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CALENDÁRIO NEGRO – DEZEMBRO

1 – O flautista Patápio Silva é contemplado com a medalha de ouro do Instituto Nacional de Música, prêmio até então nunca conferido a um negro (1901)
1 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Otto Henrique Trepte, o compositor Casquinha, integrante da Velha Guarda da Portela, parceiro de Candeia, autor de vários sambas de sucesso como: "Recado", "Sinal Aberto", "Preta Aloirada" (1922)
1 – O líder da Revolta da Chibata João Cândido após julgamento é absolvido (1912)
1 – Todas as unidades do Exército dos Estados Unidos (inclusive a Força Aérea, nesta época, uma parte do exército) passaram a admitir homens negros (1941)
1 – Rosa Parks recusa-se a ceder o seu lugar num ônibus de Montgomery (EUA) desafiando a lei local de segregação nos transportes públicos. Este fato deu início ao "milagre de Montgomery” (1955)
2 – Dia Nacional do Samba
2 – Nasce em Magé (RJ) Francisco de Paula Brito. Compôs as primeiras notícias deste que é hoje o mais antigo jornal do Brasil, o Jornal do Comércio (1809)
2 – Nasce em Salvador (BA) Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o sumo sacerdote do Axé Opô Afonjá, escritor e artista plástico, Mestre Didi (1917)
2 – Inicia-se na cidade de Santos (SP), o I Simpósio do Samba (1966)
2 – Fundação na cidade de Salvador (BA), do Ilê Asipa, terreiro do culto aos egugun, chefiado pelo sumo sacerdote do culto Alapini Ipekunoye Descoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi (1980)
2 – Começa em Valença (RJ), o 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras (1988)
3 – Frederick Douglas, escritor, eloquente orador em favor da causa abolicionista, e Martin R. Delaney fundam nos Estados Unidos o North Star, jornal antiescravagista (1847)
3 – Nasce em Valença(BA), Maria Balbina dos Santos, a líder religiosa da Comunidade Terreiro Caxuté, de matriz Banto-indígena, localizada no território do Baixo Sul da Bahia, Mãe Bárbara ou Mam’eto kwa Nkisi Kafurengá (1973)
3 – Numa tarde de chuva, em um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, é fundado o Coletivo de Escritores Negros do Rio de Janeiro (1988)
4 – Dia consagrado ao Orixá Oyá (Iansã)
4 – 22 marinheiros, revoltosos contra a chibata, castigo físico dado aos marinheiros, são presos pelo Governo brasileiro, acusados de conspiração (1910)
4 – Realizado em Valença (RJ), o I Encontro Nacional de Mulheres Negras, que serviu como um espaço de articulação política para as mais de 400(quatrocentas) mulheres negras eleitas como delegadas nos dezoito Estados brasileiros (1988)
5 – Depois de resistir de 1630 até 1695, é completamente destruído o Quilombo dos Palmares (1697)
5 – Nasce em Pinhal (SP) Otávio Henrique de Oliveira, o cantor Blecaute (1919)
5 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o compositor Rubem dos Santos, o radialista Rubem Confete (1937)
5 – O cantor jamaicano Bob Marley participa do show "Smile Jamaica Concert", no National Hero's Park, dois dias depois de sofrer um atentado provavelmente de origem política (1976)
6 – Edital proibia o porte de arma aos negros, escravos ou não e impunha-se a pena de 300 açoites aos cativos que infringissem a lei. (1816)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Jorge de Oliveira Veiga, o cantor Jorge Veiga (1910)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Emílio Vitalino Santiago, o cantor Emílio Santiago (1946)
6 – Realização em Goiás (GO) do Encontro Nacional de Mulheres Negras, com o tema “30 Anos contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil” (2018)
7 – Nasce Sir Milton Margai, Primeiro Ministro de Serra Leoa (1895)
7 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Luís Carlos Amaral Gomes, o poeta Éle Semog (1952)
7 – Clementina de Jesus, a "Mãe Quelé", aos 63 anos pisa o palco pela primeira vez como cantora profissional, no Teatro Jovem, primeiro show da série de espetáculos "Menestrel" sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho (1964)
8 – Nasce em Salvador(BA) o poeta e ativista do Movimento Negro Jônatas Conceição (1952)
8 – Fundação na Província do Ceará, da Sociedade Cearense Libertadora (1880)
8 – Nasce no Harlem, Nova Iorque (EUA), Sammy Davis Jr., um dos artistas mais versáteis de toda a história da música e do "show business" americano (1925)
8 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Alaíde Costa Silveira, a cantora Alaíde Costa (1933)
8 – Dia consagrado ao Orixá Oxum
9 – Nasce em São Paulo (SP) Erlon Vieira Chaves, o compositor e arranjador Erlon Chaves (1933)
9 – Nasce em Monte Santo, Minas Gerais, o ator e diretor Milton Gonçalves (1933)
9 – Nasce em Salvador/BA, a atriz Zeni Pereira, famosa por interpretar a cozinheira Januária na novela Escrava Isaura (1924)
10 – O líder sul-africano Nelson Mandela recebe em Oslo, Noruega o Prêmio Nobel da Paz (1993)
10 – O Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, assina a nova Constituição do país, instituindo legalmente a igualdade racial (1996)
10 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído pela ONU em 1948
10 – Fundação em Angola, do Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA (1975)
10 – Criação do Programa SOS Racismo, do IPCN (RJ), Direitos Humanos e Civis (1987)
11 – Nasce em Gary, condado de Lake, Indiana (EUA), Jermaine LaJaune Jackson, o cantor, baixista, compositor, dançarino e produtor musical Jermaine Jackson (1954)
11 – Festa Nacional de Alto Volta (1958)
11 – Surge no Rio de Janeiro, o Jornal Redenção (1950)
12 – O Presidente Geral do CNA, Cheif Albert Luthuli, recebe o Prêmio Nobel da Paz, o primeiro a ser concedido a um líder africano (1960)
12 – Nasce em Leopoldina (MG) Osvaldo Alves Pereira, o cantor e compositor Noca da Portela, autor de inúmeros sucessos como: "Portela na Avenida", "é preciso muito amor", "Vendaval da vida", "Virada", "Mil Réis" (1932)
12 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Wilson Moreira Serra, o compositor Wilson Moreira, autor de sucessos como "Gostoso Veneno", "Okolofé", "Candongueiro", "Coisa da Antiga" (1936)
12 – Independência do Quênia (1963)
13 – Dia consagrado a Oxum Apará ou Opará, a mais jovem entre todas as Oxuns, de gênio guerreiro
13 – Nasce em Exu (PE) Luiz Gonzaga do Nascimento, o cantor, compositor e acordeonista Luiz Gonzaga (1912)
14 – Rui Barbosa assina despacho ordenando a queima de registros do tráfico e da escravidão no Brasil (1890)
15 – Machado de Assis é proclamado o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (1896)
16 – Nasce na cidade do Rio Grande (RS) o político Elbert Madruga (1921)
16 – O Congresso Nacional Africano (CNA), já na clandestinidade, cria o seu braço armado (1961)
17 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Augusto Temístocles da Silva Costa, o humorista Tião Macalé (1926)
18 – Nasce em King William's Town, próximo a Cidade do Cabo, África do Sul, o líder africano Steve Biko (1946)
18 – A aviação sul-africana bombardeia uma aldeia angolana causando a morte dezenas de habitantes (1983)
19 – Nasce nos Estados Unidos, Carter G. Woodson, considerado o "Pai da História Negra" americana (1875)
19 – Nasce no bairro de São Cristóvão (RJ) Manuel da Conceição Chantre, o compositor e violonista Mão de Vaca (1930)
20 – Abolição da escravatura na Ilha Reunião (1848)
20 – Nasce em Salvador (BA) Carlos Alberto de Oliveira, advogado, jornalista, político e ativista do Movimento Negro, autor da Lei 7.716/1989 ou Lei Caó, que define os crimes em razão de preconceito e discriminação de raça ou cor (1941)
21 – Nasce em Los Angeles (EUA) Delorez Florence Griffith, a atleta Florence Griffith Joyner - Flo-Jo, recordista mundial dos 100m (1959)
22 – Criado o Museu da Abolição, através da Lei Federal nº 3.357, com sede na cidade do Recife, em homenagem a João Alfredo e Joaquim Nabuco (1957)
23 – Nasce em Louisiana (EUA) Sarah Breedlove, a empresária de cosméticos, filantropa, política e ativista social Madam C. J. Walker, primeira mulher a construir sua própria fortuna nos Estados Unidos ao criar e vender produtos de beleza para mulheres negras. Com sua Madam C.J. Walker Manufacturing Company, ela fez doações em dinheiro a várias organizações e projetos voltados à comunidade negra (1867)
23 – Criação no Rio de Janeiro, do Grupo Vissungo (1974)
23 - O senador americano Jesse Jackson recebe o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e o diploma de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro durante visita ao Brasil, por meio do Projeto de Resolução nº 554 de 1996, de autoria do Deputado Graça e Paz (1996)
24 – João Cândido, líder da Revolta da Chibata e mais 17 revoltosos são colocados na "solitária" do quartel-general da Marinha (1910)
25 – Parte do Rio de Janeiro, o navio Satélite, levando 105 ex-marinheiros participantes da Revolta da Chibata, 44 mulheres, 298 marginais e 50 praças do Exército, enviados sem julgamento para trabalhos forçados no Amazonas. 9 marujos foram fuzilados em alto-mar e os restantes deixados nas margens do Rio Amazonas (1910)
25 – Nasce no Município de Duque de Caxias, (RJ) Jair Ventura Filho, o jogador de futebol Jairzinho, "O Furacão da Copa de 1970" (1944)
26 – Primeiro dia do Kwanza, período religioso afro-americano
27 – Nasce em Natal (RN), o jogador Richarlyson (1982)
28 – O estado de São Paulo institui o Dia da Mãe Preta (1968)
28 – Nasce na Pensilvânia (EUA), Earl Kenneth Hines, o pianista Earl “Fatha” Hines, um dos maiores pianistas da história do jazz (1903)
29 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Édio Laurindo da Silva, o sambista Delegado, famoso mestre-sala da Estação Primeira de Mangueira (1922)
29 – Nasce em Diourbel, Senegal, Cheikh Anta Diop, historiador, antropólogo, físico e político (1923)
30 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Maria de Lourdes Mendes, a jongueira Tia Maria da Grota (1920)
30 – Nasce em Cypress, Califórnia (EUA), Eldrick Tont Woods, o jogador de golfe Tiger Woods, considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos (1975)
31 – Nasce no Morro da Serrinha, Madureira (RJ), Darcy Monteiro, músico profissional, compositor, percussionista, ritmista, jongueiro, criador do Grupo Bassam, nome artístico do Jongo da Serrinha (1932)
31 – Nasce na Virgínia (EUA), Gabrielle Christina Victoria Douglas, ou Gabby Douglas, a primeira pessoa afro-americana e a primeira de ascendência africana de qualquer nacionalidade na história olímpica a se tornar campeã individual e a primeira ginasta americana a ganhar medalha de ouro, tanto individualmente como em equipe, numa mesma Olimpíada, em 2012 (1995)
31 – Fundada pelo liberto Polydorio Antonio de Oliveira, na Rua General Lima e Silva nº 316, na cidade de Porto Alegre, a Sociedade Beneficente Floresta Aurora (1872)
31 – Dia dos Umbandistas



