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CALENDÁRIO NEGRO – DEZEMBRO

1 – O flautista Patápio Silva é contemplado com a medalha de ouro do Instituto Nacional de Música, prêmio até então nunca conferido a um negro (1901)
1 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Otto Henrique Trepte, o compositor Casquinha, integrante da Velha Guarda da Portela, parceiro de Candeia, autor de vários sambas de sucesso como: "Recado", "Sinal Aberto", "Preta Aloirada" (1922)
1 – O líder da Revolta da Chibata João Cândido após julgamento é absolvido (1912)
1 – Todas as unidades do Exército dos Estados Unidos (inclusive a Força Aérea, nesta época, uma parte do exército) passaram a admitir homens negros (1941)
1 – Rosa Parks recusa-se a ceder o seu lugar num ônibus de Montgomery (EUA) desafiando a lei local de segregação nos transportes públicos. Este fato deu início ao "milagre de Montgomery” (1955)
2 – Dia Nacional do Samba
2 – Nasce em Magé (RJ) Francisco de Paula Brito. Compôs as primeiras notícias deste que é hoje o mais antigo jornal do Brasil, o Jornal do Comércio (1809)
2 – Nasce em Salvador (BA) Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o sumo sacerdote do Axé Opô Afonjá, escritor e artista plástico, Mestre Didi (1917)
2 – Inicia-se na cidade de Santos (SP), o I Simpósio do Samba (1966)
2 – Fundação na cidade de Salvador (BA), do Ilê Asipa, terreiro do culto aos egugun, chefiado pelo sumo sacerdote do culto Alapini Ipekunoye Descoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi (1980)
2 – Começa em Valença (RJ), o 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras (1988)
3 – Frederick Douglas, escritor, eloquente orador em favor da causa abolicionista, e Martin R. Delaney fundam nos Estados Unidos o North Star, jornal antiescravagista (1847)
3 – Nasce em Valença(BA), Maria Balbina dos Santos, a líder religiosa da Comunidade Terreiro Caxuté, de matriz Banto-indígena, localizada no território do Baixo Sul da Bahia, Mãe Bárbara ou Mam’eto kwa Nkisi Kafurengá (1973)
3 – Numa tarde de chuva, em um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, é fundado o Coletivo de Escritores Negros do Rio de Janeiro (1988)
4 – Dia consagrado ao Orixá Oyá (Iansã)
4 – 22 marinheiros, revoltosos contra a chibata, castigo físico dado aos marinheiros, são presos pelo Governo brasileiro, acusados de conspiração (1910)
4 – Realizado em Valença (RJ), o I Encontro Nacional de Mulheres Negras, que serviu como um espaço de articulação política para as mais de 400(quatrocentas) mulheres negras eleitas como delegadas nos dezoito Estados brasileiros (1988)
5 – Depois de resistir de 1630 até 1695, é completamente destruído o Quilombo dos Palmares (1697)
5 – Nasce em Pinhal (SP) Otávio Henrique de Oliveira, o cantor Blecaute (1919)
5 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o compositor Rubem dos Santos, o radialista Rubem Confete (1937)
5 – O cantor jamaicano Bob Marley participa do show "Smile Jamaica Concert", no National Hero's Park, dois dias depois de sofrer um atentado provavelmente de origem política (1976)
6 – Edital proibia o porte de arma aos negros, escravos ou não e impunha-se a pena de 300 açoites aos cativos que infringissem a lei. (1816)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Jorge de Oliveira Veiga, o cantor Jorge Veiga (1910)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Emílio Vitalino Santiago, o cantor Emílio Santiago (1946)
6 – Realização em Goiás (GO) do Encontro Nacional de Mulheres Negras, com o tema “30 Anos contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil” (2018)
7 – Nasce Sir Milton Margai, Primeiro Ministro de Serra Leoa (1895)
7 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Luís Carlos Amaral Gomes, o poeta Éle Semog (1952)
7 – Clementina de Jesus, a "Mãe Quelé", aos 63 anos pisa o palco pela primeira vez como cantora profissional, no Teatro Jovem, primeiro show da série de espetáculos "Menestrel" sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho (1964)
8 – Nasce em Salvador(BA) o poeta e ativista do Movimento Negro Jônatas Conceição (1952)
8 – Fundação na Província do Ceará, da Sociedade Cearense Libertadora (1880)
8 – Nasce no Harlem, Nova Iorque (EUA), Sammy Davis Jr., um dos artistas mais versáteis de toda a história da música e do "show business" americano (1925)
8 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Alaíde Costa Silveira, a cantora Alaíde Costa (1933)
8 – Dia consagrado ao Orixá Oxum
9 – Nasce em São Paulo (SP) Erlon Vieira Chaves, o compositor e arranjador Erlon Chaves (1933)
9 – Nasce em Monte Santo, Minas Gerais, o ator e diretor Milton Gonçalves (1933)
9 – Nasce em Salvador/BA, a atriz Zeni Pereira, famosa por interpretar a cozinheira Januária na novela Escrava Isaura (1924)
10 – O líder sul-africano Nelson Mandela recebe em Oslo, Noruega o Prêmio Nobel da Paz (1993)
10 – O Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, assina a nova Constituição do país, instituindo legalmente a igualdade racial (1996)
10 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído pela ONU em 1948
10 – Fundação em Angola, do Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA (1975)
10 – Criação do Programa SOS Racismo, do IPCN (RJ), Direitos Humanos e Civis (1987)
11 – Nasce em Gary, condado de Lake, Indiana (EUA), Jermaine LaJaune Jackson, o cantor, baixista, compositor, dançarino e produtor musical Jermaine Jackson (1954)
