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CALENDÁRIO NEGRO – DEZEMBRO

1 – O flautista Patápio Silva é contemplado com a medalha de ouro do Instituto Nacional de Música, prêmio até então nunca conferido a um negro (1901)
1 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Otto Henrique Trepte, o compositor Casquinha, integrante da Velha Guarda da Portela, parceiro de Candeia, autor de vários sambas de sucesso como: "Recado", "Sinal Aberto", "Preta Aloirada" (1922)
1 – O líder da Revolta da Chibata João Cândido após julgamento é absolvido (1912)
1 – Todas as unidades do Exército dos Estados Unidos (inclusive a Força Aérea, nesta época, uma parte do exército) passaram a admitir homens negros (1941)
1 – Rosa Parks recusa-se a ceder o seu lugar num ônibus de Montgomery (EUA) desafiando a lei local de segregação nos transportes públicos. Este fato deu início ao "milagre de Montgomery” (1955)
2 – Dia Nacional do Samba
2 – Nasce em Magé (RJ) Francisco de Paula Brito. Compôs as primeiras notícias deste que é hoje o mais antigo jornal do Brasil, o Jornal do Comércio (1809)
2 – Nasce em Salvador (BA) Deoscóredes Maximiliano dos Santos, o sumo sacerdote do Axé Opô Afonjá, escritor e artista plástico, Mestre Didi (1917)
2 – Inicia-se na cidade de Santos (SP), o I Simpósio do Samba (1966)
2 – Fundação na cidade de Salvador (BA), do Ilê Asipa, terreiro do culto aos egugun, chefiado pelo sumo sacerdote do culto Alapini Ipekunoye Descoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi (1980)
2 – Começa em Valença (RJ), o 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras (1988)
3 – Frederick Douglas, escritor, eloquente orador em favor da causa abolicionista, e Martin R. Delaney fundam nos Estados Unidos o North Star, jornal antiescravagista (1847)
3 – Nasce em Valença(BA), Maria Balbina dos Santos, a líder religiosa da Comunidade Terreiro Caxuté, de matriz Banto-indígena, localizada no território do Baixo Sul da Bahia, Mãe Bárbara ou Mam’eto kwa Nkisi Kafurengá (1973)
3 – Numa tarde de chuva, em um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, é fundado o Coletivo de Escritores Negros do Rio de Janeiro (1988)
4 – Dia consagrado ao Orixá Oyá (Iansã)
4 – 22 marinheiros, revoltosos contra a chibata, castigo físico dado aos marinheiros, são presos pelo Governo brasileiro, acusados de conspiração (1910)
4 – Realizado em Valença (RJ), o I Encontro Nacional de Mulheres Negras, que serviu como um espaço de articulação política para as mais de 400(quatrocentas) mulheres negras eleitas como delegadas nos dezoito Estados brasileiros (1988)
5 – Depois de resistir de 1630 até 1695, é completamente destruído o Quilombo dos Palmares (1697)
5 – Nasce em Pinhal (SP) Otávio Henrique de Oliveira, o cantor Blecaute (1919)
5 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o compositor Rubem dos Santos, o radialista Rubem Confete (1937)
5 – O cantor jamaicano Bob Marley participa do show "Smile Jamaica Concert", no National Hero's Park, dois dias depois de sofrer um atentado provavelmente de origem política (1976)
6 – Edital proibia o porte de arma aos negros, escravos ou não e impunha-se a pena de 300 açoites aos cativos que infringissem a lei. (1816)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Jorge de Oliveira Veiga, o cantor Jorge Veiga (1910)
6 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Emílio Vitalino Santiago, o cantor Emílio Santiago (1946)
6 – Realização em Goiás (GO) do Encontro Nacional de Mulheres Negras, com o tema “30 Anos contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil” (2018)
7 – Nasce Sir Milton Margai, Primeiro Ministro de Serra Leoa (1895)
7 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Luís Carlos Amaral Gomes, o poeta Éle Semog (1952)
7 – Clementina de Jesus, a "Mãe Quelé", aos 63 anos pisa o palco pela primeira vez como cantora profissional, no Teatro Jovem, primeiro show da série de espetáculos "Menestrel" sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho (1964)
8 – Nasce em Salvador(BA) o poeta e ativista do Movimento Negro Jônatas Conceição (1952)
8 – Fundação na Província do Ceará, da Sociedade Cearense Libertadora (1880)
8 – Nasce no Harlem, Nova Iorque (EUA), Sammy Davis Jr., um dos artistas mais versáteis de toda a história da música e do "show business" americano (1925)
8 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Alaíde Costa Silveira, a cantora Alaíde Costa (1933)
8 – Dia consagrado ao Orixá Oxum
9 – Nasce em São Paulo (SP) Erlon Vieira Chaves, o compositor e arranjador Erlon Chaves (1933)
9 – Nasce em Monte Santo, Minas Gerais, o ator e diretor Milton Gonçalves (1933)
9 – Nasce em Salvador/BA, a atriz Zeni Pereira, famosa por interpretar a cozinheira Januária na novela Escrava Isaura (1924)
10 – O líder sul-africano Nelson Mandela recebe em Oslo, Noruega o Prêmio Nobel da Paz (1993)
10 – O Presidente da África do Sul, Nelson Mandela, assina a nova Constituição do país, instituindo legalmente a igualdade racial (1996)
10 – Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído pela ONU em 1948
10 – Fundação em Angola, do Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA (1975)
10 – Criação do Programa SOS Racismo, do IPCN (RJ), Direitos Humanos e Civis (1987)
11 – Nasce em Gary, condado de Lake, Indiana (EUA), Jermaine LaJaune Jackson, o cantor, baixista, compositor, dançarino e produtor musical Jermaine Jackson (1954)