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segunda-feira, 28 de abril de 2014

PNUD seleciona consultor para projeto de apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais

Ação visa à obtenção de dados e informações socioeconômicas e culturais sobre Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, com foco em regiões metropolitanas do país
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, seleciona consultor para elaboração de um Guia Orientador contendo metodologia, visando realização de mapeamentos socioeconômicos e culturais de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Os requisitos para a função são mestrado na área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas e experiência de três anos na implementação de projetos com povos e comunidades tradicionais de matriz africana.
Os interessados deverão enviar currículo para secomt.seppir@seppir.gov.br, no período de 28 de abril a 07 de maio
Leia abaixo o Termo de Referência, ou faça o download aqui.

TERMO DE REFERÊNCIA 01/2014


1. Objeto
Consultoria para elaboração de um Guia Orientador contendo metodologia, visando realização de mapeamentos socioeconômicos e culturais de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

2. Antecedentes
O projeto “Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais” (BRA/13/020), entre seus objetivos específicos, visa à obtenção de dados e informações socioeconômicas e culturais sobre Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, com foco em regiões metropolitanas do país. As informações devem subsidiar a SEPPIR e demais instituições governamentais para a elaboração e execução de políticas públicas eficazes para o segmento no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.
Os povos tradicionais de matriz africana se reconhecem como unidades de resistência africana no Brasil. Esses coletivos se caracterizam pela manutenção de um contínuo civilizatório africano no Brasil, constituindo territórios próprios marcados pela vivência comunitária, pelo acolhimento e pela prestação de serviços sociais e são uma importante referência de africanidade na sociedade brasileira.
Esses povos são originários de diversas regiões do continente africano que compreende atualmente os países de Angola, Congo, Moçambique, Benin, Togo, Gana, Guiné, Nigéria, Senegal, dentre outros. Esses africanos e africanas, a despeito de toda a violência do sistema escravista e do racismo pós-abolição, mantiveram vivas suas tradições e práticas culturais.
Três grandes matrizes culturais – Yorùbá, Bantu e Ewé Fon – conseguiram preservar muito de suas cosmovisões, conhecimentos e tecnologias, tornando-os marcas indeléveis na história e no modo de ser e viver brasileiros. Essas matrizes culturais se re-elaboraram no processo de convivência e interação com as populações locais, dando origem a territórios tradicionais, com diversas denominações, de norte a sul do país.
Em 2012, foi lançado o “I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”. O Plano é um instrumento de coordenação e planejamento das ações do Governo Federal e foi elaborado sob a coordenação da SEPPIR em parceria com mais dez órgãos federais. O quadro de iniciativas e metas contém três eixos estratégicos: (i) Garantia de Direitos, (ii) Territorialidade e Cultura e (iii) Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável. Esses eixos estão organizados num total de 10 (dez) objetivos, 19 (dezenove) iniciativas e 56 (cinqüenta e seis) metas.
Na última década, foram realizados mapeamentos em algumas das regiões metropolitanas do Brasil, regidos por diferentes princípios, metodologias e composições de equipe (ver item 9: Insumos). O objetivo geral desses levantamentos coincide, mas o uso de técnicas variadas de cartografia e a aplicação de diferentes tipos de questionários impedem que as informações sejam compiladas, comparadas e incrementadas a partir dos mesmos parâmetros. Nesse sentido, se justifica a elaboração de um Guia Orientador, que refletirá as principais demandas para elaboração de políticas públicas e fortalecimento do protagonismo dos povos de matriz africana na relação com o Estado.

