recriminações e dos dogmas desgastados que por tanto tempo estrangularam nossa política.
Ainda somos uma nação jovem, mas, nas palavras da escritura, chegou o tempo de pôr de lado as coisas infantis. Chegou o tempo de reafirmar nosso espírito resistente; de escolher nossa melhor história; de levar adiante esse dom precioso, essa nobre ideia, transmitida de geração em geração: a promessa dada por Deus de que todos são iguais, todos são livres e todos merecem a oportunidade de perseguir sua plena medida de felicidade.
Ao reafirmar a grandeza de nossa nação, compreendemos que a grandeza nunca é um fato consumado. Deve ser merecida. Nossa jornada nunca foi de tomar atalhos ou de nos conformar com menos. Não foi um caminho para os fracos de espírito -- para os que preferem o lazer ao trabalho, ou buscam apenas os prazeres da riqueza e da fama. Foram, sobretudo, os que assumem riscos, os que fazem coisas -- alguns célebres, mas com maior frequência homens e mulheres obscuros em seu labor, que nos levaram pelo longo e acidentado caminho rumo à prosperidade e à liberdade.
Por nós, eles empacotaram seus poucos bens terrenos e viajaram através de oceanos em busca de uma nova vida.
Por nós, eles suaram nas oficinas e colonizaram o Oeste; suportaram chicotadas cortantes e lavraram a terra dura.Por nós, eles lutaram e morreram, em lugares como Concord e Gettysburg, na Normandia e em Khe Sahn.
Incansavelmente, esses homens e mulheres lutaram, se sacrificaram e trabalharam até ralar as mãos para que pudéssemos ter uma vida melhor. Eles viam a América como algo maior que a soma de nossas ambições individuais; maior que todas as diferenças de nascimento, riqueza ou facção.
Esta é a jornada que continuamos hoje. Ainda somos a nação mais próspera e poderosa da Terra. Nossos trabalhadores não são menos produtivos do que quando esta crise começou. Nossas mentes não são menos criativas, nossos produtos e serviços não menos necessários do que foram na semana passada, no mês passado ou no ano passado. Nossa capacidade continua grande. Mas nosso tempo de repudiar mudanças, de proteger interesses limitados e de protelar decisões desagradáveis -- esse tempo certamente já passou. A partir de hoje, devemos nos reerguer, sacudir a poeira e começar novamente o trabalho de refazer a América.
Para todo lugar aonde olharmos há trabalho a ser feito. A situação da economia pede ação ousada e rápida, e vamos agir -- não apenas para criar novos empregos, mas depositar novas bases para o crescimento. Vamos construir estradas e pontes, as redes elétricas e linhas digitais que alimentam nosso comércio e nos unem. Vamos restabelecer a ciência a seu devido lugar e utilizar as maravilhas da tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços de saúde e reduzir seus custos. Vamos domar o sol, os ventos e o solo para movimentar nossos carros e fábricas. E vamos transformar nossas escolas, colégios e universidades para suprir as demandas de uma nova era. Tudo isso nós podemos fazer. E tudo isso faremos.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Debate: A Importância da Revolta dos Malês no século XXI - BA

Espetáculo “O Dia 14” será apresentado na 6ª Bienal de Cultura da UNE - BA

Montagem da Cia Teatral Abdias Nascimento, que recebeu 6 indicações ao Prêmio Braskem de Teatro, mostra como caos social é reflexo do passado colonial e escravagista. Com dramaturgia primorosa e elenco vigoroso, peça toca em assuntos inquietantes.

A premiada Cia de Teatro Abdias do Nascimento (CAN), dirigida pelo ator e diretor Ângelo Flávio, integrará a programação cultural da 6ª Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes/UNE, que acontece em Salvador até o dia 25 de janeiro. O espetáculo “O Dia 14” será apresentado na sexta-feira, dia 23 de janeiro, às 20h, no Teatro Vila Velha (Passeio Público – Campo Grande).

A 6ª edição da Bienal vai comemorar o 10º aniversário do Festival e também marcará a volta do evento a Salvador, já que em 1999 aconteceu na capital baiana a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, vinte anos após a UNE ter sido colocada na clandestinidade pela ditadura militar.

