O QUE É
Durante muito tempo, a história da África foi sendo distorcida na mesma medida em que seu povo foi sendo desumanizado. O comércio de escravos através do Saara, do Atlântico e do Índico foram os fatores responsáveis pela dispersão das populações africanas para o Oriente Médio, Europa, Caribe, as Américas e Ásia – lugares estes, onde a presença das culturas africanas foi recriada.
Visando promover uma melhor compreensão e aproximação entre a África e a Diáspora, o Centro de Artes e Civilizações Negras e Africanas (CBAAC) do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional da Nigéria juntamente com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República do Brasil (SEPPIR) e um grupo de parceiros tem investido em ações voltadas para a comunidade africana internacional. O Colóquio Internacional sobre O Ensino da História e Cultura da África na Diáspora e o Ensino da História e Cultura da Diáspora na África, realizado na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, em novembro de 2008, pode ser considerado um marco nessa direção.
Neste sentido, o Governo Brasileiro tem investido em ações internacionais que priorizem as relações com países do Sul e estimulem projetos de cooperação nas áreas educacionais, econômicas e sociais, visando ampliar diálogos e intercâmbio.
Além disto, a sociedade civil mobilizada busca informações sistematizadas sobre as sociedades africanas, suas histórias e culturas, a fim de implantar efetivamente a Lei 10.639/03, que institui no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/CP 3/2004 e Resolução CNE/CP 1/2004).
Assinala-se que a União Africana e a UNESCO estão implementando o projeto História Geral da África – Parte II, que objetiva construir um núcleo de conteúdos pedagógicos comuns em todos os países membros da União Africana, a partir dos 8 volumes, resultantes da primeira parte deste projeto lançada em 1971, escritos por especialistas africanos(as) e pesquisadores( as) da História Africana e da Diáspora. A iniciativa visa à integração regional e a unidade africana. Importa destacar que existem iniciativas, cada vez mais freqüentes no espaço diaspórico, no sentido de escrever a história das populações de ascendência africana, ressaltando as suas contribuições, não apenas demográfica, mas também sócio-política e cultural para a conjuntura histórica contemporânea.
A SEPPIR e o CBAAC do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional do Governo da Nigéria organizam em conjunto, com diversos parceiros nacionais e internacionais, o Colóquio Internacional: O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora, que será realizado no período de 09 a 13 de novembro de 2009, em Brasília – Brasil, com a participação de 150 pessoas da África e da Diáspora, como estímulo ao intercâmbio sul-sul de professores( as) e estudantes oriundos(as) de universidades e instituições de pesquisa localizadas nos países africanos e da diáspora, reunindo educadores(as) , pedagogos(as) , especialistas em história africana e diaspórica, antropólogos( as), pesquisadores( as) em tradição oral, sociólogos(as) , lingüistas, literatos(as) , cineastas, entre outros(as).
Visando promover uma melhor compreensão e aproximação entre a África e a Diáspora, o Centro de Artes e Civilizações Negras e Africanas (CBAAC) do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional da Nigéria juntamente com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República do Brasil (SEPPIR) e um grupo de parceiros tem investido em ações voltadas para a comunidade africana internacional. O Colóquio Internacional sobre O Ensino da História e Cultura da África na Diáspora e o Ensino da História e Cultura da Diáspora na África, realizado na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, em novembro de 2008, pode ser considerado um marco nessa direção.
Neste sentido, o Governo Brasileiro tem investido em ações internacionais que priorizem as relações com países do Sul e estimulem projetos de cooperação nas áreas educacionais, econômicas e sociais, visando ampliar diálogos e intercâmbio.
Além disto, a sociedade civil mobilizada busca informações sistematizadas sobre as sociedades africanas, suas histórias e culturas, a fim de implantar efetivamente a Lei 10.639/03, que institui no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/CP 3/2004 e Resolução CNE/CP 1/2004).
Assinala-se que a União Africana e a UNESCO estão implementando o projeto História Geral da África – Parte II, que objetiva construir um núcleo de conteúdos pedagógicos comuns em todos os países membros da União Africana, a partir dos 8 volumes, resultantes da primeira parte deste projeto lançada em 1971, escritos por especialistas africanos(as) e pesquisadores( as) da História Africana e da Diáspora. A iniciativa visa à integração regional e a unidade africana. Importa destacar que existem iniciativas, cada vez mais freqüentes no espaço diaspórico, no sentido de escrever a história das populações de ascendência africana, ressaltando as suas contribuições, não apenas demográfica, mas também sócio-política e cultural para a conjuntura histórica contemporânea.
