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CALENDÁRIO NEGRO - MARÇO

1 – Nasce Ralph (Waldo) Ellison professor e escritor norte-americano, ganhou eminência com seu primeiro romance, “O Homem Invisível”, de 1952 (1913-1994)

2 – Ocorre o primeiro carnaval oficial de escolas de samba do Rio de Janeiro, RJ (1935)
2 – Dia da Mulher Angolana
2 – Aprovada lei proibindo o tráfico de escravos africanos nos Estados Unidos (1807)
2 – Festa Nacional de Marrocos (1956)
3 – O paulista Domingos Jorge Velho assina em Pernambuco, com o governador da capitania, o contrato mediante o qual se dispunha a destruir o Quilombo dos Palmares (1687)
3 – Publicado alvará pelo qual os negros dos quilombos, toda vez que fossem aprisionados, para ser restituídos aos donos deviam ser marcados na espádua com um "F" por meio de ferro em brasa (1741)
3 – Em discurso, o presidente da Bahia, Francisco de Souza Martins afirmou que era necessário "fazer sair do território brasileiro todos os libertos africanos perigosos à nossa tranquilidade" (1835)
3 – Inauguração na cidade do Rio de Janeiro, da Avenida dos Desfiles, popularmente chamada de Sambódromo, hoje por lei denominada Passarela do Samba (1984)
3 – Nasce no Rio de Janeiro o cantor e compositor Jards Anet da Silva - Jards Macalé (1943)

3 – Nasce Jackie Joyner-Kersee, atleta estadunidense, considerada por muitos como a maior atleta feminina da história (1962)

4 – É deferido pela Regência o pedido de deportação dos africanos libertos envolvidos na Revolta dos Africanos ou Revolta dos Malês na noite de 24 e 25 de janeiro (1835).
4 – Nasce em Township, África do Sul, a cantora Mirian Makeba (1934)
5 – Fundação, em Salvador (BA) do Olori Afoxé (1981)

5 – Nasce Chiwoniso Maraire, cantora do Zimbabwe (1976-2013)

6 – Independência de Gana, primeiro país da África Negra a tornar-se independente (1957)
6 – Abolição da escravatura no Equador (1854)
7 – Grande marcha pelos direitos civis, de Selma à Montgomery, liderada por Martin Luther King Jr. (1963)
8 – Nasce no bairro de Periperi, Salvador (BA), o Bloco-Afro Ara Ketu (1980)
8 – Aprovada, na África do Sul a nova Constituição, que aboliu oficialmente o apartheid, regime racista dominado pela minoria branca (1996)

8 – Nasce Neusa Borges, atriz (1941)
9 – Nasce, na cidade de Recife (PE) o cantor e compositor José Bezerra da Silva - Bezerra da Silva (1938)
9 – Nasce, no bairro do Andaraí, Rio de Janeiro, a bailarina Isaura de Assis (1942)
9 – Nasce, em Colina (SP), o poeta Paulo Eduardo de Oliveira, Paulo Colina. Publicou "Fogo Cruzado", "Senta que o Dragão é Manso", participou também da "Antologia Contemporânea da Poesia Negra Brasileira" e "Cadernos Negros" (1950)
9 – Realiza-se, em Petrópolis (RJ), o I Encontro de Franciscanos Negros (1988)
10 – Nasce, em Tubarão (SC), Apolinária Mathias Batista - Mãe Apolinária, fundadora da "Sociedade Caboclos Amigos" em Porto Alegre (RS) (1912)
11 – Nasce, na Praça Mauá (RJ), a atriz Léa Garcia (1933)
12 – Independência das Ilhas Maurício (1968)

13 – Nasce Iziane Castro Marques, jogadora de basquete brasileira (1982)
14 – Nasce na Fazenda Cabaceiras, município de Muritiba (BA), Antônio de Castro Alves, o "poeta dos escravos". É um dos poetas mais populares do país, autor de "Vozes d'África, "Navio Negreiro", "A Cachoeira de Paulo Afonso", "Saudação aos Palmares", "Adormecida" e outros (1847)
14 – Nasce, em Juiz de Fora (MG) o cantor e compositor Sinval Machado da Silva, Sinval Silva, o compositor predileto de Carmem Miranda (1906)
14 – Nasce, em Franca, São Paulo, o artista e político Abdias Nascimento, fundador do TEN – Teatro Experimental do Negro (1914)
14 – Nasce, em Sacramento, Minas Gerais, a escritora Carolina Maria de Jesus, autora de "Quarto de Despejo" (1914)
14 – É lançado em Salvador, Bahia, o jornal O Abolicionista (1871)
14 – Realiza-se, em São Paulo, o I Encontro dos Agentes da Pastoral Negros (1983)