11 – Festa Nacional de Alto Volta (1958)
11 – Surge no Rio de Janeiro, o Jornal Redenção (1950)
12 – O Presidente Geral do CNA, Cheif Albert Luthuli, recebe o Prêmio Nobel da Paz, o primeiro a ser concedido a um líder africano (1960)
12 – Nasce em Leopoldina (MG) Osvaldo Alves Pereira, o cantor e compositor Noca da Portela, autor de inúmeros sucessos como: "Portela na Avenida", "é preciso muito amor", "Vendaval da vida", "Virada", "Mil Réis" (1932)
12 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Wilson Moreira Serra, o compositor Wilson Moreira, autor de sucessos como "Gostoso Veneno", "Okolofé", "Candongueiro", "Coisa da Antiga" (1936)
12 – Independência do Quênia (1963)
13 – Dia consagrado a Oxum Apará ou Opará, a mais jovem entre todas as Oxuns, de gênio guerreiro
13 – Nasce em Exu (PE) Luiz Gonzaga do Nascimento, o cantor, compositor e acordeonista Luiz Gonzaga (1912)
14 – Rui Barbosa assina despacho ordenando a queima de registros do tráfico e da escravidão no Brasil (1890)
15 – Machado de Assis é proclamado o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (1896)
16 – Nasce na cidade do Rio Grande (RS) o político Elbert Madruga (1921)
16 – O Congresso Nacional Africano (CNA), já na clandestinidade, cria o seu braço armado (1961)
17 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Augusto Temístocles da Silva Costa, o humorista Tião Macalé (1926)
18 – Nasce em King William's Town, próximo a Cidade do Cabo, África do Sul, o líder africano Steve Biko (1946)
18 – A aviação sul-africana bombardeia uma aldeia angolana causando a morte dezenas de habitantes (1983)
19 – Nasce nos Estados Unidos, Carter G. Woodson, considerado o "Pai da História Negra" americana (1875)
19 – Nasce no bairro de São Cristóvão (RJ) Manuel da Conceição Chantre, o compositor e violonista Mão de Vaca (1930)
20 – Abolição da escravatura na Ilha Reunião (1848)
20 – Nasce em Salvador (BA) Carlos Alberto de Oliveira, advogado, jornalista, político e ativista do Movimento Negro, autor da Lei 7.716/1989 ou Lei Caó, que define os crimes em razão de preconceito e discriminação de raça ou cor (1941)
21 – Nasce em Los Angeles (EUA) Delorez Florence Griffith, a atleta Florence Griffith Joyner - Flo-Jo, recordista mundial dos 100m (1959)
22 – Criado o Museu da Abolição, através da Lei Federal nº 3.357, com sede na cidade do Recife, em homenagem a João Alfredo e Joaquim Nabuco (1957)
23 – Nasce em Louisiana (EUA) Sarah Breedlove, a empresária de cosméticos, filantropa, política e ativista social Madam C. J. Walker, primeira mulher a construir sua própria fortuna nos Estados Unidos ao criar e vender produtos de beleza para mulheres negras. Com sua Madam C.J. Walker Manufacturing Company, ela fez doações em dinheiro a várias organizações e projetos voltados à comunidade negra (1867)
23 – Criação no Rio de Janeiro, do Grupo Vissungo (1974)
23 - O senador americano Jesse Jackson recebe o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e o diploma de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro durante visita ao Brasil, por meio do Projeto de Resolução nº 554 de 1996, de autoria do Deputado Graça e Paz (1996)
24 – João Cândido, líder da Revolta da Chibata e mais 17 revoltosos são colocados na "solitária" do quartel-general da Marinha (1910)
25 – Parte do Rio de Janeiro, o navio Satélite, levando 105 ex-marinheiros participantes da Revolta da Chibata, 44 mulheres, 298 marginais e 50 praças do Exército, enviados sem julgamento para trabalhos forçados no Amazonas. 9 marujos foram fuzilados em alto-mar e os restantes deixados nas margens do Rio Amazonas (1910)
25 – Nasce no Município de Duque de Caxias, (RJ) Jair Ventura Filho, o jogador de futebol Jairzinho, "O Furacão da Copa de 1970" (1944)
26 – Primeiro dia do Kwanza, período religioso afro-americano
27 – Nasce em Natal (RN), o jogador Richarlyson (1982)
28 – O estado de São Paulo institui o Dia da Mãe Preta (1968)
28 – Nasce na Pensilvânia (EUA), Earl Kenneth Hines, o pianista Earl “Fatha” Hines, um dos maiores pianistas da história do jazz (1903)
29 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Édio Laurindo da Silva, o sambista Delegado, famoso mestre-sala da Estação Primeira de Mangueira (1922)
29 – Nasce em Diourbel, Senegal, Cheikh Anta Diop, historiador, antropólogo, físico e político (1923)
30 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Maria de Lourdes Mendes, a jongueira Tia Maria da Grota (1920)
30 – Nasce em Cypress, Califórnia (EUA), Eldrick Tont Woods, o jogador de golfe Tiger Woods, considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos (1975)
31 – Nasce no Morro da Serrinha, Madureira (RJ), Darcy Monteiro, músico profissional, compositor, percussionista, ritmista, jongueiro, criador do Grupo Bassam, nome artístico do Jongo da Serrinha (1932)
31 – Nasce na Virgínia (EUA), Gabrielle Christina Victoria Douglas, ou Gabby Douglas, a primeira pessoa afro-americana e a primeira de ascendência africana de qualquer nacionalidade na história olímpica a se tornar campeã individual e a primeira ginasta americana a ganhar medalha de ouro, tanto individualmente como em equipe, numa mesma Olimpíada, em 2012 (1995)
31 – Fundada pelo liberto Polydorio Antonio de Oliveira, na Rua General Lima e Silva nº 316, na cidade de Porto Alegre, a Sociedade Beneficente Floresta Aurora (1872)
31 – Dia dos Umbandistas