A SEPPIR e o CBAAC do Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional do Governo da Nigéria organizam em conjunto, com diversos parceiros nacionais e internacionais, o Colóquio Internacional: O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora, que será realizado no período de 09 a 13 de novembro de 2009, em Brasília – Brasil, com a participação de 150 pessoas da África e da Diáspora, como estímulo ao intercâmbio sul-sul de professores( as) e estudantes oriundos(as) de universidades e instituições de pesquisa localizadas nos países africanos e da diáspora, reunindo educadores(as) , pedagogos(as) , especialistas em história africana e diaspórica, antropólogos( as), pesquisadores( as) em tradição oral, sociólogos(as) , lingüistas, literatos(as) , cineastas, entre outros(as).
OBJETIVOS
- Aprofundar a compreensão da história africana e da história dos povos de ascendência africana na Diáspora;
- Conhecer e avaliar iniciativas pedagógicas para o ensino das histórias e culturas da África e da Diáspora;
- Fomentar o intercâmbio acadêmico e a divulgação de pesquisas históricas, culturais e de conhecimentos na África e na Diáspora;
- Enfatizar as conexões do ensino da História da África e da Diáspora;
- Debater experiências de implementação dos planos de educação que contenham a História da África e da Diáspora.
RESULTADOS PREVISTOS
- Aprofundamento da compreensão do conhecimento da história dos valores africanos e da diáspora para a humanidade;
- Estímulo ao intercâmbio Sul/Sul de professores( as) e alunos(as) de universidades, e instituições de pesquisa, localizados nos países africanos e na diáspora;
- Incentivo à realização e disseminação da produção acadêmica dos países da África e da Diáspora.
TEMAS
- Experiências de Ensino da História da África e da Diáspora na Educação Fundamental e Média.
- Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora.
- Estratégias de Consolidação do ensino da História da África e da Diáspora.
- História e Historiografia Africana e diaspórica.
- Cultura e sociedades africanas e diaspóricas.
COLÓQUIO INTERNACIONAL
O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E DA DIÁSPORA
De 09 a 12 de NOVEMBRO de 2009 / BRASÍLIA-BRASIL
PROGRAMAÇÃO
DIA 1 – Segunda-feira (Monday) - 09/11
Universidade Coorporativa dos Correios / SCEN trecho 2, lote 4 – Via L 4 Norte
08h às 09h30 – (Auditório)
Mesa Redonda I: Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora
- Prof. Kofi Anyidoho - CODESRIA, University of Ghana
- Mônica Lima e Souza – Historiadora – UFRJ
- Wilson Roberto de Matos – Brasil
- Júlio César de Tavares – Brasil
Mediador / a: Leila Maria Hernandes
9h30 às 11h – Auditório
Mesa Redonda II: Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
- Greg E. Carr – EUA
- Andebeng Alingue - Colômbia
- Marisa Pineau – Argentina
- Amaury Mendes Pereira – UEZO / Brasil
Mediador/a: Leonor Araújo
11h45 às 13h00 – Auditório
Mesa Redonda III: Mulheres na História e Cultura da África e da Diáspora (Auditório)
- Prof Molara Ogundipe - Ghana
· Selma Alves Pantoja – Brasil
· Jurema Pinto Werneck – Brasil
Mediador:
14h30 às 16h30 – Sessões Paralelas
Sala 1: Grupo Temático I - Mulheres na História e Cultura da África e da Diáspora
1. Janaina Couvo Teixeira Maia de Aguiar - Sergipe
As Senhoras do Axé: A reconstituição das histórias de vida das Mães de Santo de Aracaju – SE.
As Senhoras do Axé: A reconstituição das histórias de vida das Mães de Santo de Aracaju – SE.
2. Magali da Silva Almeida – Rio de Janeiro
Das Irmandades Negras dos séculos XVII à XIX às políticas sociais contemporâneas: uma necessária reflexão sobre a invisibilidade do negro como sujeito histórico.
Das Irmandades Negras dos séculos XVII à XIX às políticas sociais contemporâneas: uma necessária reflexão sobre a invisibilidade do negro como sujeito histórico.
3. Tereza Almeida Cruz – Santa Catarina
Mulheres quilombolas do Vale do Guaporé (Rondônia) e da Floresta de Mayombe (Angola) e suas relações com o meio ambiente.
4. Afia S. Zakiya - Nigéria
Culture, Rites and Rights in African Indigenous Societies: Unraveling Symbolic Meaning, Myths and Gendered Practices in Transition Rituals of Death.
Sala 2: Grupo Temático II - Mulheres na História e Cultura da África e da Diáspora
1. Tatiana Raquel Reis Silva - Bahia
Gênero em África: as rabidantes e o comércio informal em Cabo Verde
2. Deize de Jesus Rodrigues Ribeiro, Waldirene Pampolha de Melo eHelena do S. C. da Rocha - Pará
Acesso e permanência da mulher negra ao ensino superior de pós-graduação no IFPA como forma de inserção social.