15 – Nasce Cecil Taylor, músico e compositor estadunidense, foi o pianista mais importante do free-jazz (1929)

16 – Surge nos Estados Unidos o Freedom's Journal, o primeiro jornal com temática negra da América (1827)
16 – Nasce em Japaratuba (SE), o artista plástico, Arthur Bispo do Rosário (1911)
16 – Nasce em Montgomery, Alabama, (EUA), o cantor e pianista Nahaniel Adams Coles - Nat King Cole (1919)

17 – Nasce Nathaniel Adams Coles, Nat “King” Cole, um dos mais importantes pianistas de jazz, cantor e compositor do século XX (1919-1965)

18 – Nasce Queen Latifah, cantora, rapper, atriz, compositora, modelo, produtora musical, comediante e apresentadora estadunidense (1970)

18 – Nasce Vanessa Lyn Williams, cantora, atriz e compositora estadunidense, famosa por ter sido a primeira Miss America Negra, em 1983 (1963)

19 – Nasce, em Pateoba (BA), o cantor e compositor José de Assis Valente, autor de inúmeros sucessos como: "Camisa Listada", "Boas Festas" e do samba antológico "Brasil Pandeiro" (1908)
19 – Inicia-se o I Encontro Estadual de Conscientização e Cidadania Negra, no Estado do Rio de Janeiro (1988)
20 – Nasce, no Rio de Janeiro, o ator e cantor lírico, Manuel Claudiano Filho - Claudiano Zani (1926)
21 – Nasce, no Rio de Janeiro (RJ), o radialista, humorista, cronista e compositor Haroldo Barbosa (1915)
21 – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
21 – Independência da Etiópia (1975)
21 – A polícia sul-africana atira contra um cortejo fúnebre de quinhentas pessoas no bairro negro de Langa, na periferia da cidade de Uitenhage, matando 21 manifestantes. O dia ficou conhecido como "Quinta-feira Sangrenta" (1985)
21 – Independência da Namíbia (1990)
21 – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória das vítimas do massacre de Shapeville, na África do Sul (1960)
21 – Zumbi dos Palmares é incluído na galeria dos heróis nacionais (1997)
22 – O explorador negro Alonso Pietro se incorpora à expedição de Cristóvão Colombo (1492)
22 – Nasce em Madureira (RJ), o cantor e compositor Jorge Duílio Lima Menezes - Jorge Benjor, autor de "Chove Chuva", "Cadê Teresa", "África-Brasil (Zumbi)", "País Tropical", "Que Maravilha", entre outros sucessos (1944)
23 – Abolição da escravidão em Porto Rico (1873)

24 - É oficializada a abolição da escravatura na Venezuela (1854)
25 – Proclamação nesta data da libertação final de todos os escravos existentes na Província do Ceará (1884)
25 – Nasce, em Detroit, Michigan Estados Unidos, a cantora Aretha Franklin (1942)
25 – Criação, no Rio de Janeiro do jornal A Voz do Morro (1935)
25 – Nasce Aristides Barbosa, jornalista, educador e ex-militante da Frente Negra (1920)

26 – Nasce Diana Ross, cantora e atriz estadunidense, foi a líder do grupo musical "The Supremes” (1944)

27 – Nasce, numa família de músicos e artistas de Newark, Nova Jersey (EUA), a cantora de jazz, Sarah Louis Vaughan - Sarah Vaughan (1924)

27 – Nasce Luiza Helena de Bairros, socióloga, ativista do do Movimento Negro Unificado e feminista negra (1953)
28 – Nasce, em Cabo Frio (RJ), Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, considerado um dos precursores do romantismo e autor do primeiro romance brasileiro: "O Filho do Pescador" (1843)
28 – Fundação, em Pelotas (RS) do Clube Abolicionista (1884)

29 – Nasce Lee ("Scratch") Perry, compositor, cantor e DJ jamaicano, um dos nomes mais destacados da música reggae (1936)