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quarta-feira, 2 de março de 2011

Seminário homenageia o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial - BA

       CONVITE
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado da Bahia e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR-OAB/BA, através de seus Presidentes, convidam V.Sa.,  e família para o Seminário em homenagem ao DIA INTERNACIONAL PELA LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL, quando serão proferidas as seguintes palestras:
a) ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL PROPOSTA NAQUELE 21 DE MARÇO,  A  ATUAÇÃO  DE NELSON MANDELA NO EPSÓDIO E OS REFLEXOS PARA A SOCIEDADE ATUAL.
 PALESTRANTE: DR. SILVIO HUMBERTO
b) O MASSACRE DE SHAPERVILLE E SUAS CONSEQUENCIAS.
PALESTRANTE: PROFª.  ANA CÉLIA SILVA.
Data:  21 de março  de 2011 às 14:00h
Local:  Auditório da OAB/BA, Praça Teixeira de Freitas 16, Piedade, Salvador- BA.
 
Saul Quadros Filho                               Eunice Gomes Martins
Presidente da OAB/BA                       Presidente da COMPIR-OAB/BA


Praça D.Pedro II, s/nº, Fórum Rui Barbosa, 2º andar, salas 203, Nazaré, Salvador-Ba.
CEP:40.040-280- Telefax: (71) 3321-2777


Hoje é Dia da Mulher Angolana

Luanda - O dois de Março é dia consagrado à mulher angolana, em reconhecimento ao seu papel desempenhado na luta de resistência do povo angolano contra a ocupação colonial portuguesa.A efeméride, de particular importância, não só para as mulheres, mas também para os restantes membros da sociedade, deve-se ainda ao reconhecimento por si prestado e que, com coragem, determinação e com o preço das suas vidas, contribuíram para que Angola fosse hoje um país livre e independente.A mulher angolana desempenhou sempre um papel de destaque no processo de libertação do país, com exemplos representativos dos feitos heróicos da rainha NJinga Mbandi, num passado longínquo, e de Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paím e outras anónimas.Este ano, as mulheres angolanas são exortadas a transformarem as comemorações da data numa jornada de reflexão, que permita um debate sadio e construtivo, tendo em vista a busca de soluções consensuais para os seus problemas. Assim, considera-se imprescindível que o Estado continua a apoiar à luta pela erradicação de atitudes que contrastem com a importância do papel social da mulher ou que violem os seus direitos individuais e colectivos, criando condições para a sua protecção. No caso vertente da República de Angola, e não obstante as conquistas alcançadas, há a consciência de que a mulher angolana continua ainda a enfrentar inúmeros problemas para a sua plena emancipação.O alto grau de analfabetismo que grassa no seio das mulheres, a desigualdade nas oportunidades de emprego e de ascensão socio-profissional, a persistência da violência no lar, que atinge essencialmente as mulheres e os filhos, são alguns dos muitos problemas para os quais a sociedade civil deverá prestar uma atenção especial. A data, de relevante importância para o povo angolano, comemora-se num momento em que se consolida a paz, a reconstrução nacional, se começa a dar os primeiros frutos e a sociedade caminha, de forma irreversível, para um maior equilíbrio do género em todos os níveis da estrutura social e do Estado.A Organização da Mulher Angolana (OMA), criada em 1962 como ala feminina do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), teve uma influência crucial no apoio às forças guerrilheiras dentro e fora de Angola.

FONTE : ANGOLA PRESS

Resposta da Diretora do IAT à Carta Aberta do Conselho Estadual de Juventude - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

terça-feira, 1 de março de 2011

Uma em quatro mulheres relata maus-tratos durante o parto

gravida

Agressões vão de exames dolorosos a xingamentos e gritos; secretário diz que situação é intolerável



Uma em cada quatro mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relatou algum tipo de agressão no parto, perpretada por profissionais de saúde que deveriam acolhê-la e zelar por seu bem-estar.
Pesquisa pioneira. É a primeira vez uma pesquisa quantifica em escala nacional a incidência dos maus-tratos contra parturientes, a partir de entrevistas em 25 unidades da Federação e em 176 municípios. Os dados integram o estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado", realizado em agosto de 2010 pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc e divulgado agora.


Agressões vão de exames dolorosos a xingamentos e gritos
Recusa em oferecer algum alívio para a dor, xingamentos, realização de exames dolorosos e contraindicados até ironias, gritos e tratamentos grosseiros com viés discriminatório quanto a classe social ou cor da pele. Estes são exemplos de tipos de maus-tratos sofridos por mulheres que dão a luz nos hospitais públicos e privados.

Viés discriminatório
O estudo constatou uma situação que Janaina Marques de Aguiar, doutora pela Faculdade de Medicina da USP, já tinha captado em estudos qualitativos. "Quanto mais jovem, mais escura, mais pobre, maior a violência no parto."
Humanização do parto e direito a acompanhante, ainda como desafios. Desde 2004, o Ministério da Saúde tem entre suas prioridades a humanização do parto. Mesmo assim, até hoje não conseguiu nem sequer universalizar o direito das parturientes a um acompanhante de sua confiança, conforme lei de 2005.

VEJA MINUTA DA PESQUISA

DISSERAM TER SOFRIDO VIOLÊNCIA NO PARTO
Na rede pública : 27%
Privada : 17%

FRASES OUVIDAS DURANTE O PARTO
23% - afirmaram ter ouvido alguma frase humilhante
15% - não chora não que ano que vem você estará aqui de novo
14% - na hora de fazer não chorou . Não chamou a mamãe, por que esta chorando agora ?
6% - se gritar eu paro o que estou fazendo e não vou te atender
5% - se gritar vai fazer mal para seu nenem . Seu nenem vai nascer surdo
 
Fonte: Monica Aguiar

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Colabore com a Biblioteca Popular de Cachoeira, doe livros - BA

Saudações a tod@s...
 
