Car@ Colega,
Estamos organizando o Simpósio “LITERATURAS AFRICANAS E LITERATURA BRASILEIRA:
UM DIÁLOGO SINGULAR IMERSO EM PLURALIDADES” no 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários a ser realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Estadual de Maringá (Paraná), no Período de 9 a 11 de junho de 2010.
Inscrição de resumos nos Simpósios Temáticos – até 22 de fevereiro pelo site http://www.cielli.com.br.
Agradecemos a participação.
Estamos organizando o Simpósio “LITERATURAS AFRICANAS E LITERATURA BRASILEIRA:
UM DIÁLOGO SINGULAR IMERSO EM PLURALIDADES” no 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 4º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários a ser realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Estadual de Maringá (Paraná), no Período de 9 a 11 de junho de 2010.
Inscrição de resumos nos Simpósios Temáticos – até 22 de fevereiro pelo site http://www.cielli.com.br.
Agradecemos a participação.
Cordialmente,
Eliane Santana Dias Debus eliane.debus@unisul.br
Simone Pereira Schimidt simonepschmidt@gmail.com
LITERATURAS AFRICANAS E LITERATURA BRASILEIRA: UM DIÁLOGO SINGULAR IMERSO EM PLURALIDADES
O presente Simpósio tem como proposta reunir estudiosos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e os de Literatura Brasileira, com ênfase nas temáticas africana e afro-brasileira, para refletir sobre a produção e circulação desses textos no Brasil e como eles podem confluir para a construção de uma sociedade plural, em termos de raça, etnia e gênero. Assim, os trabalhos encaminhados a este simpósio se agrupam pelo viés da Teoria Literária e da Educação. No que diz respeito à Teoria Literária o aporte teórico privilegiado será o dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, no âmbito das preocupações em torno da produção literária contemporânea dos países africanos e do Brasil. Herdeiro das tensões étnicas e raciais advindas de sua colonização, o Brasil se encontra estreitamente ligado, em sua história, aos processos culturais vivenciados pelos povos africanos. Interessa-nos investigar e discutir essa ligação, bem como suas repercussões na cultura brasileira. No que diz respeito ao diálogo com a Educação, a partir de estudiosos como Gomes (2005), Cavalleiro (2005, 2003), Silva (2005), entre outros, busca-se verificar se as demandas da Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar brasileiro do ensino fundamental e médio, e a inserção no Ensino Superior, teriam contribuído para que a temática em questão recebesse certa visibilidade no mercado editorial, levando em conta a sua produção e circulação. Desse modo, trabalhos que apresentem investigação e resultados em âmbito escolar com a literatura de recepção infantil e juvenil serão contemplados nas discussões. Enfim, cremos que a linguagem literária, tecida pelos fios da imaginação, confecciona um enredo de visibilidades, de encontros e diferenças. A palavra alçada ao plano do ficcional (re) desenha, (re) significa papéis e (re) configura espaços; o Outro não é mais sempre o mesmo, porque o mesmo assim o deixou de ser.
Palavras-Chave: Literaturas africanas, literatura brasileira, raça e etnia, gênero.
Professora Doutora Eliane Debus
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Av. José Acácio Moreira, n.787, Cx. Postal 370
Bairro Dehon, Tubarão, SC
CEP: 88704-900
Telefone: 0XX 48 - 36213369
Eliane Santana Dias Debus eliane.debus@unisul.br
Simone Pereira Schimidt simonepschmidt@gmail.com
LITERATURAS AFRICANAS E LITERATURA BRASILEIRA: UM DIÁLOGO SINGULAR IMERSO EM PLURALIDADES
O presente Simpósio tem como proposta reunir estudiosos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e os de Literatura Brasileira, com ênfase nas temáticas africana e afro-brasileira, para refletir sobre a produção e circulação desses textos no Brasil e como eles podem confluir para a construção de uma sociedade plural, em termos de raça, etnia e gênero. Assim, os trabalhos encaminhados a este simpósio se agrupam pelo viés da Teoria Literária e da Educação. No que diz respeito à Teoria Literária o aporte teórico privilegiado será o dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, no âmbito das preocupações em torno da produção literária contemporânea dos países africanos e do Brasil. Herdeiro das tensões étnicas e raciais advindas de sua colonização, o Brasil se encontra estreitamente ligado, em sua história, aos processos culturais vivenciados pelos povos africanos. Interessa-nos investigar e discutir essa ligação, bem como suas repercussões na cultura brasileira. No que diz respeito ao diálogo com a Educação, a partir de estudiosos como Gomes (2005), Cavalleiro (2005, 2003), Silva (2005), entre outros, busca-se verificar se as demandas da Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar brasileiro do ensino fundamental e médio, e a inserção no Ensino Superior, teriam contribuído para que a temática em questão recebesse certa visibilidade no mercado editorial, levando em conta a sua produção e circulação. Desse modo, trabalhos que apresentem investigação e resultados em âmbito escolar com a literatura de recepção infantil e juvenil serão contemplados nas discussões. Enfim, cremos que a linguagem literária, tecida pelos fios da imaginação, confecciona um enredo de visibilidades, de encontros e diferenças. A palavra alçada ao plano do ficcional (re) desenha, (re) significa papéis e (re) configura espaços; o Outro não é mais sempre o mesmo, porque o mesmo assim o deixou de ser.
Palavras-Chave: Literaturas africanas, literatura brasileira, raça e etnia, gênero.
Professora Doutora Eliane Debus
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Av. José Acácio Moreira, n.787, Cx. Postal 370
Bairro Dehon, Tubarão, SC
CEP: 88704-900
Telefone: 0XX 48 - 36213369
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