3. Número do resultado no PRODOC/PNUD
Produto 3: Mapeamento socioeconômico participativo das casas tradicionais de matriz africana, em regiões metropolitanas do país, realizados.
Item 3.2: Elaboração de diretrizes e metodologia de mapeamento, com base na sistematização de experiências anteriores, e acompanhamento da realização dos mapeamentos, de forma a garantir base mínima comum que permita sistematização do conjunto dos mapeamentos realizados.

4. Objetivos da consultoria
Elaboração de Guia Orientador para Mapeamentos Socioeconômicos e Culturais dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, que tenham por princípios (i) o protagonismo das comunidades mapeadas e (ii) a promoção do acesso às políticas públicas. 

5. Descrição das atividades
1 – Proceder levantamento de informações sobre os Mapeamentos Socioeconômicos e Culturais dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana realizados no Brasil, para além daqueles citados no item xxx;
2 – Analisar comparativamente as metodologias, diretrizes e parâmetros utilizados nos mapeamentos de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, diagnosticando equívocos e boas práticas, a partir de orientações da equipe técnica do projeto;
3 – Entrevistar representantes do Governo Federal, integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial – GTI do I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, lideranças tradicionais de matriz africana e pessoas que já coordenaram pesquisas da mesma natureza, na perspectiva de elaborar metodologia de mapeamentos que contemple as políticas sociais e culturais do Governo Federal;
4 – Redigir minuta de Guia Orientador para Mapeamentos dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana a ser apresentada para o GTI para validação;
5 – Incorporar as propostas do GTI na minuta do Guia Orientador;
6 – Acompanhar até dois trabalhos de equipes que estejam realizando mapeamentos de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no período da consultoria.
6. Produtos esperados
Produto 1 – Levantamento e compilação dos dados sobre os mapeamentos de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana realizados;
Produto 2 – Relatório analítico sobre as experiências de mapeamentos de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, comparando diretrizes, metodologia e questionários e, também, sistematização das informações em um banco de dados;
Produto 3 – Relatório analítico a partir das entrevistas realizadas com representantes do Governo Federal, lideranças tradicionais de matriz africana e pessoas que já coordenaram pesquisas similares; e proposta de questionário base para mapeamentos de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana;
Produto 4 – Guia orientador para realização de mapeamentos, com princípios, metodologia e modelo de questionário a aplicar; considerando o protagonismo e a promoção do acesso às políticas públicas das comunidades mapeadas.

7. Prazos de apresentação dos produtos
Produto 1 – deve ser apresentado até dia 25 dias após assinatura do contrato, em reunião de trabalho (presencial), realizada em Brasília – DF, na sede da SEPPIR;
Produto 2 – deve ser apresentado até dia 50 dias após assinatura do contrato, em reunião de trabalho (presencial), realizada em Brasília – DF, na sede da SEPPIR;
Produto 3 – deve ser apresentado até 100 dias após assinatura do contrato, em reunião de trabalho (presencial), realizada em Brasília – DF, na sede da SEPPIR;
Produto 4 – deve ser apresentado até dia 160 dias após assinatura do contrato, em reunião de trabalho (presencial), realizada em Brasília – DF, na sede da SEPPIR.

8. Cronograma de Desembolso
O pagamento se dará mediante a entrega e aprovação dos produtos, conforme estabelecido no item 7 deste Termo e no cronograma de desembolso cujos valores estão abaixo indicados:
a) Primeira parcela no valor correspondente a 16% do valor total do Acordo;
b) Segunda parcela no valor correspondente a 20% do valor total do Acordo;
c) Terceira parcela no valor correspondente a 28% do valor total do Acordo;
d) Quarta parcela no valor correspondente a 36% do valor total do Acordo.

9. Condições e forma de pagamento dos produtos
Serão considerados aptos para análise, por parte das equipes técnicas da SEPPIR, os produtos entregues e em atendimento aos itens 6 e 7 deste Termo. A equipe da SEPPIR terá até 10 dias úteis para analisar os documentos recebidos; sendo aprovado, o pagamento será efetuado em até 15 dias após o recebimento da documentação encaminhada pela contratada, conforme protocolo de recebimento da SEPPIR.
Passagens e diárias serão pagas pelo projeto.

10. Forma de apresentação dos produtos
Os relatórios deverão ser entregues em 2 cópias impressas e encadernadas, em papel A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, e 2 cópias em formato digital como arquivo WORD gravado em CD ou DVD, de acordo com as normas técnicas de edição de textos sugeridos pela ABNT.

11. Qualificações profissionais
Obrigatórias:
- Mestrado na área de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas;
- Experiência comprovada de, no mínimo, 3 anos na implementação de projetos com povos e comunidades tradicionais de matriz africana;
Desejáveis:
- Experiência em execução de políticas de promoção da igualdade racial;
- Experiência em projetos de mapeamento socioeconômico;
- Doutorado na área de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas;
- Conhecimento do uso de softwares de planilhas e bancos de dados.
Observação: É necessário ter disponibilidade para viagens.

12. Insumos
1.      “I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”, SEPPIR, 2013.

2.      “Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, assim se reconhecem e recomendam que o Estado Brasileiro os reconheçam como tal”, Moção aprovada na III CONAPIR, 2013.

3.      “Mapeamento dos Espaços de Religião de Matriz Africana no Recôncavo Baiano e no Baixo Sul”, 2010/2011
Abrangência: 33 municípios do Recôncavo e da subregião do Baixo Sul – Bahia.
Formato: impresso
Execução: Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia.

4.      “Cadastro de Terreiros de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo”, 2011
Abrangência: Estado de São Paulo
Execução: FFLCH/USP-SP
Formato: digital

5.      “Mapeamento dos Terreiros de João Pessoa”, 2011
Abrangência: João Pessoa/PB
Execução: Casa de Cultura lle Ase D'Osoguiã - IAO
Apoio: Prefeitura Municipal de João Pessoa - MC Fundo Municipal de Cultura e FUNJOPE – Fundação Cultural de João Pessoa
Formato: digital

6.      “Mapeando o Axé – Pesquisa Socioeconômica e Cultural das Comunidades Tradicionais de Terreiro”, 2010/2011
Abrangência: regiões metropolitanas e capitais dos estados de MG, PE, PA e RS
Realização: MDS, UNESCO e SEPPIR.
Execução: Associação Filmes de Quintal
Formato: digital e impresso “Alimento: Direito Sagrado”, MDS, 2011

7.      “Inventário dos Terreiros do Distrito Federal e Entorno – 1ª. Fase”, 2009
Abrangência: Distrito Federal
Execução: Superintendência do Iphan no Distrito Federal
Apoio: SEPPIR
Formato: impresso

8.      Mapeamento das Casas de Religiões de Matriz Africana do Rio de Janeiro”, 2008.
Abrangência: Estado do Rio de Janeiro
Execução: PUC/Rio
Apoio: SEPPIR e Conselho Griot
Formato: digital

9.      “Mapeamento dos Terreiros de Salvador”, 2007.
Abrangência: Salvador/BA
Execução: Universidade Federal da Bahia – Centro de Estudos Afro- Orientais
Apoio: Prefeitura Municipal de Salvador e Fundação Cultural Palmares
Formato: digital e impresso

13. Nome da Supervisora
Luana Lazzeri Arantes
Cargo da Supervisora: Diretora de Programas


14. Localidade do Trabalho
Brasília-DF

15. Data de início
Imediato, após a assinatura do contrato.

16. Data de término
Contrato de seis meses

17. Forma de Candidatura
Os interessados deverão enviar currículo para secomt.seppir@seppir.gov.br, no período de 28 de abril a 07 de maio.