Viemos pedir-lhes a colaboração para a construção da primeira biblioteca popular de Cachoeira-BA. Estamos aceitando doação dos mais variados tipos de livro (acadêmicos, literatura nacional \internacional, livros de poesia, revistas, jornais, periódicos etc.), exceto os didáticos. Temos preferência por temáticas afro-brasileira, tendo em vista que pretendemos colaborar de alguma forma com a concreta efetivação da Lei 10639/2003 que prevê o ensino da história e cultura africana e afro brasileira nas escolas, compreendemos que construir um espaço da sociedade civil organizada, que de alguma forma contribua com a plena constituição dessa lei, é uma forma de construirmos uma sociedade plenamente democrática e que repudia quaisquer tipos de discriminação (racial, étnica, de gênero, sexual etc.).

O espaço da biblioteca também será usado para as atividades permanentes do NNNE junto (e com) à comunidade cachoeirana. Estamos planejando a realização de cine clube, oficinas de teatro, roda de leitura e poesia, tudo isso através de uma política que visa contribuir de forma positiva com a comunidade cachoeirana, tendo como público alvo principal as crianças e a juventude da cidade. Aqueles que se interessarem, por favor, entrar em contato conosco através de nosso e-mail.

Desde já grat@s

O Núcleo de Negras e Negros Estudantes do CAHL / UFRB.

Solidariedade é mais que uma palavra...   

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Movimento negro protesta no ensaio do bloco "Que merda é essa?!"

Movimento negro protesta no Bloco Que Merda é Essa (Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo)
RIO - O ensaio do bloco "Que merda é essa?!", no bar Paz e Amor, em Ipanema, foi marcado por um protesto de integrantes do movimento negro contra com o enredo que reverencia o escritor Monteiro Lobato, considerado por eles racista.
— Ficamos indignados pelo enredo defender Monteiro Lobato. Viemos aqui para esclarecer a população que ele pregou a exterminação do negro — disse José Ricardo Almeida, que panfletava na porta do bar Paz e Amor, na Garcia D´Ávila, onde os integrantes do "Que Merda é Essa?!" ensaiavam.
O protesto reuniu cerca de 20 pessoas, que distribuíam um folheto e cópia do parecer do Conselho Nacional de Educação emitido em 2010 que classifica o livro Caçadas de Pedrinho como racista. Para o diretor do bloco, Paulo Costa, trata-se de uma questão de ponto de vista:
— Defendemos que as pessoas venham mostrar seu ponto de vista. Somos contra o racismo e a homofobia. Foi um grande mal entendido.
A assistente social Roseli Rocha que participou do protesto, negou qualquer vínculo político-partidário ou com movimentos sociais do grupo.
Movimento negro protesta (Foto: Gustavo Stephan / Agência O Globo)
Segundo Roseli, o movimento surgiu espontaneamente articulado pelas redes sociais. Ela disse que as pessoas que foram ao ensaio neste sábado não pretendem repetir o protesto no desfile do bloco no próximo domingo. Mas que ninguém pode garantir que outras pessoas compareçam ao deesfile para protestar.
— A mobilização é por redes sociais. Outras pessoas podem decidir se manifestar Monteiro Lobato era mesmo racista e quisemos deixar claro isso — disse Roseli.
O secretário municpal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello considerou a manifestação uma besteiera:
— O carnaval é um período marcado pela alegria e a irreverfência. Não dá para em pleno 2011 as pessoas buscarem conflito onde o espírito é apenas o da diversão — disse o secretário de Turismo.
Antonio Pedro disse não acreditar que seja necessário montar um esquema especial para o "Que Merda é essa?!" desfilar. Segundo ele, a polícia já se planejou para dar segurança a todos os blocos.

FONTE: http://extra.globo.com/noticias/carnaval/movimento-negro-protesta-no-ensaio-do-bloco-que-merda-essa-1160831.html

UNILA seleciona professores visitantes de língua portuguesa e espanhola

Estão abertas as inscrições ao processo seletivo para contratação de dez professores visitantes, brasileiros e estrangeiros, sendo cinco de língua espanhola e cinco de língua portuguesa. Será dada preferência a Doutores, podendo ser aceitos também Mestres nas áreas de Letras ou Linguística.

O prazo para as inscrições encerra-se dia 7 de março de 2011, às 18 horas. A duração dos contratos será de um ano, prorrogável até o limite máximo de dois anos. O resultado seleção será publicado até o dia 11 de março de 2011, no site da UNILA (www.unila.edu.br) e informado diretamente aos inscritos.

A chamada pública completa, com os documentos necessários podem ser acessada no arquivo abaixo.

http://www.unila.edu.br/?q=node/490

Bancada negra quase dobra no Congresso


Levantamento mostra que subiu de 25 para 43, na atual legislatura, o número de
deputados que se autodeclaram afrodescendentes. Para lideranças do movimento
negro, dados mostram sub-representação e exclusão racial.
Embora representem 51% da população, afrodescendentes ocupam apenas 8,5% das cadeiras no Parlamento