11 – Festa Nacional de Alto Volta (1958)
11 – Surge no Rio de Janeiro, o Jornal Redenção (1950)
12 – O Presidente Geral do CNA, Cheif Albert Luthuli, recebe o Prêmio Nobel da Paz, o primeiro a ser concedido a um líder africano (1960)
12 – Nasce em Leopoldina (MG) Osvaldo Alves Pereira, o cantor e compositor Noca da Portela, autor de inúmeros sucessos como: "Portela na Avenida", "é preciso muito amor", "Vendaval da vida", "Virada", "Mil Réis" (1932)
12 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Wilson Moreira Serra, o compositor Wilson Moreira, autor de sucessos como "Gostoso Veneno", "Okolofé", "Candongueiro", "Coisa da Antiga" (1936)
12 – Independência do Quênia (1963)
13 – Dia consagrado a Oxum Apará ou Opará, a mais jovem entre todas as Oxuns, de gênio guerreiro
13 – Nasce em Exu (PE) Luiz Gonzaga do Nascimento, o cantor, compositor e acordeonista Luiz Gonzaga (1912)
14 – Rui Barbosa assina despacho ordenando a queima de registros do tráfico e da escravidão no Brasil (1890)
15 – Machado de Assis é proclamado o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (1896)
16 – Nasce na cidade do Rio Grande (RS) o político Elbert Madruga (1921)
16 – O Congresso Nacional Africano (CNA), já na clandestinidade, cria o seu braço armado (1961)
17 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Augusto Temístocles da Silva Costa, o humorista Tião Macalé (1926)
18 – Nasce em King William's Town, próximo a Cidade do Cabo, África do Sul, o líder africano Steve Biko (1946)
18 – A aviação sul-africana bombardeia uma aldeia angolana causando a morte dezenas de habitantes (1983)
19 – Nasce nos Estados Unidos, Carter G. Woodson, considerado o "Pai da História Negra" americana (1875)
19 – Nasce no bairro de São Cristóvão (RJ) Manuel da Conceição Chantre, o compositor e violonista Mão de Vaca (1930)
20 – Abolição da escravatura na Ilha Reunião (1848)
20 – Nasce em Salvador (BA) Carlos Alberto de Oliveira, advogado, jornalista, político e ativista do Movimento Negro, autor da Lei 7.716/1989 ou Lei Caó, que define os crimes em razão de preconceito e discriminação de raça ou cor (1941)
21 – Nasce em Los Angeles (EUA) Delorez Florence Griffith, a atleta Florence Griffith Joyner - Flo-Jo, recordista mundial dos 100m (1959)
22 – Criado o Museu da Abolição, através da Lei Federal nº 3.357, com sede na cidade do Recife, em homenagem a João Alfredo e Joaquim Nabuco (1957)
23 – Nasce em Louisiana (EUA) Sarah Breedlove, a empresária de cosméticos, filantropa, política e ativista social Madam C. J. Walker, primeira mulher a construir sua própria fortuna nos Estados Unidos ao criar e vender produtos de beleza para mulheres negras. Com sua Madam C.J. Walker Manufacturing Company, ela fez doações em dinheiro a várias organizações e projetos voltados à comunidade negra (1867)
23 – Criação no Rio de Janeiro, do Grupo Vissungo (1974)
23 - O senador americano Jesse Jackson recebe o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e o diploma de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro durante visita ao Brasil, por meio do Projeto de Resolução nº 554 de 1996, de autoria do Deputado Graça e Paz (1996)
24 – João Cândido, líder da Revolta da Chibata e mais 17 revoltosos são colocados na "solitária" do quartel-general da Marinha (1910)
25 – Parte do Rio de Janeiro, o navio Satélite, levando 105 ex-marinheiros participantes da Revolta da Chibata, 44 mulheres, 298 marginais e 50 praças do Exército, enviados sem julgamento para trabalhos forçados no Amazonas. 9 marujos foram fuzilados em alto-mar e os restantes deixados nas margens do Rio Amazonas (1910)
25 – Nasce no Município de Duque de Caxias, (RJ) Jair Ventura Filho, o jogador de futebol Jairzinho, "O Furacão da Copa de 1970" (1944)
26 – Primeiro dia do Kwanza, período religioso afro-americano
27 – Nasce em Natal (RN), o jogador Richarlyson (1982)
28 – O estado de São Paulo institui o Dia da Mãe Preta (1968)
28 – Nasce na Pensilvânia (EUA), Earl Kenneth Hines, o pianista Earl “Fatha” Hines, um dos maiores pianistas da história do jazz (1903)
29 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Édio Laurindo da Silva, o sambista Delegado, famoso mestre-sala da Estação Primeira de Mangueira (1922)
29 – Nasce em Diourbel, Senegal, Cheikh Anta Diop, historiador, antropólogo, físico e político (1923)
30 – Nasce no Rio de Janeiro (RJ) Maria de Lourdes Mendes, a jongueira Tia Maria da Grota (1920)
30 – Nasce em Cypress, Califórnia (EUA), Eldrick Tont Woods, o jogador de golfe Tiger Woods, considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos (1975)
31 – Nasce no Morro da Serrinha, Madureira (RJ), Darcy Monteiro, músico profissional, compositor, percussionista, ritmista, jongueiro, criador do Grupo Bassam, nome artístico do Jongo da Serrinha (1932)
31 – Nasce na Virgínia (EUA), Gabrielle Christina Victoria Douglas, ou Gabby Douglas, a primeira pessoa afro-americana e a primeira de ascendência africana de qualquer nacionalidade na história olímpica a se tornar campeã individual e a primeira ginasta americana a ganhar medalha de ouro, tanto individualmente como em equipe, numa mesma Olimpíada, em 2012 (1995)
31 – Fundada pelo liberto Polydorio Antonio de Oliveira, na Rua General Lima e Silva nº 316, na cidade de Porto Alegre, a Sociedade Beneficente Floresta Aurora (1872)
31 – Dia dos Umbandistas