30 – Os homens afro-americanos conquistam direito ao voto nos EUA (1870)

30 – Nasce Maria Bibiana do Espírito Santo, Mãe Senhora, ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá (1900)
31 – Fundação, em Campos, Rio de Janeiro, da Sociedade Emancipadora Campista (1870)

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terça-feira, 30 de abril de 2013

Imperdível: Conceição Evaristo no Sarau Bem Black - BA


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mãe Stella de Oxóssi é eleita 'imortal' da Academia de Letras da Bahia


Mãe Stella de Oxóssi é eleita 'imortal' da Academia de Letras da Bahia
Foto: Reprodução / A Tarde

Stella de Azevedo dos Santos, mais conhecida como "Mãe Stella de Oxóssi" acaba de ser escolhida para ocupar a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia. A Ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá recebeu 22 votos dos acadêmicos em sessão realizada nesta quinta-feira (25) e irá ocupar a vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro. "Acredito que é a primeira vez que uma mãe-de-santo entra em uma Academia de Letras. Representa o reconhecimento de uma cultura, de uma raça e da história de um povo. É uma figura notável", declarou o presidente da Academia, Aranis Ribeiro Costa, em entrevista ao G1.


Com seis livros publicados e uma coluna fixa no jornal A Tarde sobre cultura e identidade negra, Mãe Stella irá ocupar a cadeira que tem como patrono o poeta abolicionista Castro Alves.

FONTE: Metro1

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Curso "Formação Docente e Educação Antirracista: Currículo e Diversidade Cultural" - PB


Disseminar uma cultura ausente de discriminações é uma maneira de mudar o meio social do qual você faz parte. Para tanto, é necessário ter uma formação que lhe dê suporte e embasamento no combate à políticas e ações preconceituosas.
Quer sair do universo do senso comum e conhecer a rica diversidade cultural que o nosso país possui, além de contribuir no combate ao racismo? Então participe do II Curso de Extensão Formação Docente e Educação Antirracista do NEABI.  

II Curso de Extensão.
Formação Docente e Educação Antirracista: Currículo e Diversidade Cultural.
Périodo do Curso: 15 de Maio a 20 de Novembro de 2013
Todas as Quartas-Feiras, das 14:00 ás 18:00, no Auditório do CCHLA/UFPB
Para fazer a sua inscrição, clique  AQUI


FONTE: Blog do NEABI

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Estão abertas as inscrições para o III Curso de Extensão História e Cultura Negra - RJ

LOCAL: UERJ, CAMPUS MARACANÃ - RIO DE JANEIRO - RJ  
Valor: GRATUITO 
Público alvo: Estudantes de Licenciatura e Professores da Educação Básica. 

OBJETIVO: Fomentar espaços de formação sobre a história e cultura negra a fim de contribuir para construção de práticas educativas amparadas no respeito à diferença e na valorização da diversidade. 

Sexta (10/05/2013) 18h 
Conferência de Abertura com o Prof.º. Dr.º. Lívio Sansone e Lançamento de Livros! 
Local: UERJ, 11º andar, auditório 113. 
Período do Curso: 11/05/2013 A 29/06/2013 
AULA AOS SÁBADOS (09H AS 13H30)
LOCAL: UERJ, CAMPUS MARACANÃ.
ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ (NEAB-UERJ) 
Contato: cursohistoriaeculturanegra@gmail.com

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Seminário aborda dança afro-brasileira - BA

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quinta-feira, 18 de abril de 2013

Seminário Virtual Nacional sobre a Lei n. 10.639/03




As inscrições para o Seminário Virtual estão abertas no site da FUNDAJ


O seminário objetiva realizar uma comemoração reflexiva dos 10 anos da Lei 10.639/03 em rede, na Plataforma "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment"- Moodle, no portal da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. A idéia de realização do Seminário nasceu em Florianópolis, no último Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. A proposta é que ele seja realizado pelo Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros - CONNEABs, pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, pelo GT 21, “Educação e Relações Étnico-Raciais”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED, pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT. O Seminário pretende realizar uma discussão sobre diferentes aspectos relacionados às conquistas e aos desafios presentes nos processos de implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais nas redes de Ensino.