ANEXO II – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO ADOTADOS
PONTUAÇÃO MÁXIMA A SER ATINGIDA PELOS CANDIDATOS: 100 pontos
Fase 1: Análise Curricular: 60 pontos
Fase 2: Entrevista: 40 pontos

FASE I – Análise Curricular
Descrição dos Requisitos
Pontuação
Formação
Ponto
Pontuação Máxima
Doutorado na área de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas
6
10
Mestrado Stricto Sensu completo na área de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas
4
Experiência Profissional
Ponto
Pontuação Máxima
Implementação de projetos com povos e comunidades tradicionais de matriz africana (de 8 a 12 pontos)
De 03 a 05 anos de experiência
Acima de 05 anos de experiência


8
12
35
Sistematização e análise de dados (de 8 a 12 pontos)
De 03 a 05 anos de experiência
Acima de 05 anos de experiência

8
12
Experiência em execução de políticas de promoção da igualdade racial;
6
Experiência em projetos de mapeamento socioeconômicos
5
Conhecimento em Informática
Ponto
Pontuação Máxima
Planilhas eletrônicas
8
15
Bancos de dados
7
TOTAL MÁXIMO DA FASE I
60

FASE II – Entrevista
Entrevista
Ponto
Pontuação Máxima
Conhecimento especifico sobre os povos tradicionais de matriz africana
10
40
Conhecimento de políticas sociais
5
Experiência com metodologia participativa
5
Motivação para o trabalho
5
Disponibilidade
5
Habilidade em comunicação e expressão
5
Outro aspecto importante a ser avaliado
5
TOTAL MÁXIMO DA FASE II
40
TOTAL MÁXIMO DA AVALIAÇÃO (FASE I + FASE II)
100

1.      A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Avaliação, Julgamento e Classificação, a qual deverá ser composta no mínimo por 3 (três) e no máximo 5 (cinco) membros indicados por PNUD e SEPPIR. A seleção final terá como base parecer elaborado pela comissão.
2.      Somente os candidatos que atenderem aos requisitos mínimos passarão para a aferição dos itens pontuáveis da análise curricular com o fim de se estabelecer a pontuação final de cada candidato habilitado e a grade de classificação técnica.
3.      Para o item “Experiência Profissional”, a pontuação dos candidatos que tiverem acima de 05 anos de experiência nos critérios obrigatórios (implementação de projetos com povos e comunidades tradicionais de matriz africana e sistematização e análise de dados) pode ser somada até o total de 24 pontos.
4.      Os candidatos ao se candidatarem deverão apresentar atestado de capacidade técnica, relatórios, certificados ou documentos similares para fins de comprovação da experiência citada.
5.      Serão considerados os candidatos que obtiverem no mínimo 70% dos pontos nas duas fases. Caso a Comissão de Avaliação atribua o mesmo número de pontos a duas ou mais propostas, será utilizado como critério de desempate o(a) candidato(a) mais velho(a); em permanecendo o empate, considerar-se-á a pontuação do candidato no quesito “Experiência Profissional”.

Curso "Fotografia e Cultura Negra" - SP


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Espetáculo "Porque sou preta" - BA




Amanhã (02/04) estreia a nova temporada do sucesso de público "Porque sou preta", espetáculo apresentado pela Cia de Teatro BIML e dirigido pelo professor Sérgio Mício. 


Às 15 horas, na BIML.

Contamos com sua presença!

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Release: Para comemorar os 64 anos da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, a Cia de Teatro BIML reapresenta a história das colegas Ritinha, Carolina e Maria Eduarda que convivem com situações limite na escola. Por outro ângulo, um grupo de vizinhos entra em choque devido à intolerância e preconceitos. Do caos à paz, a peça aborda como tema a diversidade identitária. 

Baseada no texto inédito de Jaime Sodré: Mamãe, Por Que Eu Sou Branca e Ritinha É Negra?

terça-feira, 1 de abril de 2014

Síntese da coleção História Geral da África


Como forma de reconhecer a influência da história e da cultura africanas na sociedade brasileira, a UNESCO no Brasil, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Integração do Ministério da Educação (MEC/SECADI) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolvem o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, cujo principal objetivo é dar visibilidade e reconhecimento à intersecção das histórias africana e brasileira, transformando e valorizando positivamente as relações entre os diferentes grupos étnico-raciais que constituem o Brasil.

A primeira ação desenvolvida pelo Programa foi a tradução para o português da Coleção História Geral da África da UNESCO. Em resposta à promulgação da Lei n° 10.639 de 2003, a qual orienta que os sistemas de ensino devem incluir a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica, o Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas inicia o processo de produção de materiais pedagógicos para todos os níveis educacionais, sendo o primeiro produto a “Síntese da coleção História Geral da África”.

A síntese, publicada em dois volumes, pretende fornecer subsídios para pesquisadores e estudantes, bem como para a prática pedagógica de professores responsáveis pela educação básica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em relação à história e a cultura africana. O volume 1, dividido em quatro capítulos, contém, de forma criteriosa, o resumo dos temas publicados nos quatro primeiros volumes da edição completa da coleção HGA, abordando os períodos desde a pré-história até o século XVI. O volume 2 aborda os temas tratados nos quatro últimos volumes da edição completa da coleção, abrangendo desde o século XVI até o século XX. 

Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2014. 2v.

Downloads gratuitos:

quinta-feira, 20 de março de 2014

Minicurso "A experiência afro-americana através da poesia" - BA

Prof. John A. Mundell
O QUE? – Um panorama de obras poéticas escritas e vividas por afro-
estadunidenses desde a colonização britânica até a atualidade
QUANTO? – GRATUITO! Ganha-se certificado, 30 horas
QUANDO? – 25/03-15/05, às terças e quintas, 18:30-20:30
ONDE? – Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Largo Dois 
de Julho


*Obs: A poesia apresentada é em seu inglês original então é recomendado, porém não requerido, que @ alun@ tenha alguma proficiência em leitura em inglês. Apesar disso, o professor dará auxílio em aula para melhor compreensão dos textos.

Inscrições até terça, 25 de março:
jmundell87@gmail.com

domingo, 16 de março de 2014

Introdução à História da África e Resistência Negra - MG


Lançamento do Fórum Estadual de Assistência Estudantil da Rede de Educação Profissional e Superior Baiana - BA


“UMA DÉCADA DE AÇÕES AFIRMATIVAS”

Estamos organizando, a partir da articulação das Instituições Públicas de Educação Profissional e Superior da Bahia, o lançamento do FÓRUM ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR BAIANA.  A ideia inicial era promover um Encontro de três dias (19, 20 e 21 de março) para, além de lançar o Fórum, desenvolver grupos de trabalho e oficinas. No entanto, consideramos que a articulação de encontros e debates futuros perpassa primeiro por este momento de instituição do Fórum, para melhor compreender e aglutinar as Instituições de ensino.
Convidamos todas as Instituições (gestores e profissionais) de ensino público baiana para estarem presentes no dia 19 de março de 2014, 19h, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva – ISC (UFBA) para lançamento do referido fórum. Essa data antecipa as memórias e discussões sobre o Dia 21 de março, promulgado pela ONU como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”.
 Segue abaixo a programação da nossa noite de lançamento. Solicitamos aos gestores das Instituições de Ensino que convidem os profissionais que atuam na Assistência Estudantil, bem como as representações estudantis. Na oportunidade, devem ser indicados os nomes das representações de cada Instituição para compor o Fórum, assim organizado: 1 gestor, 2 profissionais que atuam na área e 1 representante estudantil.

