SEGUIDORES DO BLOG




CALENDÁRIO NEGRO - JUNHO

1 - Inauguração no município de Volta Redonda (RJ) do Memorial Zumbi dos Palmares (1990)
2 - O pugilista Joe Louis conquista em Chicago (EUA) o título de Campeão Mundial de Boxe na categoria peso-pesado, ao nocautear James J. Bradock (1937)
4 - Nasce no Rio de Janeiro (RJ), o compositor Anescar Pereira Filho - Anescarzinho do Salgueiro, autor do clássico samba-enredo "Chica da Silva" (1929)
5 - Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Moçambicano
6 - Nasce na cidade de Salvador (BA), o ator, diretor cinematográfico e vereador Antonio Luiz Sampaio, Antonio Pitanga (1939)
7 - Publicação da Lei n. 420, Cap. III, Art. 2, proibindo escravos de aprender ofícios
7 - Nasce em Campos do Rio Real (SE), o filósofo, poeta e jurista Tobias Barreto de Menezes. Entre suas obras destacam-se: "Ensaios e Estudos de Filosofia e Crítica", "Dias e Noites", "Um discurso em mangas de camisa", "Introdução ao Estudo do Direito" (1839)
7 - Nasce no bairro da Saúde, Rio de Janeiro (RJ) a cantora e compositora Adiléia Silva da Rocha - Dolores Duran (1930)
7 - Nasce em São Paulo (SP), lateral-direito da Seleção Brasileira de Futebol, Marcos Evangelista de Moraes, Cafu (1970)
9 - O centro-médio da seleção uruguaia de futebol José Leandro Andrade é o primeiro negro a conquistar uma medalha olímpica, ao derrotar a Seleção Suíça na final dos Jogos de Paris (1924)
10 - Aprovada a Lei Penal do Escravo instituindo: Art. 1. - Serão punidos com a pena de morte os escravos e escravas que matarem, por qualquer maneira que seja, propinarem veneno, ferirem gravemente ou fizerem outra qualquer grave ofensa física, a seu senhor, a sua mulher, a descendentes ou ascendentes, que em sua companhia morarem, a administrador, feitor, e as suas mulheres, que com eles viverem
11 - Nelson Mandela, Walter Sisulo, Elias Motsoaledi, Govan Mbeki, Raymond Mhlaba, Achmat Kathrada, Dennis Goldberg, Elias Motsoaledi são condenados a prisão perpétua (1964)
11 - Atendendo as reivindicações feitas pelo Centro de Estudos Afro – Orientais, em 1983, e das entidades negras em 1984, o então Secretário de Educação da Bahia, Prof. Edivaldo Boaventura assina a portaria n. 6068 incluindo nos currículos de 1º e 2º Graus a disciplina Introdução aos Estudos Africanos (1985)
12 - Nasce na Rua Santa Luzia (RJ), o compositor Paulo Benjamin de Oliveira, Paulo da Portela, o primeiro sambista a desempenhar as funções de relações - públicas de escola de samba, um dos fundadores da Escola de Samba Portela. Compôs : "Roleta", "Cidade Mulher", "Desprezo" (1901)
13 - Dia consagrado ao orixá Exu, no Rio de Janeiro, e Ogum, na Bahia. - Orixá mensageiro entre os homens e os deuses, seu elemento é o fogo. É associado à fertilização e a força transformadora das coisas. Espírito justo, porém, vingativo, nada executa sem obter algo em troca e não esquece de cobrar as promessas feitas a ele; a primeira oferenda é sempre sua. Seu dia é a segunda-feira. Cores: preto e vermelho e a saudação é Laroiê!
13 - Nasce em Porto Alegre (RS) Luciana Lealdina de Araújo - Mãe Preta (1870)
13 - Tem início o Congresso Internacional "Escravidão e Abolição" (UFRJ,UFF), em Niterói e no Rio de Janeiro (1988)
14 - Nasce no Rio de Janeiro o instrumentista e compositor Wilson das Neves (1936)
14 - Nasce no bairro de Triagem, Rio de Janeiro, o cantor e percussionista Carlos Negreiros (1942)
15 - Henry O Flipper torna-se o primeiro negro graduado pela Academia Militar de West Point (1877)
15 - Nilo Peçanha assume a Presidência da República, no Brasil (1909)
16 - Dia Internacional de Solidariedade a Luta do Povo da África do Sul
16 - Massacre de Soweto (1976)
16 - Surge em Campinas (SP) o jornal Correio de Ébano (1963)