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sábado, 7 de novembro de 2009

Colóquio Internacional "O ensino da História e Cultura da África e da Diáspora" - BA

O QUE É

Durante muito tempo, a história da África foi sendo distorcida na mesma medida em que seu povo foi sendo desumanizado. O comércio de escravos através do Saara, do Atlântico e do Índico foram os fatores responsáveis pela dispersão das populações africanas para o Oriente Médio, Europa, Caribe, as Américas e Ásia – lugares estes, onde a presença das culturas africanas foi recriada.
Visando promover uma melhor compreensão e aproximação entre a África e a Diáspora, o Centro de Artes e Civilizações Negras e Africanas (CBAAC) do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional da Nigéria juntamente com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República do Brasil (SEPPIR) e um grupo de parceiros tem investido em ações voltadas para a comunidade africana internacional. O Colóquio Internacional sobre O Ensino da História e Cultura da África na Diáspora e o Ensino da História e Cultura da Diáspora na África, realizado na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, em novembro de 2008, pode ser considerado um marco nessa direção.
Neste sentido, o Governo Brasileiro tem investido em ações internacionais que priorizem as relações com países do Sul e estimulem projetos de cooperação nas áreas educacionais, econômicas e sociais, visando ampliar diálogos e intercâmbio.
Além disto, a sociedade civil mobilizada busca informações sistematizadas sobre as sociedades africanas, suas histórias e culturas, a fim de implantar efetivamente a Lei 10.639/03, que institui no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/CP 3/2004 e Resolução CNE/CP 1/2004).
Assinala-se que a União Africana e a UNESCO estão implementando o projeto História Geral da África – Parte II, que objetiva construir um núcleo de conteúdos pedagógicos comuns em todos os países membros da União Africana, a partir dos 8 volumes, resultantes da primeira parte deste projeto lançada em 1971, escritos por especialistas africanos(as) e pesquisadores( as) da História Africana e da Diáspora. A iniciativa visa à integração regional e a unidade africana. Importa destacar que existem iniciativas, cada vez mais freqüentes no espaço diaspórico, no sentido de escrever a história das populações de ascendência africana, ressaltando as suas contribuições, não apenas demográfica, mas também sócio-política e cultural para a conjuntura histórica contemporânea.
SEPPIR e o CBAAC do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional do Governo da Nigéria organizam em conjunto, com diversos parceiros nacionais e internacionais, o Colóquio Internacional: O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora, que será realizado no período de 09 a 13 de novembro de 2009, em Brasília – Brasil, com a participação de 150 pessoas da África e da Diáspora, como estímulo ao intercâmbio sul-sul de professores( as) e estudantes oriundos(as) de universidades e instituições de pesquisa localizadas nos países africanos e da diáspora, reunindo educadores(as) , pedagogos(as) , especialistas em história africana e diaspórica, antropólogos( as), pesquisadores( as) em tradição oral, sociólogos(as) , lingüistas, literatos(as) , cineastas, entre outros(as).

OBJETIVOS

  • Aprofundar a compreensão da história africana e da história dos povos de ascendência africana na Diáspora;
  • Conhecer e avaliar iniciativas pedagógicas para o ensino das histórias e culturas da África e da Diáspora;
  • Fomentar o intercâmbio acadêmico e a divulgação de pesquisas históricas, culturais e de conhecimentos na África e na Diáspora;
  • Enfatizar as conexões do ensino da História da África e da Diáspora;
  • Debater experiências de implementação dos planos de educação que contenham a História da África e da Diáspora.

RESULTADOS PREVISTOS

  • Aprofundamento da compreensão do conhecimento da história dos valores africanos e da diáspora para a humanidade;
  • Estímulo ao intercâmbio Sul/Sul de professores( as) e alunos(as) de universidades, e instituições de pesquisa, localizados nos países africanos e na diáspora;
  • Incentivo à realização e disseminação da produção acadêmica dos países da África e da Diáspora.