PROGRAMAÇÃO DO LANÇAMENTO DO FÓRUM:

Data: 19/03/2014
Local: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva – ISC (UFBA).
Rua Araújo Pinho, s/n, Canela, Salvador, Bahia.
18h - Acolhimento
18h30 - Mesa de abertura: Representantes das organizações promotoras

19h – Conferência: UMA DÉCADA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA BAHIA
Expositores:
  • Naomar Monteiro de Almeida Filho – Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Ivete Sacramento – Secretaria Municipal de Igualdade racial
  • Marluce Macedo Pró-Reitora de Ações Afirmativas  (UNEB)
Mediadora:
  • Dulce Tâmara da Rocha Lamego  da Silva  Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (UFBA)

20h30 - INSTITUIÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA REDE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR BAIANA (FEPAE – BA)
  • Explanação de Profº Ronaldo Crispim Sena Barros – Pro-Reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB

PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM
O Fórum de Assistência Estudantil da Rede de Educação Profissional e Superior Baiana deverá buscar a aproximação dos variados segmentos que atuam na assistência ao educando com o intuito de fortificar cada vez mais a inclusão dos discentes, o interesse da coletividade, bem como a troca de experiências daqueles que já estão inseridos na educação.
A proposta é que esse Fórum configure-se como espaço permanente para discussão e deliberação em torno da Política de Assistência Estudantil e sua execução nas agências de ensino profissional e superior públicas do Estado da Bahia. Além disso, elaborar propostas de atuação integradas para o eficaz atendimento das demandas discentes na perspectiva de garantia da sua permanência e sucesso acadêmico nos anos de estudo.  A iniciativa visa promover debates sobre a assistência estudantil consolidando-se como um canal propositivo e dialógico, capaz de suscitar novas perspectivas de engajamento profissional no contexto dessa política, observando as transformações ocorridas na educação a partir da ampliação do acesso da classe trabalhadora.

Participantes do Fórum:

·         Técnicos Administrativos envolvidos diretamente com a assistência estudantil, quais sejam: Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Nutricionistas, Assistente de alunos, Enfermeiros e técnicos em enfermagem, Médicos, Odontólogos;
·         Representações estudantis, tais como: grêmios, diretórios e centros acadêmicos, conselhos de residentes, membros dos conselhos Superiores;
·          Coordenadores de curso e de setores ligados à Política de assistência Estudantil; Gestores Institucionais (Diretor Geral, Direção de Ensino e Direção de Administração) e seus respectivos Coordenadores, demais servidores interessados.

Composição do Fórum:
·                     Cada Instituição de ensino deverá indicar: 1 gestor, 2 profissionais que atuam na assistência estudantil e 1 representante estudantil;
·                     Cada Instituição não governamental deverá indicar 1 representante.

Organização do Fórum:

·         Na primeira reunião do Fórum, seus representantes deverão elaborar e aprovar o seu regimento interno;
·         O Fórum deve se reunir mensalmente;
·         O Fórum deve organizar, a cada dois anos, um encontro de assistência estudantil;
·         O Fórum terá uma coordenação, que a cada dois anos é substituída por uma Instituição que o compõe.

Organizações Promotoras do evento:
UFBA, IFBA, UFRB, Frente Parlamentar de Assistência Social, CRESS, CRP, ABPESS, Centro de Combate ao Racismo e Intolerância religiosa, NEPGREG – Núcleo de Estudos  e Pesquisas Gênero, Raça, Etnia e Geração, DAMED-UFBA.

Organizações que  poderão participar do FÓRUM:

UFBA, IFBA, IFBaiano, UFRB, UNEB, UEFS, UESB, UESC, UNIVASF, UNILAB, UFESBA, Frente Parlamentar de Assistência Social, CRESS, CRP, ABPESS, Centro de Combate ao Racismo e Intolerância religiosa, Conselho Estadual de Educação, Conselho Estadual dos Direitos Humanos, DAMED-UFBA.

sábado, 15 de março de 2014

Defesa de tese sobre Manoel Querino e Booker T. Washington, no POSAFRO/UFBA


Seminário "O racismo nos esportes" - RJ


Curso à distância de formação continuada para professoras/es "História dos índios no Brasil"



Curso "História dos Índios no Brasil": inscrições de 17/03 até 31/03 pelo e-mail inscricaoindiosnobrasil@gmail.com. 

Inteiramente à distância pela plataforma moodle, o curso é de nível NACIONAL, apenas para professores da rede pública de ensino. 

Coordenação: Profª. Drª. Luisa Tombini Wittmann

sexta-feira, 14 de março de 2014

Seminário "Áfricas no Brasil" - SP

Seminário comemora os 100 anos de Carolina de Jesus - SP



A Ciclo Contínuo Editorial/Ano Centenário Carolina Maria de Jesus e o Sistema Municipal de Bibliotecas tem a honra de convidá-los para o evento “Prazer em (re)conhecer, sou Carolina!”, à realizar-se no dia 22 de Março, às 19 horas na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros/São Paulo).

Nesta oportunidade será prestada uma homenagem ao “Ano Centenário Carolina Maria de Jesus”, em nome de Vera Eunice de Jesus Lima – filha da escritora –, além de um bate-papo sobre a autora, usando da palavra o escritor Oswaldo de Camargo, Miriam Alves, Flávia Mateus Rios e Marciano Ventura.

Como parte da celebração, haverá um “pocket show” da peça “Ensaio sobre Carolina” com a atriz Lucélia Sérgio e Sidney Santiago, ambos integrantes da Cia de Teatro Os Crespos.

Para fechar a noite, cantaremos parabéns e assopraremos as velinhas de aniversário de 100 anos de Carolina ao som de MC Soffia acompanhada do Dj Guilherme.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Curso de extensão "Cultura e História Africana e Afro-brasileira" SP


[Matão - SP] Estão abertas, até 28/03, as inscrições para o "Curso de Extensão Cultura e História Africana e Afro-brasileira: Promovendo a Cultura Negra via Educação". O curso é totalmente gratuito e tem como objetivos atuar na formação e capacitação dos professores para o atendimento da lei 10.639/03, que institui o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no sistema de ensino público e privado; e sensibilização e reflexão sobre a temática étnico-racial por alunos do Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior - IMMES e demais interessados. Vagas limitadas. Para mais informações, acessewww.immes.edu.br.