Acesso e permanência da mulher negra ao ensino superior de pós-graduação no IFPA como forma de inserção social.
3. Jacimara Souza Santana - Bahia
História e Culturas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985).
História e Culturas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985).
4. Tanimara Santos – Distrito Federal
Corporalidade e identidades políticas: análise de elementos estéticos em mulheres negras do Distrito Federal.
Corporalidade e identidades políticas: análise de elementos estéticos em mulheres negras do Distrito Federal.
18h – Abertura - Ministério das Relações Exteriores / Esplanada dos Ministérios / Palácio do Itamaraty
Auditório Wladimir Murtinho
19h30 – Conferência Magna: História da África e da Diáspora no século XXI
- Boubacar Barry - Senegal
21h – Coquetel
08h às 9h30 – Auditório
Mesa Redonda IV. Cultura e identidade na África e na Diáspora
- N. André Siamundele – Estados Unidos
- Miriam Gomes – Argentina
Mediador/a: Kabenguele Munanga / Congo-Brasil
9h30 às 11h - Auditório
Mesa Redonda V: História e Historiografia Africana e Diaspórica
- Prof Binam Bikoi - Executive Secretary, CERDOTOLA - Cameroun
- Lourenço do Rosário – Moçambique
Mediador:
11h00 – 13h 00 – Grupos de Trabalho
Auditório :Grupo Temático III - Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio
1. Edeh Peter Daniel - Nigéria
Teaching the History of African Philosophy to Africans in Diaspora.
2. Fayemi, Ademola Kazeem & Omotoso, Sharon (Mrs.) - Nigéria
Teaching Ancient History of African Philosophy in Continental and Diaspora Africa
3. Bruno Guilherme dos Santos Borda e Lúcia Maciel Lima - Pará
“Rapensando” a Sociologia.
“Rapensando” a Sociologia.
4. Menkowra Clem Marshall - Canadá
Talking Cheddo to Teach Tough Kushitic Truths
Sala 1: Grupo Temático IV – Cultura e Identidades Africanas e Diapóricas
1. Amailton Magno Azevedo – São Paulo
Expressões culturais da Diáspora no Atlântico Sul através da música.
2. Ires dos Anjos Brito - Bahia
A pesquisa Samba de raiz e afrodescendência. ..
A pesquisa Samba de raiz e afrodescendência. ..
3. Jaqueline Lima Santos – São Paulo
Negros, Jovens e Hip Hoppers: Narrativas, Histórias e Identidades em Sorocaba.
Negros, Jovens e Hip Hoppers: Narrativas, Histórias e Identidades em Sorocaba.
4. Dele Layiwola - Nigeria
The African Diaspora and the Re-invention of an Other Identity
Sala 2: Grupo Temático V - Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora
1. Aline Garcia, Benedito G. Eugênio - Bahia
A disciplina História e Cultura Africana na Rede Municipal de Jequié: As percepções dos Professores.
2. Sérgio Roberto Cardoso – São Paulo
Africanidades no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Uma experiência de Ensino de Cultura e História Africana e Afro-Brasileira para professores de escola pública em Sorocaba/SP.
Africanidades no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo. Uma experiência de Ensino de Cultura e História Africana e Afro-Brasileira para professores de escola pública em Sorocaba/SP.
3. Carmen Silvia Batista – Distrito Federal
Trilhas da Cidadania: Ações Pedagógicas para o estabelecimento da Educação das Relações Étnico-Raciais no DF a partir da Formação Continuada de Professores.
Trilhas da Cidadania: Ações Pedagógicas para o estabelecimento da Educação das Relações Étnico-Raciais no DF a partir da Formação Continuada de Professores.
4. Amilton Gonçalves Sá Barretto - Pará
Titulação de Terra Quilombolas no Pará e Formação de Professores Quilombolas para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.
5. Ynaê Lopes dos Santos – Rio de Janeiro
ÁFRICA: ENSINANDO A ENSINAR. Reflexões sobre os desafios do ensino da História da África no ensino superior.
ÁFRICA: ENSINANDO A ENSINAR. Reflexões sobre os desafios do ensino da História da África no ensino superior.
14h30 – 16h00 – Sessões Paralelas
Auditório – Grupo Temático VI – Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora
1. Bárbara Oliveira Souza e Edileuza Penha Souza – Distrito Federal
Experiências de Formação de Professores na África e na Diáspora (História da África e da Diáspora: Questões Pedagógicas e Metodológicas) .