Outro fator marcante desta Bienal será a importância da cidade-sede em relação ao tema "Raízes do Brasil – formação e sentido do povo brasileiro", que pretende discutir a formação do povo brasileiro de um ponto de vista contemporâneo.

A montagem - Através de uma encenação poética e vigorosa, o espetáculo conta de forma atemporal a trajetória da diáspora negra do Brasil-Colônia até os dias atuais, tendo como eixo dramatúrgico o antes e o após o dia 13 de maio de 1888, data da assinatura da Lei Aurea. O espetáculo dirigido por Ângelo Flávio recebeu 6 indicações ao Prêmio Brasken de Teatro de 2008, incluindo melhor espetáculo, direção, dramaturgia, atriz, ator e Revelação. A montagem garantiu o Prêmio de Revelação do Ano para o CAN. 0 Dia 14 traz o mesmo vigor e inovação presente no espetáculo “A Casa dos Espectros” (2006), texto de Adrienne Kennedy, dirigido pelo mesmo diretor e sucesso de crítica e público, que teve duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro em 2007.

Depois de causar desconforto com o texto da norte-americana Adrienne Kennedy, o diretor mergulha na desigualdade social brasileira e mostra a trajetória dos negros do navio negreiro à invisibilidade social, além das freqüentes chacinas que têm violentado a periferia da cidade. O espetáculo é intercalado por trechos de entrevistas que analisam a questão racial no Brasil.

“Acho que o espetáculo foi selecionado porque além do mérito artístico, ele propõe ao publico arte e reflexão, assumindo um compromisso ideológico sem prostituição estatal onde através do mecanismo artístico que toca e emociona, o espectador é conduzido a pensar sua parcela de responsabilidade na construção deste País, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.” explica o diretor, ressaltando a adequação deste espetáculo a um encontro como a Bienal da UNE. “Nada melhor do que uma platéia como esta, de estudantes de todo o país. Cidadãos e cidadãs que possuem a missão de conduzir este país, corrigindo erros passados e possibilitando novos olhares para esta nação e seu povo”, afirma Ângelo Flávio.

De forma não cronológica, sete atores interpretam personagens que retratam questões relacionadas à nossa formação étnico-racial e a desigualdades brasileiras. Corpos tensos, atemporalidade e movimentação são as marcas desse ditirambo negro. São temas do espetáculo os conflitos do dia-a-dia e a história do país marcado muitas vezes por uma política de embranquecimento, como ressaltam alguns historiadores, quando comentam a importação de mão-de-obra branca com a vinda dos imigrantes italianos para o sul do país.

O espetáculo conta com sonoplastia do cantor Dão e do DJ Cláudio Manoel - Angelis Sanctus. A dramaturgia e direção são de Ângelo Flávio. Formado em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA, Ângelo Flávio é um dos novos talentos da direção baiana. Sua trajetória está ligada à militância política em defesa dos direito humanos, através de um arte engajada e repleta de experimentações estéticas.

A Cia de Teatro Abdias do Nascimento (CAN) nasceu na Escola de Teatro da UFBA em 2002 e é formado por estudantes negros e negras. Eles passaram a discutir a constante ausência do negro em cena e em papéis principais, o inexistente estudo da Dramaturgia escrita por negros e sua aplicação na grade obrigatória curricular da instituição, além de debater o eurocentrismo que, até hoje, é cânone epistemológico nas universidades. O CAN, além das montagens sempre bem sucedidas e elogiadas pela crítica especializada e público em geral, vem realizando constantes atividades onde discutem ações de políticas afirmativas e democratização da cultura. Em seu currículo o grupo trás cinco montagens com a direção de Ângelo Flávio, seu fundador.

Serviço
Espetáculo “O Dia 14”
Dia 23 de janeiro, sexta-feira, às 20h
Local: Teatro Vila Velha (Passeio Público – Campo Grande).