TEMAS

  • Experiências de Ensino da História da África e da Diáspora na Educação Fundamental e Média.
(Historiar a África e a Diáspora)
  • Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora.
(História da África e da Diáspora: Questões Pedagógicas e Metodológicas)
  • Estratégias de Consolidação do ensino da História da África e da Diáspora.
(Estudos Regionais na História da África e da Diáspora; História e Racismo na África e na Diáspora; Estratégias de Mudanças e Direitos Civis, Políticos, Econômicos, Culturais, Humanos e Sociais na África e na Diáspora)
  • História e Historiografia Africana e diaspórica.
(Historiar a África e a Diáspora, Arqueologia e a pré-história da África e da diáspora; Ideologias da libertação na África e na Diáspora; Comércio de Escravo e as Reparações: Trans-Saara e Transatlântico; Língua, História e Cultura; Capital Social e Desenvolvimento; Colonialismo, Neo-Colonialismo na História e Cultura Africanas).
  • Cultura e sociedades africanas e diaspóricas.
(Identidade Africana Global, Sistemas de Conhecimento, Faculdade criadora e as artes: Cultura popular, Música, Teatro, Cinema e Folclore, Religião, Espiritualidade e Valores africanos, Gênero na História da África e da Diáspora.


COLÓQUIO INTERNACIONAL
O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E DA DIÁSPORA

De 09 a 12 de NOVEMBRO de 2009 / BRASÍLIA-BRASIL

PROGRAMAÇÃO



DIA 1 – Segunda-feira (Monday) - 09/11

 Universidade Coorporativa dos Correios / SCEN trecho 2, lote 4 – Via L 4 Norte
08h às 09h30 – (Auditório)
Mesa Redonda I: Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora
  • Prof. Kofi Anyidoho - CODESRIA, University of Ghana
  • Mônica Lima e Souza – Historiadora – UFRJ
  • Wilson Roberto de Matos – Brasil
  • Júlio César de Tavares – Brasil
Mediador / a: Leila Maria Hernandes
9h30 às 11h – Auditório
Mesa Redonda II: Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
  • Greg E. Carr –  EUA
  • Andebeng Alingue - Colômbia
  • Marisa Pineau – Argentina
  • Amaury Mendes Pereira – UEZO / Brasil
Mediador/a: Leonor Araújo
11h45 às 13h00 – Auditório
Mesa Redonda III: Mulheres na História e Cultura da África e da Diáspora (Auditório)
  • Prof Molara Ogundipe - Ghana
·         Selma Alves Pantoja – Brasil
·         Jurema Pinto Werneck – Brasil
Mediador:
14h30 às 16h30 – Sessões Paralelas
Sala 1:  Grupo Temático I - Mulheres na História e Cultura da África e da Diáspora
1.      Janaina Couvo Teixeira Maia de Aguiar - Sergipe
As Senhoras do Axé: A reconstituição das histórias de vida das Mães de Santo de Aracaju – SE.

 
2.      Magali da Silva Almeida – Rio de Janeiro
Das Irmandades Negras dos séculos XVII à XIX às políticas sociais contemporâneas: uma necessária reflexão sobre a invisibilidade do negro como sujeito histórico.

 
3.      Tereza Almeida Cruz – Santa Catarina
Mulheres quilombolas do Vale do Guaporé (Rondônia) e da Floresta de Mayombe (Angola) e suas relações com o meio ambiente.


4.      Afia S. Zakiya - Nigéria
Culture, Rites and Rights in African Indigenous Societies:  Unraveling Symbolic Meaning, Myths and Gendered Practices in Transition Rituals of Death.
 
Sala 2:  Grupo Temático II - Mulheres na História e Cultura da África e da Diáspora
1.      Tatiana Raquel Reis Silva - Bahia
Gênero em África: as rabidantes e o comércio informal em Cabo Verde
 
2.      Deize de Jesus Rodrigues Ribeiro, Waldirene Pampolha de Melo eHelena do S. C. da Rocha - Pará
Acesso e permanência da mulher negra ao ensino superior de pós-graduação no IFPA como forma de inserção social.

 
3.      Jacimara Souza Santana - Bahia
História e Culturas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985).

 
4.      Tanimara Santos – Distrito Federal
Corporalidade e identidades políticas: análise de elementos estéticos em mulheres negras do Distrito Federal.

 
18hAbertura - Ministério das Relações Exteriores / Esplanada dos Ministérios / Palácio do Itamaraty
          Auditório Wladimir Murtinho
19h30Conferência Magna: História da África e da Diáspora no século XXI
  • Boubacar Barry - Senegal
21h – Coquetel
 08h às 9h30 – Auditório
Mesa Redonda IV. Cultura e identidade na África e na Diáspora
  • N. André Siamundele – Estados Unidos
  • Miriam Gomes – Argentina
Mediador/a: Kabenguele Munanga / Congo-Brasil
9h30 às 11h - Auditório
Mesa Redonda V: História e Historiografia Africana e Diaspórica
  • Prof Binam Bikoi - Executive Secretary, CERDOTOLA - Cameroun
  • Lourenço do Rosário – Moçambique
Mediador:
11h00 – 13h 00 – Grupos de Trabalho
Auditório :Grupo Temático III - Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio
 
1.           Edeh Peter Daniel - Nigéria
                   Teaching the History of African Philosophy to Africans in Diaspora.
 
2.           Fayemi, Ademola Kazeem & Omotoso, Sharon (Mrs.) - Nigéria
                   Teaching Ancient History of African Philosophy in Continental and Diaspora Africa
 
3.           Bruno Guilherme dos Santos Borda e Lúcia Maciel Lima - Pará
“Rapensando” a Sociologia.

 
4.           Menkowra Clem Marshall - Canadá
                   Talking Cheddo to Teach Tough Kushitic Truths
 
Sala 1:  Grupo Temático IV –  Cultura e Identidades Africanas e Diapóricas
1.      Amailton Magno Azevedo – São Paulo
Expressões culturais da Diáspora no Atlântico Sul através da música.
 