2. Rosangela Malachias – São Paulo
Experiências de Formação de Professores na Diáspora. Questões Pedagógicas e Metodológicas. Práticas Educomunicativas na Implementação da Lei 10.639/03.
Experiências de Formação de Professores na Diáspora. Questões Pedagógicas e Metodológicas. Práticas Educomunicativas na Implementação da Lei 10.639/03.
3. Vivian do Carmo, Fernanda Arruda e Eliana Marques Ribeiro Cruz – São Paulo
Professoras do Ensino Fundamental na gestão escolar: desafios e possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03.
Professoras do Ensino Fundamental na gestão escolar: desafios e possibilidades para a implementação da Lei 10.639/03.
4. Josiane Angélica de Melo Ferreira, Marina Rosa da Conceição Rodrigues Lopes e Juan Rodrigo de Ávila Barão – Rio de Janeiro
Descobrindo as raízes da ciranda das palavras.
Sala 1: Grupo temático VII – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
1. Winston Wreford LaRose – Canadá
A Stolen Legacy: The Cultural Heritage & Legacy of African Peoples of the Caribbean Diaspora to Canada: In Dispute.
2. Maria de Lourdes Teodoro - Distrito Federal
Introdução à cultura angolana.
Introdução à cultura angolana.
3. Luciana L. Contarino Sparta - Argentina
De la Invisibilidad a la Diáspora: El Caso de la Población Africana en la Argentina.
De la Invisibilidad a la Diáspora: El Caso de la Población Africana en la Argentina.
4. Beatriz Morales Faba – Estados Unidos
“Racismo and The Study of People of African descent in Cuba and Mexico: A Comparative Analysis of two Indigenous Knowledge Systems.
Sala 2: Grupo Temático VIII - Experiência de Formação de Professores na África e da Diáspora
1. Elisângela Ferreira Sentanin – São Paulo
Desmistificando as diferenças raciais na Educação Infantil: um projeto desenvolvido em parceria escola/comunidade
Desmistificando as diferenças raciais na Educação Infantil: um projeto desenvolvido em parceria escola/comunidade
2. Fábio Baqueiro Figueiredo, Zelinda Barros - Bahia
Formação de Professores em História da África a Distância – Bahia.
Formação de Professores em História da África a Distância – Bahia.
3. Henrique Cunha Júnior - Ceará
Alfabetos, escritas e símbolos nas culturas africanas: Um aspecto do ensino da história e da cultura africana.
Alfabetos, escritas e símbolos nas culturas africanas: Um aspecto do ensino da história e da cultura africana.
4. Jorge Luís Rodrigues dos Santos – Rio de Janeiro
Projeto Curricular: “Conhecendo a África e Entendendo o Brasil"
Projeto Curricular: “Conhecendo a África e Entendendo o Brasil"
16h30 – 18h00 – Sessões Paralelas
Auditório: Grupo temático IX – Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
1. Antonia da Silva Bezerra, Lucélia Lima de Vasconcelos e Nadson Nei da S. de Souza - Roraima
Mini - Oficinas e Cartilhas sobre religiosidade e africanidade: uma alternativa de facilitar o ensino da
Mini - Oficinas e Cartilhas sobre religiosidade e africanidade: uma alternativa de facilitar o ensino da
História e Cultura Afrobrasileira na educação infantil em Roraima.
2. Azoilda Loretto da Trindade – Rio de Janeiro
O Racismo no Cotidiano Escolar Pré e Pós Lei 10639/2003.
O Racismo no Cotidiano Escolar Pré e Pós Lei 10639/2003.
3. Benedito G. Eugênio, Justino Cosme dos Santos - Bahia
Marujada, trabalho docente e relações étnico-raciais numa escola quilombola.
Marujada, trabalho docente e relações étnico-raciais numa escola quilombola.
4. Edimilson Antônio Mota – Rio de Janeiro
A percepção dos agentes escolares sobre a Lei 10.639/03: o desafio de sua implementação
A percepção dos agentes escolares sobre a Lei 10.639/03: o desafio de sua implementação
Sala 1: Grupo temático X – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
1. Marílio Wane – Moçambique / Bahia
A Timbila como patrimônio da Humanidade: política cultural contemporânea em Moçambique (1994-2007)
A Timbila como patrimônio da Humanidade: política cultural contemporânea em Moçambique (1994-2007)
2. Karla Leandro Rascke e Paulino de Jesus Francisco Cardoso – Santa Catarina
A Festa da “Virgem Santíssima do Rosário” e de São Benedito e as procissões na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Desterro/SC entre 1860 e 1890.
3. Vanessa Adriano Marinho - Pernambuco
Cuá Téla: A tradição oral africana e a cultura popular em São Tomé e Príncipe.