OBJETIVOS
1.         Debater de forma ampla as conquistas e desafios vividos nos processos de implementação da lei no10.639/03 a partir das experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, das Redes de Ensino e dos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação e Diversidade Étnico-Racial.
2.         Socializar experiências desenvolvidas pelas redes de ensino nas diferentes regiões do país.
3.         Refletir sobre os temas fundamentais que envolvem a Educação das Relações étnico-Raciais.
4.         Publicar um livro que contemple os resultados do Seminário.
5.         Produzir um Documentário a partir de depoimentos sobre os 10 anos da Lei 10.639/03.

sábado, 13 de abril de 2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Abril Indígena - MG


Curso Básico de Idioma Fon - RJ


(Clique na imagem para ampliá-la)

O Brasil é o segundo país do mundo em número de populações negras vindas de diversos países do Continente Africano como, por exemplo, do Benin. Entre os povos africanos escravizados, os da etnia Fon estão entre os que mais aportaram no Brasil Colonial trazendo como única bagagem permitida a sua cultura, suas memórias e suas práticas religiosas milenares.

PROGRAMA
I. História dos grandes povos africanos;
II. A etnia Fon (Jeje): sociedade e cultura;
III. Expansão do idioma para a América do Sul;
IV. Mecanismos de resistência;
V. Cantigas: tradição e significado
VI. O comércio de produtos litúrgicos;
VI. O aprendizado da língua: a escuta, a fala e a escrita

Professor: Príncipe Aboubakar Traore; falante Fon, graduando em Ciências Políticas/UNIRIO.

Duração do curso:
Módulo I: 13 de abril a 25 de maio;
Módulo II: 1 de junho a 13 de julho
Horário: SEMPRE AOS SÁBADOS de 14h às 17h

Será conferido certificado

Local: Horto Botânico
Museu Nacional-UFRJ
Quinta da Boa Vista, s∕ nº – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20.940-040 - Tel.: (0xx21) 2254-4320
coordextmn@mn.ufrj.br

Investimento:
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
Módulo I: R$ 100,00
Módulo II: R$ 100,00

Para fazer a inscrição no curso primeiramente o interessado deve efetuar o pagamento do primeiro módulo no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) ou através de Guia de Recolhimento – GRU ou via TFT. Para pagamento via GRU deve-se inicialmente entrar no site do Tesouro Nacional: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp e preencher os campos obrigatórios da GRU com os seguintes dados:
UG: 153115
Gestão: 15236
Código de Recolhimento: 28830-6
CPF do contribuinte: Informar o CPF do depositante
Nome do contribuinte:
Valor principal: R$ 150,00
Valor total: R$ 150,00

O pagamento da GRU só pode ser feito no Banco do Brasil

Se optar pelo recolhimento via TFT, que permite o pagamento nos caixas físicos, nos caixas eletrônicos ou pela internet, deverá utilizar os identificados abaixo:
ID1: 1531151523628830-6
ID2: CPF do depositante

Feito o pagamento, o interessado deverá comparecer na Coordenação de Extensão do Museu Nacional/UFRJ, localizada no terceiro andar do prédio principal do Museu, trazendo o comprovante de depósito original para concluir a inscrição.

O pagamento do módulo II poderá ser feito no final de maio, seguindo o mesmo procedimento acima citado.

Museu Nacional - Quinta da Boa Vista
Rio de Janeiro

quinta-feira, 4 de abril de 2013

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Rede Ação Afirmativa lança segundo livro sobre cotas nas universidades brasileiras


Depois de publicado o primeiro livro em que mostrou o processo de decisão das cotas em 11 universidades (UEMS, UFBA, UEL, UFJF, UNIFESP, UESC, UFMA, UFRGS, UFSM, UFSC e UFG), o projeto Rede Ação Afirmativa acaba de lançar em seu site O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Este volume apresenta uma avaliação histórica da implantação de políticas de ações afirmativas em universidades públicas brasileiras. O registro dessas experiências culmina com o reconhecimento constitucional do sistema de cotas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a sanção da Lei 12.711 que estabelece a reserva de metade das vagas em instituições federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A constituição da rede, do site e a edição do livro tiveram o apoio da Fundação Ford.Clique aqui para ter acesso ao livro na íntegra

Exibição do Documentário dirigido por Gabriela Watson e Danielle Almeida: "Nosotros, afroperuanos"

(Clique na imagem para ampliá-la)


Será dia 6 de abril no Memorial da América Latina, às 18h30.