Exposição "Ciência, raça, literatura e sociedade" - BA



A exposição “Ciência, raça, literatura e sociedade” apresenta aos visitantes recortes do processo histórico de construção do conceito de raça pelas ciências naturais, contemplando também tentativas científicas de desconstrução do conceito e algumas das polêmicas (re)configurações científicas na contemporaneidade. As distinções científicas propostas pela categoria de raça – entendida aqui como mito biológico, porém como inegável realidade social - estiveram comprometidas com processos de alterização, pelos quais determinados grupos sociais, culturais e/ou políticos promoveram segregação e marginalização de outros grupos e indivíduos humanos, justificando cientificamente sua pretendida inferioridade em termos biológicos e intelectuais. A exposição pretende contribuir para o combate contra processos sociais de alterização que implicam marginalização e exclusão social daqueles considerados como “Outros”. Um dos temas é a responsabilidade histórica da ciência na legitimação do racismo, por meio de reconstrução de episódios da história do racismo científico, inclusive no Brasil, estendendo-se também a outros temas, como questões de gênero. Apresenta-se ainda uma breve amostra de como o cientificismo na questão racial foi tratado desde múltiplas perspectivas na literatura brasileira. Pretende-se problematizar, assim, facetas significativas das complexas relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

quinta-feira, 6 de março de 2014

sábado, 1 de março de 2014

II Simpósio "África: movimentos, territórios e contextos" - MA

II SIMPÓSIO ÁFRICA: MOVIMENTOS, TERRITÓRIOS E CONTEXTOS (São Luís, 27-30/5/2014)
Chamada de Trabalhos
  
Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no II Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos, que acontecerá de 27 a 30 de maio de 2014, em São Luís-MA. O evento está sendo promovido pelo NEÁfrica: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre África e o Sul Global, e se vincula ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão e ao Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão.
Assim como o I Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos, realizado em 2010, o evento, que passará a ser bienal, deverá congregar estudantes, professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e demais interessados em estudos africanos.

Até o momento, confirmaram participação os seguintes pesquisadores: Antonádia Borges (UnB), Claudio Furtado (UFBA), Jacques Depelchin (UEFS), Marcelo Bittencourt (UFF), Mônica Lima e Souza (UFRJ), Selma Pantoja (UnB), Silvio de Almeida Carvalho Filho (UFRJ), Valdemir Zamparoni (UFBA), Vanicléia Silva Santos (UFMG) e Walter Hawthorne (Michigan State University).
O II Simpósio África será constituído por conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e oficinas de dança e culinária.
Inscrições
Os resumos, contendo de 1500 a 2800 caracteres, deverão ser enviados para o e-mailsimposioneafrica@gmail.com. O resumo deve conter um título, o nome do autor, sua formação e filiação institucional e deve obedecer a seguinte formatação: Fonte Arial, tamanho 11, espacejamento de 1,5 entre linhas.
Prazo de envio: de 24/02/2014 a 24/03/2014.    
Não será cobrada taxa de inscrição.
Hospedagem em São Luís
Não será possível arcar com os custos de passagem de todos os participantes. Entretanto, haverá uma casa (tipo pousada) com quartos coletivos para os primeiros que enviarem e tiverem seus trabalhos aceitos pela comissão organizadora. Aqueles que tiverem interesse em se hospedar neste estabelecimento deverão manifestar esta intenção na mensagem no ato da inscrição. Informações sobre hotéis ou pousadas em São Luís e sobre o evento em geral podem ser obtidas através do e-mail simposioneafrica@gmail.com.
Esperamos contar com sua participação.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Antonio Evaldo Almeida Barros (PPGH-UFMA)
Prof. Msc. Reinaldo dos Santos Barroso Júnior (UESPI)
Profa. Dra. Tatiana Raquel Reis Silva (PPGHEN-UEMA)


Profa. Dra. Viviane de Oliveira Barbosa (CAMPUSIII-UFMA)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Projeto Ónarìn Kojá - Andando pelos caminhos de nossos antepassados

A formação cultural do povo brasileiro se constituiu por meio da contribuição de etnias e culturas e essa multiplicidade produz conflitos no cotidiano, geralmente causados pela falta de informação que caminha junto com o preconceito.

Uma das formas de combate ao preconceito ao racismo é multiplicar os conhecimentos e valorizar a cultura africana e suas contribuições para a formação da identidade brasileira.

Desta forma, foi concebido o projeto “A Journey through African diáspora” (Uma viagem através da diáspora africana), em uma parceria firmada entre o museu AfroBrasil/BR, o museu Prince George’s African American Museum & Cultural Center/EUA, com participação dos alunos da EMEFM Vereador Antonio Sampaio e da CVPA Suitland High School, para que investigassem sobre o deslocamento dos povos africanos para outros continentes, chamado diáspora.

Durante o projeto, que tem duração de 10 meses, os museus oferecerão aos alunos das escolas parceiras formação para ampliação do referencial cultural e artístico, sempre relacionando as questões sobre a diáspora africana. Estão previstas oficinas de produção artística, curso básico de inglês e cultura americana, visitas ao museu AfroBrasil (Parque do Ibirapuera) , à Irmandade dos Homens Pretos de Nossa Senhora do Rosário (Largo do Paissandu) e ao Quilombo de Ivaporunduva, localizado na cidade de Eldorado (SP); videoconferências para diálogo e troca de experiência com os alunos norte-americanos.

O ponto máximo do projeto serão as viagens de intercâmbio entre as equipes: em abril, São Paulo receberá os alunos de Maryland e, em maio, os alunos brasileiros viajarão para os EUA, acompanhados pelo professor Luiz Fernando e por integrantes da coordenação do museu brasileiro.

A iniciativa está em consonância com a aplicação da lei 10.639, que inclui no currículo das escolas brasileiras a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", valorizando a luta dos negros no Brasil, resgatando a contribuição africana nas áreas social, econômica e política.
O grupo de 10 alunos selecionados para ingressar no projeto tem entre 14 e 16 anos e sob a tutoria do professor Luiz Fernando está participando de oficinas de capacitação em artes visuais, plásticas e corporais, além de estudarem sobre a diáspora africana, suas causas, consequências e contribuições para cultura brasileira. Para se prepararem para interagir com os participantes estrangeiros do projeto, também estão fazendo oficinas de língua inglesa.

Acompanhe o blog do Ónarin Kojá.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

"Racismo na infância" é tema de debate na UFBA - BA



Racismo e Infância: marcas para uma vida
Com
Marília Soares
Infância em Cena
Amanhã, sábado 08/02/2014
9h às 12h...

Entrada franca
Local: Saladearte cinema da UFBA
Filme: "Olhos Azuis"

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

VIII Curso de Atualização: "A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas"

Estão abertas as inscrições para o VIII Curso de Atualização: "A Teoria e as Questões Políticas  da  Diáspora Africana nas Américas".
 
O Curso promovido por CRIOLA, Universidade do Texas/Austin, UFF e UERJ, pretende oferecer formação acadêmica e intelectual de alto nível a ativistas, estudantes e intelectuais de todo o país interessados na área de Estudos da Diáspora Africana, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil e em outras comunidades da Diáspora Africana, em especial nos Estados Unidos.
 
O curso é gratuito e realizado na Universidade Federal Fluminense.
 
ficha de inscrição está disponível on-line no site de Criola (www.criola.org.br) e da UFF (http://www.uff.br/politicasocial/). As/os interessadas/os deverão preencher a ficha, e enviá-la por e-mail para diasporaafricana@criola.org.br anexando um curriculum vitae (três páginas no máximo).
 
A ficha de inscrição e o curriculum vitae só serão aceitos por e-mail e deverão ser enviados no período de 24/01 à 28/02/2014.