4. Ilka Joseane Pinheiro Oliveira - Pará
Marujada de Tracuateua- Heranças Africanas na Amazônia.
Sala 2: Grupo Temático XI - Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
1. Allan Santos da Rosa – São Paulo
Imaginário, Corpo e Caneta - Matriz Afro-Brasileira em Educação de Jovens e Adultos (EJA).
2. Ibrahim Maina Waziri - Nigéria
Towards an effective reconstruction of the history of Africans: the need for an African and Africans in diaspora’s oral traditions in teaching and research in the history of Africa.
3. Angela Baraldi Pacheco - Alagoas
Literatura e Identidade: algumas reflexões sobre práticas educativas em escolas do ensino médio.
4. Giovani Grillo de Salve – São Paulo
Falando àqueles que falam: Que história da África queremos ensinar?
Falando àqueles que falam: Que história da África queremos ensinar?
DIA 3 – Quarta-feira - 11/11
08h às 9h30 – Auditório
Mesa Redonda VI: Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
- Prof J-M Mabeko Tali - Howard University, Estados Unidos
- Alain Kaly – Senegal / Brasil
- Paulino Cardoso / Brasil
Mediador:
9h30 – 11h00 - Auditório
Mesa Redonda VII : Criatividade, artes e teatro na África e na Diáspora (Creativity, arts and theatre in Africa and in the African Diaspora)
- Harry Garuba – África do Sul/Nigéria
- Andrée Ntonfo - Cameroun
Mediador:
11h30 – 13h00 - Sessões paralelas
Auditório : Grupo temático XII – Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
1. Djalma Bruno da Silveira Luiz, Leni Nobre de Oliveira, Marcus Caetano Domingos e Rodrigo Borges de
Andrade – Minas Gerais
Memória e tradição dos afrodescendentes de Araxá.
Memória e tradição dos afrodescendentes de Araxá.
2. Felippe Jorge Kopanakis Pacheco - Goiás
Cartografia Histórica e Geografia do Continente Africano. As Diásporas, Os Povos, A História.
Cartografia Histórica e Geografia do Continente Africano. As Diásporas, Os Povos, A História.
3. Maria Goretti da Costa Tavares - Pará
Moçambique e África do Sul - Similitudes e Diversidades. Por uma Geografia do continente africano.
Moçambique e África do Sul - Similitudes e Diversidades. Por uma Geografia do continente africano.
4. Luiz Fernandes de Oliveira – Rio de Janeiro
Novas tecnologias à serviço da promoção da igualdade racial.
Novas tecnologias à serviço da promoção da igualdade racial.
Sala 1: Grupo temático XIII – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
1. Maria Caroline de Figueiredo Veloso
Identidade e diferença – Representações de negras e de negros na Revista Nossa História – ano I (2003/04)
2. Silvio Cezar de Souza Lima
Medicina e escravidão no Império do Brasil
3. Olukemi A. Fadehan, PhD - Nigeria
Cultural Renaissance through Indigenous Knowledge Systems in Africa: Opportunities and Challenges for Memory Institutions
4. Cândice Elizabeth Nery Silva Teixeira
A Luta Marajoara E Os Processos De Resistência Cultural Afro-Brasileira Na Ilha Do Marajó/Pa
Sala 2: Grupo temático XIV – Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
1. Ademir Ribeiro Junior, Antônio Luiz Santos Figueiredo e Kilma Fernanda Duarte Castro - Bahia
A arte como recurso pedagógico para o conhecimento e difusão da História das sociedades e
culturas da África: a experiência de implantação da Sala Claudio Masella de Arte Africana
(DIMUS/IPAC) .
2. Ana Paula Brandão – Rio de Janeiro
Projeto A Cor da Cultura
Projeto A Cor da Cultura
3. Maria Isabel Mena Garcia - Colômbia
Colômbia: Dilemas sobre la enseñanza d la História Africana en la Escuela Colombiana – El caso de
Colômbia: Dilemas sobre la enseñanza d la História Africana en la Escuela Colombiana – El caso de
los textos escolares y sus ilustraciones.
4. Tomás Fernández Robaina - Cuba
Experiencias de un programa sobre la historia del negro en Cuba, y la diáspora africana en la
Américas.
14h30 às 16h Grupos de Trabalho:
Auditório : Grupo temático XV – Experiências de Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora no Ensino Fundamental e Médio.
1. Mateus Ceni de Oliveira – Rio Grande do Sul
Capoeira angola da nossa escola.
Capoeira angola da nossa escola.
2. Antonio Gomes da Costa Neto – Distrito Federal
Tradições Negras ou Políticas Brancas: o ensino religioso e às religiões de matrizes africanas.