2.      Ires dos Anjos Brito - Bahia
A pesquisa Samba de raiz e afrodescendência. ..

 
3.      Jaqueline Lima Santos – São Paulo
Negros, Jovens e Hip Hoppers: Narrativas, Histórias e Identidades em Sorocaba.

 
4.      Dele Layiwola - Nigeria
The African Diaspora and the Re-invention of an Other Identity
 
Sala 2: Grupo Temático V - Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora
1.      Aline Garcia, Benedito G. Eugênio - Bahia
A disciplina História e Cultura Africana na Rede Municipal de Jequié: As percepções dos Professores.
 
2.      Sérgio Roberto Cardoso – São Paulo
Africanidades  no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Uma experiência de Ensino de Cultura e História Africana e Afro-Brasileira para professores de escola pública em Sorocaba/SP.

 
3.      Carmen Silvia Batista – Distrito Federal
Trilhas da Cidadania: Ações Pedagógicas para o estabelecimento da Educação das Relações Étnico-Raciais no DF a partir da Formação Continuada de Professores.

 
4.      Amilton Gonçalves Sá Barretto - Pará
Titulação de Terra Quilombolas no Pará e Formação de Professores Quilombolas para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.
 
5.      Ynaê Lopes dos Santos – Rio de Janeiro
ÁFRICA: ENSINANDO A ENSINAR. Reflexões sobre os desafios do ensino da História da África no ensino superior.

 
14h30 – 16h00 – Sessões Paralelas
Auditório – Grupo Temático VI  – Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora
 
1.      Bárbara Oliveira Souza e Edileuza Penha Souza – Distrito Federal
Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora (História da África e da Diáspora: Questões Pedagógicas e Metodológicas) .
 
2.      Rosangela Malachias – São Paulo
Experiências de Formação de Professores na Diáspora. Questões Pedagógicas e Metodológicas. Práticas Educomunicativas na Implementação da Lei 10.639/03.

 
3.      Vivian do Carmo, Fernanda Arruda e Eliana Marques Ribeiro Cruz – São Paulo
Professoras do Ensino Fundamental na gestão escolar: desafios e possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03.

 
4.      Josiane Angélica de Melo Ferreira, Marina Rosa da Conceição Rodrigues Lopes e Juan Rodrigo de Ávila Barão – Rio de Janeiro
        Descobrindo as raízes da ciranda das palavras.
 
Sala 1:  Grupo temático VII –  Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
 
1.      Winston Wreford  LaRose – Canadá
A Stolen Legacy: The Cultural Heritage & Legacy of African Peoples of the Caribbean Diaspora to Canada: In Dispute.
 
2.      Maria de Lourdes Teodoro - Distrito Federal
Introdução à cultura angolana.

 
3.      Luciana L. Contarino Sparta - Argentina
De la Invisibilidad a la Diáspora: El Caso de la Población Africana en la Argentina.

 
4.      Beatriz Morales Faba – Estados Unidos
“Racismo and The Study of People of African descent in Cuba and Mexico:  A Comparative Analysis of two Indigenous Knowledge Systems.
 
Sala 2:  Grupo Temático VIII - Experiência de Formação de Professores na África e da Diáspora
 
1.      Elisângela Ferreira Sentanin – São Paulo
Desmistificando as diferenças raciais na Educação Infantil: um projeto desenvolvido em parceria escola/comunidade

 
2.      Fábio Baqueiro Figueiredo, Zelinda Barros - Bahia
Formação de Professores em História da África a Distância – Bahia.

 
3.      Henrique Cunha Júnior - Ceará
Alfabetos, escritas e símbolos nas culturas africanas: Um aspecto do ensino da história e da cultura africana.

 
4.      Jorge Luís Rodrigues dos Santos – Rio de Janeiro
Projeto Curricular: “Conhecendo a África e Entendendo o Brasil"


 
16h30 – 18h00 – Sessões Paralelas
Auditório: Grupo temático IXExperiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
 
1.           Antonia da Silva Bezerra, Lucélia Lima de Vasconcelos e Nadson Nei da S. de Souza - Roraima
  
Mini - Oficinas e Cartilhas sobre religiosidade e africanidade: uma alternativa de facilitar o ensino da 

           História e Cultura Afrobrasileira na educação infantil em Roraima.
 
2.           Azoilda Loretto da Trindade – Rio de Janeiro
  
O Racismo no Cotidiano Escolar Pré e Pós Lei 10639/2003.

 
3.           Benedito G. Eugênio, Justino Cosme dos Santos - Bahia
  
Marujada, trabalho docente e relações étnico-raciais numa escola quilombola.

 
4.           Edimilson Antônio Mota – Rio de Janeiro
  
A percepção dos agentes escolares sobre a Lei 10.639/03: o desafio de sua implementação

 
Sala 1:  Grupo temático X –  Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
                                                                     
1.      Marílio Wane – Moçambique / Bahia
A Timbila como patrimônio da Humanidade: política cultural contemporânea em Moçambique (1994-2007)

 
2.      Karla Leandro Rascke e Paulino de Jesus Francisco Cardoso – Santa Catarina
A Festa da “Virgem Santíssima do Rosário” e de São Benedito e as procissões na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/SC entre 1860 e 1890.
 