Ficha técnica

“O DIA 14”
Direção e dramaturgia: Ângelo Flávio (As Irmãs de Brecht / A Casa dos Espectros).
Assistente de direção: Camila Bonifácio (PSICOSE / As Conjuradas).
Com o “Coletivo de Atores Negros Abdias do Nascimento”: Ive Carvalho (PSICOSE/ Sonho de Uma Noite de Verão), Vitória Bispo (Atores do Tempo Encarnado/ A Casa dos Espectros), Cleiton Luz (O Cid), Heloisa Machado (O Dia 14, indicação de Melhor Atriz), Léo Santys (O Dia 14, indicação de Melhor ator) e Fernando Neves (filme Eu me Lembro).
Cenografia: Aloísio Antônio & Marcos Costa (A Casa dos Espectros).
Coreografia: Liu Árison.
Produção: CAN e Daniele Borges
Design Gráfico: Cristiano Borges
Divulgação: Maíra Azevedo, Instituto de Mídia Étnica & Marcelo de Trói.
Trilha sonora: Dão & Cláudio Manoel.
Operador de Som: Ismael Fagundes
Iluminação: José Carlos N´gão
Operação de Luz: Felix.
Preparação corporal, figurino e maquiagem: Ângelo Flávio.

Mais informações:

Ângelo Flávio - Diretor
(71) 9114-4825 / 8882 4601 – angeloflavio@hotmail.com

sábado, 17 de janeiro de 2009

Cartilha "Doença Falciforme - A importância da Escola"

Venho anunciar que no final de 2008 ocorreu o lançamento da Cartilha "Doença Falciforme - A importância da Escola".Vitória muito importante aqui em Salvador que esperamos possa repercutir o mais rápido possível para outros lugares.Processo pensado e articulado com todos os cuidados, transversalizamos o debate da doença falciforme para o campo da escola e tivemos duas vitórias:1- Inclusão do tema no Plano Municipal de Educação, o que levará a ser um tema a ser trabalhado em sala de aula2- Lançamento desta cartilha, que envolverá capacitação de todos os professores. O manual foi elaborado considerando a necessidade de promoção de informações sobre o tema, uma vez que grande parte da população brasileira tem pouco conhecimento sobre Anemia Falciforme. A Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) propôs a articulação do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, implantado pela SMS, com outros órgãos da Prefeitura. Nesse contexto, a escola foi apontada como um importante multiplicador. Para tanto, fez-se necessário à realização de encontros entre os coordenadores técnicos destas Secretarias com a participação da ABADFAL, a aproximação entre Coordenadorias Regionais de Educação e os Distritos Sanitários de Saúde, para a produção de um material específico sobre Anemia Falciforme, que subsidiase os professores nas salas de aula. Baixando a cartilhaA cartilha para professores se encontra na internet para download.
Boa leitura, bom uso
Peço para que vcs divulguem este texto em toda sua rede de relacionamentos,para que alcancemos várias pessoas que precisam deste auxilio.Agradeço e nosso e-mail para contato é abadfal@ig.com.brabraços e obrigado

Projeto Onda Solidária de Inclusão Digital arrecada equipamentos de informática - BA

Solicitamos sua cooperação com a execução do projeto Onda Solidária de Inclusão Digital, realizando doações de equipamentos de informática em desuso. O Projeto Onda Solidária de Inclusão Digital faz parte do programa permanente de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Onda Digital [http://www.ondadigi tal.ufba. br], criado em 2004, sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática. O objetivo principal é mobilizar os moradores de bairros carentes com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural e econômico local, permitindo a esses a apropriação sustentável dos processos e ações desencadeadas por este projeto, para além do seu período de realização. Para tanto, iremos oportunizar aos jovens da comunidade trabalhar com diversas oficinas, visando criar e desenvolver competências locais, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos jovens da localidade atendida.
Uma das atividades do projeto é a implantação de um Tabuleiro Digital com 20 (vinte) computadores oriundos de um processo de metareciclagem feito com equipamentos em desuso doados pela comunidade, empresas e instituições; um servidor e uma impressora, no Centro Comunitário da Rua Nova, situado à Rua da Inconfidência, SN, em Pirajá CEP 41.295-270.
O Onda Solidária de Inclusão Digital está sendo desenvolvido em conjunto pelos grupos de pesquisa da UFBA: GEC da Faculdade de Educação (FACED) e TISA do DCC, com a Associação de Fomento a Economia Solidária (Bansol) da Escola de Administração (EA) da UFBA, com o Centro de Processamento de Dados (CPD/UFBA) e com o apoio do Núcleo de Manutenção de Equipamentos de Pesquisa (NUMEP). A equipe de trabalho envolve professores, técnicos e estudantes da UFBA e pessoas da Comunidade.
As doações poderão ocorrer das seguintes formas:
1 - Entrega direta no Núcleo de Manutenção Politécnica - NUMEP End.: Rua Prof. Aristides Novis, 2 Federação - Escola Politécnica 3° e 4° andar. Tel Direto: 3245-6987 Tel Geral: 3283-9861 Fax: 3245-7540 E-mail: numep@ufba.br
2 - Caso haja uma grande quantidade de material a ser doado entre em contato pelo e-mail ondadigital@ ufba.br ou telefone (71) 3283-6293 para que possamos agendar um dia para buscarmos a doação. Ficamos no aguardo de sua valorosa e solidária doação.
Atenciosamente,
Equipe do ONDA SOLIDÁRIA DE INCLUSÃO DIGITAL
-- Profa. Débora Abdalla
Departamento de Ciência da Computação
Universidade Federal da Bahia e-mail abdalla@ufba. br