Os deputados que se autodeclaram negros
Veja a lista dos 43 parlamentares na Câmara que se apresentam como afrodescendentes, segundo o estudo da Unegro e da UFOP
Andréia Zito (PSDB-RJ)
Aníbal Gomes (PMDB-CE)
Antônio Brito (PTB-BA)
Antônio Eudes (PT-CE)
Benedita da Silva (PT-RJ)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Chico Lopes (PCdoB-CE)
Cláudio Cajado (DEM-BA)
Cleber Verde (PRB-MA)
Beto Faro (PT-PA)
Dalva Figueiredo (PT-AP)
Damião Dutra (PT-MA)
Domingos Dutra (PT-MA)
Edio Lopes (PMDB-RR)
Edson Santos (PT-RJ)
Evandro Milhomen (PCdoB-AP)
Gastão Vieira (PMDB-MA)
George Hilton (PRB-MG)
Gilmar Machado (PT-MG)
Irajá Abreu (DEM-TO)
Janete Pietá (PT-SP)
Jean Willis (Psol-RJ)
Johnathan Jesus (PRB-RR)
Jorge Silva (PT-ES)
José Alberto (PMDB-MA)
Leonardo Monteiro (PT-MG)
Luciana Santos (PCdoB-PE)
Luis Alberto (PT-BA)
Márcio Marinho (PRB-BA)
Marcos Medrado (PDT-BA)
Mário de Oliveira (PSC-MG)
Miguel Corrêa (PT-MG)
Nice Lobão (DEM-MA)
Perpetua Almeida (PCdoB-AC)
Popó (PRB-BA)
Professor Sétimo (PMDB-MA)
Romário (PSB-RJ)
Sibá Machado (PT-AC)
Tiririca (PR-SP)
Valmir Assunção (PT-BA)
Vitor Paulo (PRB-RJ)
Vicentinho (PT-SP)
Wladimir Costa (PMDB-PA)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Nosso blog foi invadido por um criminoso

Caras/os Leitoras/es e companheiras/os de luta antirracista,

Ontem nosso blog sofreu o ataque de um covarde que emitiu opiniões racistas e não se identificou. 
Publiquei o comentário para que a Polícia Federal possa tomar as devidas providências, pois a denúncia à PF já foi feita.

Segue abaixo o link com o comentário criminoso:

Espero que este não seja mais um crime a ficar impune.

Polícia Federal cria canal para denúncia de racismo e pedofilia na web

Formulário eletrônico permite apontar, de forma anônima, sites considerados ofensivos; endereço de e-mail também está disponível.
A Polícia Federal lançou oficialmente no dia 12/11/2009, um formulário eletrônico para denúncia de crimes de ódio, pedofilia, genocídio e outros crimes que violam os direitos humanos.
O formulário, que já pode ser visitado em http://nightangel.dpf.gov.br, é o mesmo para os três tipos de denúncia e tem dois campos, um para o endereço do site ofensivo e outro para comentários.
Quando a denúncia não envolve sites, o usuário é orientado a ligar para o Disque Denúncia da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (100) ou enviar um e-mail para denuncia.ddh@dpf.gov.br.
A iniciativa é do projeto Anjos na Rede, uma parceria que envolve, além da Polícia Federal, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a ONG Safernet.

Fonte: 
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/11/11/policia-federal-cria-canal-para-denuncia-de-racismo-e-pedofilia-na-web/
Autor: 
Redação IDG Now!
Veículo de Imprensa: 
IDG NOW!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Curso gratuito "Estudos sobre África" - SP

Responsável(is): Adriana Negreiros Campos, Sandra Regina Pereira Ramos e Simone Regina Baracat Bueno
 
Público-alvo: professores; membros da Equipe Técnica; funcionários da Secretaria de Educação; funcionários das demais Secretarias; profissionais das Entidades conveniadas; pais de alunos da Rede Municipal de Ensino e demais interessados.
Número de vagas: 40
Carga horária por módulo: 30h – divididas em 4 encontros de 4h ( iniciando às 19 horas ) e 14 horas de atividades não presenciais. 
Periodicidade: mensal
Período de realização: 1º semestre
Gratuito 
 
Justificativa
 
Reconhecendo a necessidade de formação em relação à temática diversidade, faz-se necessário propor discussões sobre a aplicação da Lei 10.639/03, abrindo espaço no meio escolar e fora dele para reflexão sobre a diversidade cultural existente no Brasil e a necessidade de respeito e valorização das diferentes etnias que fizeram o que somos hoje: brasileiros.

Módulo África
 
16/03 – A Lei 10639/03
13/04 – História e Geografia do continente africano
11/ 05 – Geopolítica do continente africano
15/06 – Independências e atualidades
 
As inscrições deverão ser realizadas por email com a professora Adriana Negreiros Campos ( adrianacampos@santos.sp.gov.br), até terminarem as vagas.
 
No email, deverão constar os seguintes dados: nome completo, registro, cargo, nome da Escola Municipal em Santos onde leciona e telefone de contato.

Manifestação contra bloco "Que merda é essa?" - RJ

O bloco carnavalesco "Que merda é essa?" assumiu uma posição política bastante questionável neste carnaval. O bloco faz galhofa e questiona junto com Ziraldo o parecer do CNE - Conselho Nacional de Educação - contra expressões racistas do escritor Monteiro Lobato nos livros infantis. 
Em represália Ziraldo desenhou para o bloco uma camiseta em que Lobato está abraçado a uma mulher negra. Questionado em entrevista ao Globo on line, Ziraldo disse que praticavam "um racismo sem ódio".

Em 1928 Monteiro Lobato lamentou que os brancos brasileiros não tivessem capacidade de fundar aqui uma Ku Klux Klan. 

Diante da posição assumida por Ziraldo e pelo bloco carnavalesco, fica a pergunta: "Que merda de racismo é esse?" que quer se valer do carnaval para ridicularizar uma proposta pedagógica antiracista?

Um grupo de cidadãos antirracistas está se mobilizando para protestar contra essa afronta travestida de alegria carnavalesca ao longo do trajeto do bloco neste sábado e no próximo. 