3.      Vanessa Adriano Marinho - Pernambuco
Cuá Téla: A tradição oral africana e a cultura popular em São Tomé e Príncipe.
 
4.      Ilka Joseane Pinheiro Oliveira - Pará
Marujada de Tracuateua- Heranças Africanas na Amazônia.
 
Sala 2:  Grupo Temático XI - Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
 
1.           Allan Santos da Rosa – São Paulo
   Imaginário, Corpo e Caneta - Matriz Afro-Brasileira em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
2.           Ibrahim Maina Waziri - Nigéria
Towards an effective reconstruction of the history of Africans: the need for an African and Africans in diaspora’s oral traditions in teaching and research in the history of Africa.
 
3.           Angela Baraldi Pacheco - Alagoas
   Literatura e Identidade: algumas reflexões sobre práticas educativas em escolas do ensino médio.
 
4.           Giovani Grillo de Salve – São Paulo
   
Falando àqueles que falam: Que história da África queremos ensinar?

  
DIA 3 – Quarta-feira - 11/11
08h às 9h30 –  Auditório
Mesa Redonda VI: Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
  • Prof J-M Mabeko Tali - Howard University, Estados Unidos
  • Alain Kaly – Senegal / Brasil
  • Paulino Cardoso / Brasil
Mediador:
9h30 – 11h00 - Auditório
Mesa Redonda VII : Criatividade, artes e teatro na África e na Diáspora (Creativity, arts and theatre in Africa and in the African Diaspora)
  • Harry Garuba – África do Sul/Nigéria
  • Andrée Ntonfo - Cameroun
Mediador:
11h30 – 13h00 - Sessões paralelas   
Auditório :   Grupo temático XII – Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
 
1.           Djalma Bruno da Silveira Luiz, Leni Nobre de Oliveira, Marcus Caetano Domingos e Rodrigo Borges de   
   Andrade – Minas Gerais
  
Memória e tradição dos afrodescendentes de Araxá.

 
2.           Felippe Jorge Kopanakis Pacheco - Goiás
  
Cartografia Histórica e Geografia do Continente Africano. As Diásporas, Os Povos, A História.

 
3.           Maria Goretti da Costa Tavares - Pará
  
Moçambique e África do Sul - Similitudes e Diversidades. Por uma Geografia do continente africano.

 
4.           Luiz Fernandes de Oliveira – Rio de Janeiro
  
Novas tecnologias à serviço da promoção da igualdade racial.

 
Sala 1: Grupo temático XIII – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
 
1.      Maria Caroline de Figueiredo Veloso
Identidade e diferença – Representações de negras e de negros na Revista Nossa História – ano I (2003/04)
 
2.      Silvio Cezar de Souza Lima
Medicina e escravidão no Império do Brasil
 
3.      Olukemi A. Fadehan, PhD - Nigeria
Cultural Renaissance through Indigenous Knowledge Systems in Africa: Opportunities and Challenges for Memory Institutions
 
       4.  Cândice Elizabeth Nery Silva Teixeira
                                                              A Luta Marajoara E Os Processos De Resistência Cultural Afro-Brasileira Na Ilha Do Marajó/Pa
 
Sala 2: Grupo temático XIV – Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
 
1.           Ademir Ribeiro Junior, Antônio Luiz Santos Figueiredo e Kilma Fernanda Duarte Castro - Bahia
  A arte como recurso pedagógico para o conhecimento e difusão da História das sociedades e  
  culturas da África: a experiência de implantação da Sala Claudio Masella de Arte Africana
  (DIMUS/IPAC) .
 
2.           Ana Paula Brandão – Rio de Janeiro
 
Projeto A Cor da Cultura


3.           Maria Isabel Mena Garcia - Colômbia
 
Colômbia: Dilemas sobre la enseñanza d la História Africana en la Escuela Colombiana – El caso de    

        los textos escolares y sus ilustraciones.


4.           Tomás Fernández Robaina - Cuba
  Experiencias de un programa sobre la historia del negro en Cuba, y la diáspora africana en la   
  Américas.
 
14h30 às 16h Grupos de Trabalho:
Auditório :   Grupo temático XV – Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
 
1.           Mateus Ceni de Oliveira – Rio Grande do Sul
Capoeira angola da nossa escola.

 
2.           Antonio Gomes da Costa Neto – Distrito Federal
Tradições Negras ou Políticas Brancas: o ensino religioso e às religiões de matrizes africanas.

 
3.           Eunice Ngongkum PhD - Cameroon
   African Literature as a Valid Tool for Teaching African History and Culture in the Diaspora
 
Sala 1: Grupo temático XVI – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
 
1.      Leni Nobre de Oliveira - Diáspora Na Diáspora: Os Quilombos No Sertão Da Farinha Podre
 
2.      Maria Aparecida de O. Souza - Nem modelo, nem cópia: a singularidade de Conceição das Crioulas
 
3.      Ana Paula de Mesquita Sampaio – Pará - O corpo negro ente a cruz e a encruzilhada: A compreensão da corporeidade negra por meio das religiões afro-brasileiras.
 