CRIOLA, UTEXAS/Austin, POLITICA SOCIAL/UFF ,  PROAFRO/UERJ

Vídeo-aula "Indígenas na cidade"


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mini-curso "História da África: reflexões em defesa de uma Filosofia Africana no mundo contemporâneo" - RJ



Professor Ms. Gustavo de Andrade Durão
Doutorando do Programa de História Comparada (IH-UFRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Africanos da UFRJ (LeAfrica)
 
Ementa:
Debates sobre obras que abrangem a História da África e as formas de pensamento filosófico existentes no pensamento africano. Análises sobre o debate hegeliano em relação à História da África. Estudos das obras de proeminentes pensadores europeus como Levi Strauss, Hannah Arendt e Jean-Paul Sartre. Diálogos com uma perspectiva africanista do pensamento filosófico. Estudo das produções filosóficas e etno-filosóficas de pensadores do cânone africano: Yves Mudimbe, Paulin J. Hountondji, Achille Mbembe, Kwame A. Appiah, Aimé Césaire, Frantz Fanon, Léopold Senghor e Abiola Irele. Análise comparada das obras filosóficas africanas à luz dos modos de agir e pensar, com ênfase nas críticas ao colonialismo e ao pressuposto de inferioridade intelectual dos negros. Desenvolvimento de uma interpretação para as obras dos autores africanistas que laboraram para o protagonismo dos povos negros em escala transnacional (pan-africanismo).
 
Objetivos:
Analisar os argumentos contrários à existência de uma forma de pensamento reflexivo africano. Compreender a existência do diálogo entre os filósofos e pensadores europeus com os intelectuais do continente africano. Tomar como base a existência do cânone de pensadores africanos que preconizou os movimentos de contestação às formas de exclusão social e de expressão através da atividade intelectual. Interpretar e conhecer as obras dos autores africanos na valorização do pensamento dos povos negros na História, na História da África, na Filosofia e no pensamento humanista do mundo contemporâneo.
 
Conteúdo e cronograma:
12/02 – Apresentação do curso.
Debate: Há uma história da África? Possível diálogo entre Hegel e Ki-Zerbo.
26/ 02 – Diálogos sobre Raça e História.
11/ 03 – Refletindo acerca da Négritude de Senghor: Orfeu Negro e a crítica de René Depestre à Négritude.
25/ 03 –Frantz Fanon: Da tomada de consciência à formulação de uma teoria da exclusão.
09 / 04 – FILOSOFIA AFRICANA I – ACHILLE MBEMBE: REFLEXÕES NA CONTRAMÃO DO PENSAMENTO HEGELIANO.
23/ 04 – FILOSOFIA AFRICANA II – Referências da Filosofia Africana: em busca da Intersubjectivação. PARA PENSAR UMA ESSÊNCIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO AFRICANO.
07/ 05 – FILOSOFIA AFRICANA III – PAULIN HOUNTONDJI e YVES VALENTIN MUDIMBE: OPERANDO COM O SABER FILOSÓFICO AFRICANO.
21/ 05 – O Colonialismo: compreender para desconstruir. Retrato do colonizador e do colonizado.
04/ 06 – Apresentação dos Seminários. Encerramento do Curso.
Horários: Quartas-feiras de 17:00h às 19:30h (encontros quinzenais).
 
Bibliografia:
APPIAH, K. A. Na casa de Meu Pai – A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BERNAL, Martin. Black Athena – The Afroasiatic Roots of Classical Civilization. Vol.1: The Fabrication of Ancient Greece 1785-1985. New Jersey: Rutgers University Press. 2003.
CASTIANO, José P. Referenciais da Filosofia Africana: Em busca da Intersubjectivação. Cidade do Cabo: Ed. Kadimah, 2010.
CÉSAIRE, Aimé. Discours sur le colonialisme. Paris: Présence Africaine, 1955.
FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2008.
DEPESTRE, René. Buenos Dias y Adios a la Negritud. Cuba: Casa de las Americas, 1985.
GATES, Henry Louis Jr. The Criticial Fanonism. Critical Inquiry, University of Chicago Press, v. 17, n. 3, 1991.
HEGEL, Georg Wilhelm F. Filosofia da História. Brasília: Editora da UnB, 2008.
IRELE, Abiola. Introduction. In: HOUNTONDJI, Paulin J. African Philosophy – Mith & Reality. Indiana University Press, 1996.
KIZERBO, Joseph.– Introdução: As tarefas da História na África. In: História da África Negra – Volume 1, Portugal: Biblioteca Universitária – Publicações Europa-América, 2009.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e História. Lisboa: Editorial Presença, 2010.
LUMUMBA, Patrice; Lierde, Jean Van. La pensée politique de Patrice Lumumba. Paris, Présence Africaine, 2010.
MAGGIE, Yvone ; REZENDE, Claudia Barcellos (orgs.) Raça como retórica – a construção da diferença. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MBEMBE, Achille. As formas africanas de Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, ano 23, n. 1, 2001.
MEMI, Albert. O retrato do colonizador, seguido de o retrato do colonizado. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.
MUDIMBE, Yves. V. The invention of Africa: gnosis, philosophy, and the order of knowledge. (cap. 1. Discourse of Power and Knowledge of Otherness). IUP: 1988.
SARTRE, J.P. L'Orphée Noir. In: SENGHOR, Léopold. Anthologie de la nouvelle poésie nègre et malgache de langue française. Paris : PUF, 1948.
 
Detalhes do evento:
Dia(s): 12/02/2014 - 04/06/2014
Horário: 17:00h às 19:30h (encontros quinzenais)
Local: IFCS
Largo de São Francisco
Rio de Janeiro
 
A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Lei que define o crime de preconceito racial completa 25 anos

Apesar de 25 anos de lei, racismo ainda é forte
Por Leonardo Ferreira
Da Radioagência
 
Criada há 25 anos a Lei 7.716 define os crimes de preconceito racial. A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometido atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Apesar da mudança no papel, os negros no Brasil ainda sofrem racismo e frequentemente se vêem em situação de discriminação.
 
Sancionada em janeiro de 1989, a lei determina punição a quem comete crime de discriminação racial. Pessoas que incitarem a discriminação e o preconceito também podem ser punidas.
 
A lei que define crimes de racismo regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo.
 
Segundo a recente Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), divulgada em 2013, 104,2 milhões de brasileiros são pretos e pardos, o que corresponde a mais da metade da população do país (52,9%).
 
As diferenças raciais aparecem em praticamente todos os indicadores. No caso da violência, por exemplo, a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que a de um branco, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
De 1989 para cá, outras leis importantes na luta contra o preconceito racial foram criadas no Brasil, como o Estatuto da Igualdade Racial (2010) e a Lei de Cotas (2012).
 

Biblioteca 2 de Julho lança site com acervo de Ubiratan Castro - BA

Professor Ubiratan Castro
 
A Biblioteca Virtual 2 de Julho, vinculada à Fundação Pedro Calmon, lança no dia 10 de janeiro, às 18h, na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, um site com o acervo referente ao professor historiador Ubiratan Castro de Araújo. Dentre os materiais coletados, está a dissertação do professor, defendida na Université de Paris X, Nanterre, versando sobre o orçamento do estado da Bahia entre 1889 e 1930. A dissertação, originalmente em francês, será disponibilizada, pela primeira vez, traduzida ao português, com download gratuito.
 
Além da dissertação, o site disponibiliza a tese de doutorado original em francês, defendida na Université de Paris IV, Sorbonne, sob orientação da professora doutora Katia Mattoso, sobre a política e a economia na Bahia escravocrata no período de 1820-1889. Artigos, fotografias e vídeos também compõem o acervo, incluindo material produzido exclusivamente para o site, como depoimentos de personalidades próximas ao professor.
 
Os materiais disponibilizados contam sobre os diversos campos de atuação do professor, desde a vida acadêmica como professor da Universidade Federal da Bahia até a carreira de gestor público, que passa pela Fundação Cultural Palmares e pela Fundação Pedro Calmon, por exemplo. O site também traz acervo que conta sobre a militância e religiosidade do professor.
 
Reconhecido pelas ações voltadas pela valorização e reconhecimento da cultura negra, além da luta contra o racismo institucionalizado no país, o professor Ubiratan Castro de Araújo reúne obra significativa para uma análise crítica da questão negra na sociedade baiana. Bira, como era conhecido, faleceu em janeiro de 2013, quando ocupava a direção geral da Fundação Pedro Calmon.
 
O lançamento do site também integra as ações de dois anos da Biblioteca Virtual 2 de Julho, idealizada pelo professor, que buscava uma ferramenta que pudesse percorrer imaterialmente todo o estado para disseminar documentos importantes sobre a história e cultura da Bahia. O evento conta também com a palestra “Culturas Digitais e Compartilhamento do Conhecimento: nós somos a biblioteca ‘aumentada’”, com o professor doutor Messias Bandeira. O site especial de acervo do professor pode ser acessado através da biblioteca: http://www.bv2dejulho.ba.gov.br .

Lançamento
Quando: Dia 10 de janeiro de 2014 (sexta-feira), às 18h
Onde: Sala Katia Mattoso - Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Quanto: Gratuito
Texto: ASCOM/FPC

II SEMINÁRIO RESPEITEM NOSSO RESGUARDO: Pela defesa e Organização do Povo de Santo



Impulsionado pelo Núcleo Akofena, por lideranças comunitárias, estudantes/professores da UFRB adeptos do candomblé e por variados setores do povo de santo da cidade de Cachoeira-BA, surge no ano de 2012 o seminário Respeitem Nosso Resguardo.
 
O Espaço de organização e defesa o Povo de Santo nasce a partir de uma reação a um grave caso de racismo e ódio religioso contra as religiões africana, ocorrido no Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais da UFRB, em que um estudante negro adepto do candomblé e em período de obrigações religiosas foi sumariamente desvinculado do programa de Pós Graduação a partir da pressão racista institucional de um coletivo de professores brancos.
 
No primeiro ano do seminário foi debatido como historicamente as instituições públicas e privadas de ensino superior tem agido de forma racista para com as religiões de matriz africana. Uma das formas mais concretas dessa violência racista é a maneira que tais instituições de ensino lidam com uma prática ancestral extremamente cara para o Povo de Santo: o Resguardo. Em nosso segundo ano, ampliamos o tema Respeite nosso resguardo, que se torna uma palavra de ordem para exigirmos que todos os setores da sociedade respeitem nosso resguardo, nossas crenças, tradições e cosmovisão.
 
Exigimos Respeito não apenas nas universidades, mas também nas escolas, nas empresas, nas fábricas, nos serviços públicos, nas instituições públicas e privadas. Em nosso processo de acúmulo também afirmamos que desrespeito religioso, violência religiosa ou intolerância religiosa são partes constituintes das engrenagens do racismo estrutural que organiza a sociedade brasileira, racismo esse, sofrido cotidianamente pelos adeptos das religiões de matriz africana.
 
A história do Povo de Santo caminha de mãos dadas com a História do Povo Negro, falar de um é falar do outro, somos um só povo. É nesse contexto que trazemos convidados/as de peso que compartilharão suas experiências de luta, organização e defesa do Povo de Santo, como Luiz Carlos Suica, Mãe Jaciara Ribeiro, Mãe Neci Santos Leite, Marcos Rezende, Mestre Jorge Rasta e Ricardo Andrade. No presente ano o Seminário Respeitem Nosso Resguardo se configura enquanto um espaço de organização e defesa do Povo de Santo.
 
Fonte: Facebook

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Vídeo "A Lenda da Criação do Mundo e dos Orixás"

E agora, minha gente, uma história eu vou contar … uma história bem bonita, todo mundo vai gostar!
 
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresenta o terceiro volume da Coleção “A lei 10639/03 e a formação de educadores”. Trata-se do material didático-pedagógico criado para o “III Curso de Extensão em História e Cultura Negra” oferecido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ (2013). O vídeo “A Lenda da Criação do Mundo e dos Orixás” é inspirado em uma lenda de origem iorubá mantida viva pela tradição oral.
 
Acreditamos que o reconhecimento da produção cultural dos afro-brasileiros é um dos caminhos para a construção de um país verdadeiramente multicultural que erradique as práticas racistas que sustentam as discriminações, preconceitos e produzem desigualdades. Cabe ressaltar que o legado afro-brasileiro pertence a todos nós, brasileiros de todas as origens. Assim, a lei 10639/03 nos estimulou a apresentar de forma lúdica o tema da criação do mundo e dos orixás que tanto faz parte da religiosidade brasileira quanto da afro-brasileira. Este vídeo, destinado à educação infantil, tem como objetivo difundir os valores civilizatórios da cultura afro-brasileira, preservar sua memória e combater qualquer tipo de intolerância religiosa.
 
O Vídeo
Trata-se de uma animação com uma linguagem acessível ao público infantil. Acreditamos que o uso de materiais presentes no dia a dia da escola – brinquedos, sucatas e papeis de diferentes texturas – possam facilitar a comunicação entre alunos e professores e simplificar a transmissão de conhecimento. Nossa expectativa é que esse vídeo possa fazer parte das rodas de histórias comuns nas classes da educação infantil.
 


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Curso gratuito sobre tradições afro-brasileiras inscreve até 11 de janeiro - BA

Fabrício Vitena
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
 
O Núcleo de Arte e Cultura (Nart) da UNEB vai oferecer oferece oficinas gratuitas de iniciação cultural e musical no universo afro-baiano das tradições Kêtu.
A iniciativa, que integra as ações do projeto Ilê Asipá: Atabaques Entre Folhas, inscreve até 11 de janeiro na sede do Nart, no Campus I da universidade, em Salvador.
A ideia é proporcionar aos inscritos contato com a cultura afro-baiana, de origem nagô, levando em consideração a amplitude do conceito afro-brasileiro.
O curso acontecerá do próximo dia 11 de janeiro até 15 de março, sempre aos sábados das 8h30 às 12h30, no Ilê Asipá, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã.
O projeto Ilê Asipá: Atabaques Entre Folhas tem como objetivo dar ênfase nos toques de atabaques acompanhados por cânticos, histórias e ensinamentos por Mestres do Ilê Asipá.
O projeto já teve um piloto experimentado com êxito, no período de outubro a dezembro de 2012, no mesmo Terreiro Ilê Asipá, numa realização do Nart com o apoio e financiamento da Pró-Reitoria de Extensção (Proex), em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa).
Informações: Nart – tel. (71) 3117-5377.
 
Fonte: site da UNEB