Um dos pontos de encontro será neste sábado 26/02 a partir das 15 h na Pça N. S. da Paz em Ipanema próximo da concentração do bloco carnavalesco "Que merda é essa?!
No local serão confeccionados cartazes com frases alusivas ao evento: "Ziraldo, que merda é essa de racismo?"

Contamos com a responsabilidade de vcs.

Referências:


Representantes da sociedade civil se manifestam contra posição do IAT - BA


CARTA ABERTA

Nós, representantes da Sociedade Civil na Assembléia de Eleição do Conselho Estadual de Juventude do Estado da Bahia – PERÍODO 2011 – 2013, realizada no Auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, realizada em 25 de fevereiro de 2011, às 9:00, nos mostramos perplexos com o posicionamento equivocado de sua dirigente maior, a profª Irene Carvolo, que em solenidade de abertura da referida Assembléia assumiu um posicionamento contrário à instituição das Ações Afirmativas através de Cotas nas Universidades, ao considerar estas ações como “entrar pelas portas dos fundos”.

Considerando a aplicação da Lei 10.639/03 que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), tornando obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana;

Considerando a adoção de cotas, ampliando o acesso de estudantes negros/as ao ensino superior, pioneiramente introduzida pela UNEB em 2002 e seguida por outras três universidades estaduais (UEFS, UESB E UESC);

Considerando a criação no âmbito do Governo Estadual da Secretaria de Promoção da Igualdade no ano de 2006, que tem a finalidade de intersetorializar as políticas públicas com foco nas dimensões raciais e de gênero;

Considerando o Projeto de Lei 18.532/2010, que trata do Plano Estadual de Juventude em seu Art. 13 Inciso IX – estimular políticas de cotas raciais nas universidades públicas;

Considerando que as cotas são uma das principais conquistas e demandas do movimento social negro brasileiro; 

Sugerimos a atitude pedagógica de aperfeiçoar o conhecimento institucional acerca dos instrumentos legais já existentes sobre as políticas públicas de ações afirmativas na educação que demonstram significativos avanços que possibilitaram a inclusão de milhares de jovens negras e negras no ensino superior.

Salvador, 25 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Coleção Educadores MEC/UNESCO

Saiu a Coleção Educadores”, organizada pelo MEC/UNESCO, no qual comparecem sessenta e um educadores escolhidos, dentre os quais, Anísio Teixeira, Manoel Bonfim, Nísia Floresta, Armanda Álvaro Alberto, Bertha Lutz, Cecília Meirelles, Helena Antipoff, Pachoal Lemme, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Rui Barbosa, e Paulo Freire, dos brasileiros focalizados. Trata-se de um projeto editorial bem ousado.

Segundo notícias veiculadas no portal do Ministério da Educação (MEC), (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16103:obras-sobre-a-educacao-reunem-grandes-autores-do-brasil-e-do-exterior&catid=222&Itemid=86), os exemplares serão distribuídos em 185 mil conjuntos da coleção para escolas públicas da educação básica, em bibliotecas de universidades, de faculdades de educação e públicas. Ainda segundo notícias oficiais, de dezembro de 2010, ainda disponíveis no portal, “o lançamento faz parte das atividades de comemoração dos 80 anos de criação do MEC,(...) e integra as iniciativas do governo federal de formação inicial e continuada de professores das redes públicas estaduais e municipais. Cada volume traz uma apresentação do ministro da Educação, Fernando Haddad, um ensaio sobre o autor, a trajetória de sua produção intelectual na área, uma seleção de textos — corresponde a 30% do livro — e cronologia. A última parte apresenta a bibliografia do autor e das obras sobre ele. Cada volume tem, em média, 150 páginas. Na apresentação, Haddad explica que a coleção surgiu da necessidade de pôr à disposição dos professores brasileiros obras de qualidade para mostrar o que pensaram e fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional e do pensamento pedagógico nacional e internacional. Divulgar e democratizar conhecimentos na área são objetivos da iniciativa do MEC. Para a identificação e a escolha dos educadores que compõem a coleção, o ministro instituiu comissão técnica em abril de 2006. Coube aos integrantes dessa comissão estabelecer critérios e orientações para a execução dos trabalhos e fazer as recomendações à Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), responsável pela edição dos textos. A publicação é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Fundaj, órgão vinculado ao MEC, e com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A distribuição ficará sob responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Uma série de atividades antecederá a chegada da coleção às escolas e mostrará aos professores a importância das obras. De dezembro deste ano a abril de 2011, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC responsável pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, promoverá ciclo de webconferências sobre cada um dos 61 autores. A Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC vai apresentar, na TV Escola, uma série de documentários sobre esses educadores e o Centro de Memória da Educação e Cultura no Brasil, que funciona no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, organizará seminários sobre os autores”.

A coleção pode ser acessada pelo endereço  http://www.dominiopublico.gov.br.

XIII Curso de Difusão Cultural CEA/USP “Introdução aos Estudos de África” - RJ

XIII Curso de Difusão Cultural CEA/USP “Introdução aos Estudos de África”
(Difusão - com nota - 39h)

PERÍODO: de 16 de março a 15 de junho de 2011, às quartas-feiras, das 19 às 22h
(não haverá aula no dia 20.04)

PÚBLICO-ALVO: Professores de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Particular e interessados em geral.
VAGAS: 100 (mínimo de 60 pagantes)
SORTEIO DE BOLSAS
INSCRIÇÃO: COMUNIDADE USP: 23 e 24/02/2011 (pela INTERNET)
INSCRIÇÃO: COMUNIDADE EXTERNA 22 a 24/02/2011 (pessoalmente)

RESULTADO PARA AMBOS: 28/02/2011

PÚBLICO-ALVO PARA O SORTEIO: Comunidade USP e 3ª idade
Sendo: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário, 3 para 3ª idade e 2 para OUTROS (ver OBSERVAÇÕES 3, 4 e 5)

OBSERVAÇÃO:

1. O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.

2. Categoria OUTROS: a inscrição somente no CEA/USP, pessoalmente ou por procuração;

3. Documentos necessários para INSCRIÇÃO: pedido fundamentado; currículo atualizado completo com dados pessoais, etc.; cópia da última declaração de rendimentos; e, assinatura de termo de compromisso (caso seja contemplado);

4. CEA: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, sala 1087 - das 14 às 19h - 2ª à 6ª feira - tel. 3091-3744 - cea@usp.br).