Depois da exibição, haverá um debate com o Prof. Julio Moracen, Gabriela Watson e Danielle Almeida, e um recital afroperuano de Danielle Almeida e Coletivo NSOROMA, com a apresentação de dança afro-peruana de Carmen Watson

Entrada gratuita!!!

VII Semana da África: chamada para comunicações - BA



Estão abertas, até o dia 05 de maio, as inscrições para as sessões de comunicações coordenadas da VII Semana da África, a ser realizada “de 20 a 25 de maio em Salvador, com o tema geral “Identidades africanas na produção audiovisual em África e na sua diáspora”.
Serão aceitos trabalhos que apresentem reflexões e resultados, finais ou parciais, de pesquisa original sobre os mais diversos aspectos da produção cultural, na África e na diáspora, com particular interesse pela produção audiovisual. Serão contemplados ainda trabalhos sobre o ensino da história, culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e universidades do Brasil e da África. De modo a obter um diálogo interdisciplinar no grande campo das ciências humanas, as sessões serão compostas levando-se em conta a proximidade de temas e não a filiação a uma disciplina específica. Trabalhos em antropologia, sociologia, ciência política, história, economia, direito, relações internacionais, comunicação social, artes, literatura e linguística serão privilegiados, desde que estejam vinculadas à temática do evento

Instruções para submissão de proposta

Para submeter uma proposta, favor informar os dados de identificação e contato, bem como o título da comunicação e um resumo de no máximo 250 palavras através do formulário eletrônico abaixo:
Os/as autores/as que tiverem trabalhos aceitos serão informados em tempo hábil por correio eletrônico.
Os/as autores/as selecionados/as terão 15 minutos cada para sua apresentação oral (o equivalente a um texto entre 2.000 e 2.500 palavras). Após o término das apresentações, um/a coordenador/a designado pela organização do evento mediará o debate.
Os textos completos das comunicações apresentadas deverão ser enviados através do e-mailsemanadaafricasalvador@gmail.com para publicação no site do evento, até o dia 26 de maio.

Normas para formatação do texto completo

O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicáveis, em espacial as NBR 14724:2011, NBR 10520:2002 e NBR 6023:2002.
As citações devem ser em formato autor-data.
Um arquivo-modelo, em formato Open Document (.odt), com todas as formatações já aplicadas, está disponível no endereço abaixo:
Serão aceitos textos finais nos formatos Open Document (.odt), ou Microsoft Word (.doc).

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Revista Educar lança dossiê "Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas"


O dossiê "Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas", da Revista Educar, n. 47, tem artigos com resultados da  pesquisa nacional Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003.

Conta também com contribuições de colaboradores internacionais do Centro de Estudo Sociais - Portugal (Profas. Marta Araújo e Silvia Rodrigues Maeso); da Associación Latino Americana de Estudios del Discurso - ALED (Prof.a Sandra Soller Castilho); na sessão traduções com artigo de Foé Nkolo (Universidade de Yaoundé - Camarões) e finalmente com resenha sobre  a obra "A mão Afro-Brasileira" de Emanuel Araújo.


Vol. 47, No 1 (2013): Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas

Sumário

Dossiê Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas

EditorialPDF
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
ApresentaçãoPDF
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Nilma Lino Gomes, Débora Cristina de Araujo
As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisaPDF
Nilma Lino Gomes, Rodrigo Ednilson de Jesus
Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação InfantilPDF
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Gizele de Souza
Implementação da Lei 10.639/2003: mapeando embates e percalçosPDF
Florentina da Silva Souza, Leticia Maria da Souza Pereira
Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em cursoPDF
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professoresPDF
Elânia de Oliveira
Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003PDF
Moisés de Melo Santana, Itacir Marques da Luz, Auxiliadora Maria Martins da Silva
Entre negro oscuro y moreno claro: discursos e identidades étnicas en niños y niñas afrodescendientes en contexto escolar en BogotáPDF
Sandra Soller Castilho
A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre História, “Portugal” e (pós-)colonialismoPDF
Marta Araújo, Silvia Rodríguez Maeso

Tradução

Afrique en dialogue, Afrique en auto-questionnement: universalisme ou provincialisme? “Compromis d’Atlanta” ou initiative historique? África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo? “Acomodação de Atlanta” ou iniciativaPDF
Foe Nkolo. Tradução de Roberto Jardim da Silva