Tradições Negras ou Políticas Brancas: o ensino religioso e às religiões de matrizes africanas.
3. Eunice Ngongkum PhD - Cameroon
African Literature as a Valid Tool for Teaching African History and Culture in the Diaspora
Sala 1: Grupo temático XVI – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
1. Leni Nobre de Oliveira - Diáspora Na Diáspora: Os Quilombos No Sertão Da Farinha Podre
2. Maria Aparecida de O. Souza - Nem modelo, nem cópia: a singularidade de Conceição das Crioulas
3. Ana Paula de Mesquita Sampaio – Pará - O corpo negro ente a cruz e a encruzilhada: A compreensão da corporeidade negra por meio das religiões afro-brasileiras.
Sala 2: Grupo temático XVI – Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
1. Graziela dos Santos Lima, Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Tamna Amandio, Thaís Regina de Carvalho, Virginia Ferreira Boff, Maria Aparecida Clemêncio, Neli Góes Ribeiro – Santa Catarina
Diversidade Cultural, Africanidades e Acervos em Escolas Públicas de Santa Catarina: Um estudo sobre processo de implementação da Lei Federal nº. 10639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas redes oficiais de educação.
2. Luiza Nascimento dos Reis - Bahia
Intercâmbio acadêmico Brasil-África: os primeiros estudantes africanos no Brasil Luiza Nascimento dos Reis (1961-1963).
3. Márcia Guerra – Rio de Janeiro
História da África em perspectiva comparada – Brasil, Colômbia, Venezuela e Cuba.
4. Joseneida Mendes Eloi de Souza - Bahia
Trajetórias das Literaturas Africanas no Brasil: pensando a questão editorial.
16h30 – 18h00 – Sessões de Trabalho:
Auditório : Grupo temático XVII – Criatividade, artes e teatro na África e na Diáspora (Creativity, arts and theatre in Africa and in the African Diaspora)
1. Tama Hamilton-Wray, PhD – Estados Unidos
“Excising the Past: Haile Gerima and the Creation of Slave History in Sankofa”
2. Akinwale Onipede - Nigeria
Towards a Better Appreciation of Africaness through Visual and Verbal Definitions
3. Babásèhìndé Adémúlèyá PhD - Nigeria
From Bahia back Home: An Exposition on the synthesis of form, structure and motifs of the Bahia and Yoruba Architectures in Afro-Brazilian Buildings
4. Jeleel O. Ojuade - Nigeria
Negotiating the ‘Nexus’ in the Teaching of Nigerian Yoruba Bata History and Culture to the Diaspora and Africa.
5. Michael Decuir – Estados Unidos
Vestiges of West African Music in Early American Jazz
6. Josephine Mokwunyei, PhD - Nigeria
An Alternative Music Experience for the Diaspora
Sala 1: Grupo temático XVIII – Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
1. Deyse Luciano de Jesus Santos - Bahia
“Tá repreendido em nome de Jesus!”
2. Lia Paula Rodrigues - Denmark
The Epistemic Subject in Candomblé
3. Aminata Salamata Kiello - Niger
L’identite Africaine, Une Exigence
4. Joy A. Prime – Reino Unido
Closing the Cultural Divide between Continental Africans and Diaspora Africans: The connectivity of Culture, Clothing and Identity
Sala 2: Grupo temático XIX – Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
1. Iris Maria da Costa Amâncio - Minas Gerais
Literaturas Africanas e da diáspora negra como subsídio para o ensino de História da África.
Literaturas Africanas e da diáspora negra como subsídio para o ensino de História da África.
2. Vanicléia Silva Santos - Bahia
A escrita da História da África e da Diáspora no Brasil.
3. Rafael Antonio Díaz Díaz
Ausencia y presencia de África en los textos escolares en Colombia.
4. Creusa Barbosa dos Santos, Adriana Leonidas de Oliveira e Ricardo Augusto Gomes Pereira - Pará
Política educacional à diversidade no Estado do Pará nos anos de 2008-2009: Uma análise empírico-analí tico do papel da educação na superação das desigualdades raciais.
DIA 4 – Quinta-feira - 12/11
08h às 10 h30 – Grupos de Trabalho:
Auditório : Grupo temático XX – Criatividade, artes e teatro na África e na Diáspora (Creativity, arts and theatre in Africa and in the African Diaspora)
1. Sola Olorunyomi, PhD - Nigeria
Conceptualising Continuity and Shifts in the African and the Black Diaspora Performance Traditions
2. Prof. Duro Oni – Nigeria
Towards a Historiography of Representations of Africans and Disporan Africans in Theatrical Works: Performance Paradigms of Walcott, Aidoo and Onwueme in Perspective.
3. Arthur Leandro –
O cinema como mecanismo lúdico de valorização da história e da cultura afro-brasileira – relato das experiências do Instituto Nangetu em Belém do Pará
4. Ilka Joseane Pinheiro Oliveira –
Marujada de Tracuateua- Heranças Africanas na Amazônia
5. Ires dos Anjos Brito –
A pesquisa Samba de raiz e afrodescendência…
6. Jaqueline Lima Santos –
Negros, Jovens E Hip Hoppers: Narrativas, Histórias E Identidades Em Sorocaba
Sala 1: Grupo temático XXI– Cultura e Identidades Africanas e Diaspóricas
1. Maria Paula Fernandes Adinolfi - Bahia
Abordando a história da África e a religiosidade afro-brasileira a partir do museu: a experiência do Museu Afro-Brasileiro da UFBA.
Abordando a história da África e a religiosidade afro-brasileira a partir do museu: a experiência do Museu Afro-Brasileiro da UFBA.
2. Jegede, Charles Obafemi - Nigéria
Global African Identity beyond Colour and Boundary: Evidences from Participation in Festivals and Initiation into Yoruba Orisa Cults.
3. Alyxandra Gomes Nunes - Bahia
A literatura nigeriana no Brasil: tradução, temas, autores e desafios.
4. Joseph Muleka - Kenya
African Oral Culture: Linking Continental Africa and the Diaspora
African Oral Culture: Linking Continental Africa and the Diaspora
5. Arthur Leandro, Gianno Quintas e Alex Leovan - Pará
O cinema como mecanismo lúdico de valorização da história e da cultura afro-brasileira – relato das experiências do Instituto Nangetu em Belém do Pará.
Sala 2: Grupo temático XXII– Políticas de Consolidação do Ensino Obrigatório da História da África e da Diáspora
1. Ivan Costa Lima - Ceará
O continente africano como referencial na pedagogia do movimento negro: Uma proposta aos sistemas de ensino no Brasil.
2. Mônica Velasco Molina - México
El racismo, la desigualdad y la exclusión. El caso de Brasil.
El racismo, la desigualdad y la exclusión. El caso de Brasil.
3. Rita de Cássia Camisolão – Rio Grande do Sul
Universidade Publica e Poder Local: articulações possíveis na Região Metropolitana de Porto Alegre para efetiva implementação da Lei 10639/03
Universidade Publica e Poder Local: articulações possíveis na Região Metropolitana de Porto Alegre para efetiva implementação da Lei 10639/03
4. Eliane Costa Santos – São Paulo
Cultura material de Gana: uma nova lente para o ensino-aprendizagem da matemática
5. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima – Rio de Janeiro
“Ingleses Pretos”: barbadianos na Amazônia nas primeiras décadas do século XX - identidade e racismo.
6. Olufolajimi Adejokun – Estados Unidos
Political Ethnicity and Racism: A Hegemonic Power Politics.
10:30h às 11:00h – Café
11h00 – 13h00: Sessões Paralelas
Auditório : Grupo temático XXIII – História e Historiografia (Grupo I)
1. Conchita Penilla-Cespedes - França
L'oralité comme expression de la culture africaine de la côte pacifique colombienne.
2. Edna dos Santos Oliveira - Amapá
A Tradição Oral no Quilombo de Curiaú.
A Tradição Oral no Quilombo de Curiaú.
3. Tayo Ajayi – Nigeria
The Brazilian Nagô or Yoruba: A Dialect or an Archaic Language?
4. Adewale Banjo – África do Sul
AU-CARICOM Partnership and the Modern History of Diaspora Diplomacy
Sala 1: Grupo temático XXIV – História e Historiografia (Grupo II)
1. Lisa Earl Castillo - Bahia
O exodus de 1835: Histórias de vida, redes de sociabilidade e o retorno a África.
O exodus de 1835: Histórias de vida, redes de sociabilidade e o retorno a África.
2. Amani Olubanjo Buntu – África do Sul
From Powerlessness to Empowerment; Countering After-effects of Historical Oppression on Africans and African Descendants.
3. Gustavo Henrique Araújo Forde – Espírito Santo
A presença africana na História da Matemática: O ressurgir do corpus africano na matemática ocidental.
A presença africana na História da Matemática: O ressurgir do corpus africano na matemática ocidental.
4. Prof. Femi Osofisan - Nigeria
“The African Playwright and the Burden of History – Soyinka’s Death and the King’s Horseman and Osofisan’s Nkrumah-Ni, Africa-Ni!”