MATRÍCULA
DATA: 28.2 a 04.03.2011
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA:
- apresentar carteirinha USP ou holerite (no caso de comunidade USP e Professores);
- RG (data de expedição) e CPF; - endereço e telefone.
- Categoria OUTROS direto com o CEA/USP (cea@usp.br/3091.3744): pedido fundamentado; currículo atualizado com dados pessoais, etc.; cópia da última declaração de rendimentos; termo de compromisso.

LOCAL: Serviço de Cultura e Extensão Universitária
Prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, sala 126
Rua do Lago nº 717 - em frente a Faculdade de Arquitetura - FAU
Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30
Contato: Site: www.sce.fflch.usp.br – e-mail: agenda@usp.br – (11) 3091-4645

OBSERVAÇÕES:
2. Não efetuaremos matrículas fora do prazo estipulado;
3. Não efetuaremos matrícula por telefone e e-mail;
4. As matrículas serão feitas por ordem de chegada;
5. O sorteio para vagas gratuitas não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula

VALOR

À VISTA CATEGORIA
180,00 Interessados em geral.
162,00 Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
90,00 Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.
Gratuito Docentes e Funcionários da FFLCH.

MATERIAL DIDÁTICO (não incluso): Será informado pelo professor no 1º dia de aula.
OBSERVAÇÃO:
1. O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula;
2. Não haverá devolução da taxa após o início do curso;
3. Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).

PROGRAMA E OBJETIVO

PROGRAMA:

1ª aula (16/03) – Prof. Kabengele Munanga
Apresentação do curso / objetivos / conteúdo / metodologia / bibliografia / corpo docente / questões práticas (operacionalização e funcionamento do curso)

2ª aula (23/03/2011)
Prof. Dr. Maurício Waldman
Aspectos da Geografia e da Geopolítica Africana

3ª aula (30/03/2011)
Profª Drª Dilma de Melo Silva
Artes e Sociedades Africanas

4ª aula (06/04/2011)
Profª Drª Tânia Macedo
Literatura e Sociedades Africanas

5ª aula (13/04/2011)
Profª Drª Margarida Petter
Línguas Africanas / Características gerais / Diversidade e Famílias Lingüísticas

6ª aula (27/04/2011)
Prof. Dr. Ismael Giroto
Uma visão do Mundo Africano

7ª aula (04/05/2011)
Prof. Dr. Kabengele Munanga
Sociedade, poder e política

8ª aula (11/05/2011)
Prof. Dr. Maurício Waldman
Escravidão e Resistência

9ª aula (18/05/2011)
Prof. Dr. Carlos Subuhana
Ocupação e Situação Colonial

10ª aula (25/05/2011)
Prof. Dr. Carlos Subuhana
Lutas de Libertação

11ª aula (01/06/2011)
Profª Drª Tânia Macedo
Movimentos Culturais e Literários

12ª aula (08/06/2011)
Prof. Dr. Kabengele Munanga
Independência e Construção da Nação
Problemas da África Contemporânea / Construção da Nacionalidade / Etnicidade /
Origens das Violências e dos Conflitos Políticos

13ª aula (15/06/2011)
Avaliação
Prof. Dr. Kabengele Munanga
Palestra de Encerramento


OBJETIVO: Difusão do conhecimento do Continente Africano por meio da capacitação de professores de ensino fundamental e médio das redes pública e particular e interessados em geral, possibilitando o aprendizado de aspectos da história e da cultura africana que serão transmitidos durante as aulas e apreendidos pelos alunos, o que possibilitará discussões mais aprofundadas sobre a temática e a (re)construção da história de África.

OUTRAS INFORMAÇÕES
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Kabengele Munanga, da FFLCH/USP.
VICE-COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Carlos Moreira Henriques Serrano, da FFLCH/USP.
PROMOÇÃO: Centro de Estudos Africanos, da FFLCH/USP.

CERTIFICADO: Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa alcançar o mínimo de 85% de presença e nota 5,0.

LOCAL DO CURSO: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala a confirmar.

Cúpula Mundial de Juventude Afrodescendente recebe inscrições até o dia 28 de fevereiro de 2011

No ano passado, a Organização das Nações Unidas declarou 2011 como o "Ano Internacional da Juventude", sob o tema "Diálogo e entendimento mútuo”. Como este também é o Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Círculo de Juventude Afrodescendente das Américas, com apoio da Associação Projeto Caribe, da Costa Rica, resolveram promover a primeira Cúpula Mundial de Juventude Afrodescendente. O evento acontecerá entre os dias 13 e 17 de junho deste ano, em San José, na Costa Rica.

Os jovens interessados em participar do encontro têm até o dia 28 deste mês para se inscreverem. O formulário de inscrição pode ser acessado neste link. Depois de preenchido, o formulário deve ser enviado para o e-mail:cumbre@proyectocaribe.org.
 
Serão selecionados, entre os inscritos, 200 jovens afrodescendentes, provenientes dos diversos países das Américas, Caribe, Europa, Ásia, Oceania e jovens do continente africano.