16 - Criação no Rio de Janeiro, do NZINGA - Coletivo de Mulheres Negras (1983)
17 - Chega ao Rio de Janeiro, o pernambucano Hilário Jovino Ferreira - Lalau de Ouro, fundador do Rancho Rei de Ouro, o mais fecundo fundador de ranchos e sujos do carnaval carioca (1872)
17 - O Brasil reconhece a independência da Guiné – Bissau, primeiro país da chamada "África portuguesa" a se tornar independente (1974)
18 - Coreta Scott e Martin Luther King Jr. casam-se no Alabama (EUA) (1953)
18 - Nasce em Atibaia, o jogador de futebol Onofre de Souza, Sabará (1931)
20 - O líder, sul-africano, Nelson Mandela é aclamado por cerca de 800 mil pessoas nas ruas de Manhattan, Nova Iorque (EUA) (1990)
21 - Nasce na cidade de Salvador (BA), Luiz Gonzaga Pinto da Gama - Luiz Gama, escritor, fundador da imprensa humorística em São Paulo, advogado autodidata, conseguiu libertar nos tribunais, mais de quinhentos escravos fugidos (1830)
21 - Nasce no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis, poeta, romancista, crítico, contista e cronista, primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, autor de "A Mão e a Luva", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba", "Dom Casmurro", entre outras obras (1839)
21 - É inaugurado no Largo do Aroche (SP), um busto em homenagem a Luís Gama, em homenagem ao seu centenário de nascimento (1930)
22 - Nasce em São Pedro, Caxias do Maranhão (MA), o ator, escritor, bailarino e diretor teatral Ubirajara Fidalgo da Silva - Ubirajara Fidalgo(1949)
23 - Nasce no Rio de Janeiro, a cantora Elza da Conceição Gomes - Elza Soares (1937)
23 - Realiza-se em Quibdó, Colômbia, o V Encontro da Pastoral Afro-americana (1991)
24 - Nasce na Vila São José, Encruzilhada do Sul, distrito de Rio Pardo (RS), João Cândido Felisberto, o "Almirante Negro", líder da Revolta da Chibata". (1880)
24 - Nasce o poeta Lino Guedes (1897)
24 - Nasce na cidade do Rio de Janeiro, o Marechal João Baptista de Mattos (1900)
24 - Nasce na Fazenda da Saudade, Marquês de Valença (RJ), Maria Joanna Monteiro, Vovó Maria Joana Rezadeira (1902)
25 - O presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt assina o Decreto Executivo nº 8.802, em que reafirma a política de plena participação, no Programa de Defesa, de todas as pessoas, independentemente de raça, credo, cor ou origem nacional (1941)
25 - Fundação da FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique (1962)
25 - Independência de Moçambique (1975)
26 - Onze jovens moradores na Favela de Acari, subúrbio do Rio de Janeiro saem de casa e não mais retornam, nascendo então o movimento denominado Mães de Acari (1990)
26 - Independência da Somália (1960)
27 - Independência de Djibuti (1976)
27 - Nasce em Usina Barcelos, município de Campos (RJ), a atriz e cantora Maria José Motta - Zezé Motta (1944)
28 - Nasce em Santo Amaro (BA), Manuel Querino, estudioso das questões etnográficas e sociológicas relativas ao negro no Brasil (1851)
28 - Decreto sobre imigração determina que os asiáticos e africanos somente mediante autorização do Congresso Nacional poderiam ser admitidos nos portos da República (1890)
28 - Uma jovem negra é eleita pela primeira vez Miss Guanabara: Vera Lúcia Couto (1964)
29 - Independência de Sychelles (1976)
29 - Nasce em Salvador (BA) Gilberto Passos Gil Moreira, Gilberto Gil, cantor, compositor, integrante do movimento tropical Tropicália, autor de "Procissão", "Domingo no Parque", "Aquele Abraço", "Refavela", "Super Homem", entre outras músicas de sucesso(1942)
30 - Independência do Zaire (1960)
30 - Estreia no Teatro Rialto (RJ) com o espetáculo "Tudo Preto", a Companhia Negra de Revista (1926)
30 - Nasce nos Estados Unidos, o campeão mundial de boxe, Michael Gerald Tyson - Mike Tyson (1966)