UNEB abre inscrições para vestibular em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - BA

EDITAL N° 004/2009

(Replubicado por ter saído com incorreção)

PROCESSO SELETIVO/VESTIBULAR UNEB/LINCEEI /2009

O Reitor da Universidade do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais e em obediência às normas e procedimentos definidos na Resolução nº 500/2007 do Conselho Universitário - CONSU, torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular da UNEB destinado ao curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena - LICEEI/UNEB, com as seguintes orientações:

1. DO PROCESSO SELETIVO/VESTIBULAR UNEB/LINCEEI/2009

1.1. A realização do Processo Seletivo Vestibular para o LICEEI/UNEB/2009 fica a cargo da Comissão Permanente de Vestibular – COPEVE e da Comissão composta de docentes e técnicos da UNEB responsáveis pela elaboração do projeto do curso. Às referidas Comissões cabe a responsabilidade de planejar, coordenar, executar e divulgar todas as informações pertinentes ao Processo Seletivo Vestibular para o LICEEI/UNEB/2009, de acordo com o calendário específico e as providências cabíveis.

1.2. O Processo Seletivo Vestibular para o LICEEI/UNEB/2009 está aberto exclusivamente para índios pertencentes às etnias e comunidades indígenas localizadas no Estado da Bahia que tenha concluído o ensino Médio (2º Grau) ou equivalente.

1.2.1 As 108 vagas disponíveis serão preenchidas preferencialmente por candidatos que, no ano de 2008, atuaram como docentes (educadores ou gestores) na educação escolar indígena.

1.3. Os resultados do Processo Seletivo Vestibular para o LICEEI/UNEB/2009 serão válidos apenas para o preenchimento de vagas oferecidas no Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena dos Departamentos de Educação do Campus VIII e X, localizados respectivamente em Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 Período: 19/01/2009 a 19/02/2009.

2.2 Valor: R$ 5,00 (cinco reais).

2.3 As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente pela modalidade Internet, através do acesso direto dos interessados via computador próprio, Lan House, Cyber Café e outros.

2.4 Dos Procedimentos para realização das Inscrições

Acessar o endereço www.selecao.uneb.br/liceei .

Ler integralmente o Edital do Processo Seletivo - LICEEI e os documentos Oficiais publicados e disponibilizado no sitio referido antes de efetivar a inscrição;

Clicar no link inscrição on-line, prestando bastante atenção às instruções, assim como à escolha da cidade para realização das provas, pólo e quotas;

Preencher o formulário de inscrição e clicar na opção enviar formulário;

Na tela de confirmação dos dados o candidato deverá verificar as informações digitadas. Caso haja necessidade de correção, clicar na opção voltar para formulário; nada havendo a corrigir, clicar na opção confirmar inscrição para enviar os dados digitados.

O sistema apresentará a tela do comprovante de pré-inscrição. O candidato deverá clicar na opção imprimir comprovante, em seguida clicar na opção gerar boleto para ter acesso ao boleto bancário, o qual deverá ser impresso, para pagamento da taxa de inscrição, preferencialmente no Banco do Brasil, não sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de boleto bancário.

As inscrições pagas através de outra modalidade que não a descrita na alínea "f", não serão computadas e efetivadas.