Sala 2: Grupo temático XVI – Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
 
1.           Graziela dos Santos Lima, Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Tamna Amandio, Thaís Regina de   Carvalho, Virginia Ferreira Boff, Maria Aparecida Clemêncio, Neli Góes Ribeiro – Santa Catarina
Diversidade Cultural, Africanidades e Acervos em Escolas Públicas de Santa Catarina: Um estudo sobre processo de implementação da Lei Federal nº. 10639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas redes oficiais de educação.
 
2.           Luiza Nascimento dos Reis - Bahia
Intercâmbio acadêmico Brasil-África: os primeiros estudantes africanos no Brasil Luiza Nascimento dos Reis (1961-1963).
 
3.           Márcia Guerra – Rio de Janeiro
  História da África em perspectiva comparada – Brasil, Colômbia, Venezuela e Cuba.
4.           Joseneida Mendes Eloi de Souza - Bahia
Trajetórias das Literaturas Africanas no Brasil: pensando a questão editorial.
 
16h30 – 18h00 – Sessões de Trabalho:
 
Auditório :   Grupo temático XVII – Criatividade, artes e teatro na África e na Diáspora (Creativity, arts and theatre in Africa and in the African Diaspora)
 
1.       Tama Hamilton-Wray, PhD – Estados Unidos
“Excising the Past: Haile Gerima and the Creation of Slave History in Sankofa
 
2.       Akinwale Onipede - Nigeria
Towards a Better Appreciation of Africaness through Visual and Verbal Definitions
 
3.       Babásèhìndé Adémúlèyá PhD - Nigeria
From Bahia back Home: An Exposition on the synthesis of form, structure and motifs of the Bahia and Yoruba Architectures in Afro-Brazilian Buildings
 
4.       Jeleel O. Ojuade - Nigeria
Negotiating the ‘Nexus’ in the Teaching of Nigerian Yoruba Bata History and Culture to the Diaspora and Africa.
5.      Michael Decuir – Estados Unidos
Vestiges of West African Music in Early American Jazz
6.       Josephine Mokwunyei, PhD - Nigeria
An Alternative Music Experience for the Diaspora
 
Sala 1: Grupo temático XVIII – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
 
1.      Deyse Luciano de Jesus Santos - Bahia
“Tá repreendido em nome de Jesus!”
 
2.      Lia Paula Rodrigues - Denmark
The Epistemic Subject in Candomblé
 
3.           Aminata Salamata Kiello - Niger
L’identite Africaine, Une Exigence
 
4.      Joy A. Prime – Reino Unido
Closing the Cultural Divide between Continental Africans and Diaspora Africans:  The connectivity of Culture, Clothing and Identity
 
Sala 2: Grupo temático XIX – Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
 
1.           Iris Maria da Costa Amâncio - Minas Gerais
  
Literaturas Africanas e da diáspora negra como subsídio para o ensino de História da África.

 
2.           Vanicléia Silva Santos - Bahia
   A escrita da História da África e da Diáspora no Brasil.
 
3.           Rafael Antonio Díaz Díaz
  Ausencia y presencia de África en los textos escolares en Colombia.
 
4.     Creusa Barbosa dos Santos, Adriana Leonidas de Oliveira e Ricardo Augusto Gomes Pereira -   Pará
Política educacional à diversidade no Estado do Pará nos anos de 2008-2009: Uma análise empírico-analí tico do papel da educação na superação das desigualdades raciais.
 
DIA 4 – Quinta-feira - 12/11
08h às 10 h30 – Grupos de Trabalho:
 
Auditório :   Grupo temático XX – Criatividade, artes e teatro na África e na Diáspora (Creativity, arts and theatre in Africa and in the African Diaspora)
 
1.       Sola Olorunyomi, PhD - Nigeria
Conceptualising Continuity and Shifts in the African and the Black Diaspora Performance Traditions
 
2.       Prof. Duro Oni –  Nigeria
Towards a Historiography of Representations of Africans and Disporan Africans in Theatrical Works: Performance Paradigms of Walcott, Aidoo and Onwueme in Perspective.
 
3.       Arthur Leandro –
O cinema como mecanismo lúdico de valorização da história e da cultura afro-brasileira – relato das experiências do Instituto Nangetu em Belém do Pará
 
4.       Ilka Joseane Pinheiro Oliveira –
Marujada de Tracuateua- Heranças Africanas na Amazônia
 
5.       Ires dos Anjos Brito –
A pesquisa Samba de raiz e afrodescendência…
 
6.       Jaqueline Lima Santos –
Negros, Jovens E Hip Hoppers: Narrativas, Histórias E Identidades Em Sorocaba
 
Sala 1: Grupo temático XXI– Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
 
1.      Maria Paula Fernandes Adinolfi - Bahia
Abordando a história da África e a religiosidade afro-brasileira a partir do museu: a experiência do Museu Afro-Brasileiro da UFBA.

 
2.      Jegede, Charles Obafemi - Nigéria
Global African Identity beyond Colour and Boundary: Evidences from Participation in Festivals and Initiation into Yoruba Orisa Cults.
 
3.      Alyxandra Gomes Nunes - Bahia
A literatura nigeriana no Brasil: tradução, temas, autores e desafios.
 
4.      Joseph Muleka - Kenya
African Oral Culture: Linking Continental Africa and the Diaspora

 
5.      Arthur Leandro, Gianno Quintas e Alex Leovan - Pará
O cinema como mecanismo lúdico de valorização da história e da cultura afro-brasileira – relato das experiências do Instituto Nangetu em Belém do Pará.
 