.

Pesquisa personalizada

domingo, 16 de março de 2014

Lançamento do Fórum Estadual de Assistência Estudantil da Rede de Educação Profissional e Superior Baiana - BA


“UMA DÉCADA DE AÇÕES AFIRMATIVAS”

Estamos organizando, a partir da articulação das Instituições Públicas de Educação Profissional e Superior da Bahia, o lançamento do FÓRUM ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR BAIANA.  A ideia inicial era promover um Encontro de três dias (19, 20 e 21 de março) para, além de lançar o Fórum, desenvolver grupos de trabalho e oficinas. No entanto, consideramos que a articulação de encontros e debates futuros perpassa primeiro por este momento de instituição do Fórum, para melhor compreender e aglutinar as Instituições de ensino.
Convidamos todas as Instituições (gestores e profissionais) de ensino público baiana para estarem presentes no dia 19 de março de 2014, 19h, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva – ISC (UFBA) para lançamento do referido fórum. Essa data antecipa as memórias e discussões sobre o Dia 21 de março, promulgado pela ONU como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.
 Segue abaixo a programação da nossa noite de lançamento. Solicitamos aos gestores das Instituições de Ensino que convidem os profissionais que atuam na Assistência Estudantil, bem como as representações estudantis. Na oportunidade, devem ser indicados os nomes das representações de cada Instituição para compor o Fórum, assim organizado: 1 gestor, 2 profissionais que atuam na área e 1 representante estudantil.

PROGRAMAÇÃO DO LANÇAMENTO DO FÓRUM:

Data: 19/03/2014
Local: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva – ISC (UFBA).
Rua Araújo Pinho, s/n, Canela, Salvador, Bahia.
18h - Acolhimento
18h30 - Mesa de abertura: Representantes das organizações promotoras

19h – Conferência: UMA DÉCADA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA BAHIA
Expositores:
  • Naomar Monteiro de Almeida Filho – Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Ivete Sacramento – Secretaria Municipal de Igualdade racial
  • Marluce Macedo Pró-Reitora de Ações Afirmativas  (UNEB)
Mediadora:
  • Dulce Tâmara da Rocha Lamego  da Silva  Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (UFBA)

20h30 - INSTITUIÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR BAIANA (FEPAE – BA)
  • Explanação de Profº Ronaldo Crispim Sena Barros – Pro-Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM
O Fórum de Assistência Estudantil da Rede de Educação Profissional e Superior Baiana deverá buscar a aproximação dos variados segmentos que atuam na assistência ao educando com o intuito de fortificar cada vez mais a inclusão dos discentes, o interesse da coletividade, bem como a troca de experiências daqueles que já estão inseridos na educação.
A proposta é que esse Fórum configure-se como espaço permanente para discussão e deliberação em torno da Política de Assistência Estudantil e sua execução nas agências de ensino profissional e superior públicas do Estado da Bahia. Além disso, elaborar propostas de atuação integradas para o eficaz atendimento das demandas discentes na perspectiva de garantia da sua permanência e sucesso acadêmico nos anos de estudo.  A iniciativa visa promover debates sobre a assistência estudantil consolidando-se como um canal propositivo e dialógico, capaz de suscitar novas perspectivas de engajamento profissional no contexto dessa política, observando as transformações ocorridas na educação a partir da ampliação do acesso da classe trabalhadora.

Participantes do Fórum:

·         Técnicos Administrativos envolvidos diretamente com a assistência estudantil, quais sejam: Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Nutricionistas, Assistente de alunos, Enfermeiros e técnicos em enfermagem, Médicos, Odontólogos;
·         Representações estudantis, tais como: grêmios, diretórios e centros acadêmicos, conselhos de residentes, membros dos conselhos Superiores;
·          Coordenadores de curso e de setores ligados à Política de assistência Estudantil; Gestores Institucionais (Diretor Geral, Direção de Ensino e Direção de Administração) e seus respectivos Coordenadores, demais servidores interessados.

Composição do Fórum:
·                     Cada Instituição de ensino deverá indicar: 1 gestor, 2 profissionais que atuam na assistência estudantil e 1 representante estudantil;
·                     Cada Instituição não governamental deverá indicar 1 representante.

Organização do Fórum:

·         Na primeira reunião do Fórum, seus representantes deverão elaborar e aprovar o seu regimento interno;
·         O Fórum deve se reunir mensalmente;
·         O Fórum deve organizar, a cada dois anos, um encontro de assistência estudantil;
·         O Fórum terá uma coordenação, que a cada dois anos é substituída por uma Instituição que o compõe.

Organizações Promotoras do evento:
UFBA, IFBA, UFRB, Frente Parlamentar de Assistência Social, CRESS, CRP, ABPESS, Centro de Combate ao Racismo e Intolerância religiosa, NEPGREG – Núcleo de Estudos  e Pesquisas Gênero, Raça, Etnia e Geração, DAMED-UFBA.

Organizações que  poderão participar do FÓRUM:

UFBA, IFBA, IFBaiano, UFRB, UNEB, UEFS, UESB, UESC, UNIVASF, UNILAB, UFESBA, Frente Parlamentar de Assistência Social, CRESS, CRP, ABPESS, Centro de Combate ao Racismo e Intolerância religiosa, Conselho Estadual de Educação, Conselho Estadual dos Direitos Humanos, DAMED-UFBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário