NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA DA IMAGEM E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR
1º COLÓQUIO SOBRE ÁFRICA E AFRO-BRASILIDADE
Dias 05, 06 e 07 de novembro de 2009
APRESENTAÇÃO
Desde 2007, o Núcleo de Antropologia da Imagem e Produção Audiovisual da Faculdade da Cidade do Salvador vem promovendo eventos que trazem à tona o problema das relações raciais no Brasil, a exemplo do Seminário sobre Diversidade Cultural e Política de Cotas Raciais, realizado no curso de Administração de Empresas e a da Primeira e Segunda Semana da Consciência Negra realizadas no curso de Pedagogia.
O presente Colóquio tem caráter interdisciplinar, pois torna-se necessário para dar conta dos novos paradigmas instituídos, com a finalidade de atender as demandas do legado africano e suas imbricações, assim como reconhecer o percurso do afro-descendente no Brasil, entendendo que, suas conquistas em relação ao Direito, a Educação e a valorização da Cultura aconteceram devido a sua resistência e lutas. O encontro pretende ouvir durante três dias professores, advogados, jornalistas, administradores, pesquisadores e outros profissionais que atuem nesta área do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
O Projeto está inserido em um programa maior da Faculdade da Cidade, que tem a responsabilidade social como vértice de todas as suas ações e neste sentido atua como parceira do Município de Salvador, sobretudo, na revitalização do bairro do Comércio.
Dentro deste pressuposto, o Programa de Responsabilidade Social da Faculdade da Cidade do Salvador visa promover, apoiar e incentivar a inclusão social e a cidadania, que na Faculdade são parâmetros balizadores de todas as suas atividades acadêmicas.
Desse modo, o projeto tem por finalidade elaborar estratégias que oportunizem a instituição conhecer e estimular a emergência de novos temas e perspectivas de abordagens sobre questões atinentes às populações negras no Brasil em geral e na Bahia em particular. Com a institucionalização do Núcleo de Antropologia da Imagem e Produção Audiovisual como grupo de pesquisa da FTC no ano de 2009, foi aberta a possibilidade de estimular pesquisas e trabalhos de conclusão de curso que explorem o problema das relações raciais e da história e cultura afro-brasileira em Salvador.
OBJETIVOS
Reunir pesquisadores, estudantes e professores para dialogarem sobre as culturas negras na Bahia, buscando mapear e entender as suas trajetórias histórico-culturais.
Sensibilizar os estudantes, da Faculdade da Cidade e demais participantes, quanto à importância do conhecimento e valorização das culturas negras, por fazer parte da nossa história e também da nossa formação enquanto povo.
ORAGANIZADORES DO EVENTO: Ana Barbara Sousa, Helyon Viana e Sandra Oliveira.
PARTICIPANTES DO EVENTO ( Confirmados até 03/10/2009).
Anselmo Santos - Formado em Secretariado Executivo – UFBA. Mestre em Educação Contemporânea- UNEB- Representante do Terreiro Mokambo
Ana Barbara Sousa - Graduada em Licenciatura e bacharelado em Letras Vernáculas –UFBA. Pesquisadora de História da África e Afro-brasilidade - CEAO-UFBA. Graduanda do 5º Semestre- Direito- Faculdade da Cidade
Carla Maria Ferreira Sousa - Graduada em Licenciatura no curso de Letras Vernáculas –UFBA. Pesquisadora de História da Àfrica e afro-brasilidade - CEAO-UFBA
Mestra.
Cleidiana Ramos - Jornalista de ATARDE- Mestranda em estudos contemporâneos.
Mestra Cristiane Copiks - coordenadora da FAPS.
Gilmar Tavares - Artista Plástico, Representante do
Ms. Helyon Viana - Antropólogo
José Welton Ferreira Junior - Professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa Pesquisador de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa UFBA- Etinicidades
Drª. Luslinda Valois – A primeira Juíza Negra do Brasil.
Mestra Lauzalinda Silva - Pedagoga
Maria de Fátima de Ribeiro Maia - Professora Doutora Comuinicação e Cultura Contemporânea UFBA. Professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Mestre Marlon Marcos - Formação: jornalista e antropólogo. Pesquisador das religiões de matriz africana no Brasil. Pesquisador da Música Popular Brasileira em suas identidades e identificações culturais.
Makota Valdina Pinto - Mestra de Saberes, Conselheira do Município de Salvador, Representante do Terreiro Tanurí Junçara.
Murilo Alves - Graduando do 5º semestre do Curso de Direito da Faculdade da Cidade.
Olivia Santana - vereadora, reeleita nas eleições de outubro de 2008 para a Câmara de Vereadores de Salvador, pelo PCdoB. Ex-secretária de Educação e Cultura de Salvador, atual presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal. Militante do movimento negro, das mulheres, dos direitos humanos e defensora da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade nos ensinos fundamental, médio e universitário.
Sandra Oliveira - Professora, Graduanda em Pedagogia da Faculdade da Cidade
Thiago Pedreira – Graduando de Direito da Faculdade da Cidade.
Ubiratan de Castro - Possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1970), graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1971), mestrado em História - Université de Paris X, Nanterre (1973) e doutorado em História - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1992). Atualmente é diretor geral da Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, negros, colonização e Brasil.
Colaboradores: Monitores: Cristiane Rocha, Emerson Benes, Patrícia Araujo, Indianara, Derval Freire,
Nenhum comentário:
Postar um comentário