Sala 2: Grupo temático XXII– Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
 
1.           Ivan Costa Lima - Ceará
O continente africano como referencial na pedagogia do movimento negro: Uma proposta aos sistemas de ensino no Brasil.
 
2.           Mônica Velasco Molina - México
El racismo, la desigualdad y la exclusión. El caso de Brasil.

 
3.           Rita de Cássia Camisolão – Rio Grande do Sul
Universidade Publica e Poder Local: articulações possíveis na Região Metropolitana de Porto Alegre para efetiva implementação da Lei 10639/03

 
4.           Eliane Costa Santos – São Paulo
Cultura material de Gana: uma nova lente para o ensino-aprendizagem da matemática
 
5.           Maria Roseane Corrêa Pinto Lima – Rio de Janeiro
“Ingleses Pretos”: barbadianos na Amazônia nas primeiras décadas do século XX - identidade e racismo.
 
6.           Olufolajimi Adejokun – Estados Unidos
Political Ethnicity and Racism: A Hegemonic Power Politics.
 
10:30h às 11:00h – Café
 
11h00 – 13h00:   Sessões Paralelas
 
Auditório :   Grupo temático XXIII – História e Historiografia (Grupo I)
1.      Conchita Penilla-Cespedes - França
                L'oralité comme expression de la culture africaine de la côte pacifique colombienne.
 
2.      Edna dos Santos Oliveira - Amapá
A Tradição Oral no Quilombo de Curiaú.

 
3.      Tayo Ajayi – Nigeria
The Brazilian Nagô or Yoruba:  A Dialect or an Archaic Language?
 
4.      Adewale Banjo – África do Sul
AU-CARICOM Partnership and the Modern History of Diaspora Diplomacy
 
Sala 1: Grupo temático XXIV – História e Historiografia (Grupo II)
 
1.      Lisa Earl Castillo - Bahia
O exodus de 1835: Histórias de vida, redes de sociabilidade e o retorno a África.

 
2.      Amani Olubanjo Buntu – África do Sul
From Powerlessness to Empowerment; Countering After-effects of Historical Oppression on Africans and African Descendants.
 
3.      Gustavo Henrique Araújo Forde – Espírito Santo
A presença africana na História da Matemática: O ressurgir do corpus africano na matemática ocidental.

 
4.      Prof. Femi Osofisan - Nigeria
                                                                                  “The African Playwright and the Burden of History – Soyinka’s Death and the King’s Horseman and Osofisan’s Nkrumah-Ni, Africa-Ni!”
 
Sala 2: Grupo temático XXV– História e Historiografia (Grupo III)
1.      Elias Alfama Vaz Moniz – Cabo Verde
Cabo Verde, mãe da diáspora negra!

 
2.      Bankie Forster Bankie - Namíbia
Sudan and the ‘Borderlands’ - Area Studies in African and Diaspora History
 
3.      Larissa Oliveira e Gabarra – Rio de Janeiro
Dificuldades e perspectivas do estudo do reino do Congo na África central a partir do olhar do reinado do Congo no Brasil.

 
4.      Jesiel Ferreira de Oliveira Filho – Bahia
Triangulações Tropicais: Outras leituras para o valor cultural da mestiçagem.

 
14:30h às 15:30 –  Sessões Paralelas
 
Auditório :   Grupo temático XXVI – História e Historiografia (Grupo I)
 
1.      Paulo Vinicius Figueiredo dos Santos – Rio de Janeiro
Imagens do fiel e do desviante muçulmano na obra Muqadimah, de Ibn Khaldun

 
2.      Renato Fonseca Lima – Distrito Federal
A Ruptura Epistemológica de Cheikh Anta Diop: o Pan-africanismo Científico.

 
3.      André Santos Luigi – São Paulo
Feições do comércio em sociedades centro ocidentais africanas.

 15:30 às 16:30:  Apresentação da Sistematização dos/as Relatores/as
16:30 às 17:00 - Sessão Propositiva e de Encaminhamentos de Intercâmbios.
17:00h às 17:30 - Encerramento
17h30 - Confraternização
13/11 – Sexta-feira

10h às 13h – Reunião de Avaliação do Comitê Científico e Parceiros.
 
ORGANIZAÇÃO




COMISSÃO ORGANIZADORA
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR / PR
Centre for Black and African Arts and Civilization – CBAAC
PANAFSTRAG – Panafrican Strategic and Policy Research Group
UNIFEM – Programa de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia
nos Programas de Combate à Pobreza
UNESCO
Centro internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)
Embaixada da Nigéria no Brasil
Nigeria Cultural House
Universidade de Brasília – UNB
Fundação Cultural Palmares – MinC
Ministério da Educação
Ministério das Relações Exteriores



COMITÊ CIENTÍFICO BRASIL

Acácio Almeida
Alexsander Lemos de Almeida Gebara
Anderson Ribeiro Oliva
Eliane Cavalleiro
Jacques D’Adesky
Julio César de Tavares
Kabenguele Munanga
Leila Maria Gonçalves Leite Hernandes
Maria Antonieta Antonacci
Paulino Cardoso
Petronilia Beatriz Gonçalves e Silva
Selma Pantojas
Walter Silvério
Wilson Matos



COMITÊ CIENTÍFICO NIGÉRIA
Tunde Babawale
Isholla Willians
Ibrahem Muheeb
Felix Ayoh’OMIDIRE

 

Parceiros

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