Para participar é necessário ter entre 18 e 35 anos, ser jovem ativista e líder afrodescendente, pertencer à organizações da sociedade civil, movimento afrodescendente ou outros movimentos sociais. A organização do evento fornecerá hospedagem, alimentação e transporte interno dos participantes.


O encontro


A Cúpula será um espaço de diálogo para a análise dos avanços, oportunidades e desafios que envolvem o desenvolvimento integral da juventude, e também um meio para a troca de experiências. O objetivo é fortalecer a articulação política dos jovens afrodescendentes em nível mundial, como estratégia de diminuição das desigualdades.

De acordo com estatísticas, a população afrodescendente apresenta os indicadores mais altos de exclusão social. Por isso, o encontro tem como meta intensificar as políticas nacionais e a cooperação regional e internacional em benefício dos direitos dos afrodescendentes, além de promover sua participação política e social nas diversas esferas da sociedade.

É esperado que a Cúpula dos jovens afrodescendentes possa ajudar a definir alianças estratégicas e oportunidades de cooperação, sobretudo em temas de relevância para essa população, como a luta contra o racismo e a discriminação racial, e a inclusão desta população nos espaços de tomada de decisão política.

Esse movimento indica a construção de um novo papel para as juventudes afrodescendentes, que visa de modo participativo, construir um novo panorama social para a juventude, valorizando as diferenças e superando as desigualdades.

Mais informações pelo blog: http://www.cumjuva.blogspot.com/.

Fonte: Abong


Sarau Bem Black - BA

Nessa 4ª (23/02) é dia de Sarau Bem Black. Com Opanijé, Nelson Maca, Robson Véio, Iara Nascimento e Sandro Sussuarana. Dj Joe Toca Martinho da Vila. as 19h no Sankofa African Bar - Pelô. Entrada Franca

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Semana Inaugural do Curso Popular de Pré-Vestibular Quilombo do Orobu - BA

De 21 a 25 de fevereiro, das 19 às 22h, Casa do Sol Pe. Luis Litner, Cajazeira V.
Contatos 8803 5109/9291 2880

Programação:

21/02 - Educação e Juventude, colaboradora: Profa Ana Célia
22/02 - Auto-estima, colaboradora: Gedalva
23/02 - O papel das Mulheres Negras na construção de uma nova sociedade, colaboradora: Valdeci Nascimento
24/02 - Resistência Quilombola, colaborador: Walter Passos
25/02 - Ações Afirmativas, colaborador: Silvio Humberto.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Oficinas de Indicadores Sociais: Ênfase em Relações Raciais (adaptadas à Lei 10.639/03) - RJ


O Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais do Instituto de Economia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAESER; IE/UFRJ) dará seguimento, em 2011, ao curso Oficinas de Indicadores Sociais: Ênfase em Relações Raciais (adaptadas à Lei 10.639/03).

As oficinas têm por objetivo a formação inicial e continuada de professores da rede básica de ensino do Estado do Rio de Janeiro e de estudantes de graduação e pós-graduação, para leitura, interpretação, entendimento, análise e aplicação didático-pedagógica de Indicadores Sociais desagregados pela variável cor ou raça. Assim, espera-se contribuir para a construção de ferramentas pedagógicas no espaço escolar que permitam o uso, em sala de aula e demais planos, das informações obtidas.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o curso

Vinte jovens quilombolas são aprovados em universidades públicas

Entre estes vinte jovens temos a primeira quilombola APROVADA no curso de MEDICINA, no campus I da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.Marina Barbosa da Silva, 19 anos, participou de dois pré-vestibulares comunitários (GRIOT e Quilombola) e estava já no seu 06º vestibular para Medicina! “Meu grande sonho é me formar e voltar para a minha comunidade. Até porque lá nunca foi um médico e eu quero poder ajudar o meu povo”.

Atendendo jovens de comunidades quilombolas reconhecidas e identificadas de diversos municípios da região sudoeste da Bahia, o pré-vestibular quilombola aprovou vinte alunos do cursinho pré-vestibular quilombola de Vitória da Conquista em vestibulares 2011.1 da UESB, UFBA e UEFS. Com a aprovação das políticas de ações afirmativas, também conhecidas como cotas, em todas as universidades públicas da Bahia, algumas instituições adotaram cotas adicionais específicas para segmentos sociais mais atingidos pela desigualdade de oportunidades: quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

O Pré-Vestibular Quilombola surgiu do forte incentivo da Educafro Nacional, através do Prof. Flávio que saiu de São Paulo e foi trabalhar naquela região. Foi um verdadeiro missionário da inclusão! A realidade de exclusão destacou a necessidade de uma preparação que viesse a suprir as lacunas acumuladas durante as trajetórias escolares dos jovens quilombolas desde a educação básica, com todas as dificuldades impostas pelos péssimos serviços públicos. Os outros obstáculos são: às grandes distâncias, escolas fora das comunidades, preconceito, pobreza e falta de recursos básicos, como transporte escolar e energia elétrica nas casas.

 “O povo organizado superou e venceu! Está é a nossa proposta para todos os pobres do Brasil: vamos nos organizar e vencer! Tudo isto só foi possível por causa da conquista das cotas que eliminou a concorrência injusta com os alunos ricos que tem dinheiro para pagar as melhores escolas, não trabalham e são tratados a bifinho e danoninho”, afirmou o Frei David. O que o povo negro e pobre de São Paulo deve fazer para tomar as vagas na MEDICINA, na ODONTO, no DIREITO, etc. da USP que continua sendo só ocupada pela classe dominante e, cada vez mais ampliando a exclusão do povo negro? Qual é sua opinião?