Após 48 horas da efetivação do pagamento, o candidato poderá acessar o site para verificar a situação da sua inscrição.

ATENÇÃO:

- A inscrição somente será considerada efetivada, após o pagamento da taxa de inscrição através do boleto;

- Não serão aceitas quaisquer reclamações sem a apresentação, pelo candidato, do comprovante de inscrição.

- O pagamento poderá ainda, ser efetivado em outras agências bancárias, conforme horário de funcionamento de cada localidade até o dia 20/02/2009.

Os candidatos inscritos até às 23h59min do dia 19/02/2009, poderão efetuar o pagamento na rede bancária até às 16h do dia 20/02.

O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no dia da realização das provas.

O documento de identidade indicado no requerimento de inscrição deve ser o mesmo a ser apresentado, na sua forma original, sempre que solicitado durante todo o Processo Seletivo, particularmente no momento de realização das provas. Ele deve apresentar obrigatoriamente todas as seguintes características:

Assinatura e impressão digital do portador.

Fotografia que permita identificar claramente o portador.

Bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações.

Expedição por Secretaria Estadual de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério do Trabalho, pela Polícia Federal (apenas para estrangeiros) ou por outros órgãos legalmente autorizados a emitir documento de identidade.

Os dados cadastrais informados no ato da inscrição e o pagamento do valor total da mencionada inscrição são de responsabilidade exclusiva do candidato, que responderá por eventuais erros ou omissões.

A UNEB não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de transmissão ou qualquer fator que impossibilite a transferência de dados.

Em nenhuma hipótese haverá devolução do pagamento efetuado.

O candidato com deficiência visual, motora ou auditiva, desde que essa deficiência justifique a realização das provas em situação especial a exemplo de – prova em braile ou ampliada, deverá indicar essa condição no ato da inscrição, a fim de viabilizar as condições especiais para realização das provas, desde que com a deficiência relatada e dentro das reais possibilidades da UNEB.

O pedido de inscrição do candidato implica conhecimento e aceitação tácita das normas e condições estabelecidas neste Edital bem como das instruções e/ou informações que venham a ser publicadas em Diário Oficial do Estado e divulgadas pela internet.

3. DOS CURSOS E VAGAS

O Curso ocorrerá em regime modular no turno diurno ao longo de quatro anos, sendo disponibilizadas 54 vagas no Departamento de Educação do Campus VIII (Paulo Afonso) e 54 vagas no Departamento de Educação do Campus X (Teixeira de Freitas).

3.1. Das 54 vagas disponíveis no Campus VIII – Paulo Afonso, 48 (quarenta e oito) serão reservadas aos candidatos atuantes na educação escolar indígena durante o ano de 2008 e 06 (seis) estarão disponíveis também para candidatos que não atuem em educação escolar indígena.

3.1.1. Para as 48 (quarenta e oito) vagas reservadas para candidatos atuantes em educação escolar indígena, poderão concorrer membros das etnias no Norte e Oeste da Bahia que dispõem de sistema de educação escolar indígena, a saber: Kaimbé, Kantaruré, Kiriri, Pankararé, Pankaru, Tumbalalá, Tuxá e Xukuru-Kariri da comunidade da Quixaba.

3.1.2. Às seis vagas disponíveis também para candidatos não atuantes em educação escolar indígena, poderão concorrer membros das etnias referidas no item anterior e membros de etnias e comunidades na mesma região que não dispõem de sistema de educação escolar indígena, a saber: comunidades de etnia Atikum, Truká, Kariri-Xocó e comunidade Tupan.

3.2. Das 54 vagas disponíveis no Campus X – Teixeira de Freitas, 51 (cinqüenta e uma) serão reservadas aos candidatos atuantes na educação escolar indígena durante o ano de 2008 e 3 (três) estarão disponíveis também para candidatos que não atuem em educação escolar indígena.

3.2.1. Às 51 (cinqüenta e uma) vagas reservadas para candidatos atuantes em educação escolar indígena poderão concorrer membros das etnias no Sul e Extremo Sul da Bahia que dispõem de sistema de educação escolar indígena, a saber: Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tupinambá de Olivença, Tupinambá do Vale do Jequitinhonha .