Sala 2: Grupo temático XXV– História e Historiografia (Grupo III)
1. Elias Alfama Vaz Moniz – Cabo Verde
Cabo Verde, mãe da diáspora negra!
Cabo Verde, mãe da diáspora negra!
2. Bankie Forster Bankie - Namíbia
Sudan and the ‘Borderlands’ - Area Studies in African and Diaspora History
3. Larissa Oliveira e Gabarra – Rio de Janeiro
Dificuldades e perspectivas do estudo do reino do Congo na África central a partir do olhar do reinado do Congo no Brasil.
Dificuldades e perspectivas do estudo do reino do Congo na África central a partir do olhar do reinado do Congo no Brasil.
4. Jesiel Ferreira de Oliveira Filho – Bahia
Triangulações Tropicais: Outras leituras para o valor cultural da mestiçagem.
Triangulações Tropicais: Outras leituras para o valor cultural da mestiçagem.
14:30h às 15:30 – Sessões Paralelas
Auditório : Grupo temático XXVI – História e Historiografia (Grupo I)
1. Paulo Vinicius Figueiredo dos Santos – Rio de Janeiro
Imagens do fiel e do desviante muçulmano na obra Muqadimah, de Ibn Khaldun
Imagens do fiel e do desviante muçulmano na obra Muqadimah, de Ibn Khaldun
2. Renato Fonseca Lima – Distrito Federal
A Ruptura Epistemológica de Cheikh Anta Diop: o Pan-africanismo Científico.
A Ruptura Epistemológica de Cheikh Anta Diop: o Pan-africanismo Científico.
3. André Santos Luigi – São Paulo
Feições do comércio em sociedades centro ocidentais africanas.
Feições do comércio em sociedades centro ocidentais africanas.
15:30 às 16:30: Apresentação da Sistematização dos/as Relatores/as
16:30 às 17:00 - Sessão Propositiva e de Encaminhamentos de Intercâmbios.
17:00h às 17:30 - Encerramento
17h30 - Confraternização
13/11 – Sexta-feira
13/11 – Sexta-feira
10h às 13h – Reunião de Avaliação do Comitê Científico e Parceiros.
ORGANIZAÇÃO
COMISSÃO ORGANIZADORA
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR / PR
Centre for Black and African Arts and Civilization – CBAAC
PANAFSTRAG – Panafrican Strategic and Policy Research Group
UNIFEM – Programa de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia
nos Programas de Combate à Pobreza
UNESCO
Centro internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)
Embaixada da Nigéria no Brasil
Nigeria Cultural House
Universidade de Brasília – UNB
Fundação Cultural Palmares – MinC
Ministério da Educação
Ministério das Relações Exteriores
Centre for Black and African Arts and Civilization – CBAAC
PANAFSTRAG – Panafrican Strategic and Policy Research Group
UNIFEM – Programa de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia
nos Programas de Combate à Pobreza
UNESCO
Centro internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG)
Embaixada da Nigéria no Brasil
Nigeria Cultural House
Universidade de Brasília – UNB
Fundação Cultural Palmares – MinC
Ministério da Educação
Ministério das Relações Exteriores
COMITÊ CIENTÍFICO BRASIL
Acácio Almeida
Alexsander Lemos de Almeida Gebara
Anderson Ribeiro Oliva
Eliane Cavalleiro
Jacques D’Adesky
Julio César de Tavares
Kabenguele Munanga
Leila Maria Gonçalves Leite Hernandes
Maria Antonieta Antonacci
Paulino Cardoso
Petronilia Beatriz Gonçalves e Silva
Selma Pantojas
Walter Silvério
Wilson Matos
Alexsander Lemos de Almeida Gebara
Anderson Ribeiro Oliva
Eliane Cavalleiro
Jacques D’Adesky
Julio César de Tavares
Kabenguele Munanga
Leila Maria Gonçalves Leite Hernandes
Maria Antonieta Antonacci
Paulino Cardoso
Petronilia Beatriz Gonçalves e Silva
Selma Pantojas
Walter Silvério
Wilson Matos
COMITÊ CIENTÍFICO NIGÉRIA
Tunde Babawale
Isholla Willians
Ibrahem Muheeb
Felix Ayoh’OMIDIRE
Isholla Willians
Ibrahem Muheeb
Felix Ayoh’OMIDIRE
Parceiros
- CBAAC
- Centro internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG / PNUD)
- Embaixada da Nigéria no Brasil
- Fundação Cultural Palmares
- Ministério da Educação do Brasil
- Ministério das Relações Exteriores do Brasil
- Nigeria Cultural House
- PANAFSTRAG
- SEPPIR
- UNESCO Brasil
- UNIFEM Brasil e Cone Sul
- Universidade de Brasília
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