3.2.2. Às três vagas disponíveis também para candidatos não atuantes em educação escolar indígena poderão concorrer membros das etnias referidas no item anterior.

4. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

4.1. As vagas de que tratam os itens 3.1.1 e 3.2.1 acima serão distribuídas por cada etnia em cada um dos campi, segundo critério de proporcionalidade do número de escolas e de alunos matriculados em cada etnia no ano de 2008, garantido o mínimo de uma vaga por etnia. A classificação dos candidatos de cada etnia será feita por ordem decrescente da pontuação obtida nas provas.

4.2. Às vagas de que tratam os itens 3.1.2 e 3.2.2 acima concorrem todos os candidatos inscritos em cada região, os quais serão classificados por ordem decrescente da pontuação obtida nas provas, independente da etnia a que pertençam.

4.2.1 Candidatos não classificados para as vagas reservadas para atuantes em educação escolar indígena concorrem às demais vagas em igualdade de condições com os demais candidatos.

5. DAS PROVAS

5.1. DATA: 15 de Março de 2009

5.2. LOCAIS DA PROVA: Eunapólis, Ilhéus, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso. HORÁRIO: Abertura dos portões: 08h20min.

Fechamento dos portões: 08h50min.

Início das provas: 09h00min

Duração das provas: 03h

5.3. Conteúdo das Provas

5.3.1 Redação sobre tema relativo à educação escolar indígena, com valor de 40 %.

5.3.2 20 (vinte) Questões objetivas distribuídas conforme os temas relacionados a

seguir, com valor de 60% em seu total:

a) RCNEEI E SEUS TEMAS TRANSVERSAIS;

b) POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA;

c) DADOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA BAHIA;

d) POLÍTICA INDIGENISTA;

e) DIREITOS INDÍGENAS.

5.4. CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO

Será eliminado do Processo Seletivo Vestibular para o LICEEI/UNEB/2009 o candidato que:

- Não comparecer à prova no dia e hora de sua aplicação;

- Não obter pontuação na prova de redação.

5.4.1. Em qualquer tempo, mesmo após a matrícula, o candidato que tenha feito uso de documentos, declarações, informações falsas, ou outros meios ilícitos, será também eliminado do Processo Seletivo.

5.4.2. CRITÉRIOS DE eliminação na prova de REDAÇÃO

Será atribuída nota zero à redação que:

- Se afastar completamente do tema proposto;

- For escrita a lápis e

- for escrita de forma ilegível.

5.5. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Ocorrendo igualdade de pontos entre candidatos concorrentes em uma mesma modalidade, o desempate se fará comparando-se os resultados obtidos, sucessivamente, na Redação.

5.6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

Acontecerá até o dia 16 de abril, publicado no sítio da UNEB www.uneb.br e em Jornal de grande circulação da Capital.

6. MATRÍCULA:

A matrícula será efetivada mediante convocatória, no início de cada módulo letivo, sendo que, por ocasião da matrícula inicial no curso, os candidatos aprovados deverão apresentar os seguintes documentos:

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente (original e fotocópia);

- Histórico Escolar do Ensino Médio ou Equivalente (original e fotocópia);

- Carteira de Identidade (original e fotocópia);

- CPF (original e fotocópia) e

- Carteira de Reservista (original e fotocópia, para estudantes do sexo masculino);

- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição (original e fotocópia);

- Duas fotos 3X4 recentes e iguais;

- Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia);

- Procuração (quando realizada por terceiros);

- Declaração de vinculação a uma comunidade e etnia indígenas da Bahia, emitida por organização indígena devidamente constituída ou cacique que represente a respectiva comunidade ou etnia e

- Declaração de que atuou em educação escolar indígena no ano de 2008 emitida pela instituição oficial em que atua (Para os aprovados atuantes em educação escolar indígena).

7. DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS:

7.1 Outras disposições e instruções específicas contidas no caderno de provas, constituem normas que passam a integrar o presente Edital, devendo ser em tudo observadas e cumpridas.

7.2 O candidato não terá direito a reclamação posterior ou recurso de qualquer natureza.

7.3 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão composta de docentes e técnicos da UNEB responsáveis pela elaboração do projeto do curso.

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 16 de janeiro de 2009.



Lourisvaldo Valentim da Silva

Reitor